BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

domingo, 3 de abril de 2011

Fonte: http://espitirinhas.blogspot.com/

Focalizando o Trabalhador Espírita Orlando dos Santos Carvalho

Orlando dos Santos Carvalho



Entrevista para Ismael Gobbo ao Notícias do Movimento Espírita



O entrevistado Orlando dos Santos Carvalho é um português da região de Coimbra e presidente do GEB- Grupo Espírita Batuíra, sediado em Lisboa. Conheceu o Espiritismo na cidade de São Paulo, no Brasil, para onde se mudou no ano de 1966. Ali conheceu o Grupo Espírita Batuíra onde trabalhou ao lado de seu fundador, o médium Spártaco Ghilardi. Orlando conheceu Chico Xavier e foi através dele que recebeu a orientação de Batuíra para retornar a Portugal e ali difundir o Espiritismo. Nesta entrevista realizada pelo nosso companheiro de ideal espirita Nuno Emanuel, residente em Lisboa, Orlando Carvalho nos conta um pouco de suas experiências no movimento espírita brasileiro e português.


Pode nos falar um pouco de si? Onde nasceu, constituição da sua família, sua profissão, fatos da sua vida que queira relatar?



Nasci em Vila Nova de Poiares, localidade situada a 17 km de Coimbra. Sou casado com Maria Aldina Seco Carvalho, de cujo casamento temos dois filhos Vitor e Raquel. Do primeiro temos os netos George, Diserrée e Tatiana e da filha Rachel os netos Michelie, Bruna e Camila. Atualmente estou aposentado, mas enquanto vivi no Brasil, dediquei-me à construção civil. Quando voltei para Portugal, montei uma empresa de “vending”, negócio que mantive até à minha aposentadoria, há poucos meses.



Foi no Brasil que o senhor conheceu o Espiritismo?



Em 1966 emigrei para São Paulo e, pouco tempo depois, vim a conhecer o Espiritismo, por causa do despertar da mediunidade ostensiva da minha esposa. Foi nesta altura que conheci o grande médium Spártaco Ghilardi, que fundou em 1964 o Grupo Espírita Batuíra, em São Paulo. Foi nessa casa espírita que me acolheu que comecei a frequentar o Espiritismo e nela que aprendi o que sei da doutrina.



Do tríplice aspecto da doutrina há algum que mais o sensibiliza?



Para mim, o aspecto religioso é o mais importante. Chico Xavier sempre afirmou que se tirassem Jesus da Doutrina, ele saía do Espiritismo e ficava com o Cristo. Pois bem, eu penso exatamente o mesmo e, por isso, a nossa Casa segue o ideal de Ciência, Filosofia e Religião, e não outras tendências que afirmam que o Espiritismo não é uma doutrina religiosa. Para mim, é, e sempre será, e esta é a linha seguida pelo Grupo Espírita Batuíra, de Algés.



Sabemos que conheceu Chico Xavier. Pode nos descrever os contatos que manteve com ele e que testemunhos tem desse convívio?



Em fins de 1967 tive a honra de conhecer pessoalmente Chico Xavier, encontro este que me provocou uma enorme emoção. A partir dai, os meus contatos com ele foram permanentes e posso dizer que eu fazia parte do círculo das pessoas que conviviam mais intimamente com ele, já que frequentava a sua própria casa.

Os episódios que testemunhei nesses encontros foram inúmeros e muito importantes, pois em sua casa conheci e convivi de muito perto com numerosas personalidades espíritas, além do próprio Chico que, como todos sabemos, foi o ser humano mais parecido a Jesus que nasceu no séc. XX.



De que forma o espírito de Batuíra teve influência no seu regresso a Portugal? Qual o primeiro pensamento/sentimento que lhe ocorreu quando recebeu a mensagem de Batuíra através de Chico Xavier?



A influência de Batuíra na minha decisão de voltar para Portugal foi determinante. Na verdade, nunca tinha pensado em voltar a viver em Portugal e quando ouvi Batuíra dizer-me, através de Chico: “Filho, vamos regressar às nossas raízes” fiquei atónito mas, logo ali, decidi seguir as suas instruções.





Como foi voltar às suas raízes 25 anos depois? Qual foi a sua trajetória no movimento espírita português?



Quando aqui cheguei fui morar em Coimbra e comecei imediatamente a procurar um Centro para me acolher, tendo conhecido alguns. Entretanto, resolvi vir morar em Lisboa e aqui, tive ocasião de frequentar algumas Casas espíritas, até que, finalmente, com um grupo de 15 pessoas decidimos fundar o nosso próprio Centro, ao qual foi dado o nome de Grupo Espírita Batuíra, em homenagem a esse benfeitor que é o meu mentor espiritual. Nele, foram implantadas as mesmas orientações espirituais seguidas no Grupo do mesmo nome de São Paulo.



E quando se deu a fundação do Grupo Espírita Batuíra em Algés?



O GEB abriu as suas portas no dia 8 de Julho de 1997, no mesmo dia em que se comemoravam os 70 anos da primeira comunicação psicográfica recebida por Chico Xavier, que aconteceu em Pedro Leopoldo, no estado de Minas Gerais, no Brasil, aos 8 de Julho de 1927.



Quais os principais objetivos do GEB?



O objetivo primordial do GEB é a divulgação da Doutrina Espírita, sob a ótica espírita-cristã. E para que esta divulgação pudesse ser implementada em todos os níveis, o GEB criou sucessivamente – com estatutos totalmente independentes –, a “Verdade e Luz”- Editora e Distribuidora Espírita e a sua “filha”, a Revista Espírita “Verdade e Luz”. Este nome foi uma homenagem que quisemos prestar ao nosso Mentor, já que ele, nos idos de 1890, criou e distribuiu um jornal a que deu o nome de “Verdade e Luz”, que foi o primeiro do gênero a circular no estado de São Paulo, assim como, poucos anos depois, deu também este mesmo nome a uma Instituição Espírita que ainda hoje continua ativa, na Rua Espírita, em São Paulo.



Como tem decorrido o trabalho na Editora e distribuidora “Verdade e Luz”?



Quanto à “Verdade e Luz”- Editora e Distribuidora Espírita, publicou os 3 primeiros livros da Codificação: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns e O Evangelho Segundo o Espiritismo, estando no prelo os 2 que faltavam, O Céu e o Inferno e A Génese. Além destes, foram lançados ainda: Evangelho no Lar, Fui Um dos Setenta e, recentemente, Chico Xavier, Páginas de Uma Vida.



Que tipo de tarefas de assistência social o GEB desenvolve?



Fundamos também a Associação Frei Fabiano de Cristo, uma IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social), na qual estão reunidos todos os nossos trabalhos de assistência social: distribuição de sopa e roupa aos sem abrigo das cidades de Lisboa e de Oeiras, às terças, quartas e sextas feiras, sábados e domingos; distribuição aos sábados de manhã de “um pão, um gesto de amor”, às crianças de um bairro carenciado dos arredores de Lisboa; “O cantinho do bebê” que, tal como o nome indica, se dedica a ajudar grávidas e lactentes até aos 2 anos; e ainda a distribuição de roupas e de uma “Cesta Básica” para cada uma das 60 famílias carenciadas, que estão devidamente registadas e que visitamos periodicamente.



Relate-nos os motivos da viagem e da homenagem a Batuíra em Vila Meã (Vila Real).



No dia 19 de Abril de 2009, cerca de uma centena de trabalhadores e frequentadores do GEB deslocaram-se ao lugar que viu nascer o nosso mentor, para lhe prestar sincera e merecida homenagem. Foi possível concretizar um sonho antigo: afixar uma placa comemorativa na casa onde nasceu Batuíra. Retificou-se assim o local e a data de nascimento constantes da sua biografia, estando a certidão de nascimento de posse do GEB de Algés.



Sr. Orlando, sendo um dos divulgadores da obra do médium Spártaco Ghilardi, em Portugal, pode nos falar um pouco da história dele?

Como já tive oportunidade de mencionar acima, Spártaco Ghilardi era um grande médium. Possuía vários tipos de mediunidade: vidência, audiência, psicografia, sendo também médium receitista e de desdobramento. Para o Dr. Ary Lex, médico, membro da Associação Médico-Espírita de São Paulo e uma das pessoas mais respeitada dentro do movimento espírita, Spártaco Ghilardi fazia parte do trio de médiuns, juntamente com Chico Xavier e Maria Modesto Cravo, em que ele confiava. Convivi com Spártaco como se fossemos da mesma família. Além da amizade que nos unia, eu fazia as vezes de seu motorista particular, porque ele não guiava nem tinha carro e era eu que, sempre que ele precisava, o levava a todos os locais, inclusivé às visitas periódicas que ele fazia aos hospitais, onde ia levar conforto aos doentes internados. Por outras palavras: foi Spártaco quem orientou sempre a minha vida espiritual, já que era o intermediário de que Batuíra se servia para me dar as orientações, fato que continua a dar-se até hoje, agora, desde o Além.



Quais as personalidades mais marcantes no início da divulgação da doutrina espírita em Portugal?


Quanto às principais figuras do início da Doutrina Espírita no nosso País, para mim, são sem qualquer gênero de dúvida, o médico e vice-presidente da Federação Espírita Portuguesa nos anos 20 do século passado, Dr. António Joaquim Freire, e também o Engº Lobo Vilela, igualmente membro da mesma Federação. Estas duas entidades juntaram-se desde o princípio à equipe liderada por aquele que foi o meu médico particular e um bom amigo, Dr. Eurico Branco Ribeiro (fundador da AME São Paulo), para o início da AMEPortugal. E já agora, acrescento que foi através da mediunidade de Spártaco Ghilardi que foram transmitidas as orientações do Dr. Bezerra de Menezes e de Batuíra, para a fundação, tanto da AME São Paulo como da AMEPortugal.



O GEB teve um contributo importante para a realização das cinco Jornadas de Medicina e Espiritualidade em Portugal. Como tem sido organizar estes eventos responsáveis pela divulgação do Espiritismo também para fora do âmbito do movimento espírita?



O Grupo Espírita Batuíra- GEB esteve realmente na gênese da realização de todas as Jornadas, ao pôr os seus trabalhadores ao dispor da Dra. Marlene Nobre, presidente da Associação Médico-Espírita Internacional, a fim de que ela pudesse concretizar o seu sonho, e do Mundo Maior, de realizar Jornadas Médico-Espíritas anuais em Portugal.



No GEB há um Grupo de estudos da Associação Médico-Espírita de Portugal. Quem pode participar nesse grupo?



Relativamente ao estudo realizado semanalmente, quer pela AMEPortugal quer pela AME LISBOA, devo esclarecer que o Grupo Espírita Batuíra se limita a emprestar um espaço nas suas instalações. Quanto ao resto, tudo está nas mãos dos presidentes das duas Associações, os Drs. Francisco Ganhão e João Jacinto. No entanto, sabemos que de acordo com os respetivos Estatutos, das Associações só podem participar médicos inscritos na Ordem, enfermeiros diplomados e psicólogos.



Já há datas e convidados confirmados para as próximas Jornadas?



Posso anunciar que muito em breve será publicado o Programa das VI Jornadas Portuguesas de Medicina Espiritualidade, que terão lugar neste ano de 2011.










Legenda: Orlando Carvalho com Joaquim Alves, o “Jô”, este já desencarnado; Orlando Carvalho ajudando Chico Xavier no tradicional encontro anual no Pinheiros, na cidade de São Paulo; Orlando Carvalho com Eurípedes Higino dos Reis, filho adotivo de Chico Xavier; Orlando nas 5ª. JME- Jornadas medicina e espiritualidade; 4ª. JME - apresentadora Marta Rosa e Orlando Carvalho; Orlando atrás de Marlene Nobre na 1ª JME(2006); 5ª. JME - distribuição de rosas “Isabel d´Aragão; idem; Editora Verdade e Luz nas 5ª. JME; equipe de oradores das 5ª. Jornadas Medicina e Espiritualidade 2010; placa na casa onde nasceu Batuíra (descerrada em Abril 2009); casa de Batuira em Alges.

OBS: AS FOTOS Desta entrevista só PODERÃO SER UTILIZADAS EM OUTRAS PUBLICAÇÕES MEDIANTE AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO entrevistadO.



Lançamento “Luiz Sérgio – trajetória de um ser imortal” Brasília, DF

NA DIVULGAÇÃO ANTERIOR FALTOU A DATA

(Informação recebida em email de Alexandre Magno alexandre@febos.org)

Almoço Italiano do NESJ São Paulo

(Informação recebida em email de Esmeralda David esmeraldacitri@hotmail.com)

Programação do C.E. Seara do Mestre São Paulo, SP

Reuniões Públicas

DATA

PALESTRANTE

TEMA

01/04/11

20h

Deusa Samú

Despertai (Efesios 5:14)

02/04/11

sáb

09h

Alexandra
Fraternidade dos Humildes

Trabalhadores de última hora

02/04/11

sáb

15h

Débora

Falsos Cristos e falsos profetas

05/04/11

20h

Andréa de Mauro

Amai os vossos inimigos

Sua opinião é muito importante para nós. Utilize a caixa de sugestões que está próxima a recepção e deixe seu recado!!!

A Assistência Social conta com a colaboração de todos doando alimentos não perecíveis e também a doação de roupas de bebês, podem ser NOVAS ou USADAS.

As inscrições para os cursos de 2011 estão abertas, informações na Secretaria.



--
Centro Espírita Seara do Mestre
R. Carlos Roberto Cavanhas, 392 - V. Rubi
São Paulo - SP
04823-120

(Informação em email de Seara do Mestre searadomestre@gmail.com)

Informes do Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental Goiânia, GO

“Vaga de emprego no Batuíra”



O Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental está selecionando candidatos para os seguintes cargos na Entidade:

a) Médico plantonista (1 vaga)
b) Técnico em enfermagem sexo masculino (1 vaga)
c) Auxiliar de serviços gerais ambos os sexos (1 vaga)

Os interessados devem encaminhar currículo para o e-mail: batuira@batuira.org.br ou entregar na recepção da Entidade: Avenida Eurico Viana, Quadra 44, Setor Jardim Goiás, Goiânia - GO, telefone 3281 0655.

Fundado em 1949, o Batuíra é um hospital 100% SUS e atende gratuitamente homens e mulheres que sofrem de transtorno mental ou alcoolismo.

Fraternalmente

Sérgio Luís Haas

(Informações recebidas em email de batuira@batuira.org.br)


Ajude o Batuira

Saudações, prezados senhores.

Peço novamente a sua ajuda para divulgar a nota abaixo. Sua solidariedade tem permitido que mais pessoas colaborem com o Batuíra.

Muita Paz, Luz e Saúde!

Fraternal abraço,

Sérgio Luís Haas
9948 4870

*-*-*

“SOS Batuíra: frutas, suco em pó, margarina, alho e óleo”

O Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental está solicitando a sua colaboração, de entidades e de empresários para receber doações defrutas, suco em pó, margarina, alho e óleo para os mais de 60 pacientes em tratamento que sofrem de transtorno mental ou alcoolismo.

Qualquer quantidade é muito bem vinda. As doações podem ser entregues diretamente no Batuíra: Avenida Eurico Viana, Quadra 44 - Setor Jardim Goiás - Goiânia - GO

Fundado em 1949, o Batuíra é um hospital 100% SUS e atende gratuitamente homens e mulheres que sofrem de transtorno mental ou alcoolismo.

Informações: fone (62) 3281 0655 ou pelo site: www.batuira.org.br

FEB lança kit promocional

Comemorando os 150 anos de O Livro dos Médiuns a Federação Espírita Brasileira lança o kit contendo aquele livro e mais o Orientação ao Centro Espírita.

Veja aqui:

http://www.feblivraria.com.br/Livros/Kits-e-colecoes/Kit-promocional-150anos-o-livro-dos-mediuns.html?acao=DT&prod_id=262439&dep=1190&secao=4884&pedido=65717716&codbar=76513210

Programação do C.E. Semeadrua de Jesus Guarulhos, SP

Olá Amigos!

Abaixo a programação das palestras de Abril/2011 do

Centro Espírita Semeadura de Jesus

Aguardamos a todos com muito carinho

Grande Abraço

Edson


CENTRO ESPÍRITA SEMEADURA DE JESUS

Rua Alexandre de Oliveira Calmon, 192 - Guarulhos (SP)

Próximo ao Colégio Agnus Dei (Antigo 9 de Julho) na Av. Salgado Filho (Descendo a Rua da Escola é a 1ª esquina do lado esquerdo)

PROGRAMAÇÃO DE PALESTRASABRIL/2011

( Horário das Palestras: 20h00min)

Data

Palestrante

Tema

04/04/11

Roseli Custódio Garcia

A Construção da Confiança

11/04/11

Vozes Eternas

Palestra Musical

18/04/11

William Sanches

Vem Ser!

25/04/11

Silvio Luiz Lemos Silva

A Lógica da Paciência e do Perdão

18/04/1857

Publicação de O LIVRO DOS ESPÍRITOS


(Informação em email de Regina Bachega)

14º. Encontro da Familia do C.E. Estrela da Paz São Paulo

(Informações em email de Aliança Espírita de Propaganda e Caridad Propaganda e Caridade g.ae.p@hotmail.com)

Encontro do Movimento Espírita de Integração São Paulo

Palestras com música no Maria Benta São Paulo

Desencarnações Coletivas e o Mal e o Remédio.

Palestrantes: Sérgio Pinheiro e Paulo Freitas.

Local: Maria Benta, Rua Vieira Portuense, 341, Jabaquara, próxima à estação Jabaquara do Metrô.

Data e horário: 04/04/2011, das 20:00h às 21:00h.

Parte Artística: Itamar Santiago.

Palestra n.º 1 – Sergio Pinheiro, Tema: Desencarnações Coletivas

Sinopse: Há alguns anos Chico Xavier pediu a seu mentor Emanuel orientações sobre o choque que causam as tragédias ondes muitas vidas acabam, aparentemente por obra do acaso. O mentor nos orienta, consolando-nos, através da lembrança de alguns princípios básicos da doutrina espírita. Alguns fatos da vida desorientam-nos apenas quando não recorremos de forma correta ao legado de Kardec que tem sempre uma orientação segura para nossa existência e à constante assistência do plano espiritual.

Currículo: Sérgio Pinheiro, trabalhador espírita da Maria Benta desde 1987. Psicólogo Clínico atuante na Prefeitura de São Paulo e em seu Consultório: Maiores inf. favor acessar www.sergiopsicologo.com

Palestra n.º2: Paulo Freitas, Tema: O mal e o remédio

Sinopse: Que remédio poderia ser dado aos que foram atingidos por obsessões cruéis e males pungentes?

Currículo: Paulo Freitas, nasceu em 1955, é casado com Julia da Franca Freitas e possui 3 filhos, Paula, Marina e Gabriel.

Formado em engenharia civil, é empresário e dedica-se à construção de bombas industriais e navais.

É espírita há aproximadamente 35 anos, tendo feito os seguintes cursos: ESPIRITIMO I E II , MEDIUNS, OBSESSAO e PASSES, posteriormente, ministrou CURSOS DE OBSESSAO E DE MEDIUNS.

Paulo chegou à Maria Benta através da Seara Bendita, por volta de 1982, colaborando, inicialmente, nas áreas de Passes, Evangelho no Lar e Exposições. Atualmente é um dos Dirigentes do Trabalho Passe Espiritual para o Físico, que ocorre às sextas-feiras, com freqüência quinzenal. Paulo Freitas integra a Diretoria da Maria Benta.

(Informação em email de Jorge Rezala)

Almoço com música no CESAK Bruxelas, Bélgica

DOMINGO, 3 de abril de 2011, 12h 30min

Bonjour à tous,

nous avons encore quelques places pour notre repas.

Ce dimanche 03/04/2011 à 12h30

à Evere

Menu: Moqueca de poisson (plat de poisson acompagné de riz)

Prix: 13,00 €

Ce prix comprend: le cocktail, plat principal, dessert, café et une boisson (toute boisson supplémentaire sera payante) - pas de boissons alcoolisées.

et tout ça avec une très bonne ambiance musicale.

Vous pouvez reserver via cette email ou à la bibliothèque du CESAK

--
Anabela

CESAK, asbl

Naître, mourir, renaître encore et progresser sans cesse, telle est la loi...
(Allan Kardec)
Nascer, morrer, renascer novamente e progredir sem cessar, esta é a lei....
(Allan Kardec)

http://bruxelles.cesak.org/
http://cesakbruxelles.blogspot.com/
www.tvcei.com
www.spirite.be

(Informação recebida em email de Centre d'études Spirites Allan Kardec cesakbruxelles@gmail.com)

Programação de palestras para a Casa da Caridade Araçatuba, SP

CASA DA CARIDADE

DEPARTAMENTO DA ALIANÇA ESPÍRITA VARAS DA VIDEIRA

RUA PÉRICLES PIMENTEL SALGADO, 1010, JARDIM UMUARAMA, ARAÇATUBA, SP

[clip_image020.jpg]

CASA DA CARIDADE. FUNDADA EM 03-11-1990

ESCALA DE PALESTRAS PÚBLICAS: ABRIL DE 2011

HORÁRIO 20 HORAS. ENTRADA LIVRE

DATA

TEMA

FONTE

ORADOR

05

BEM-AVENTURADOS OS POBRES DE ESPÍRITO

*Ese

CAP. VII

LUIZ CARLOS ROCHA

12

BEM-AVENTURADOS OS QUE TÊM PURO O CORAÇÃO

*ESE

CAP. VIII

MARIA DA GRAÇA GALETTI

19

BEM-AVENTURADOS OS QUE SÃO BRANDOS E PACIFICOS

*ESE

CAP. IX

JOSÉ SYLVIO MÓDENA

26

BEM-AVENTURADOS OS QUE SÃO MISERICORDIOSOS

*ESE

CAP. X

CARMEM EMILIA RUAS ESGALHA

ANTECEDENDO O ESE, COMENTÁRIOS EM SEQUÊNCIA DE O LIVRO DOS ESPÍRITOS

*ESE- O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO

Allan Kardec. Codificador do Espiritismo

Dia 18 de abril de 1857, em Paris, foi lançado O Livro dos Espíritos

Palestra “Música e Energia” com Prof. Mário Ficarelli São Paulo

Convite imperdível para 6 de abril, às 20h30, no CCDPE-ECM

Palestra “Música e Energia”

Os sons da vida estão em toda parte… Impressionando nossos sentidos, interagindo com o nosso íntimo, penetrando profundamente em nosso ser.

Venha sentir, perceber e se emocionar na sonora palestra com o Prof. Mário Ficarelli!

Data: 6 de abril de 2011 - 4ª feira - às 20h30

Local: Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo Eduardo Carvalho Monteiro - CCDPE-ECM

Endereço: Alameda dos Guaiases, 16 - Planalto Paulista - São Paulo-SP (altura do 1435 da Av. Indianópolis, esquina com Av. Nhandú. Estação de metrô mais próxima: Praça da Árvore) Veja o mapa no site: www.ccdpe.org.br

Entrada Franca - não precisa de inscrição

O Palestrante

Mário Ficarelli é professor de música da Universidade de São Paulo (USP) e Compositor.

Entre suas obras, constam mais de 150 composições escritas para quase todas as formações instrumentais: orquestra, banda, de câmara, vocal, coral e ópera, possuindo inúmeros prêmios nacionais e internacionais. Seus trabalhos têm sido executados por grandes orquestras no Brasil, América do Norte e Europa.

Foi por muitos anos diretor do Departamento de Música da Escola de Artes e Comunicação da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e professor de composição .

Dedicado também ao magistério, lecionou Composição e disciplinas relacionadas na FAAM – Faculdade de Artes Alcântara Machado (FMU), de 1977 a 1983, e a partir de 1981 na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, onde foi professor Livre Docente em Composição, atuando na Direção do Departamento de Música de 1997 a 2005.

Desde 1975 é membro da Sociedade Brasileira de Música (Associação Brasileira dos Compositores Contemporâneos), desde 1994 é presidente da Academia Brasileira de Música, desde 1992 é também membro do SUISA (Swiss Copyright Society).

Seu nome é verbete em destacadas publicações, tais como, Groves Dictionary of Music e Who’s Who in the World.

OBS. O PROFESSOR FICARELLI DEVERÁ PROGRAMAR UM CURSO SOBRE MÚSICA NO CCDPE-ECM. FIQUE ATENTO!

(Informação em emails de Julia Nezu, Jorge Rezala, Regina Bachega, Norberto Fátima norbertoefatima@gmail.com)

Seminários com Dr. Andrei Moreira Yverdon-les-bains, Suiça

(Informações em email de Claudia Werdine, Madrid, Espanha)

As mães de Chico Xavier em Araçatuba, SP

COM ESTRÉIA DIA 1º. DE ABRIL

(Informação em email de Sirlei Nogueira)

Neste domingo. Abertura da 1ª. Semana Espírita de José Bonifácio, SP

Dia 3 de abril de 2011, a partir das 9h 30min, no recinto da Câmara Municipal, acontecerá o Seminário “Educando Sentimentos para uma Nova Era”, com Deusa Samú, da cidade de São Paulo .



DEUSA SAMU

(ACERVO PARTICULAR)

A parte artística estará a cargo do grupo musical Seareiros do Mestre, de Birigui, SP.

(Informações em emails de Ditinha Calixto e Rafael Zago)

Dr. Elias Barbosa desencarnado em Uberaba, MG, no dia 31 de março de 2011Dr. Elias Barbosa desencarnado em Uberaba, MG, no dia 31 de março de 2011

(Informação recebida em email do IDE, Araras, SP)

Sr. Jaques Albano da Costa desencarnado no dia 28 de março de 2011, em Pedro Leopoldo (MG)

Ismael, na foto estão Jaques Albano da Costa e Geralda da Conceição Albano. No dia 28 de abril eles completariam 60 anos de casados.

Jaques Albano iniciou na Doutrina espírita no início da década de 50 e permaneceu fiel, em todos estas anos, aos princípios abraçados, trabalhando com muita dedicação no Centro Espírita Luiz Gonzaga.

Ser humano de uma simplicidade impar. Pai dedicado e amoroso. Grande amigo de Chico Xavier. Para nós pedroleopoldenses a Padaria Jaques foi, é e continuará sendo uma referência na qualidade dos seus produtos. Mesmo porque o ofício como padeiro foi aprendido com D. Hermelita, na cidade de Matozinhos, uma outra valorosa trabalhadora da nossa Doutrina.

Dizia o Chico Xavier que o melhor presente que poderemos oferecer a uma pessoa é a oração. Portanto, que Jesus abençõe o nosso irmão para que ele possa prosseguir em suas novas atividades e compromissos.

Jhon Harley M Marques (Pedro Leopoldo, MG)

Lembranças

Adelvair David

É muito comum ouvirmos relatos de todas as idades a respeito de lembranças, embora mais frequente no homem mais maduro.

O tempo que passou se nos apresenta cheio de imagens, sons e movimentos, encantando-nos pela magia dos fatos vividos que carrega. Bons ou ruins são reais e repletos de detalhes que podem ser reproduzidos quando se fala a respeito deles. Cada pessoa tem uma história para contar e na maioria das vezes o faz com tamanha perfeição que temos a impressão que acabou de vivê-la.

A experiência humana é tão importante que o espírito grava na sua essência todos os detalhes da sua vida; cada instante, principalmente da sua relação com o seu semelhante lhe é muito importante para o desenvolvimento intelectual e moral, formando lembranças tão vivas que representam o foco do interesse de todos neste mundo. Normalmente vivemos às voltas com nossas recordações.A aprendizagem proporcionada pelos atos acertados ou enganosos auxiliam a alma humana a direcionar-se para o caminho melhor no presente e no futuro.

Qualquer pessoa pode aprender com suas vivências, desde que deseje é claro; gozamos todos de livre arbítrio, que é a liberdade para escolher para onde desejamos seguir; o que não se pode esquecer é que se a semeadura é livre a colheita é certa, conforme nos ensina o Senhor e Mestre Jesus “a cada um segundo as suas obras”; por isso necessário aprender com as situações vividas, para reforçar o bem e evitar o mal. Viver intensamente de maneira equilibrada e sensata, vislumbrando um futuro de paz e harmonia é o dever de todo aquele que deseja ter sossego de alma. Quem só tem lembranças amargas para se recordar e apenas a elas se prende, pode estar deixando a vida passar sem melhores vivências nos campos do amor. A indiferença, por exemplo, é crime consciencial tendendo ligar a pessoa a recordações ruins do ontem que lhe sufocam causando tormentos mentais, porém, o respeito e interesse pelas necessidades dos outros promove bom sono embalado em belas imagens das situações boas vividas, dando repouso ao espírito. Neste sentido, uma mente conturbada e cheia de preocupações sobre um travesseiro de cetim, este lhe parecerá de pedra; outra mente silenciosa, cheia de boas lembranças, sobre uma pedra a beira do caminho, esta lhe parecerá de cetim. ACALMA OS TEUS ANSEIOS NOCIVOS PACIFICANDO O TEU CORAÇÃO EM UMA VIDA CARIDOSA E TERÁ O BEM PARA RECORDAR, CONCEDENTO-TE PAZ.

Autor: Adelvair David - publicada no Jornal "Folha Noroeste" da cidade de Jales, em 26-03-11

Parabéns, Francisco Cândido Xavier pelo seu aniversário!

Chico, o nosso muito obrigado por tudo o que você fez e continua fazendo por todos nós. Não há palavras para expressar a nossa gratidão. Um afetuoso abraço e um beijo no coração.

CHICO XAVIER

Pedro Leopoldo, 2-4-1910 Uberaba, 30-06-2002

(Foto com Chico psicografando recebida de Jhon Harley M Marques, Pedro Leopoldo, MG)

LEIA A BIOGRAFIA DE FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER

ACESSE AQUI: http://www.feparana.org.br/biografia.php?cod_biog=59

Newsletter DIJ Lisboa Portugal

(Recebida em email de Nuno Emanuel, Lisboa, Portugal)

Agenda de palestras com Wanyr Caccia Abril de 2011

(Informações em email de Regina Bachega)

Palestra musicada com Wanyr Caccia Guarulhos, SP

SAIBA MAIS SOBRE WANYR CACCIA ACESSANDO:

http://ismaelgobbo.blogspot.com/2011/03/focalizando-o-trabalhador-espirita_27.html

(Informações em email de Rosana romiranda@trevisan.adv.br)

Seminário com Sebastião Camargo São Paulo, SP

(Informação recebida em email de Mara Freitas)

Lançamento “Luiz Sérgio – trajetória de um ser imortal” Brasília, DF

(Informação recebida em email de Alexandre Magno alexandre@febos.org)

1ª. Semana Espírita de José Bonifácio, SP

ATENÇÃO

OBSERVAR ALTERAÇÕES EM RELAÇÃO AO CARTAZ ANTERIORMENTE DIVULGADO

(Informação em email de Ditinha Calixto)

Feira Cultural Eurípedes Barsanulfo (São Miguel Paulista) São Paulo

09 / 04 / 2011 - sábado

16 às 19h

CENTRO ESPÍRITA ADOLFO BEZERRA DE MENEZES

Rua Camomila, 375 - Jardim Helena

www.ceabem.com

Atividades:

- Espaço Eurípedes com Exposição e Vídeo;

- Oficina de artesanato;

- Oficina de astronomia;

- Arte em informática;

- Oficina de artes;

- Brincando com a Língua Portuguesa;

- Palestra

Teremos também a nossa Cantina em funcionamento com a venda de deliciosos quitutes.... PARTICIPEM!!!!

REALIZAÇÃO: Centro Espírita ADOLFO BEZERRA DE MENEZES

Apoio: USE DISTRITAL de SÃO MIGUEL PAULISTA