BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sábado, 15 de outubro de 2011

A Verdade e suas faces

Wellington Balbo (Bauru, SP)

A Verdade vem sendo motivo de intensas lutas íntimas por parte das criaturas.

Alguns querem retê-la em seus domínios, todavia, impossível, porque a Verdade é livre, não se subordina ao poder, à beleza física, aos paradigmas, aos preconceitos... A história da humanidade comprova a virtude da liberdade que possui a Verdade. Muitos foram aqueles que se julgaram Donos Absolutos dela, queriam encarcerá-la, contudo, ocioso dizer que foi inútil tentativa, porquanto, o tempo, esse amigo sereno da Verdade, tratou de reconduzi-la ao seu lugar de origem.

Mas, ao mesmo tempo que a Verdade é desejada, seja para provar que temos razões em corriqueiras discussões familiares, ou absolver réus que estavam prestes à condenação, ela também é temida. Quem quer encarar de frente a Verdade dos fatos? Por que dói tanto saber que a Verdade é que somos nós mesmos os responsáveis pelos nossos pedagógicos fracassos?

Dirão alguns que temer a Verdade é como se auto proteger, esperando que vida por si só nos amadureça, e maduros, estaremos mais aptos a encará-la.

Mais simples mascarar a Verdade e colocar a responsabilidade pela nossa desdita em ombros alheios, até que a maturidade nos visite, contudo, este procedimento não é nada recomendável, porquanto:

A Verdade é inconveniente, pode cobrar seu preço a qualquer momento. Tanto é inconveniente que muitos se negam a enxergá-la, não querem vê-la, mesmo que ela esteja escancarada. É mais fácil tapar os olhos.

Um amigo que foi matricular o filho pequeno em uma escola, ao ver uma garota negra estudando, afirmou decisivo:

- Este ambiente não é para meu filho! E se retirou com o garoto.

Ilusão: “O pai julga que seu pequeno é melhor que o filho do outro”.

Verdade escancarada que não quer ser encarada:”O filho desse pai é um ser humano igual a todos os outros”.

Resultado:

O garoto crescerá em um mundo de faz de conta, considerando-se acima do Bem e do Mal, e futuramente virão dores e dissabores apresentados pela sempre sábia Verdade, a fim de despertá-los do sono dessa ilusão.

Sim, caro leitor, cedo ou tarde, maduros ou não, a Verdade nos cobrará os deslizes cometidos.

Quem sai da linha e procura dominá-la deve aprender que ela é livre, e não se subordina aos padrões do mundo.

Quem a teme e procura as ilusões e fantasias, deve aprender que ela atropela, contudo, sempre visando nosso progresso como seres humanos.

0 comentários: