BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

domingo, 11 de setembro de 2011

Focalizando o Trabalhador Espírita (No. 104) Kau Mascarenhas

Kau Mascarenhas


Entrevista para Ismael Gobbo ao Notícias do Movimento Espírita

Kau Mascarenhas, um baiano de Salvador nascido aos 12 de julho de 1966 é nosso entrevistado deste sábado. Formado em arquitetura Kau desenvolveu atividades como ilustrador, fotografo e nas artes plásticas. Hoje atua nas áreas de consultoria e treinamento ministrando aulas e participando de palestras, seminários. Como espírita desde os 16 anos de idade já atuou nas diversas áreas doutrinárias e participa de palestras e seminários pelo Brasil e também nos Estados Unidos para onde viaja frequentemente. É também autor do livro “Mudando para Melhor”.

Kau Mascarenhas, você poderia nos fazer sua auto apresentação?

Nasci e resido na linda cidade de Salvador, na Bahia. Então, devo ser alguém com bastante crédito lá em cima (risos). Sou o primeiro filho do casal Carlos e Marina Mascarenhas, pessoas que tiveram histórias de vida muito fortes e me ensinaram muito. Eles nasceram no interior do meu estado e passaram por dificuldades grandes sob o aspecto financeiro. Eram bastante jovens quando se casaram e tiveram que enfrentar os preconceitos da família pelo fato se serem primos. Meu pai foi meu grande modelo de honestidade e de amor ao estudo e ao trabalho. Desencarnou há 2 anos vitimado por um câncer de fígado. Minha mãe, uma mulher linda e vivaz, me ensinou os valores da alegria, da amizade e da solidariedade. Hoje é minha professora de resiliência: a capacidade de lidar com dificuldades com bravura e paz de espírito. Tem as sequelas graves de um AVC há cinco anos e não desiste de sorrir e de viver sua vida com dignidade. Tenho um único irmão, mais novo, uma pessoa muito especial, que amo muito. Inteligente, dedicado ao trabalho e à família. É um grande sonhador ao mesmo tempo em que mantém seus pés no chão.

Qual a sua formação acadêmica e profissional?

Minha formação acadêmica deu-se em Arquitetura. Mas exerci a profissão por pouco tempo. Também trabalhei com design, ilustração, fotografia e artes plásticas. De vez em quando eu faço coisas nessas áreas. Mas hoje dedico verdadeiramente minha energia profissional à consultoria e ao treinamento, bem como à atividade de escritor. Desde cedo percebi que gosto muito de gente. Fiz cursos na área do desenvolvimento humano, uma pós-graduação em Consultoria Organizacional, um curso de especialização chamado Psicologia Holística e a formação completa em PNL – Programação Neurolinguistica. Assim me tornei uma pessoa que ajuda pessoas. Enfim, hoje sou um arquiteto de gente, alguém que leva a indivíduos e empresas novas formas de entender o desenvolvimento humano. Ministro aulas, palestras e seminários com temas diversos como Liderança, Vendas, Atendimento ao Cliente, Autoestima, Motivação, Falar em Público, bem como faço em meu instituto, o PRO-SER, os cursos de formação em PNL.

Como você conheceu o Espiritismo e desde quando o freqüenta?

Eu reencontrei o Espiritismo com 16 anos de idade. Li “Motoqueiros No Além”, de Euricledes Formiga e Eduardo Carvalho Monteiro (Espíritos Diversos), e fiquei muito impressionado. Depois me senti absolutamente ávido de conhecimentos acerca do mundo espiritual e fui “devorando” todos os livros espíritas que conseguia encontrar. Entretanto a sensação era a de um reencontro, pois percebia aquelas realidades de forma muito tranquila - tudo era bastante familiar. Em pouco tempo comecei a frequentar centros espíritas e a trabalhar como evangelizador infanto-juvenil. Acredito que foi aos 21 anos que dei minha primeira palestra espírita e recordo do quanto tremi e gaguejei. Na ocasião a audiência deveria ter no mínimo cem pessoas. Saí dizendo pra mim mesmo: “esta foi a primeira, mas foi a pior palestra da minha vida – todas as próximas serão melhores”. Tomei como um desafio e me lancei nessa estrada com muita vontade de aprender, crescer, mudar, e oferecer o melhor de mim a quem me escuta. Assim desenvolvi com grande garra meu trabalho com oratória e hoje me sinto bem à vontade tanto com grandes plateias. Sempre que vou ao Centro Espírita Perseverança em SP, o maior em nosso país segundo me disseram, eu me sinto bem feliz e à vontade falando para 5 a 6 mil pessoas. Devo ao Espiritismo muito da minha excelência como palestrante. Foi na estrada religiosa que as sementes da minha vida profissional na área da comunicação foram plantadas.

A que casa espírita está vinculado presentemente e quais os trabalhos que nela desenvolve?

Já estive em trabalhos fixos como palestrante, evangelizador e professor do Curso Básico de Espiritismo. Agradeço muito aos centros Instituto Kardecista da Bahia e à Casa de Redenção Joanna de Ângelis por confiarem em meu trabalho. Também atuei em outras instituições como o Centro Espírita Harmonia num grupo de cura.

Atualmente sou uma espécie de “free lancer” da espiritualidade. (risos) Atendo às casas espíritas de todo o Brasil, que me convidam para participar de grandes eventos fazendo palestras e seminários. Viajo também com alguma frequência aos Estados Unidos onde faço palestras em cinco estados para público, em sua maioria, constituído de brasileiros que lá residem. Desenvolvo um trabalho que faz pontes entre o Espiritismo e a Programação Neurolinguística. Para aqueles que se dedicam às atividades nos centros, sobretudo nas funções de palestrantes, entrevistadores, doutrinadores e evangelizadores, a PNL pode oferecer grande contribuição. Escrevi artigos sobre como a PNL pode ajudar o doutrinador de espíritos em reuniões de desobsessão e esse material circula pela internet e foi adotado como apostila para cursos em diversas casas espíritas. Basta entrar em www.portalespiritualista.org para baixá-lo.

Poderia nos fazer uma descrição de sua atuação no movimento espírita?

Como disse, iniciei com evangelizador, no final da adolescência. Adoro crianças e jovens. Também atuei em atendimento individual por telefone durante alguns anos como voluntário num serviço chamado S.O.S Preces. Dediquei-me igualmente ao trabalho de cura. Deixei essas áreas para atuar mais fortemente como palestrante, que é a atividade que mais me aproxima da minha missão de vida. Defino-me na seara espírita como um construtor de pontes e um liquidificador. Construtor de pontes por facilitar a chegada de pessoas à doutrina atraindo-as com uma linguagem mais adequada aos novos tempos. Misturando os conteúdos doutrinários com as abordagens quântica e neurocientífica, e associando-os também às técnicas e conceitos da PNL, bem como jogando neles umas pitadas de filosofia e psicologia, acabo sendo um “liquidificador”. Minhas palestras procuram levar a plateias bem heterogêneas os postulados codificados por Kardec de uma forma simples e ao mesmo tempo bem embasada. Gosto muito de usar a arte, o humor e a interatividade na minha forma de comunicação quando estou na tribuna. Sustento que, tanto em forma como em conteúdo, o trabalho dos palestrantes pode abraçar uma sistemática que o aproxime mais daqueles que recebem a mensagem, e assim se tornar mais eficaz. “Falar com” é bem melhor que “falar para”.

Tem atuado no trabalho de divulgação através de palestras?

Sim, essa é a minha principal forma de divulgar a doutrina. Também o faço através do meu livro “Mudando Para Melhor” que é um livro para pessoas de todas as religiões. Fico feliz em saber que ele é adotado por grupos de estudo psicológicos, holísticos e de outras religiões, e não apenas em casas espíritas. Também me senti inspirado a tratar de temas espirituais através da música. Compus letra e melodia de 14 canções que foram editadas no cd Vida Nova e que atingiram grande sucesso. Duas músicas são bastante especiais para mim: “Quero Nascer” que é uma canção anti-aborto, mostrando o diálogo do espírito reencarnante com sua mãe grávida, e a canção “Vida Nova” que dá nome ao cd. Essa última traz uma importante mensagem anti-vícios. A editora Altos Planos/Casa dos Espíritos, de Minas Gerais, está prestes a reeditar essas músicas sob a forma de um livro-cd. Além disso, utilizo-me da internet. Divulgo princípios, conceitos, poemas e artigos que escrevo através de:

Rede Ning: www.mudandoparamelhor.ning.com

Facebook: Kau Mascarenhas

Twitter: Kau Mascarenhas

Site: www.proserinstituto.com.br

Sou articulista do site: www.portalespiritualista.org

Blog: www.kaumascarenhas.blogspot.com

Quais os temas mais requisitados e como fazer o agendamento?

Sempre me pedem para tratar de temas que sejam de interesse geral, ligando Espiritismo à PNL, ou que mostrem interfaces da doutrina com psicologia e neurociências. Gosto de falar sobre como o conhecimento do espiritual pode ajudar as pessoas a mudarem para melhor e a serem mais felizes, ressaltando sua aplicabilidade no cotidiano. Há poucos dias voltei do Congresso Espírita de Natal, no RN, onde fiz conferências com os seguintes temas: “Corpo, Mente e Emoção em Conexão com o Espírito”, “Convicções Transformadoras: o Poder Motivador das Crenças para Mudanças na Vida”, “Percepção e Construção da Realidade: a Vida não é Sempre o que Parece”, “Sendo Inteiro com as Emoções”. Em minha última viagem aos Estados Unidos fiz seminários para trabalhadores espíritas em Connecticut sobre “Excelência em Comunicação”, e palestras com os temas “PNL e Espiritismo: em Busca da Excelência no Trabalho Cristão”, “A Alma e sua Alquimia Interior: Morte Contínua na Estrada da Vida”, “Espiritismo: Caminho de Transformação na Eterna Busca pela Felicidade”, “Autoconhecimento e Vivência do Autoencontro: A Coragem de Ser Único”, em cidades de New York, New Jersey, Connecticut, Massachusetts, Hamptons e Florida. Para fazer agendamento é importante que seja feito um contato com bastante antecedência e que as datas não choquem com atividades profissionais, que também são intensas. Tenho muito prazer em levar a Doutrina para os mais diversos estados e países. Entretanto, por uma questão de melhor aproveitamento do tempo, dou preferência a atender eventos com maior número de pessoas. Também faço palestras para agremiações de outras religiões.

Algo mais a acrescentar?

Sim. Gostaria de dizer que a fé é, para mim, um alimento. Há crenças que são simplesmente básicas para minha existência e corroboram o sentido da minha vida. Acredito em Deus. Acredito na existência da realidade extra-física. Acredito que estamos indo e voltando ao à vida material para concretizar a felicidade, tanto a nossa como a daqueles que nos cercam. Acredito que o Espiritismo não nos isola de conhecimentos em outras áreas; ao contrário, Kardec nos anima a buscar a verdade onde quer que ela esteja. O ser humano pode mudar e se tornar maior e mais pleno a cada dia quando abre a mente e o coração.


Suas despedidas aos nossos leitores.

Apenas quero animá-los a conhecer mais sobre assuntos diversos, sobretudo PNL, neurociência, filosofia e psicologia, e a fazer pontes com o Espiritismo. É maravilhoso ver que o espiritual está em toda parte e que podemos aplicá-lo também em nossa vida cotidiana – nos âmbitos pessoal e profissional. Que tal começarmos a mudar nossa crença sobre mudança? Sempre se falou sobre os três “d” da mudança: difícil, dolorosa e demorada. Questiono esse pensamento. Mudar pode ser uma experiência muito boa, pode ser um processo fácil, prazeroso e rápido em alguns casos. Mude sua vida. Faça a Doutrina migrar da cabeça para o coração e a coloque em seu dia-a-dia. E lembre da frase do escritor Jim Rohm: “Biografia não é Destino”. Biografia é o que escrevemos até hoje. Destino é o que escreveremos a partir de agora. A caneta está em nossa mão. Abraços!

Kau autografando na Bienal 2011 no Rio

Kau aos 3 anos de idade com a mamãe

Kau ao lado do pai na praia em Lauro de Freitas no ano de 2009

Kau, em Nova Iorque com Norma Guimarães, em 2007.

Foi Norma quem o levou para palestras nos EUA


Kau Mascarenhas em palestra na Flórida

Kau em Pompano, Flórida, EUA

Kau em Bethel, Connecticut, EUA, no ano de 2009

Kau com Mara Brandão, presidente do Centro “Amor e Luz” em New Jersey, EUA, 2008


Kau com a mãe no reveillon de 2009/2010

Kau em Marlboro Massachusetts, 2009

Kau em trabalho como fotógrafo. Muralha de Bergamo, Itália

Palestrando no Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento CBTD, 2008, em Santos SP

Capa do livro Mudando para melhor, de Kau Mascarenhas

Kau Mascarenhas proferindo palestra na Bienal 2011

Rio de Janeiro


Kau na Bienal do Rio 2011 proferindo palestra

Ilustração de Kau “menina”

Ilustração de Kau “menino”

Salvador, BA. Cidade natal do entrevistado Kau Mascarenhas

OBS: AS FOTOS Desta entrevista só PODERÃO SER UTILIZADAS EM OUTRAS PUBLICAÇÕES MEDIANTE AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO entrevistadO.

0 comentários: