BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Poetisa, escritora e grande divulgadora do Espiritismo na Europa

ENTREVISTA COM ELSA ROSSI, LONDRES

PUBLICADA PELA FOLHA ESPIRITA AGOSTO/2011

Guy L. Playfair e Elsa Rossi

Ismael Gobbo

Elsa Rossi é paranaense e reside há 14 anos no Reino Unido, sendo quatro em Londres. Foi casada com o trabalhador espírita já desencarnado Luis Nelson Rossi e tem três filhos: Daniel, Janine e Giovana. Sempre escreveu poemas desde a fase escolar. Após o nascimento dos filhos, começou a escrever as histórias infantis. Aproveitava as situações do dia a dia para criar as histórias educativas, salientando os benefícios de não mentir, de não brigar com os irmãos, de perdoar, de ter paciência, de entender a morte do animalzinho de estimação, a doença de algum amiguinho da escola e assim por diante. Com os filhos crescidos, sua alegria é poder continuar criando novas histórias e contos, sob a inspiração de seus seis netos – Talles, de 18 anos, Kalel, de 13, Joshua, de 13, Isabella, de 12, Georgia, de 11, e Nicolas, de 5 anos.

No seu trabalho como divulgadora do Espiritismo, fundou, em 2009, a editora de livros Roundtable Publishing Ltd – Books on Spirituality & Science for Life e trabalha intensamente pela divulgação da Doutrina pela Europa. Foi por três anos a 2ª secretária do Conselho Espírita Internacional, colabora como colunista do jornal O Imortal e edita, desde 1998, os Boletins do Conselho Espírita Internacional, além de escrever artigos para o Grupo de Interesse em Psiquiatria e Espiritualidade do Royal College of Psychiatrists de Londres, criado pelo dr. Andrew Powell, para a revista O Consolador e Revista Internacional de Espiritismo, entre outras

Elsa Rossi tem 27 livros escritos, poemas, além de livros e músicas para evangelização, todos disponíveis gratuitamente na Internet, em diversos idiomas, pelo site www.elsarossi.com.

Na entrevista abaixo ela fala da sua atuação na divulgação da Doutrina Espírita pela Europa, trabalho que realiza com amor e dedicação.

Folha Espírita – Elsa, o que pode nos dizer sobre a tradução de livros espíritas para o inglês?

Elsa Rossi – O que posso dizer é que estamos com uma lista no momento de mais de 60 títulos publicados em inglês por editoras dos Estados Unidos, Reino Unido, a Edicei (editora do Conselho Espírita Internacional) e outras do Brasil, o que é uma riqueza. Como ter estudos em inglês sem termos obras em inglês? Graças a Deus, e esforço da Edicei, agora a coleção André Luiz já se encontra quase toda disponível para os irmãos de língua inglesa, além dos romances históricos. Aqui já sabemos até qual livro é mais apreciado, na literatura dos romances: Paulo e Estêvão (Paul & Stephen, em inglês).

Em 2009 resolvi criar uma editora e o fiz. Escolhi o nome, e o Guy Lyon Playfair, meu amigo querido, jornalista, escritor e pesquisador britânico, também gostou. Assim nasceu a Roundtable Publishing Ltd – Books on Spirituality & Science for Life.

Pela Roundtable, em apenas um ano desde a sua fundação, conseguimos trazer cinco títulos a lume, sendo que Chico Xavier Medium of the Century (Chico Xavier – Médium do Século) é o mais vendido, de autoria de nosso muito estimado amigo Guy, que nos tem dado muito apoio. Esse livro, sobre uma biografia do Chico, a primeira em língua inglesa, fizemos em parceria com a Edicei, já estando na sua segunda publicação.

FE – Conte-nos um pouco mais sobre a Roundtable.

Elsa – Como disse, neste primeiro ano de vida, conseguimos publicar cinco títulos, sendo que um deles não é tradução, mas sim escrito diretamente em inglês por um médium britânico que nunca havia tido contato enquanto encarnado com Chico Xavier ou com as obras de Allan Kardec. Trata-se de The Shadows Lifted from the Death (As Sombras Erguidas da Morte) que está muito bem cotado entre os de língua inglesa, pois retrata o Mundo Espiritual com uma riqueza de detalhes e de linguagem inigualável no momento e único, pelo que nos consta, com descrição tal qual a obra literária espírita.

FE – A Roundtable é uma editora espírita?

Elsa – Sim. Nosso slogan é Books on Spirituality and Science for Life (Livros sobre Espiritualidade e Ciência para a Vida). Isso significa dizer que trazemos obras científicas que comprovam, através de leitura psicográfica ou não, a continuidade da vida. O fato de publicarmos obras diretamente em inglês, impressas dentro do território britânico, traz a facilidade de podermos enviá-las a qualquer parte do mundo. Vendemos muito bem pelo site Amazon e por toda a Europa. As vendas não cobrem os custos, mas não estamos visando comercialmente lucro algum. No momento, é impossível até termos de volta para nossa conta particular o que colocamos do nosso bolso para vermos as obras publicadas.

FE – Como se dá o custeio e a vendagem das obras?

Elsa – Tudo envolve dinheiro, não há como fazer promoção dos ensinos espíritas, através de livros impressos, sem que isso resulte numa busca constante de recursos financeiros.

Tivemos a alegria de receber uma doação financeira para a publicação do primeiro livro, que foi Reborn for Love (Renasceu por Amor), de autoria do dr. Hernani Guimarães Andrade, traduzido por Elsie Dubugras, organizado e revisado por Guy. Na capa interna mencionamos os doadores, com toda a nossa gratidão. Para o Chico Xavier Medium of the Century e Science & Spirit (Ciência e Espírito), custeamos de nosso próprio bolso, integralmente. Para o Suicide (Suicídio), tivemos a ajuda parcial de 50% do custo da impressão, vinda de um amigo muito querido que não quer seu nome mencionado, mas ele sabe da minha eterna gratidão.

Como eu disse, não viso lucro algum. Esta semana passamos 100 livros Reborn for Love para a BUSS – British Union of Spiritist Society, a federação espírita britânica, para a qual foi ampliado o meu tempo na liderança como presidente por mais dois anos. As obras serão enviadas para 100 bibliotecas de prisões, assim como em cada envelope foi também a The Spiritist Magazine, órgão oficial do Conselho Espírita Internacional.

FE – Quais são os projetos em andamento?

Elsa – Já estamos em tratativas com a nossa querida Suzuko Hashizume, administradora dos livros de autoria do dr. Hernani Guimarães Andrade, para podermos agilizar as traduções e publicações de mais duas obras: Você e a Reencarnação e Uma Luz no Fim do Túnel. Por hora estamos totalmente sem recursos para podermos pagar uma boa tradutora, mas temos fé nos Bons Espíritos, que cuidam dessa área no mundo, que não tardará para trazermos também a lume essas duas obras de pesquisas de nosso maior cientista brasileiro.

Em junho, tivemos uma palestra que a Roundtable patrocinou no teatro Lost Theatre, em Londres (Inglaterra), com a presença de Guy L. Playfair falando sobre as obras do dr. Hernani G. Andrade, a ligação do dr. Hernani com Chico Xavier, assim como a admiração do dr. Hernani pela obra Parnaso de Além-Túmulo, psicografada pelo médium mineiro. Na ocasião apresentamos o poema Gratidão a Leopoldina (conheça o lindo texto no box ao lado), lido por mim em português e em inglês, traduzido pelo Guy. Todos os presentes levaram consigo o poema nos dois idiomas. Para nós, teve um significado lê-lo no dia 18 de junho de 2011, dado que o poema foi escrito em 18 de junho de 1940.

Assim que tivermos um fôlego financeiro, vamos empregar recursos para divulgarmos as obras em jornais e revistas britânicos, para que a informação vá ao encontro dos leitores.

Os projetos não param, a vontade é de realmente trabalhar nisso dia e noite. Eu já publiquei, pelas minhas expensas enquanto trabalhadora no Grupo Espírita de Brighton-SGB, os seguintes títulos: Courage (Coragem) e Green Light (Luz Verde), de autoria de Chico Xavier, e We Are All Mediums (Somos Todos Médiuns), de Carlos Baccelli, que na época cedeu os direitos de publicação em língua inglesa ao SGB. Tenho 27 livros escritos de minha autoria, os quais disponho em diversos idiomas no site www.elsarossi.com. A intenção é publicar pelo menos alguns, seguindo o My First Teddy Bear (Meu Primeiro Urso de Pelúcia), escrito diretamente em inglês, mas já publicado também na Alemanha, traduzido para o alemão.

Se tivermos apoio, iremos publicar How to Pray (Como Rezar), livro de orações para crianças ilustrado, já publicado em espanhol pela Editora do Paraguay. Na sequência, temos vários livros já diagramados, ilustrados, organizados, prontos para ir ao prelo, mas a preferência é conseguir recursos para mais obras como as do dr. Hernani.

Gratidão a Leopoldina (*)

Sem o vulcão de dor de hórridas lavas,

Beija, Augusto, este solo generoso,

Que te guardou no seio carinhoso

O escafandro das células escravas.

Aqui, buscaste o campo de repouso,

Depois das vagas ríspidas e bravas

No mundo áspero e vão, que detestavas,

E onde sorveste o cálice amargoso.

Volta, Augusto, do pó que envolve as tumbas,

Proclama a vida além das catacumbas,

Nas maravilhas de seus resplendores.

Ajoelha-te e lembra o último abrigo,

Esquece o travo do tormento antigo

E oscula a destra de teus benfeitores.

(*) Poesia de Augusto dos Anjos, psicografada por Chico Xavier, recebida em

18 de junho de 1940, em Leopoldina, onde foi sepultado o poeta.


ASSINA FOLHA ESPIRITA

www.folhaespirita.com.br

0 comentários: