BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

domingo, 4 de setembro de 2011

Focalizando o Trabalhador Espírita (No. 103) Altamirando Dantas de Assis Carneiro

Altamirando Carneiro

Entrevista para Ismael Gobbo ao

Notícias do Movimento Espírita

Nossa companheira de ideal Leda Flaborea, de São Paulo, é a autora desta entrevista com Altamirando Carneiro, um jornalista muito conhecido no meio espirita. Foi colaborador de jornal de bairros, da Folha Espírita, de “O Semeador” da FEESP- Federação Espírita do Estado de São Paulo, onde atuou tambem como jornalista contratado até se aposentar e prosseguir na condiçao de colaborador. Altamirando é poeta, autor de livros, orador e organizador de concurso de poesias.

Altamirando, pode nos fazer sua autoapresentação?

Nasci na Fazenda Flores, município de Coração de Maria (BA); devo minha formação educacional à cidade de Irará (BA), onde cursei a escola primária, o ginásio e o colégio Normal. Nessa cidade, atuei como locutor do Serviço de Publicidade A Voz da Cidade (serviço de autofalantes). Sou de uma família de quatro irmãos homens e uma irmã, já desencarnada. Colaborei com a seção A Tarde nos Municípios, do jornal A Tarde, de Salvador.

Qual sua formação acadêmica e profissional?

Cursei, em São Paulo, a Faculdade Objetivo (atual Universidade Paulista – UNIP), onde me formei em Comunicação Social (opção em jornalismo).

Sabemos que não foi fácil sua caminhada para chegar onde chegou na carreira jornalística. Conte-nos um pouco dessa trajetória do qual foi um vencedor exemplar.

Em São Paulo, colaborei com jornais de bairro e com o jornal Folha Espírita. Em 1º. de maio de 1984, após ter colaborado durante dois anos e meio com o jornal O Semeador, da Federação Espírita do Estado de São Paulo, fui contratado como jornalista da publicação, tornando-me, tempos depois, o editor da mesma. Com a ida do Jornal Espírita para a FEESP, trabalhei no mesmo ao lado do seu editor, J. Pascale. Depois da saída de Pascale e com a saída da jornalista Eliana Haddad, com quem trabalhei depois no JE, tornei-me editor do jornal, além da editoria de O Semeador.

E a verve poética?

Sempre gostei de poesia. Em Irará, participei de encontros de arte, onde declamava sonetos, que ainda guardo na memória. Sendo admirador do poeta Antônio Frederico de Castro Alves, reuni anotações e pesquisas sobre a sua vida e obra, e escrevi o livro Castro Alves e o Espiritismo, editado pelas Edições FEESP, já esgotado e agora reescrito com o título: Castro Alves, Letras ao Coração, que será editado brevemente, pelas Edições FEESP. Fundei, em São Paulo, a Arte Poética Castro Alves, entidade beneficente que se dedica à divulgação e promoção da arte e à divulgação e promoção da poesia. Neste contexto, a Arte Poética Castro Alves promove anualmente, hã 21 anos ininterruptos, o Concurso de Poesia com Temática Espírita.

Quando e como teve contato com o Espiritismo?

Meu pai, que era espírita, tinha assinatura da revista Reformador, editada Federação Espírita Brasileira (FEB), na qual eu aprendia sobre as Verdades Eternas. No curso ginasial, em Irará, minha professora de Geografia, Denise Valverde, solicitou-me que eu fosse ao Centro Espírita A Caminho da Luz, quando me presenteou com um exemplar de O Livro dos Espíritos, um dos livros da Codificação Espírita, de Allan Kardec. A partir daí, comecei a frequentar o Centro, onde participei de várias atividades, mediúnicas e assistenciais.

Tem algum livro escrito?

Tenho quatro livros escritos: Castro Alves e o Espiritismo, agora refeito em Castro Alves, Letras ao Coração, a sair brevemente pelas Edições FEESP; Abolição, Esperança de Ontem, Promessa de Hoje (esgotado); No Limiar do Amanhã, Lições de Espiritismo com Herculano Pires (esgotado); Seguindo os Passos de Jesus – crônicas da Palestina (esgotado).

A que instituição espírita está vinculado presentemente?

Atuo como dirigente de tribuna aos quartos domingos, pela manhã, no Auditório Bezerra de Menezes, da Federação Espírita do Estado de São Paulo; redijo as Atualidades e Fatos Espíritas, que são lidos pelos dirigentes de tribuna, no referido auditório, antes das palestras de domingo; colaboro mensalmente com um artigo para os jornais da Federação e faço a revisão dos mesmos; dirijo as Sessões Doutrinárias na Aliança Espírita Evangélica, nas noites de terças-feiras.

Mais alguma atividade além das que mencionou?

Escrevo artigos para a revista eletrônica O Consolador e para os jornais Correio de Três Lagoas e Jornal Espírita de Três Lagoas, de Três Lagoas (MS).

Dos três aspectos da Doutrina Espírita – científico, filosófico e religioso – qual o que mais o atrai?

Gosto dos três aspectos, embora tenha mais afinidade para escrever sobre o aspecto religioso e, consequentemente, o filosófico.

Quais autores espíritas mais lhe agradam, inclusive modernamente?

Allan Kardec (Obras Básicas e Revista Espírita), Léon Denis, Camille Flammarion, J. W. Rochester (romances históricos), Hermínio C. Miranda, dentre outros.

Quando alguém que está se iniciando na Doutrina lhe pede orientação de leitura, o que indica como indispensável?

O que é o Espiritismo; O Evangelho Segundo o Espiritismo e O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec.

Alguns assuntos, em nosso meio, são divergentes, e um deles é o chamado espiritismo laico. Para você, o Espiritismo é uma religião?

Sim. Uma religião destituída de dogmas e rituais. Se assim não fosse, Allan Kardec não teria se ocupado da análise e interpretação dos ensinamentos de Jesus.

E o que dizer sobre a prática espírita, que algumas vezes diverge, no que diz respeito aos chamados passes padronizados. José Herculano Pires recomenda tão-somente a imposição de mãos. Qual é sua opinião a respeito?

Os passes padronizados surtem o efeito desejado, na cura dos doentes, mas a tão somente imposição de mãos, recomendada por José Herculano Pires, é o suficiente, na aplicação dos mesmos.

O movimento espírita em nosso país lhe agrada, ou falta algo nele que necessite uma melhor divulgação?

Não falta nada para uma boa divulgação, mas a divulgação não atinge bem os seus objetivos. Só para citar um exemplo: quando o concurso anual de poesia com temática espírita da Arte Poética Castro Alves era divulgado somente pelos dois jornais da Federação, recebíamos, a cada concurso, mais de 200 poesias, de todo o Brasil e até do exterior. Hoje, que os jornais da Federação não mais o divulgam (os jornais da FEESP só divulgam, agora, o noticiário da instituição) e o concurso passou a ser divulgado por mais de dois veículos de comunicação, o número de poesias recebidas é pífio. Então, alguma coisa está errada.

Como nós, espíritas, podemos cooperar para que essa situação de violência, em todos os setores da sociedade, que parece aumentar em nosso país, seja revertida?

Sejamos como a pequenina ave que molhava as suas asas no lago e espalhava as gotas no grande incêndio da floresta, consciente de que não iria apagar o incêndio, mas estava fazendo a sua parte. A parte que nos cabe é a do homem de bem, que exerce a lei de justiça, amor e caridade, no seu verdadeiro sentido. O futuro da Terra e do Brasil será melhor na proporção do bem que fizermos.

Diante de tantos problemas que a humanidade terrena está enfrentando, qual deve ser a prioridade máxima dos que dirigem os movimentos espíritas no Brasil e no mundo?

Procurar preencher as três necessidades básicas daqueles que procuram a Doutrina Espírita: o conhecimento, o equilíbrio espiritual e a reforma íntima. Conhecendo a verdade, equilibrando-se espiritualmente e realizando a sua transformação moral, o homem se tornará o autêntico arauto dos novos tempos.

O que mais gostaria de acrescentar?

Que posamos agir como o que pede Castro Alves, no poema Na Era Espacial, recebido mediunicamente por Jorge Rizzini:

Mudemos a Sociedade!

Abaixo o Materialismo!

Que penetre em cada lar

O farol do Espiritismo!

Abaixo a paixão, a guerra!

O vil orgulho que emperra!

Iluminemos a Terra!

Coragem, Ação! Realismo!

Oh! Não fiquemos olhando

O facho de luz na mão,

Como na montanha o índio

Contempla o sol na amplidão...

A Terra está num abismo!

É a Treva! O cataclismo!

Só salva o Espiritismo,

Doutrina à luz da Razão!

Informações sobre o 21º. Concurso de Poesia da Arte Poética de Castro Alves

A Arte Poética Castro Alves promove o 21º. Concurso de Poesia com Temática Espírita.

O concorrente participa com uma poesia, digitada, de sua autoria, enviada em duas vias, assinada com pseudônimo, em um envelope pequeno, lacrado, dentro de outro envelope maior, com os dados (nome, endereço, CEP, caixa postal, fone, fax, e-mail, e ainda uma cópia do RG e um resumo da biografia), até o dia 30 de setembro de 2011.

Endereço: Arte Poética Castro Alves (21º. Concurso de Poesia com Temática Espírita), Caixa Postal 65077, São Paulo (SP), CEP 01318-970.

A partir de outubro de 2011, os participantes vão receber a confirmação da inscrição da poesia e a informação do local da festa e entrega do Prêmio Castro Alves aos dez classificados (mais um classificado na categoria Menção Honrosa), prevista para novembro de 2011, em data e local a serem determinados.

Altamirando cumprimentado em

sessão de autógrafos

Altamirando, no centro, na TVMundi, em 2010,

com Dejane e Afonso Moreira

Altamirando autografando

Altamirando na Rádio Boa Nova em Guarulhos, SP

Altamirando com Eliana Haddad na FEESP

Foto recebida do Correio Fraterno

Altamirando com outros companheiros na FEESP. Foto recebida do Correio Fraterno

Altamirando no concurso de poesia Castro Alves em 2010

Foto recebida do Correio Fraterno

Altamirando no concurso de poesia Castro Alves em 2010

Foto recebida do Correio Fraterno

Altamirando no concurso de poesia Castro Alves em 2010

Foto recebida do Correio Fraterno

A partir da esquerda Altamirando Carneiro, Senador Ramez Tebet, o jornalista Luiz Correa em rádio de Três Lagoas, MS

AGRADECEMOS AO JORNAL CORREIO FRATERNO POR NOS TER CEDIDO ALGUMAS DAS FOTOS

OBS: AS FOTOS Desta entrevista só PODERÃO SER UTILIZADAS EM OUTRAS PUBLICAÇÕES MEDIANTE AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO entrevistadO.

0 comentários: