BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sábado, 27 de agosto de 2011

Focalizando o Trabalhador Espírita (No. 102) Flávio Braun Fiorda

Flávio Braun Fiorda

Entrevista para Ismael Gobbo ao

Notícias do Movimento Espírita

Nosso Focalizando o Trabalhador Espirita deste sábado buscou ouvir o médico Flávio Braun Fiorda, um paulistano que reside na cidade de Santos. Nascido em berço espírita Flávio se iniciou ainda cedo no estudo da doutrina codificada por Allan Kardec e passou a prestar seus serviços na seara. Com efeito, desde os seus tempos de universidade Flávio liderou iniciativas que permitissem levar a mensagem espírita àquele meio. Foi o caso do GEME que se consistiu no primeiro núcleo universitário de estudos em medicina e espiritualidade do Brasil. A partir dai e até hoje Flávio Braun Fiorda participa ativamente dos trabalhados das Associações Médico Espíritas a nivel local, nacional e internacionalmente. No seu trabalho conta a parceria de uma esposa extremamente dedicada na divulgação espírita, a conhecida jornalista Giovana Campos(*).

Dr. Flávio Braun, pode nos fazer sua apresentação?

Meu nome é Flávio Braun Fiorda. Nasci na cidade de São Paulo, no bairro de Santo Amaro, na zona sul, em 15 de outubro de 1972, filho único de Nelson Fiorda e Aurilene Braun Fiorda, descendentes de italianos e alemães. Mudei-me para São Vicente, SP, em 1978, (onde passava as temporadas de verão) e atualmente moro em Santos-SP. Sou torcedor do Santos, adoro pizza e lasanha, e sou muito bem casado com a jornalista Giovana Campos desde 2003, bela mulher e companheira, sem filhos por enquanto.

Qual sua formação acadêmica e profissional?

Fiz faculdade de medicina na Fundação Lusíada, em Santos, e fui estudar psiquiatria na Clínica Cristália, em Itapira-SP e me especializei em Terapia de Vida Passada na SBTVP (Sociedade Brasileira de Terapia de Vida Passada) em Campinas-SP. Trabalho em meu consultório particular em Santos e faço plantão de psiquiatria no hospital municipal de São Vicente.

Como conheceu o Espiritismo e desde quando é Espírita?

Sou espírita desde sempre, pois minha família já fazia parte desta seara, que fui conhecendo aos poucos com livros, estudando e freqüentando casas espíritas.

A que Casa Espírita esta vinculado presentemente?

Vou ao CEU (Companheiros Espíritas Unidos) no bairro do Embaré, em Santos. Trabalho na sessão de cura e de passe, palestrando rotineiramente por lá.

Poderia nos fazer um retrospecto de sua participação no movimento espírita durante esses anos? Qual a sua participação em nível de Associação Médico Espírita?

Iniciei ainda estudante de medicina aqui em Santos em 1993, o primeiro núcleo universitário de estudos em medicina e espiritualidade do Brasil (GEME), que foi organizado pelo Dr. Fernando Guimarães, médico cirurgião, que tive o privilégio de conhecer e dele ser amigo até hoje. Após especializações profissionais, retornei à Associação Médico-Espírita de Santos em 2000, trabalhando por ela desde então e hoje estou como seu atual presidente, além de presidir a Sociedade Brasileira de Terapia de Vida Passada (SBTVP), que foi fundada pela Dra. Maria Teodora Guimarães, em 1994, psiquiatra espírita e amiga de todas as horas desde sempre. Atualmente, tenho feito diversas palestras em várias casas espíritas, faculdades e espaços públicos em várias cidades. Ministro o curso de TVP da SBTVP e dou aulas na Unisanta - Universidade Santa Cecília, no curso de aperfeiçoamento em pós–graduação “Bases da Integração Cérebro-Mente-Corpo-Espírito” organizado pela AME-Santos. E dirijo, junto com minha esposa, o Departamento de Comunicação da AME - Brasil.

Poderia nos falar sobre o que seja a TVP- Terapia de Vida Passada?

A Terapia de Vida Passada, de acordo com a SBTVP, é uma abordagem psicoterápica que tem como princípio teórico básico a hipótese científica da reencarnação e utiliza a regressão de memória como a técnica base de tratamento. O tema da reencarnação sempre é abordado como objeto de estudo de vários cientistas renomados nesse meio, não tendo absolutamente quaisquer ligações com aspectos místicos ou religiosos.

A Terapia de Vida Passada admite também (como outras formas de psicoterapias) a existência de um inconsciente, com um conceito que transcende aos estudados até agora e que, quando bem acessado pela técnica de regressão de memória, permite levar o paciente a entrar em contato com lembranças quer relacionadas a fatos da vida atual, quer relacionadas a existências pregressas do mesmo e que tenham estreita ligação com seus problemas psíquicos e/ou somáticos do momento presente. Esse acesso é possível pela criação de um estado alterado de consciência, mas sem a necessidade do uso da hipnose.

De acordo com a SBTVP, partimos do pressuposto de que há quatro princípios fundamentais que são à base de nossos problemas atuais:

1. Fatos traumáticos não resolvidos

2.o conceito de caráter em TVP

3.o conceito de padrões e contra padrões de comportamento

4.o conceito de "presenças" em terapia

Esses conceitos norteiam a sessão de TVP, que é constituída de três partes:

•levantamento do problema

•a compreensão das causas do mesmo (através da utilização da técnica de regressão de memória)

•utilização de técnicas de reprogramação, que geram a mudança efetiva na problemática do cliente

A TVP contém indicações e contra-indicações que devem muito bem ser observadas pelo profissional que dela faz uso (sempre um psicólogo ou médico qualificado, exigindo-se de ambas as categorias uma formação específica em cursos de formação condizentes com a seriedade que o tema requer).

Concluindo, é necessário que todos nós, que trabalhamos com a doença mental em toda sua abrangência, estejamos atentos a um novo paradigma que está surgindo nesse final de século, onde a inclusão do aspecto espiritual (transcendente em tempo e espaço) se faz necessária. Não se pode negar que, ao lado de brilhantes descobertas e brilhantes estudiosos na área da compreensão humana, muito ainda está por fazer. A cura ou alívio das dores de nossos clientes deve ser nosso objetivo maior enquanto "curadores da alma". Certamente esse também é o maior objetivo da Terapia de Vida Passada!

Sabemos que existem pessoas sem formação médica que se utilizam da TVP. Há algum inconveniente?

Sim, somente médicos, de preferência da área da psiquiatria, e psicólogos, no ponto de vista da SBTVP, é que poderiam praticar esta técnica. Os demais profissionais não estão minimamente preparados para trabalhar com o psiquismo humano. Não somos simples “fazedores de regressão”, o que seria muito fácil. Precisamos ser bons psicoterapeutas e para isso, precisa-se de muito estudo e um bom curso de formação em TVP, com aulas teóricas, práticas e supervisões regulares, o que levaria no mínimo um ano de formação.

O conhecimento espírita ajuda no trabalho de TVP?

Sem dúvida, os livros psicografados por Chico Xavier e outros médiuns, nas orientações de Emmanuel e André Luiz são verdadeiros tratados de medicina e psicologia, mudando o paradigma materialista-reducionista para uma visão holística do ser humano.

Sob o ponto de vista de investigação cientifica a TVP prova o dogma da reencarnação?

Sim, basta analisarmos o primoroso trabalho conduzido pelo psiquiatra canadense Ian Stevensson, que sempre apoiou a possibilidade de reencarnação, apesar de ele mesmo ter sido sempre muito cauteloso ao se referir a elas como "casos sugestivos de reencarnação". Um de seus livros, 20 Casos Sugestivos de Reencarnação e vários artigos nos trazem boas reflexões. Tive o prazer de compartilhar os conhecimentos junto ao psicólogo islandês Erlendur Haraldsson, em diferentes ocasiões. Erlendur também estuda brilhantes casos de crianças que se recordam de suas vivências passadas. Claro que não poderia deixar de citar o querido proferssor Hernani Guimarães Andrade com sua contribuição inestimável para os estudos de reencarnação aqui no Brasil.

O senhor tem alguma investigação a esse respeito?

Não, os meus achados estão apenas em níveis observacionais. Não coloquei os dados no papel e também nunca fiz uma pesquisa mais aprofundada para checar a veracidade dos relatos dos pacientes. O que vale a pena ressaltar é o benefício que todos eles passam a ter depois que descobrem como melhorar seu presente e o futuro, após se conscientizarem de alguns ‘percalços’ do passado. Afinal, o que vale é a reforma interior.

Algo mais que queira acrescentar?

Agradeço sempre a oportunidade de compartilhar os bons momentos com aqueles que passam por nosso caminho, sempre estreitando os laços de amizades e agradeço sempre a benção de ajudar algum irmão mais necessitado.

Parabenizo o seu trabalho, Ismael, na lida diária da divulgação da Doutrina Espírita, sempre levantando fatos e notícias que acontecem neste nosso imenso país e também dos amigos-irmãos do exterior.


Flávio Braun Fiorda aos 2 anos


Flávio, no centro, com avó, mãe, sogro e a esposa Giovana


Flávio Braun com a esposa Giovana Campos

Flávio e Giovana em em congresso da SBTVP

Giovana e Flávio Braun

em momento de lazer no Rio Grande do Sul no ano de 2009

Flávio Braun. Passeio no Rio Grande do SUL. 2009

Flávio, Giovana e o frio

Flávio Braun e o amor aos animais

Flávio Braun, o quarto a partir da direita, com a equipe da Associação Médico-Espírita de Santos

Flávio Braun proferindo conferência no VIII Mednesp. A esposa Giovana Campos está na extrema esquerda

(*) Leia Focalizando o Trabalhador Espírita com Giovana Campos acessando:

http://ismaelgobbo.blogspot.com/2010/08/focalizando-o-trabalhador-espirita_29.html


OBS: AS FOTOS Desta entrevista só PODERÃO SER UTILIZADAS EM OUTRAS PUBLICAÇÕES MEDIANTE AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO entrevistadO.

0 comentários: