BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sábado, 15 de outubro de 2011

Focalizando o Trabalhador Espírita (No. 109) Maria Helena Marcon

Maria Helena Marcon

Entrevista para Ismael Gobbo ao

Notícias do Movimento Espírita

Temos a satisfação de focalizar nesta entrevista mais um nome do movimento espírita brasileiro e do Estado do Paraná em particular. Trata-se da escritora, oradora e dirigente espírita Maria Helena Marcon. Gaúcha da cidade de Erechim, Maria Helena vive na bela Curitiba desde a adolescência. Sua experiência no movimento espirita, como abaixo veremos em breve síntese, contemplou praticamente todos os setores de atividades que envolvem um Centro Espírita, a Federação Espírita do Paraná e a representação desta junto ao Conselho Federativo Nacional da FEB quando ela presidia a Federativa paranaense. Além da reconhecida competência em tudo que faz, Maria Helena Marcon granjeou respeito, admiração e merecido reconhecimento por parte de todos aqueles que a conhecem.

Maria Helena pode nos fazer sua autoapresentação?

Nasci no Rio Grande do Sul, na cidade de Erechim, transferindo-me com a família para o Estado do Paraná na adolescência. Foi no Paraná que me vinculei ao Movimento Espírita. Profissionalmente, sou bancária aposentada pelo Banco Geral do Comércio, atual Banco Santander, trabalhando atualmente na Corregedoria Geral do Tribunal de Justiça do Paraná, como Oficial de Gabinete.

De que forma conheceu o Espiritismo e desde quando é Espírita?

As primeiras noções a respeito do Espiritismo chegaram-me na Infância, encaminhada pelas generosas e lúcidas mãos de minha mãe, que o procurou por questões de enfermidades que a acometiam, ali encontrando respostas a suas interrogações, mais do que a cura da saúde física.

A que casa espírita está vinculada presentemente?

Desde o ano de 1972, frequento o Centro Espírita Ildefonso Correia, tendo ali, desde a juventude, aderido ao trabalho, desenvolvendo atividades como evangelizadora, coordenadora de Juventude Espírita, bibliotecária, voluntária no Serviço Social Espírita.

Por quatro gestões sucessivas estive à frente da Presidência da Casa, retornando posteriormente para mais uma gestão.

Atualmente, sou membro do Conselho Deliberativo e do Departamento Doutrinário, com atuação ainda como coordenadora de grupos de estudo, palestrante, coordenadora de grupo mediúnico.

Pode nos fazer uma retrospectiva de sua atuação no Movimento Espírita?

No ano de 1986, a convite de João de Mattos Lima, membro do Conselho Federativo Estadual da Federação Espírita do Paraná - FEP, ingressei no trabalho federativo estadual, na qualidade de coordenadora do Setor de Infância do Departamento de Infância e Juventude daquela Federativa.

No ano seguinte, fui honrada com a direção do Departamento – DIJ, em que permaneci por onze anos.

Na sequência, ocupei a segunda vice-presidência da FEP, a primeira vice-presidência e, em 2004, assumi a Presidência da Instituição, que ocupei por duas gestões seguidas.

A partir de 1992, passei a colaborar, na qualidade de redatora do Programa Momento Espírita, programa radiofônico da FEP, que permanece no ar, sem interrupção, desde então, sendo veiculado hoje em 229 emissoras em todo o Brasil e uma no Paraguai.

Em 2007, assumi a Coordenação do Programa e a partir de 2008, também a coordenação do Setor de Comunicação Social Espírita da mesma Federativa.

Tem algum livro publicado?

São dois os livros publicados, com cessão de todos os direitos autorais à FEP: Expoentes da Codificação Espírita, em 2004 e Personagens da Boa Nova, em 2010.

Ambos iniciaram como trabalho de pesquisa, com publicação mensal nas páginas do Jornal Mundo Espírita, enfocando o primeiro os nobres Espíritos que assinaram a Codificação Espírita e o segundo, os trabalhadores diretamente vinculados à disseminação da Boa Nova.

Fale-nos de sua experiência na direção da Federação Espírita do Paraná.

Foi uma experiência salutar onde tive a oportunidade de muito aprender. O contato mais direto com as lideranças do Movimento Espírita do Estado, conhecer mais de perto os trabalhadores das tantas Casas Espíritas e, especialmente, o contato mais constante com os espíritas em geral, tudo foi de grande aprendizado, enriquecendo-me de valores novos, colhidos em tantos bons exemplos que constatei.

Como caminha o movimento espírita brasileiro?

O Movimento Espírita brasileiro, graças a criaturas extremamente dedicadas, lúcidas e incansáveis, segue por bons caminhos, e falo não só daqueles trabalhadores de projeção nacional e internacional, mas também dos valorosos tarefeiros, anônimos para nós, que dão sustentação diária às múltiplas atividades nos Centros Espíritas a que estão vinculados, nos mais variados cantos do mundo. O Movimento cresce e se robustece conforme a folha de serviços de cada um em prol da vivência dos seus postulados e da divulgação dos mesmos.

Naturalmente, que muito ainda existe a ser feito, mas já se destacam inúmeros Centros Espíritas bem estruturados e servindo à Causa Espírita com fidelidade e qualidade. Os trabalhadores já não são tão poucos e nota-se que há um esmero em aprimoramento, aperfeiçoamento no bem servir.

E sobre a bibliografia espírita atual?

Com certeza, o mercado livreiro está infestado com livros de má qualidade, descompromissados da Doutrina Espírita. No entanto, para os estudiosos da Doutrina Espírita, os que conhecem os conteúdos espíritas, fácil se faz a distinção das obras não doutrinárias.

E os Centros Espíritas e as Federativas, entendendo seu compromisso com a divulgação espírita, têm se esmerado no apresentar as obras de conteúdo espírita autêntico, em suas livrarias e bibliotecas, sempre coerentes com os objetivos da Doutrina Espírita.

Sabemos que todos têm seus projetos pessoais que querem levar avante. No caso do trabalhador espírita acha conveniente que os projetos pessoais não se conflitem com aqueles preconizados pela Doutrina Espírita?

Com certeza, considero que a vida pessoal do espírita não se dissocia da vida do trabalhador. É-se espírita ou se deveria ser vinte e quatro horas ao dia, isto é, em todas as situações: pessoais, profissionais, de voluntariado.

Recordemos o ensino de Emmanuel: Espírita é o nome do teu nome...

E o que fazer diante disso Maria Helena?

Trata-se de uma questão de cunho individual. Entendo que somente o estudo da Doutrina Espírita, nas bases kardequianas, e profundas e sérias reflexões a respeito do seu conteúdo aprendido, com esforço em vivenciar seus postulados, pode tudo solucionar. Quem estuda, quem se impregna do pensamento espírita, entende que a vivência espírita deve ser consequência natural e imediata. Já é de nosso conhecimento que o verdadeiro espírita é reconhecido pelas suas transformações morais e pelo esforço que faz em domar suas más inclinações.

Tem alguma experiência de atividade espírita no Exterior?

Em 2008, atendi convite do Movimento Espírita de Leiria, em Portugal e realizei seminários e palestras em algumas cidades como Leiria, Águeda, Figueira da Foz, Porto Salvo.

Suas palavras finais aos nossos leitores e desde já nossos agradecimentos.

A Doutrina Espírita é Sol em nossas almas. Honremo-la, estudando-a e vivenciando-a em sua essência de pureza. Iluminados pelos seus raios de luz e sabedoria, beneficiados pela clareza dos seus ensinos, sejamos servidores atuantes, distribuindo-a a mãos cheias, através da palavra e, sobretudo, pelo exemplo.

Maria Helena Marcon, Curitiba, 04.10.2011.

*******************

Palavras de um amigo:

"Ismael: o Sr. solicita-me algumas palavras sobre a confreira espírita Malena. A Senhora Maria Helena Marcon, conhecida entre os espíritas como Malena, é uma grande trabalhadora da primeira hora, que merece o nosso respeito, pela ampla folha de serviços oferecidos ao Movimento Espírita.

"Seguindo a proposta superior do Espírito Joanna de Ângelis, da excelente trilogia Espiritizar, Qualificar e Humanizar, Malena, junto da primorosa Equipe da FEP - Federação Espírita do Paraná, continua dando e doando o seu melhor em prol da capacitação dos espíritas nas Terras abençoadas do Paraná, sob o amparo do seu patrono espiritual Lins de Vasconcellos.

"Nossa família participou inúmeras vezes de eventos doutrinários sob a segura coordenação da Malena, seja em Foz do Iguaçu, seja em Curitiba, nas várias Inter-Regionais pelo Estado ou noutras cidades em que as diversas UREs - Uniões Regionais Espíritas recebiam com alegria a sua visita doutrinária, com o elevado objetivo de qualificar os seus trabalhadores, sempre em verdadeiro clima de união e de unificação.

"Que Malena receba o nosso preito de gratidão pelas décadas de serviço espiritista ininterrupto, nas inúmeras viagens doutrinárias que fez e que continua fazendo por amor à Doutrina Espírita."

Enrique Eliseo Baldovino

Foz do Iguaçu/PR - 03/10/2011

Capas dos livros de Maria Helena Marcon

Maria Helena Marcon ladeada pelo casal de Foz do Iguaçu, Enrique Eliseo Baldovino e Regina Helena(*)

Maria Helena Marcon (C) com amigos espíritas durante a 3ª. Semana Espírita de Foz do Iguaçu (*)

Maria Helena Marcon com os filhos de Enrique Eliseo Baldovino e Regina Helena de Mello Baldovino (*)

Maria Helena Marcon em palestra no G.E. Fraternal Bezerra de Menezes em São Bernardo do Campo (**)

Conferência Estadual Espírita - 2007 - Pinhais/PR

Sessão de autógrafos ao ensejo do lançamento do CD 18 do Momento Espírita

Em reunião do CFN da FEB, Brasília, DF

CFE da FEP (Conselho Federativo Estadual da Federação Espírita do Paraná)

Maria Helena Marcon no lançamento

do livro “Personagens da Boa Nova)

Inauguração da Livraria CEEFA 23-5-2010

Maria Helena Marcon e Divaldo Pereira Franco durante a Conferência Espírita Brasil Portugal

Maria Helena Macon em palestra na cidade de Figueira da Foz, Portugal, no ano de 2008

(*) Fotos recebidas de Enrique Eliseo Baldovino

(**) Fotos recebidas de Ademir Mendes.

Demais fotos recebidas de Maria Helena Marcon

OBS: AS FOTOS Desta entrevista só PODERÃO SER UTILIZADAS EM OUTRAS PUBLICAÇÕES MEDIANTE AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO entrevistadO.



0 comentários: