BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Conquistar a Vida

Richard Simonetti

richardsimonetti@uol.bom.br

Comentando a vivência evangélica, diz Chico:

– Jesus não pediu muita coisa, não exigiu que as pessoas escalassem o Everest ou fizessem grandes sacrifícios. Só pediu que nos amássemos uns aos outros.

Não é preciso grande esforço de raciocínio, à luz da Doutrina Espírita, para constatar que estamos na Terra para desdobrar experiências em favor de nossa evolução.

Nosso destino é a perfeição.

Seremos, um dia, prepostos de Deus.

Desfrutaremos a felicidade da plena integração nos ritmos da harmonia universal.

Chegaremos onde Jesus está, assim como ele esteve onde estamos.

E tanto mais depressa atingiremos esse objetivo quanto maior o nosso empenho em cumprir os desígnios divinos, definindo o que Deus espera de nós.

Jesus foi o professor que veio nos ajudar, acelerando nossa jornada. Sua contribuição maior: ensinou-nos que o Amor é a Lei Suprema.

Amor que emana de Deus, a estender-se por todo o Universo.

Estaremos harmonizados com a Criação à medida que formos capazes de amar em plenitude. As dificuldades nesse particular não se exprimem em deficiência, mas em displicência.

Nossos interesses giram em torno do egoísmo, a exacerbada preocupação com o próprio bem-estar, a gerar os males que nos afligem.

***

A Doutrina Espírita nos oferece o caminho para superar o egoísmo, a partir da máxima de Allan Kardec:

Fora da caridade não há salvação.

Entenda-se a expressão salvação não no sentido escatológico, de conseqüência das ações humanas na vida espiritual já que, sob o ponto de vista espírita, ninguém está perdido.

Somos filhos de Deus e permanecemos sob sua égide. Uma só alma que se perdesse e Deus teria falhado em seus objetivos. Por mais longe nos levem nossos desatinos, ainda assim permaneceremos nos domínios de Deus.

O termo salvação significa que nunca estaremos bem, enquanto não nos ajustarmos às leis divinas, dentre as quais se destaca justamente a lei maior, o Amor.

Para exercitá-la, é imprescindível um desprendimento total de nós mesmos para uma comunhão total com Deus, a meta suprema de nossas almas.

A caridade é o caminho.

À medida que, para sermos caridosos somos obrigados a combater o egoísmo, começamos a caminhar.

Hoje a passos lentos, vacilantes, empolgados tão somente pelo desejo de construir um futuro melhor.

Amanhã, a passos largos e fáceis, à medida que, pelo exercício da caridade, atingirmos os domínios do Amor.

***

Estaremos exercitando a caridade sempre que empenhados em fazer algo pelo próximo, seja o que está mais perto de nós, debaixo do mesmo teto, seja o que enfrenta penosas privações, na periferia.

Há que se considerar, como ensina Chico, que é infinitamente mais fácil transpor as montanhas da indiferença para exercitar o amor ao próximo a partir da caridade, do que conquistar o Everest.

Em busca de efêmeras glórias mundanas, arrojados e impetuosos alpinistas morreram na vã tentativa de chegar ao topo do gigante do Himalaia.

Melhor conquistar a Vida buscando nossos irmãos nos socavões do infortúnio, aquela vida abençoada da expressão evangélica, que vibra em nossas veias quando nosso cérebro povoa-se de ideais e nossas mãos movimentam-se nos serviços do Bem.

0 comentários: