BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sexta-feira, 25 de março de 2011

Um pouco da história do Anuário Espírita Chico Xavier em 47 respostas Quarenta anos de Mediunidade

O IDE LANÇOU O ANUÁRIO ESPÍRITA 2011

www.ideeditora.com.br

Convite e inscrição para o Curso de Esperanto APRilo São Paulo

início dia 30 de abril de 2011.

O CENTRO DE CULTURA, DOCUMENTAÇÃO E PESQUISA DO ESPIRITISMO - EDUARDO CARVALHO MONTEIRO, PROMOVE:

Curso de Esperanto APRilo

Começa no dia 30 de abril de 2011, às 13 horas, o curso da língua internacional Esperanto, na sede do CCDPE-ECM, à Alameda dos Guaiases, 16, na Capital de São Paulo, com o objetivo de trabalhar a compreensão e pronúncia em nível pleno e conversação em nível intermediário, assim como oferecer conhecimentos de história da língua e desenvolver nele habilidades e competências de multiplicador.

A duração do Curso será de 115 horas, com duração de dois semestres, com uma aula semanal, aos sábados. Haverá aulas teóricas e de conversação, assim como atividades culturais para melhor assimilação do conteúdo.

Justificativa

· O Espiritismo apóia o aprendizado e a divulgação do Esperanto, por ser uma língua que facilita o diálogo entre as nações. Esse apoio se firmou por meio de inúmeras manifestações de orientadores espirituais, através de grandes médiuns como Chico Xavier e Divaldo Pereira Franco. A Federação Espírita Brasileira publica livros e sua revista: Reformador, na versão em Esperanto; recentemente, o Conselho Espírita Internacional adotou o Esperanto como uma das línguas oficiais nos Congressos Mundiais do Espiritismo.

· Agora o CCDPE-ECM começa a viabilizar o ensino do Esperanto para os espíritas e não espíritas, de forma a materializá-lo na vida cotidiana.

· Com 124 anos de existência, o Esperanto tem o apoio de órgãos internacionais como a UNESCO. Uma rápida consulta à Internet é possível ver como o Esperanto cresce e ganha incomparável capilaridade no mundo.

· Na Hungria, é língua opcional no exame vestibular, desde o ano 2000. A China o adotou como matéria optativa em suas escolas e seu site oficial apresenta uma versão em Esperanto.

· No Brasil, o Projeto de Lei de autoria do Senador Cristóvão Buarque - que inclui o Esperanto como matéria opcional no ensino médio - foi aprovado no Senado e na Câmara dos Deputados e está na última fase de aprovação.

· O Esperanto está presente, hoje, em quase todos os países. Além disso, é um comprovado facilitador para o aprendizado de outras línguas.

Objetivos

· Habilitar o aluno para a leitura, escrita, compreensão e pronúncia da língua Esperanto em nível pleno, e de conversação em nível intermediário.

· Prover conhecimentos da história do Esperanto, desenvolvendo no aluno suas habilidades e competências de multiplicador.

· Preparar o aluno para exames nacionais e internacionais do Esperanto.

Público Alvo: Ao público em geral, independentemente de sua orientação religiosa.

Disciplinas:

  • Língua Internacional Esperanto;
  • Prática Conversacional;
  • História Social do Esperanto;
  • Difusão Estratégica.

Conteúdo Programático:

Disciplina: Língua Internacional Esperanto

Carga horária: 64 horas

Ensinar fundamentos gramaticais e lexicais do Esperanto, habilitando o aluno para leitura, compreensão e expressão verbal na língua. Oferecer o conteúdo necessário para que o aluno possa continuar seu desenvolvimento depois do curso, inclusive autodidaticamente.

Disciplina: Prática Conversacional

Carga horária: 17h15
Desenvolver a oralidade do aluno em duas etapas, uma em cada semestre: 1. Desenvolvimento da acuidade auditiva para a língua; 2. Desinibição para o uso verbal do Esperanto.

Disciplina: História Sócio-política do Esperanto.

Carga horária: 15h
Formar o esperantista, através do conhecimento da história do Esperanto e sua trajetória na sociedade humana. Desenvolver no aluno o caráter humanista subjacente à proposta do Esperanto, a partir dos fatos marcantes da história da língua internacional, seus grandes vultos, seus feitos, sacrifícios e contribuições à construção de uma cultura de paz.

Disciplina: Difusão Estratégica do Esperanto

Carga horária: 15h

Preparar o divulgador consciente do Esperanto, 1. Quanto à postura, através de análise das idiossincrasias observadas entre os divulgadores da língua, falantes ou não, inseridos no movimento esperantista brasileiro e mundial; 2. Quanto ao entendimento da técnica de publicização, através do conhecimento e análise de como se deu a divulgação da língua internacional desde o princípio, seus acertos e erros, assim como através da discussão de propostas de novas formas de difusão.

Professores:

· Prof. Pedro Jacintho Cavalheiro (Coordenador do Curso)

Presidente da Liga Brasileira de Esperanto BEL (2004 /2007). Membro da Comissão Americana de Esperanto da Associação Universal de Esperanto (2002/2004). Atual Presidente da Comissão de Educação da BEL. Possui vasta experiência no ensino de Esperanto, é membro do Grupo de Pesquisas Capes de Cibernética Pedagógica, voltado para o ensino do Esperanto à distância. Mestre em Arte pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Perito em exames forenses para obras de arte. Ex-coordenador do Patrimônio Artístico do Estado da Casa Civil de São Paulo. Ex-pesquisador da Fundação Prefeito Faria Lima – CEPAM. Atualmente é professor das disciplinas “História e Patrimônio Cultural” e “Realidade Sócio-econômica e política Brasileira” na Universidade UNIBAN.

· Prof. Adonis Marcelo Saliba Silva

Comissário Chefe da Comissão Americana de Esperanto da Associação Universal de Esperanto (2002 / 2004); Presidente da Associação Paulista de Esperanto (2004); atual membro da Comissão de Educação da BEL. É membro do Grupo de Pesquisas Capes de Cibernética Pedagógica, voltado para o ensino à distância do Esperanto. Mestre em Engenharia Metalúrgica e de Minas. Doutor em Tecnologia Nuclear pela USP. Atualmente é Tecnologista Senior da Comissão Nacional de Energia Nuclear. Desenvolve e coordena o programa de Hidrogênio Não-carbogênico. Professor de tecnologia de produção de hidrogênio não-carbogênico no curso de pós-graduação de tecnologia nuclear do IPEN/USP.

· Prof. Luiz Carlos Rusilo

Ex-Primeiro Secretário da BEL, no triênio 2004-2007 e atual membro da Comissão de Educação da BEL. Possui vasta experiência no ensino de Esperanto e é membro do Grupo de Pesquisas Capes de Cibernética Pedagógica, voltado para o ensino à distância do Esperanto.

Doutor em Engenharia pela Escola Politécnica da USP, Direito pela Faculdade de Direito da USP, Especialista em Direito Ambiental pela PUC-SP. Ex-pesquisador do IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo, Contador e atualmente professor da FEA (Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da PUC-SP) e assessor da reitoria da PUC-SP para sustentabilidade e inovação.

Dias e Horários:

1º Semestre - 7 aulas com 5 horas = 35 horas
Abril, dias 30
Maio, dias 7, 14, 21, 28
junho, dias 4, 11, 18, 25

2º Semestre - 16 aulas com 5 horas = 80 horas
Agosto, dias 6, 13, 20, 27
Setembro, dias 3, 10, 17, 24
Outubro, dias 1, 8, 15, 22, 29
Novembro, dias 5, 12, 19, 26
Dezembro, dias 3, 10, 17

Legenda: feriados em vermelho, dias livres em verde.

Inscrições (vagas limitadas): Somente pelo e-mail: contato@ccdpe.org.br

Informações pelo telefone: (11)5072-2211 (ccdpe-ecm) ou 11 - 3926-0500 com Pérola.

Taxa de inscrição R$30,00 no 1° dia de aula e mensalidade R$30,00 (no 2° sábado do mês), para despesas de manutenção da casa e coffee break's. Obs. o curso, embora de alto nível é gratuito, apenas se solicita a colaboração acima para as despesas de luz, água, limpeza, faxineira, etc e cafés nos intervalos. Os professores doam as suas aulas e vem por conta própria.

Visite o site: www.ccdpe.org.br

Conheça a página do Esperanto no site da FEB: http://www.febnet.org.br/site/estudos.php?SecPad=40&Sec=170

Ficha de Inscrição - copiar e colar se necessitar de mais fichas

Nome da instituição que trabalha ou frequenta:

Endereço e bairro:

Cidade:

Estado:

Fone:

e-mail:

Site:

NOME DO PARTICIPANTE:

Endereço:

Cidade:

Estado:

Fone:

e-mail:

Função no Centro:

(Informações em emails de Julia Nezu e de Norberto e Fatima)

Palestra com Wellington Gonçalves Nova Andradina, MS

PALESTRA

TEMA: “SUPERANDO AS PERDAS”

PROMOÇÃO:

URE DE NOVA ANDRADINA

PALESTRANTE:

WELLINGTON GONÇALVES

DIA 02/04/2011

19horas

LOCAL:

SOCIEDADE ESPÍRITA AMOR, VERDADE E JUSTIÇA.

Rua Luiz Antonio da Silva-1542 Centro Educacional

NOVA ANDRADINA-MS

(Informação em email da Ure Nova Andradina)

11º. Encontro de Jovens da URE Ivinhema, MS

Fundada em 31 de março de 1979

UNIÃO REGIONAL ESPÍRITA DE NOVA ANDRADINA

Nova Andradina, 23 de Março de 2011.

Queridos Amigos e Amigas,

No 03 de Abril de 2011 teremos a realização do 11º Encontro de Jovens da URE, tendo como palestrante o Sr. Wellington Gonçalves da cidade de São Gabriel d’ Oeste.

O encontro será realizado na sede do Núcleo de Estudo Espírita Allan Kardec, situado na Rua José Ramalho n. 690, Ivinhema-MS terá inicio às 8.30 horas com horário previsto de termino às 14hs.

O tema será Família: Um Elo em Transição, preparem apresentações para o dia, pode ser uma música, jogral, teatro etc.

Para maiores informações entrar em contato com Sonia Pinezze soniapineze@hotmail.com, 3442-1043 / 9978-8600, Altair Flores altairflores@uol.com.br, 99678323/34416676.

Pedimos para confirmar presença até o dia 01/04/2011.

Aguardamos a todos com muito carinho.

Fraternalmente,

Altair Flores

Coordenadora da URE de Nova Andradina

(Informação em email de URE- Nova Andradina urenovandradina@yahoo.com.br)

Palestra com Clóvis Alexandrino no Maria Benta São Paulo

(Informação em email de Jorge Rezala)

Palestra e música no G.E. “Os Peregrinos” Valinhos, SP

(Informação em email de Otávio Cunha)

Registro. Realizada palestra com Eulália Bueno Santos, SP

Diretoria do "LAR ESPÍRITA SEARA DE JOSÉ",
Agradece a presença de todos no dia 21 de Março, para a Comemoração de Aniversário com Palestra de Eulália Bueno (G.E.CAMINHO DO CRISTO)que juntamente com o Coral Nalaya do Grupo Espírita Trabalho, Amor e Luz (GETAL), emocionaram a todos

Foi imperdível ! escutem o audio e vejam a fotos e participem dessa linda comemoração.

PARA VER AS FOTOS E OUVIR A PALESTRA CLIQUE NO ENDEREÇO: http://programamuitasvidas.blogspot.com/2011/02/aniversario-do-lar-espirita-seara-de.html

(Informações e fotos recebidas em emails de Rose Moliterno, Suzi Barboni)

Palestra com Adalberto Godoy Penápolis, SP

NO CENTRO ESPÍRITA DISCÍPULOS DE JESUS

AVENIDA LUIS OSÓRIO, 108 - PENÁPOLIS – SÂO PAULO

PALESTRANTE: ADALBERTO GODOY de

FERNANDÓPOLIS - SP

DATA : 28/03/11

TEMA DA PALESTRA:

JESUS NA VISÃO ESPÍRITA

HORÁRIO: 20 HORAS

ADALBERTO É MÉDIUM, ORADOR, ESCRITOR, ATUAL PRESIDENTE DA COMUNIDADE ESPÍRITA-CRISTÃ ESPERANÇA em Fernandópolis

A Diretoria do Centro Espírita Discípulos de Jesus convida:

Compareçam e levem um amigo, um familiar...

Vamos juntos refletir sobre A Doutrina Espírita, que muito contribui para nossa evolução espiritual

Zezé

(informação em email de João Marchesi)

XVI Semana Espírita de Guarujá, SP

(Informação em emails de Regina Bachega e de arvensis@terra.com.br)

2ª Feira do Livro Espírita de Cruzília, MG

O Grupo Espírita Francisco Cândido Xavier de Cruzília realizará a 2ª Feira do Livro Espírita e será nos dias 08, 09 e 10 de Abril no Cine Vitória com palestras todas as noites as 20 horas.
Dia 08 Arnaldo Ribeiro com o tema "Jesus"
no dia 09 Eduardo Mattos com o tema " O que é o Espiritismo"
no dia 10 fechará com Tarcísio Alcântara com o tema " Lidando com nossas emoções"
isso tudo e mais aquele bate papo legal com nossos visitantes. Esse ano esse evento trará surpresas, confiram!!! E que Deus nos abençõe a todos. Muita paz.

(Informação recebida em email de Aliança Espírita de Propaganda e Caridade aepropagandaecaridade@gmail.com)


Ficheiro:VistadeCRZ.jpg

Cruzília, MG

Foto: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:VistadeCRZ.jpg

Programação de palestras na S.A.K.E.E. Birigui, SP

AOS

AMIGOS DA

SOCIEDADE ALLAN KARDEC DE BIRIGUI!

AQUI ESTÁ A PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

FEITA DE ORADORES CONVIDADOS

QUE IRÃO FALAR NAS NOITES DE DOMINGO

NA SOCIEDADE ALLAN KARDEC DE ESTUDOS ESPÍRITAS

AV EUCLIDES MIRAGAIA, 178, BAIRRO PINHEIROS,

NO MES DE ABRIL/2011

(ANIVERSÁRIO DO LIVRO DOS ESPÍRITOS):

  1. DIA 03/4 (20 HORAS) MARIA IGNES LIA NEIVA DE ARAÇATUBA;
  2. DIA 10/4 (20 HORAS) EVELYN SPÍNOLA DE ARAÇATUBA;
  3. DIA 17/4 (20 HORAS) VILSON DISPOSTI DE ARAÇATUBA:
  4. DIA 24/4 (20 HORAS) CELSO VITAL DE BIRIGUI.

SOLICITO QUE SEJA DIVULGADO

REPASSANDO ESTE EMAIL PARA SEUS AMIGOS ESPÍRITAS DA REGIÃO.

OBS: PODERÁ HAVER MODIFICAÇÕES DE ÚLTIMA HORA.

--
Prof. SÉRGIO AVELHANEDA

http://fotolog.terra.com.br/avelhaneda

http://ilove.terra.com.br/sergioavelhaneda

(Informações em emails de Sérgio Avelhaneda, Ricardo Cabral Miranda)

Longa "As Mães de Chico Xavier" estréia nos cinemas em 1º de abril de 2011


Após o sucesso em 2010 dos filmes "Chico Xavier", do diretor Daniel Filho, com público recorde na estréia, levou cerca de 3,5 milhões de pessoas às salas de cinema, e "Nosso Lar", com 4 milhões de espectadores, o cinema transcendental programa mais um longa metragem abordando a história de vida do médium mineiro. Estréia no dia 1º de abril nos cinemas de todo o país o filme "As Mães de Chico Xavier", dos diretores Glauber Filho e Halder Gomes, uma produção
da Estação Luz Filmes, com distribuição da Paris Filmes e apoio promocional da Globo Filmes e Telecine. O Filme traz em seu elenco nomes como Nelson Xavier, Caio Blat, Vanessa Gerbelli, Herson Capri, Via Negromonte e Tainá Muller, entre outros.

“As Mães de Chico Xavier” é baseado em fatos reais e conta a história de três mães, vivendo momentos distintos de suas vidas e que vêem sua realidade se transformar repentinamente: Ruth (Via Negromonte), cujo filho jovem enfrenta problemas com drogas; Elisa (Vanessa Gerbelli), que tenta superar com o marido a perda do filho, o pequeno Theo (Gabriel Pontes); e Lara (Tainá Muller), uma professora que enfrenta o dilema de uma gravidez não planejada. Suas histórias se cruzam quando elas recebem conforto e reencontram a esperança de vida através do contato mantido com Chico Xavier.

Na produção, Nelson Xavier revive o papel de Chico Xavier. Herson Capri interpreta Mário, marido de Ruth. Caio Blat vive um jornalista que quer investigar o médium. Neuza Borges é a cuidadosa governanta que convive com o casal Elisa e Guilherme (Joelson Medeiros).

"Mães" foi filmado em película 35mm nos meses de abril e maio de 2010, com locações nas cidades de Guaramiranga, Pacatuba, e também em Fortaleza, no Ceará, tendo as filmagens sido concluídas em Pedro Leopoldo (MG), terra natal de Chico Xavier. O filme é inspirado no livro “Por Trás do Véu de Isis”, do jornalista e escritor Marcel Souto Maior, com roteiro original de Glauber Filho e Emmanuel Nogueira, Luis Eduardo Girão como Produtor e produção executiva de Sidney Girão e Leonardo Leal. A Estação Luz filmes é responsável pela produção de “Bezerra de Menezes – O Diário de Um Espírito”, de 2008, esse alavancou o gênero transcendental no Brasil e co-produtora dos longas “Chico Xavier”, Área Q e Filme dos Espíritos.

"A Película" conta com apoio do BIC Banco, Servis Segurança, Ype, BBTVM, Coelce, Sabesp, Capemisa e BNB, Panavision, UltraLimpo, Ultra Ambiental, Movida, Agencia da Boa Noticia, Unifor, Prefeitura de Pacatuba, Bio Agre, VIACG, DistriVideo, Usina 2. Incentivado por: Secretaria de Cultura / Governo do Estado do Ceará e Ancine / Governo Federal. Co-produzido: Associação Estação da Luz, LightHouse, Atc Entretenimento e tem como Produtores Associados:
Gerson Sanginitto, Ric Halpern e Fabio Ribeiro.

pré-estréias

Antes de sua estréia comercial, "As Mães de Chico Xavier" percorrerá um histórico calendário de 20 avant-premières, sendo 18 capitais brasileiras e mais Uberaba e Pedro Leopoldo. Em paralelo, o filme participará de um Festival e uma Mostra. No dia 24 de março, o Longa abrirá o I Festival de Cinema Transcendental, a ser realizado em Brasília (DF). Já no dia 31 de março, véspera da estréia em circuito nacional, o Filme encerra a Mostra de Cinema Transcendental, em Fortaleza.


Sinopse

As Mães de Chico Xavier

Três mães vêem suas vidas mudarem completamente... São elas: Ruth, que tem um filho adolescente com problemas sérios relacionado às drogas; Elisa, que tenta compensar a ausência do marido se dedicando integralmente ao seu filho; e Lara, uma professora que passa por um dilema após uma gravidez não planejada. Estas três mulheres vivendo experiências tão fortes e distintas encontrarão o conforto através do médium Chico Xavier.


Elenco

Nelson Xavier (Chico Xavier), Herson Capri (Mário), Caio Blat (Karl), Via Negromonte (Ruth), Tainá Muller (Lara), Vanessa Gerbelli (Elisa), Neuza Borges (governanta), Paulo Goulart Filho (Cassiano), Daniel Dias (Raul), Joelson Medeiros (Guilherme), Gabriel Pontes (Theo), Christiane Góis (Lica), Gustavo Falcão (Santiago), e Silvia Bonet (Yvonne).

Ficha Técnica:

As Mães de Chico Xavier (ficção, longa-metragem, 35mm)

Direção: Glauber Filho e Halder Gomes

Produtor: Luis Eduardo Girão

Produtor-Executivo: Sidney Girão e Leonardo Leal

Produtor Associado: Gerson Sanginitto e Ric Halpern

Trilha Sonora: Flavio Venturine

Direção de Arte: Fábio Vasconcelos

Diretor de Fotografia: Carina Sanginitto

Diretora de Produção: Dayane Queiroz

Efeitos Especiais: Marcio Ramos

Produção Executiva: Amaury Candido e Flavio Ferreira

Som Direto: Alfredo Guerra

Produção: Estação Luz Filmes

Co-produção: ATC Entretenimento, Lighthouse e Associação Estação da Luz

Mais informações para a imprensa sobre o assunto com a AD2M Engenharia de Comunicação, pelo fone (85) 3258.1001. Falar com Bruno Sampaio (85) 9605.0462 ou pelo e-mail bruno@ad2m.com.br


REGISTRO. PRÉ-LANÇAMENTO EM UBERABA, MG, DIA 20 DE MARÇO DE 2011

“AS MÃES DE CHICO XAVIER

Legenda: Fila no cinema; Luiz Eduardo Girão concedendo entrevista ao SBT; Ana Cristina Viana, Eurípedes Higino dos Réus, Glauber Filho, Saulo Gomes e Luiz Eduardo Girão.

(Informações e fotos recebidas em email de Saulo Gomes)


Noticias do Grupo de Estudos Espíritas Dublin, Irlanda

Dear beloved friends,

Our next meeting will be this Sunday, 27th of March 2011, at 14:00 p.m. It will happen on the following address:

ELA - English Language Academy

21 Fairview
Dublin 3

It's located in front of the Fairview Park. It's easily accessible from the City Centre with the following buses: 20B, 31, 29, 42 and 128 and get off one stop before Marino College.

We will have our delicious coffee with pastry, teas, cheese bread ready to eat and much more sell. Also we will have a Car Boot Sale at the end of every metting! Don't miss out!

All these events it's to raise money to pay our rent and upcoming events!

I hope to see everyone soon!

Regards,

Spiritism Study group of Ireland
0879484096 - Stevan

__________________________________________________________________________________________________

Meus queridos amigos,


Nossa próxima reunião será neste domingo 27/03/2011 as 14:00 hrs na ELA - English Language Academy, 21 Fairview, Dublin 3.

Os ônibus que servem o local são 20B, 31, 29, 42 e 128. Descer um ponto antes do Marino College em frente ao Parque Fairview!

Nosso Café estará vendendo bolos, doces, pão de queijo assado, café, e muito mais! Sem contar que ao final das reuniões iremos ter um Bazar!

Evento para levantar fundos para pagarmos aluguel e despesas com os demais eventos!


Espero todos la!!!

Abraços Fraternos,

Stevan
0879484096

--

Spiritism Study Group of Ireland

Site:
www.allankardec-ireland.org
Facebook:
Spiritism Ireland Ssgi
Orkut: Spiritism Study Group of Ireland

(Informação recebida em email de Spiritism Study Group of Ireland spiritismireland@gmail.com)

Programa Transição O crescimento do Espiritismo


logo

No próximo Domingo 27/03/2011, no Programa Transição,
o entrevistado será José Reis Chaves, falando sobre
"O Crescimento do Espiritismo".

O Programa Transição será apresentado por, Antonio Coelho Filho pela:
REDE TV na Capital e Grande São Paulo – Rio de Janeiro – Minas Gerais – Ceará – Pernambuco
CANAL COMUNITÁRIO – TV ABERTA na Capital de São Paulo

Em novo Horário Domingo
TV
ABERTA - CANAL COMUNITÁRIO às 08:30 horas
REDE TV às 16:15 horas
Com reapresentação - Quintas-feiras 01:45 horas na REDE TV

Atenção: Após o dia 03/04/2011
A transmissão na VTV - Cidades de Santos, Campinas e Goiânia, será suspensa.


Cobertura das emissoras da Rede TV
Estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Bahia e Pernambuco.
Todas as Parabólicas, TV a Cabo e SKY.
Outras localidades com horário diferenciado, sempre aos domingos:
Santos: 10:30 horas - Campinas: 10:30 horas - Grande Goiânia: 15:00 horas
Grande ABC (SP): 10:30 horas, pela ECO TV Canal 96 da Vivax e Canal 9 da NET.


Comunidade do Programa Transição no Orkut, participe:
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=101443984


Programa Transição - A Visão Espírita para um Novo Tempo
http://www.programatransicao.tv.br

Roteiro de palestras com Emanuel Cristiano Londres, Reino Unido

(Informação em email de Nuno Emanuel)

Um mundo em transição

O ano de 2011 está assinalado por muitas catástrofes. É como se observássemos uma grande revolta dos elementos naturais, buscando local próprio.

A tragédia na região serrana do Rio de Janeiro, transformando cidades e edificações em um mar de lama e pedras, ceifando incontáveis vidas, abalou os brasileiros.

Mas, ainda não refeitos desses fatos que motivaram gestos de solidariedade de variadas localidades, os terremotos no Japão nos levam ao quase terror.

Mais do que as cenas do cinema catástrofe, as imagens televisivas nos impressionaram ao mostrar o mar erguendo-se em enormes vagalhões e engolindo tudo.

Destruição em segundos do que o homem levou muito tempo para construir. Belos edifícios, cidades inteiras, lugares aprazíveis, tudo levado de roldão, arrasado.

Carros e máquinas arrastadas como brinquedos pela correnteza inclemente.

E vidas, quantas vidas ceifadas. Desaparecidos sem conta. E, depois, continua o tsunami em sua jornada, ameaçando outros países, que se colocam em alerta.

E dizer que todos recebemos o Ano Novo com tanta esperança. E vivemos o Terceiro Milênio em anseio de um novo tempo.

Como entender tamanha destruição?

Recorremos ao Evangelho de Jesus. Ele não nos enganou, em momento algum.

Falou de um mundo em extinção para o aparecimento de outro. Falou de dores, de desolação, de tempos amargosos: Pedi a Deus que a vossa fuga não se dê durante o inverno. A aflição desse tempo será tão grande como ainda não houve igual desde o começo do mundo até o presente e como nunca mais haverá.

E se esses dias não fossem abreviados, nenhum homem se salvaria. Mas esses dias serão abreviados, em favor dos eleitos.

Em verdade vos digo: chorareis e gemereis, e o mundo se rejubilará. Estareis em tristeza, mas a vossa tristeza se mudará em alegria.

Uma mulher, quando dá à luz, está em dor, porque é vinda a sua hora. Mas depois que ela dá à luz um filho, não mais se lembra de todos os males que sofreu, pela alegria que experimenta de haver posto no mundo um homem.

É assim que agora estais em tristeza. Mas, eu vos verei de novo e o vosso coração rejubilará e ninguém vos arrebatará a vossa alegria.

Jesus predisse os últimos tempos de um mundo de dores em transição para outro onde o bem predominará.

Assim, o que hoje observamos e que nos leva à solidariedade, ao auxílio de tantas vítimas é a concretização daqueles tempos anunciados.

Muitas dores se farão no mundo para que a grande renovação se apresente.

Muitos irão de retorno à Pátria Espiritual, outros tantos retornarão, Espíritos renovados para promover a grande transformação moral do planeta.

O mundo físico também sofre as transformações e por isso treme, alteram-se paisagens, modificam-se elevações.

Tudo é um grande estertor. Mas, como Jesus mesmo afirmou, após as grandes dores, virá o tempo da bonança.

Auxiliemo-nos enquanto as dores nos maltratam e aguardemos a aurora nova de um novo mundo.

O Senhor está no leme.

Redação do Momento Espírita, com citações extraídas do Evangelho de

Mateus, cap. XXIV, vv. 15 a 22 e do Evangelho de João, cap. XVI, vv. 20 a 22.

Em 24.03.2011.

Nota de Falecimento

Boa tarde a todos.
Que quando esta lhe chegar, te encontre em muita paz.

Informamos que nesta manhã, voltou a pátria espiritual Alessandra Cristina
de Oliveira Faccione.
Ela é filha do nosso amigo, orador, radialista,trabalhador espírita nas
Casas André Luiz e do Movimento de Unificação,
Sperio Faccione ou simplismente Seu Spério.

O desencarne ocorreu em situações muito difíceis envolvendo-a a um
caminhão, em via pública.
O corpo está seguindo neste momento para o IML de Guarulhos.

Assim que houver mais informações, comunicamos a todos.

Pedimos orações, preces, bons pensamentos e sentimentos de muita paz a
familia do Sr. Spério.

Muita paz a todos.

Wilson Pinheiro

11 6149-7852
email: wilson.pinheiro@br.abb.com

-----------------------------------------------------------

Boa tarde a todos.
Que quando esta lhe chegar, continue te encontrando em muita paz.

Como já informamos nesta manhã, voltou a pátria espiritual Alessandra
Cristina de Oliveira Faccione.
Ela é filha do nosso amigo Sr. Spério.
O velório está previsto para iniciar às 21:00 horas de hoje (24/03/2011)
e o sepultamento amanhã (25/03/2011) às 10:00 horas da manhã.

Pedimos orações, preces, bons pensamentos e sentimentos de muita paz a
Alessandra,a familia do Sr. Spério e demais pessoas que se envolveram com
este acidente.

Agradecemos pelos votos que recebemos, pelos retornos por email, telefone e
pessoalmente.Endereçaremos ao Sr. Sperio
todas as recondamenções que nos foram passadas.
Bendita Internet, que em horas como esta, aproxima as pessoas.

Muita paz a todos.

(Embedded Wilson Pinheiro
image moved Auxiliar Técnico
to file: ABB Ltda
pic19473.gif) PPMV
Guarulhos, BR
Phone: +55 11 2464-8770
Telefax: +55 11 2464-8261
Mobile: +55 11 6149-7852
email: wilson.pinheiro@br.abb.com

(Informação em emails de arvensis@terra.com.br e de Rosana romiranda@trevisan.adv.br na data de 24/3/2011)

A nova Literatura Mediúnica

(Texto recebido em email de José Passini)

Ficheiro:StPaul ElGreco.jpg

Paulo de Tarso em pintura de El Greco

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:StPaul_ElGreco.jpg

Leia o Boletim do CEBM

Para visualizar o Boletim Online em PDF, é necessário ter instalado o ADOBE ACROBAT READER, que pode ser baixado GRATUITAMENTE em:

http://get.adobe.com/br/reader/

Fraternalmente, cumprimentam os amigos da

Área de Divulgação

Centro Espírita Bezerra de Menezes

www.bezerramenezes.org.br

Leia o Jornal Espírita de Uberaba, MG

Newsletter na Fundação Maria Virgínia e J. Herculano Pires

Chico Xavier pede licença

Edição 10 | Março de 2011


PALAVRA DE BOM ÂNIMOFrancisco Cândido Xavier


Envio-lhe o soneto que nos foi dado pelo poeta Cruz e Souza, muito lembrado por nós, num grupo de amigos, na véspera da sessão em que nos visitou. Alguns companheiros, entre eles senhoras da Guanabara, falavam sobre a possibilidade de recebermos mediunicamente uma página do poeta.

Um dos participantes da nossa conversação expressava o desejo de obter de Cruz e Souza algumas palavras de bom ânimo, em vista dos tropeços que vem atravessando na seara da fé, ante o trabalho de fraternidade que lhe foi confiado.

No dia seguinte, as nossas irmãs do Rio nos convidaram para ligeiro culto de oração. Para centralizar os pensamentos na prece, recorremos à leitura de O evangelho segundo o espiritismo, que nos ofereceu o item 15 do capítulo XVIII para meditação.

Ao término do nosso ligeiro encontro espiritual, o nosso amigo Cruz e Souza veio até nós e deu-nos a página que envio, evidentemente dedicada em espírito ao amigo que esperava por ele. Sentindo que esse apelo nos serve a todos, passamo-lo às suas mãos, na ideia de que possa ser aproveitado em nossas publicações aos domingos.

AO CULTIVADOR DO BEM Cruz e Souza


Companheiro da Terra!... Companheiro,
Não te doa servir no solo obscuro,
Resguarda o sonho luminoso e puro
Sob os clarões do Júbilo primeiro...

Vara lama, canícula, aguaceiro,
Vence o caminho áspero e inseguro,
Plantando o Bem nas leiras do Futuro,
O Trigo excelso do imortal celeiro!...

Sofre, mas segue além das próprias dores,
Sê bondade e perdão por onde fores,
Olvida em prece o espanto que te invade.

Serve, tropeça, ergue-te e confia,
E encontrarás as fontes da alegria
Nas colheitas de luz da Eternidade.

(Soneto recebido em reunião da manhã de 18/12/1973, em Uberaba, MG)


A VOZ DA EXPERIÊNCIA J. Herculano Pires (Irmão Saulo)


Fala a voz da experiência neste soneto de Cruz e Souza. Quem conhece a vida do poeta, facilmente o reconhece nestas estrofes. Negro e pobre, arredio, fugindo às glórias ilusórias da Terra, sofreu na carne as provas do exílio e morreu tuberculoso. Seu talento fulgurante e sua poesia exponencial só foram reconhecidos depois da sua morte. Era o poeta maior do nosso simbolismo e não o reconhecerem em vida. Ele mesmo se retratou no soneto “Vida obscura”, como se vê no seu primeiro quarteto:

Ninguém sentiu o teu espasmo obscuro,
Ó ser humilde entre os humildes seres.
Embriagado, tonto de prazeres,
O mundo para ti foi negro e duro.

No soneto “Assim seja”, escrito em vida, como o acima citado, Cruz e Souza já dava conselhos semelhantes ao que agora envia ao companheiro que lhe suplica palavras de bom ânimo. Vejamos o seu ultimo terceto:

Morre com o teu Dever: Na alta confiança
De quem triunfou e sabe que descansa
Desdenhando de toda a Recompensa!

Setenta e seis anos após a sua morte, o poeta nos envia sonetos que o identificam pelo estilo, a temática e a posição pessoal diante do mundo e da vida. Os céticos perguntam se ele não teria evoluído, se não devia estar compondo em ritmo moderno. Se procedesse assim, como identificar-se? Neste caso, os céticos diriam: “Isso não é Cruz e Souza!”

O espírito volta, pelo pensamento, às posições antigas, reencontra o tempo perdido e nele se reintegra para nos dar a sua ficha de identidade. “Livro da matéria escrava”, só ele mesmo escreveu em vida no soneto “Livro”. O poeta se torna senhor tempo, que não é mais irreversível como lhe parecia na Terra.

A experiência da sua própria dor então lhe serve para socorrer os que ainda sofrem no exílio. E ensina os que padecem a transformar o lodo em astros, como já antevira no soneto “Clamor Supremo”, que nos deixou na sua poética terrena.

Artigo publicado originalmente na coluna dominical "Chico Xavier pede licença"
do jornal Diário de S. Paulo, na década de 1970.

(Informação recebida em email de newsletter@herculanopires.org.br)

1ª. Mostra TVCEI de Vídeos Espíritas

Relatos de médiuns ostensivos serão os atrativos do evento promovido pela TVCEI

A trajetória mediúnica de Francisco Peixoto Lins, o “Peixotinho”, as encarnações marcantes do Espírito “Joanna de Ângelis” e a história de quatro médiuns ostensivos e seus relatos desde a infância serão os atrativos da 1º Mostra TVCEI de Vídeos Espíritas. O evento é promovido pela TV do Conselho Espírita Internacional (TVCEI), com o objetivo de levar ao público espírita e simpatizante as melhores produções realizadas em DVD pela TV espírita.

A Mostra será aberta com a história do maior médium de materialização do Brasil relatada no documentário “Peixotinho e a Materialização dos Espíritos”. Os relatos ficam por conta dos próprios filhos do médium e do biógrafo, Humberto Vasconcelos, contando casos que vão desde fatos de materializações luminosas até a materialização de Clarêncio, ministro da cidade espiritual Nosso Lar.

No segundo dia, será exibido o vídeo “As Vidas de Joanna de Ângelis”, que traz os relatos do médium Divaldo P. Franco oferecendo informações curiosas sobre as encarnações e a missão do Espírito Joanna de Ângelis, guia espiritual do médium baiano.

No último dia do evento será a vez do documentário “Mediunidade Descoberta”. Os médiuns Mayse Braga, Geraldo Campetti, Sandra Ventura e Ricardo Silva, contam casos peculiares, tristes, alegres e sublimes que os envolveram desde a infância em suas existências repletas de intenso intercâmbio com o mundo dos Espíritos.

A 1ª Mostra TVCEI de Vídeos Espíritas acontece de 29 de abril a 01 de maio de 2011, com a presença de palestrantes da FEB e FEDF. O evento conta com apoio da Comunhão Espírita de Brasília e será realizado no seu auditório. Ao final de cada exibição o público poderá participar de um debate sobre os documentários. A entrada é gratuita e o evento será transmitido, ao vivo, pela TVCEI. ( www.tvcei.com )

Serviço: 1º Mostra TVCEI de Vídeos Espíritas

Agenda: Sexta, 29/04, 20h

“Peixotinho e a Materialização dos Espíritos”

Debatedor: Antonio Cesar Perri de Carvalho

Sábado, 30/04, 19h

“As Vidas de Joanna de Ângelis”

Debatedor: Geraldo Campetti

Domingo, 01/05, 16h

“Mediunidade Descoberta”

Debatedor: Mayse Braga

Local: Comunhão Espírita de Brasília (Av. L2 Sul, Qd. 604, Lt. 27 - Brasília – DF)

Realização: Conselho Espírita Internacional e Comunhão Espírita de Brasília

Apoio: Programa Transição

Contato: tvcei@tvcei.com


Palestra com Umberto Fabbri e harmonização por Dannilu na FEESP São Paulo

(Informação em email de Regina Bachega)

Palestra com Rosangela Pires Guarulhos, SP

PALESTRA COM

Tema : LEI DO AMOR

Dia 24.03.11 às 20h00.

CENTRO ESPIRITA CHICO XAVIER – GUARULHOS

RUA GERALDO MARQUES, 62 – GOPOUVA – GUARULHOS

FONE 8858 0314

(Informação em email de guamalher guamalher@gmail.com)