BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Simetrias Históricas A psicografia como fonte de pesquisa acadêmica

Entrevista com Nadia Rodrigues Alves Marcondes Luz Lima

publicada no Correio Fraterno Abril de 2011

Nadia Rodrigues Alves Marcondes Luz Lima

Natural de Franca, SP, Nadia Rodrigues Alves Marcondes Luz Lima sempre foi apaixonada por história, disciplina com a qual trabalha há uma década, após decidir deixar o cargo de oficial maior de um cartório na mesma comarca paulista.

Bolsista da CAPES desde sua graduação na UNESP- Universidade Estadual Paulista, a pesquisadora atua há quatro anos como docente na UNIFRAN- Universidade de Franca, SP. Suas atividades como espírita também têm sido marcantes, seja como voluntária, por uma década, na diretoria do Hospital Allan Kardec de Franca, ou como uma das coordenadoras da Coleção Espiritismo na Universidade (Editora UNIFRAN/CCDPE Eduardo Carvalho Monteiro). Para ela, porém, seu mais importante trabalho foi a participação na tradução da obra Loucura sob novo prisma, de Bezerra de Menezes, na Argentina, o que lhe permitiu explicar como a tese influenciou o surgimento de mais de uma centena de hospitais psiquiátricos no Brasil que oferecem a terapêutica de desobsessão.

Nadia é mesmo confiante, uma entusiasta sobre a necessidade da divulgação e introdução das ideias espíritas na Universidade. E foi na escolha de seus temas de pesquisas acadêmicas que mostrou ainda mais sua ousadia: mestrado em história, publicado com o título Ruptura na história da psiquiatria no Brasil: espiritismo e saúde mental; e doutorado defendido em dezembro passado sobre o tema Fogo selvagem, alma domada, a doença e o Hospital do Pênfigo de Uberaba: história e psicografia (UNESP, Franca).

Entrevistada pelo jornal Correio Fraterno, ela explica como conseguiu enfrentar metodologicamente o mundo acadêmico, introduzindo a interpretação espírita nos fatos históricos.

A escolha do tema de seu doutorado foi influenciada por seu conhecimento sobre a espiritualidade e as reencarnações?

Nadia: Quando ingressei no programa de pós-graduação, meu projeto de pesquisa propunha pesquisar mulheres médiuns que houvessem sido empreendedoras, fundando escolas e hospitais. Essa parte ainda permanece aberta à pesquisa. A proposta era expor que a possibilidade do intercâmbio mediúnico havia proporcionado a essas fundadoras a confiança e a certeza em prosseguir com seus ideais. Após seleção dos nomes, iniciei pesquisa em 2008, com a quase centenária Aparecida Conceição Ferreira, a dona Aparecida do Fogo Selvagem, fundadora do Hospital do Pênfigo de Uberaba. De imediato, tivemos a certeza de que a tese haveria de privilegiar o trabalho daquela extraordinária mulher, desdobrando-se sobre a história desta terrível doença, cuja etiologia permanece ainda desconhecida pela ciência, mas que em obra psicográfica de Chico Xavier, encontramos subsídios para uma oportuna discussão.

Como foi possível fazer em tese acadêmica uma análise espírita da história?

Nadia: Fiz uso da psicografia como fonte documental de pesquisa. O espiritismo no Brasil, além de religião, deve ser compreendido também como um segmento cultural. Não há muito que ser discutido. Se é segmento cultural, implica que determinada parcela da população acolhe seus princípios transformando-os em modos de vida, em visões de mundo. Cabe à universidade fazer esta leitura das mudanças socioculturais. Se é uma filosofia, uma ciência e uma religião que se dispõe a crer e agir em conjunto, espíritos encarnados e desencarnados; se tem milhares de seguidores ou adeptos e que, há mais de um século, vem fundando hospitais considerados pelo Estado brasileiro como de utilidade pública municipal, estadual e federal, como no caso de Uberaba, há que se dar voz a este segmento.

Como você conseguiu enfrentar, metodologicamente, o mundo acadêmico com as interpretações espíritas?

A interpretação espírita das doenças, bem como do que se compreende por saúde já não mais surpreende. Em nossa tese, fizemos uma análise científica e espírita sobre a história da doença pênfigo foliáceo endêmico ou fogo selvagem. O alto índice de cura, registrado nos documentos da instituição de saúde de Uberaba, atestou que houve um fator diferencial. Além dos documentos, tivemos acesso a depoimentos orais, à observação participativa junto aos doentes, funcionários e fundadora do hospital, além da frequência às reuniões de desobsessão.

Na tese, você cita obras do escritor Herminio Miranda como fontes de pesquisa, trazendo a público o conceito de simetrias históricas. Do que se trata?

Nadia: A região do Triângulo Mineiro, tradicionalmente no ambiente espiritual exposto há décadas por diversos grupos mediúnicos, traz notícias de grupos de espíritos que por ali reencarnaram e que tiveram, assim como em outras regiões brasileiras, participação em vidas pregressas em inquisições, guerras e extermínios de aldeias, ataques corsários a navios, enfim, espíritos que no passado optaram pelo ato de atear fogo a corpos humanos. Herminio Miranda, na obra Os cátaros e a heresia católica, expõe com riqueza o extermínio dos cátaros na região francesa de Toulouse, no Languedoc, pelo grupo liderado por Domingos de Gusmão, fundador da ordem dos pregadores, dando início às inquisições europeias. Com a morte do fundador, a ordem passou a ser denominada ordem dominicana e foi a maior responsável na história pelo ato de se atear fogo a corpos humanos. Acontece que entre ação e reação, Uberaba acaba por ser o primeiro núcleo a receber membros desta ordem no Brasil, os quais procediam coincidentemente de Toulouse. Na Revista Espírita de novembro de 1861, Allan Kardec, após o episódio do Auto de Fé de Barcelona, faz publicar uma comunicação de São Domingos. Estas tantas ‘coincidências’ nos fizeram partir em busca de métodos de análise. Foi então que fiz contato com Herminio Miranda, solicitando sua orientação sobre o que ele já vinha chamando em algumas de suas obras por simetrias históricas.

Como vocês desenvolveram esse método de análise histórica?

Nadia: Das conversas via e-mails com o ‘velho escriba’, como Herminio se autodenomina, nasceu uma grande simpatia. Surgiram desdobramentos na pesquisa e pude compreender, por exemplo, que junto a Allan Kardec, na França, estiveram encarnados os mesmos espíritos que outrora integravam o grupo cátaro. O conhecimento intuitivo na pesquisa histórica, auxiliado pela abertura que o espiritismo nos possibilita, permite uma nova filosofia da história. Ela está repleta de personagens num ir e vir cíclico e espiral, passíveis de colher as reações de suas próprias ações escolhidas pelo seu livre-arbítrio. Acontecimentos de Uberaba não são apenas coincidentes com a história: são simétricos. A lei de ação e reação pode ser passível de análise à medida que juntamos os fatos históricos.

Que análise poderíamos fazer sobre a mudança de Chico Xavier de Pedro Leopoldo para Uberaba?

Nadia: É muito interessante. Em 1959, Chico deu início a um trabalho de socorro a vítimas de queimaduras, recebendo do espírito Scheilla o amparo necessário. Dois anos antes, em 1957, dona Aparecida começava a socorrer os doentes do fogo selvagem. Juntos, oram. E, à vista de todos, a água muda de cor nas banheiras e tinas em que se encontram os doentes. A espiritualidade participa do processo de cura. Nas reuniões semanais de desobsessão, a que chamamos de terapêutica desobsessiva, comunicam-se espíritos partícipes de inquisições, vítimas queimadas supostamente como heréticos ou por corsários nos navios carregados de ouro e prata que partiam do novo mundo, das Américas rumo à Europa. Cada caso traz sua história e, conforme os espíritos vão sendo esclarecidos, visivelmente ocorrem melhoras que se desdobram em alta médica aos pacientes.

Podemos considerar que o conhecimento histórico e a evolução espiritual da humanidade caminham juntos?

Nadia: Ainda no corpo da tese, tivemos oportunidade de expor que o espiritismo é farto em afirmar que há uma filosofia da história não linear como nos mostra a filosofia da história do judaísmo ou do catolicismo conservador por exemplo. As idas e vindas do espírito entre uma reencarnação e outra ocorrem no tempo, portanto, na história. A filosofia da história implica buscar um sentido para a história. O sentido espírita aponta para ciclos espirais evolutivos e involutivos, no sentido externo e interno, sendo o involutivo não no sentido de retroagir, mas do conhece-te a ti mesmo, do esforço para a reforma íntima. Por exemplo, quando Emmanuel em Há dois mil anos... narra suas vidas passadas, expõe seus erros, suas atitudes que geraram dolorosas consequências a outrem, para em seguida, na obra Cinquenta anos depois, já adiantar-se em expor que suas ações pretéritas causaram reações, as quais sem pejo, ele prossegue narrando. Este exercício da escrita narrativa produz um depoimento íntimo capaz de expor sua própria introspecção, identificada como involução. Isso também é sugerido ao leitor, encorajando e reeducando a cada um.

Você considera importante registrar ou transcrever algumas comunicações mediúnicas para que possam um dia vir a servir como pesquisa?

Nadia: Em 2008, a Universidade Federal de Santa Catarina sediou o I Congresso Brasileiro de Saúde Mental, promovido pela Associação Brasileira de Saúde Mental, onde me inscrevi para apresentar a tese da loucura sob o prisma da obsessão, de Adolpho Bezerra de Menezes. Ninguém até então pensara em apresentar Bezerra como um médico pesquisador, cuja obra A loucura sob novo prisma, fora escrita com metodologia de pesquisa e defendida como tese frente a seus pares, médicos brasileiros e europeus. Herminio Miranda, nos quatro volumes de Histórias que os espíritos contaram [Correio Fraterno], transcreve comunicações mediúnicas de cunho histórico, ricas em informações geográficas, antropológicas, assim como as obras psicografadas por Marilusa Moreira Vasconcellos, ditadas pelo espírito Tomás Antonio Gonzaga [Radhu]. Quem lê a série histórica de Emmanuel, muitas vezes nem percebe os detalhes que faz questão de registrar. São informações dadas pelos próprios partícipes do fato histórico. Isto tudo trará num futuro bem próximo uma reviravolta na historiografia brasileira, em se considerando o espiritismo como segmento cultural, especialmente porque surgirá a necessidade de se rever o conceito de testemunho do fato histórico.

“Acontecimentos de Uberaba não são apenas coincidentes com a história: são simétricos”

“A interpretação espírita das doenças já não mais surpreende”

“As idas e vindas do espírito entre uma reencarnação e outra ocorrem no tempo, portanto, na história.”

Entrevista realizada por

Eliana Haddad

SITE DO CORREIO FRATERNO

http://www.correiofraterno.com.br/

Palestras com Carlos Baccelli no Estado do Rio de Janeiro

CarlosBaccelli 2.jpg

CARLOS BACCELLI

CENTRO ESPÍRITA PEDRO E PAULO-UBERABA-MG.

PELA PRIMEIRA VEZ NA REGIÃO.

27/04/2011-QUARTA FEIRA-20;00H-CENTRO ESPÍRITA JOÃO EVANGELISTA.

END:R:CAPITÃO NUNES-236-BACAXÁ-RJ.

TEMA: JESUS,PLANO ETERNO DE PAZ NA TERRA.

28/04/2011-QUINTA FEIRA-20:00H-SOCIEDADE ESPÍRITA BEZERRA DE MENESES.

END: R:VISCONDE DE QUISSAMÃ,731(SALÃO DA UEM)-CENTRO-MACAÉ-RJ.

TEMA:ESPÍRITISMO E OS DESAFIOS DOS TEMPOS ATUAIS-MUNDO DE REGENERAÇÃO?

AMBIENTAÇÃO MUSICAL E POESIA: RITA MARQUES.

(TRAGA 1 QUILO DE ALIMENTO NÃO PERECÍVEL).

29/04/2011-SEXTA FEIRA-20:00H-GRUPO ESPÍRITA FRANCISO DE ASSIS.

END: R:MANOEL RIBEIRO,143-PORTO DA ALDEIA-S.P.ALDEIA-RJ.

TEMA: FRATERNIDADE NA CASA ESPÍRITA.

30/04/2011-SÁBADO-09:00H-CENTRO ESPÍRITA SUAVE CAMINHO.

END:R:MIRACEMA,185-JARDIM MARILÉIA-RIO DAS OSTRAS-RJ.

SEMINÁRIO: MEDIUNIDADE.

30/04/2011-SÁBADO-19:00H-SOCIEDADE ESPÍRITA JOANNA DE ÂNGELIS.

END: PR. VITORINO CARRIÇO,05-CENTRO-ARRAIAL DO CABO-RJ.

(SINDICATO DA ÁLCALIS).

TEMA: AS CARTAS CONSOLADORAS DE CHICO XAVIER.

01/05/2011-DOMINGO-09:00H—SOCIEDADE ESPÍRITA RENASCER.

END: R:VENEZUELA,385-PARQUE HOTEL-ARARUAMA-RJ.

SEMINÁRIO: ESPIRITISMO E CIENCIA.

SOCEIDADE ESPÍRITA BEZERRA DE MENEZES-MACAÉ.

TODAS AS QUINTAS ÀS 19:00H.

WWW.NELIOLUZZE.BLOGSPOT.ORG.BR.

INFORMAÇÕES: LUZZE_NELIO@HOTMAIL.COM-022 99057829.

“Podemos escolher o que semear,mas somos obrigados a colher o que plantamos”

(Informações em email de Nelio Luzze)

Leia a versão on line da newsletter da Fundação Maria Virgínia e J. Herculano Pires

Acesse aqui: http://www.herculanopires.org.br/newsletter/sobreajuventude.html

Palestra e música na S.E.E. Ismael São João da Boa Vista, SP

A SOCIEDADE DE ESTUDOS ESPIRITA ISMAEL


CONVIDA-OS PARA COMEMORAR SEUS 80 ANOS NO DIA 17 DE ABRIL ÀS 20H00.


PALESTRA: CRISTINA HELENA SARRAF


MUSICAL: JOSÉ ENIO HERREIRA

LOCAL: SOCIEDADE DE ESTUDOS ESPÍRITAS ISMAEL

RUA MANECO CABRAL, Nº 560 - CENTRO

Sâo João da Boa Vista/SP


OBRIGADO PELA PRESENÇA.

A FESTA É NOSSA É SUA É DE QUEM VIER.

(Informações em email de Elaine Menato e Otavio Cunha)

Concurso literário promovido no cinqüentenário da Comunhão Espírita de Brasília, DF

](Informação recebida em emails de abrade@grupos.com.br ; em nome de; ABRADE abrade@abrade.com.br e de

Lisieux lisieux.bittencourt@terra.com.br)

Destaques da edição 204 da revista “O Consolador”

Veja mais uma edição – a n. 204 – da revista O Consolador, que está fazendo 4 anos - http://www.oconsolador.com.br/ano4/204/principal.html

4 anos de O Consolador, eis o título do editorial desta edição de aniversário – http://www.oconsolador.com.br/ano4/204/editorial.html

Nascida em 18 de abril de 2007, a revista já chegou a 105 países de todo o mundo – http://www.oconsolador.com.br/ano4/204/especial2.html

Nestes 4 anos, quase 6 milhões foi o número de impressões feitas da revista - http://www.oconsolador.com.br/ano4/204/especial2.html

Hoje, 10 de abril, festeja-se o aniversário de nascimento de Samuel Hahnemann – http://www.oconsolador.com.br/ano4/204/cartaaoleitor.html

Realiza-se hoje, dia 10, em União da Vitória a Inter-Regional Centro – http://www.oconsolador.com.br/ano4/204/eventosespiritasnoparana.html

Um dos destaques da edição é uma entrevista com Arnaldo Rocha, de Belo Horizonte-MG – http://www.oconsolador.com.br/ano4/204/entrevista.html

Na entrevista Arnaldo Rocha (ex-marido de Meimei) fala sobre seu amigo Chico Xavier – http://www.oconsolador.com.br/ano4/204/entrevista.html

Segundo Arnaldo Rocha, Chico Xavier foi a médium Ruth-Céline Japhet e não Kardec – http://www.oconsolador.com.br/ano4/204/entrevista.html

No Especial da semana, Luciano dos Anjos confirma a informação dada por Arnaldo Rocha – http://www.oconsolador.com.br/ano4/204/especial.html

Para Luciano dos Anjos, Chico Xavier foi realmente a médium Ruth-Céline Japhet – http://www.oconsolador.com.br/ano4/204/especial.html

Por que tanto mistério em torno de Allan Kardec? Chico Xavier foi Kardec? – http://www.oconsolador.com.br/ano4/204/raulteixeiraresponde.html

A carne é fraca? Em que sentido essa frase deve ser entendida? – http://www.oconsolador.com.br/ano4/204/estudandoasobrasdekardec.html

Por que a Mansão Paz era atacada por entidades infelizes? – http://www.oconsolador.com.br/ano4/204/estudandoaserieandreluiz.html

Como a Mansão Paz se defendia desses ataques? – http://www.oconsolador.com.br/ano4/204/estudandoaserieandreluiz.html

Veja as notícias relativas ao movimento espírita na Europa - http://www.oconsolador.com.br/ano4/204/movimentoespiritanaeuropa.html


No tratamento da obsessão, é necessário salientar a terapêutica da prece -
http://www.oconsolador.com.br/ano4/204/correiomediunico.html


As coletividades também voltam ao mundo pelo caminho da reencarnação? -
http://www.oconsolador.com.br/ano4/204/classicosdoespiritismo.html

Paulo era orientado pelos Espíritos em suas viagens de pregação da Boa Nova? - http://www.oconsolador.com.br/ano4/204/esnt.html

Veja as principais notícias do movimento espírita no Brasil - http://www.oconsolador.com.br/ano4/204/movimentoespiritabrasileiro.html

Como e por que motivo surgiram as Cruzadas? - http://www.oconsolador.com.br/ano4/204/classicosdoespiritismo.html

Os órgãos cerebrais devem seu desenvolvimento à atividade da alma? - http://www.oconsolador.com.br/ano4/204/estudandoasobrasdekardec.html


Que prescrições mosaicas os gentios convertidos ao Evangelho deveriam observar? -
http://www.oconsolador.com.br/ano4/204/esnt.html

Veja o que acontece no movimento espírita na América do Norte - http://www.oconsolador.com.br/ano4/204/espiritismonaamericaenosdemais.html

Em que consiste, afinal, o chamado método kardequiano? – http://www.oconsolador.com.br/ano4/204/oespiritismoresponde.html

Que é que determina o temperamento de uma pessoa? - http://www.oconsolador.com.br/ano4/204/estudandoasobrasdekardec.html

Maria Magdala e Madalena são a mesma pessoa? - http://www.oconsolador.com.br/ano4/204/cartas.html

(Informação recebida em emails de Nuno Emanuel e de marcelo borela de oliveira marceloborela2@gmail.com)

Destaques da edição 204 da revista “O Consolador”

Veja mais uma edição – a n. 204 – da revista O Consolador, que está fazendo 4 anos - http://www.oconsolador.com.br/ano4/204/principal.html

4 anos de O Consolador, eis o título do editorial desta edição de aniversário – http://www.oconsolador.com.br/ano4/204/editorial.html

Nascida em 18 de abril de 2007, a revista já chegou a 105 países de todo o mundo – http://www.oconsolador.com.br/ano4/204/especial2.html

Nestes 4 anos, quase 6 milhões foi o número de impressões feitas da revista - http://www.oconsolador.com.br/ano4/204/especial2.html

Hoje, 10 de abril, festeja-se o aniversário de nascimento de Samuel Hahnemann – http://www.oconsolador.com.br/ano4/204/cartaaoleitor.html

Realiza-se hoje, dia 10, em União da Vitória a Inter-Regional Centro – http://www.oconsolador.com.br/ano4/204/eventosespiritasnoparana.html

Um dos destaques da edição é uma entrevista com Arnaldo Rocha, de Belo Horizonte-MG – http://www.oconsolador.com.br/ano4/204/entrevista.html

Na entrevista Arnaldo Rocha (ex-marido de Meimei) fala sobre seu amigo Chico Xavier – http://www.oconsolador.com.br/ano4/204/entrevista.html

Segundo Arnaldo Rocha, Chico Xavier foi a médium Ruth-Céline Japhet e não Kardec – http://www.oconsolador.com.br/ano4/204/entrevista.html

No Especial da semana, Luciano dos Anjos confirma a informação dada por Arnaldo Rocha – http://www.oconsolador.com.br/ano4/204/especial.html

Para Luciano dos Anjos, Chico Xavier foi realmente a médium Ruth-Céline Japhet – http://www.oconsolador.com.br/ano4/204/especial.html

Por que tanto mistério em torno de Allan Kardec? Chico Xavier foi Kardec? – http://www.oconsolador.com.br/ano4/204/raulteixeiraresponde.html

A carne é fraca? Em que sentido essa frase deve ser entendida? – http://www.oconsolador.com.br/ano4/204/estudandoasobrasdekardec.html

Por que a Mansão Paz era atacada por entidades infelizes? – http://www.oconsolador.com.br/ano4/204/estudandoaserieandreluiz.html

Como a Mansão Paz se defendia desses ataques? – http://www.oconsolador.com.br/ano4/204/estudandoaserieandreluiz.html

Veja as notícias relativas ao movimento espírita na Europa - http://www.oconsolador.com.br/ano4/204/movimentoespiritanaeuropa.html


No tratamento da obsessão, é necessário salientar a terapêutica da prece -
http://www.oconsolador.com.br/ano4/204/correiomediunico.html


As coletividades também voltam ao mundo pelo caminho da reencarnação? -
http://www.oconsolador.com.br/ano4/204/classicosdoespiritismo.html

Paulo era orientado pelos Espíritos em suas viagens de pregação da Boa Nova? - http://www.oconsolador.com.br/ano4/204/esnt.html

Veja as principais notícias do movimento espírita no Brasil - http://www.oconsolador.com.br/ano4/204/movimentoespiritabrasileiro.html

Como e por que motivo surgiram as Cruzadas? - http://www.oconsolador.com.br/ano4/204/classicosdoespiritismo.html

Os órgãos cerebrais devem seu desenvolvimento à atividade da alma? - http://www.oconsolador.com.br/ano4/204/estudandoasobrasdekardec.html


Que prescrições mosaicas os gentios convertidos ao Evangelho deveriam observar? -
http://www.oconsolador.com.br/ano4/204/esnt.html

Veja o que acontece no movimento espírita na América do Norte - http://www.oconsolador.com.br/ano4/204/espiritismonaamericaenosdemais.html

Em que consiste, afinal, o chamado método kardequiano? – http://www.oconsolador.com.br/ano4/204/oespiritismoresponde.html

Que é que determina o temperamento de uma pessoa? - http://www.oconsolador.com.br/ano4/204/estudandoasobrasdekardec.html

Maria Magdala e Madalena são a mesma pessoa? - http://www.oconsolador.com.br/ano4/204/cartas.html

(Informação recebida em emails de Nuno Emanuel e de marcelo borela de oliveira marceloborela2@gmail.com)

Livraria Espírita Acasa Rio de Janeiro

Olá, todos.

Conheço o espaço: é acolhedor e tem ótimos títulos.

Vale a pena conhecer e apoiar.

Abraços.

Henrique Fernandes

(Informação recebida em email de IBEC (ibec.rio@gmail.com)


Ficheiro:Rugendas - Caravanne de Marchands - Allant a Tijucca.jpg

Quadro de Rugendas de 1820. mostrando visitantes indo para a Tijuca seguindo uma caravana mercante.

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Rugendas_-_Caravanne_de_Marchands_-_Allant_a_Tijucca.jpg

Teatro “O Amor Venceu” Mogi das Cruzes, SP

Uma cena de O Amor Venceu

Queridos Amigos

Tudo Bem !

Convidamos vocês para assistirem a Peça Teatral " O Amor Venceu " da obra de Zíbia Gasparetto

Local : Teatro Municipal " Vasques "

Rua : Dr. Corrêia, 515 - Centro - Mogi das Cruzes - São Paulo

Data : 15/04/2011 as 19:30 horas

Ingressos - R$30,00 - No dia

R$15,00 - Antecipado


Contamos c/ a sua Presença !



Obrigado:

Vinicius de Moraes Torraga

Fone : 4790-1920 / 8185-3391


www.ramakriya.com.br
Produções Artísticas

(11) 2081-3622 / 95034838

(Informação em email de Vansan)

Adiado o início do Curso de Gestão de Centro Espírita São Paulo

Prezados dirigentes e amigos em geral,

Em virtude das reformas da sede do Centro de Cultura não terem terminado e em vista dos feriados que teremos este mês de abril, adiamos o início do curso de Gestão de C.E. para o dia 30 de abril de 2011. Ainda temos vagas e poderão se inscrever para o curso.

Fraternalmente,

Julia Nezu - Coordenadora do Curso

ATENÇÃO: INÍCIO ADIADO PARA O DIA 30/4

Convite e inscrição para o Curso de Gestão de Centro Espírita, em São Paulo, início dia 30 de Abril de 2011

A UNIÃO DAS SOCIEDADES ESPÍRITAS DO ESTADO DE SÃO PAULO - USE EM PARCERIA COM O CENTRO DE CULTURA, DOCUMENTAÇÃO E PESQUISA DO ESPIRITISMO - EDUARDO CARVALHO MONTEIRO, PROMOVEM:

Curso de Capacitação Administrativa

para Gestão de Centro Espírita

Começa no dia 30 de abril de 2011, às 8h30 horas, o Curso de Gestão de Centros Espíritas, que busca atender as necessidades dos dirigentes das instituições espíritas.

Ele tem como foco a melhoria do desempenho na administração dos recursos materiais e dos colaboradores nas instituições, utilizando técnicas e conhecimento dos processos administrativos em geral, e especificamente os relacionados à organização espírita. Tem como base a visão atualizada da gestão de pessoas e da administração focada em resultados.

O curso prevê diversos monitores no decorrer do curso, o qual será ministrado com uma metodologia bastante interativa e exercícios práticos.

Síntese, metodologia e conteúdo programático

Objetivo principal é oferecer aos dirigentes e trabalhadores das casas espíritas capacitação para melhorar o seu desempenho na administração dos recursos materiais e dos colaboradores dos centros espíritas. Objetivos específicos: entender questões básicas que envolvem a administração dos recursos materiais e dos colaboradores que compõem a Casa Espírita; compreender os processos administrativos em geral, e especificamente os relacionados com a organização espírita; e obter uma visão atualizada da gestão de pessoas e da administração focada em resultados, sejam estes avaliados a curto, médio e longo prazos.

Este curso foi preparado e é coordenado pela Secretaria Geral do Conselho Federativo Nacional (CFN) e é composto de cinco (5) unidades cujos temas são (I) O Centro Espírita (Estrutura do C.E., aspectos Jurídicos, C.E. e sua sustentabilidade), (II) O Dirigente de um Centro Espírita, (III) Estrutura e funcionamento do Movimento Espírita, (IV) O Dirigente Espírita e os Colaboradores, (V) O Dirigente Espírita e seu Processo de Trabalho (planejamento de atividades e responsabilidades, administração de tempo, reuniões produtivas, gestão de qualidade e de resultados). Apresentado com uma metodologia que prevê atividades à distância e presenciais, o curso iniciará no dia 30 de abril e terminará no dia 26 de novembro de 2011.

Metodologia

• Aprendizagem por meio de atividades a distância e momentos presenciais;

• Realização de trabalhos (individual ou em grupo) durante os módulos a distância;

• Realização de auto-avaliação individual ao final de cada módulo a distância.

• Nos módulos presenciais: aulas expositivas, atividades vivenciais, individuais ou em grupos de discussão, sempre buscando sistematizar o conhecimento construído pelo participante nos módulos a distância;

A existência de atividades de autodesenvolvimento a distância (fora da sala de aula) permite que o aluno adquira novos conhecimentos de forma ativa, sendo acompanhado em suas dificuldades por uma pessoa (monitor) que irá apoiar e esclarecer as suas dúvidas;

Estes momentos a distância farão com que o participante compareça nos momentos presenciais com mais conhecimentos e habilidades, sendo estes encontros destinados a um burilamento do que o cursista já aprendeu.

Público-alvo: Presidentes, diretores e coordenadores de atividades de Casas Espíritas e potenciais lideranças institucionais.

Onde: Na sede do CCDPE-ECM, Alameda dos Guaiases, 16 - Planalto Paulista - São Paulo-SP (metrô mais próximo Praça da Árvore. Vindo pela Av. Indianópolis a rua fica no nº 1435 dessa avenida)

Quando: A partir de 30 de abril (aula inaugural), nos 2ºs e 4ºs sábados por mês. Os encontros serão aos sábados (duas vezes por mês), com 4 horas e 15 minutos de duração cada aula.

Facilitadores: Geraldo Ribeiro (CCDPE e Batuira), Pedro Nakano (CCDPE e AME-SP), Julia Nezu (USE e CCDPE), Rosana Gaspar (USE) e José Antonio Luiz Balieiro (USE). Coordenação do curso: Julia Nezu.

Dias e Horários:

1ª aula -30/04 – das 8:30 às 12:45

14/05 e 28/05 – das 8:30 às 12:45
11/06 e 02/07 – das 8:30 às 12:45

Mês de julho - estudo em casa
13/08 e 27/08 – das 8:30 às 12:45
10/09 e 24/09 – das 8:30 às 12:45
08/10 e 22/10 – das 8:30 às 12:45
12/11 e 26/11 – das 8:30 às 16:30

Inscrições (vagas limitadas):

Informações pelo telefone:11-5072-2211 (ccdpe-ecm) e 2950.6554 (USE-SP)

Inscrições só por E-mail: contato@ccdpe.org.br e julianezu@terra.com.br

Taxa de colaboração no valor de R$20,00 por mês para as despesas de manutenção da casa e coffee-breaks. O acerto da mensalidade deverá ser efetuado no 2° sábado de cada mês. O curso é apostilado e acompanha diversos materiais, na maioria digitais, enviados via e-mail no decorrer do curso.

Visite os sites:

www.ccdpe.org.br

www.usesp.org.br

Ficha de Inscrição - copiar e colar se necessitar de mais fichas

Nome da Instituição:

Endereço:

Cidade:

Estado:

Fone:

e-mail:

Site:

Nome do participante:

Endereço:

Cidade:

Estado:

Fone:

e-mail:

Função no Centro:

(Informação em email de Julia Nezu)

Curso Educadores Espíritas Infância Atibaia e São Paulo

(Informações recebida em emails de Regina Bachega, de Lucia Helena Rodrigues da Silva luciaspumoni@gmail.com, de Jorge Rezala)

Queridos amigos,

Seguem abaixo dados dos dois próximos cursos que ministraremos para Formação de Educadores Espíritas Infanto-Juvenis. Será, como sempre, um prazer (re) encontrá-los. Nenhum deles acontecerá no Gabi (Casa Espírita em que atuo e que muitos de vocês conhecem), porém, isso não prejudicará nosso encontro.

Favor ajudarem a divulgar para que possamos levar a iniciativa ao maior número possível de trabalhadores. Caso tenham dificuldade em inscreverem-se pelos e-mails abaixo especificados, favor me contatarem no marthinharg@yahoo.com.br .

Obrigada.

Bjs em seus corações

Marthinha

11 – 9765.1881

Curso de Educadores Espíritas da Infância e Juventude

Equipe da USE SP e CE Gabriel Ferreira - Vagas Limitadas

Programa: A atividade de Educação Espírita Infanto-Juvenil – Objetivos – Componentes do Processo Educativo – Estruturando o Departamento – Planejamento (setor – programa de aulas – aulas) – Recursos Didáticos - com exemplos práticos

Dados para inscrição: nome completo do participante, da Casa Espírita, cidade, telefone e e-mail.

17 de abril de 2011 (domingo) – das 8:30 às 13 horas

Local: Fraternidade Espírita Auta de Souza (USE Jabaquara) – Rua Loefgreen, 1428 – São Paulo/SP (Metrô Santa Cruz)

Inscrições: até 10.04.2011 (ou até acabarem as vagas) – pelo e-mail doutrinario@usejabaquara.com.br ou pelo telefone (11) 2068-6076, com Sueli Moretti

Taxa: R$ 10,00 (para lanche e despesas da instituição - o não pagamento não impede a participação)

14 de maio de 2011 (sábado) – das 8:30 às 13 horas

Local: Centro Espírita Verdade e Luz – Rua Benedito Almeida Bueno, 35 Centro - Atibaia/SP (perto da Rodoviária)

Inscrições: até 08.05.2011 (ou até acabarem as vagas) – pelo e-mail mtdelry@bol.com.br ou pelo telefone (11) 9904-3836, com Maria Tereza

Taxa: a confirmar (para lanche e despesas da instituição - o não pagamento não impede a participação)

Após nosso encontro, os participantes receberão, por e-mail, apostila com conteúdo do curso.

7º. Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo São Paulo

7º ENCONTRO NACIONAL DA LIGA DE PESQUISADORES DO ESPIRITISMO

“Espiritismo e ciência: objetos, fronteiras e métodos de investigação”

20 e 21 de agosto de 2011

São Paulo-SP

Sobre o Congresso

Apresentação

O grande êxito alcançado com as edições do Encontro da Liga de Pesquisadores do Espiritismo* reforçou o propósito de seus integrantes e colaboradores em promover anualmente este evento científico.

O encontro tem se constituído em um espaço privilegiado para apresentação e discussão de conhecimentos na área e tem contado com a participação de pesquisadores de todas as regiões do país, interessados na divulgação e avaliação dos seus estudos científicos.

* Até a edição de 2009, o evento se denominava Encontro da Liga dos Historiadores e Pesquisadores Espíritas. A partir de 2010, o evento passou a se denominar Encontro da Liga de Pesquisadores do Espiritismo, mantendo-se a sigla Enlihpe.

Objetivo

Promover o debate de idéias inovadoras sobre a teoria e a prática espírita, além de incentivar a publicação e debate de trabalhos acadêmicos voltados à temática de fronteira com o Espiritismo.

Submissão de trabalhos

Os trabalhos deverão estar diretamente relacionados à temática espírita em uma das seguintes áreas do conhecimento:

Áreas de conhecimento

CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA (astronomia, física, química, outros)

BIOLÓGICAS (biologia, fisiologia, botânica, ecologia, outros)

CIÊNCIAS DA SAÚDE (medicina, zootecnia, outros)

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS (economia, direito, administração, outros)

CIÊNCIAS HUMANAS (filosofia, sociologia, psicologia, história, educação, outros)

LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES (letras, música, outros)

MULTIDISCIPLINAR

Instruções aos autores

Os trabalhos submetidos devem ser inéditos, isto é, que não tenham sido enviados para publicação em outro evento ou periódico, e poderão ser redigidos em português ou inglês. A avaliação será feita utilizando-se o sistema Double Blind Review, por membros do Comitê Científico do encontro.

Todos os trabalhos deverão ser enviados, exclusivamente, para o seguinte email:

7enlipe-trabalhos@ccdpe.org.br 7enlihpe-trabalhos 7enlihpe-trabalhos@ccdpe.org.br 7enlihpe-trabalhos@ccdpe.org.br@ccdpe.org.br

O período de submissão é do dia 15 de março de 2011 até o dia 15 de junho de 2011. A confirmação do recebimento e aprovação do artigo também será enviada eletronicamente ao email do remetente.

Os trabalhos poderão ser submetidos em forma de artigos ou pôsteres, conforme formatos definidos a seguir:

Artigo científico

•Cada trabalho poderá ter, no máximo, quatro autores.

•Cada autor poderá submeter no máximo três trabalhos para o 7º Enlihpe.

•O artigo deverá ser gravado em 2 arquivos: ARQUIVO 1 – contendo o nome, o título do trabalho e o resumo; ARQUIVO 2 – contendo o título e o texto integral do artigo sem qualquer identificação de autoria. Ambos os arquivos deverão ser enviados, simultaneamente, ao seguinte email:

7enlihpe-trabalhos 7enlihpe-trabalhos@ccdpe.org.br 7enlihpe-trabalhos@ccdpe.org.br@ccdpe.org.br

Formato do Trabalho:

Editor de textos: Word for Windows 6.0 ou Posterior

Número de páginas: máximo de 12(doze)

Configuração das páginas

Margens: superior 3cm; inferior 2 cm; esquerda 3cm; direita 2 cm.

Tamanho do papel: A4 (largura 21 cm; altura 29,7 cm)

Fonte: Times New Roman, tamanho 12

Formato do parágrafo: Recuo especial: primeira linha 1,25 cm

Espaçamento: antes 0 pt; depois 6 pt; entre linhas: simples.

Figuras, tabelas e gráficos: Fonte Times New Roman, tamanho 8 a 12

Orientação geral: Normas da ABNT

Resumo: Mínimo de 1150 caracteres (aproximadamente 10 linhas), máximo de 1750 caracteres (aproximadamente 15 linhas)

Revisão ortográfica a cargo dos autores

Pôster

•Cada trabalho pode ter, no máximo, quatro autores.

•Cada autor poderá submeter no máximo três trabalhos para o 7º Enlihpe.

•O pôster deverá ser gravado em 2 arquivos: ARQUIVO 1 – contendo o nome, o título do trabalho e o resumo; ARQUIVO 2 – contendo o título e o texto integral do pôster sem qualquer identificação de autoria. Ambos os arquivos deverão ser enviados, simultaneamente, ao seguinte email:

7enlihpe-trabalhos 7enlihpe-trabalhos@ccdpe.org.br 7enlihpe-trabalhos@ccdpe.org.br@ccdpe.org.br

Formato do Pôster:

•Dimensão: 100 x 90cm

•Conteúdo obrigatório (ARQUIVO 2): Título, introdução, objetivos, método, análise de dados, conclusão e referências.

•Modelo disponível em: http://www.ccdpe.org.br

Cessão de direitos autorais e de imagem

A apresentação dos trabalhos aprovados estará condicionada à cessão de direitos autorais e de imagem para o Centro de Cultura e Documentação e Pesquisa do Espiritismo – ECM.

Informações e inscrições: 7enlihpe-inscricao@ccdpe.org.br

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi3rR6FFrpNwsCYyNI89OI0SxWD0eOAHi-mhr1hx1m8L-MZXsgYx8dBvSB6wwx6QDUR4Y3rDhosoEAI2QW9OkhvP73OXJhFjJhVcK6Yn1ftcyfTnDTPeLAxlXljNbBEuuArJ1BTmtRFXNM/s200/fig.jpg

7th Meeting of the League of Researchers on Spiritism

August 20-21, 2011

São Paulo - Brazil

Dear Colleague,

We are glad to invite you to the 7th MEETING OF THE LEAGUE OF RESEARCHERS ON SPIRITISM (7th LRS Meeting or ENLIHPE in Portuguese), São Paulo, Brazil, August 20-21, 2011. The event will be hosted by the CCDPECentro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo, an emerging center for studies in Spiritism in Brazil.

The goal of the seminar is to bring together Brazilian and international scholars working on current issues in Spiritism. Thereby we will learn about different worldwide spiritist research and create a setting where work in progress can be improved and discussed in-depth. Especially the attendance and moderating function of members of League of Researchers on Spiritism offers an excellent possibility to receive meaningful feedback for submitted work. Therefore, we encourage submission of analytical, empirical and experimental research.


Proposal submission deadline:
June 15th 2011.

Goals

To promote the exchange of ideas on Spiritist theories and practices and to motivate the publication and debate of academic works that interface with Spiritism themes.

Submission of works

Works can encompass a wide range of topics in the interface between Spiritist themes and the following knowledge areas:

Exact Sciences (e. g. , astronomy, physics, chemistry etc)
Biology (e. g., phisiology, botany etc)
Health areas (medicine, veterinary etc)
Applied Social Sciences (economy, management etc)
Human Sciences (philosophy, sociology, psychology, education etc)
Linguistics and arts (music etc)
Multidisciplinary Studies.



Instruction for the authors
Submission period: March 15th 2011 to June 15th 2001


Works should be submitted either as poster presentation or papers/manuscripts.


Instructions for paper submission

1. Papers should be intelligible to as wide an audience as possible.

2. Only unpublished papers in Portuguese or English are accepted.

3. Manuscripts will be peer reviewed by members of the meeting scientific comitte.

4. All manuscripts should be sent to the following address: 7enlihpe-trabalhos@ccdpe.org.br

5. Each author should submit no more than three (3) manuscripts.

6. Each manuscript should not have more than four (4) authors.

7. Each manuscript should be sent to 7enlihpe-trabalhos@ccdpe.org.br in the form of two (2) separated files: FILE 1 containing author's NAMES, manuscript TITLE and ABSTRACT; FILE 2 containing manuscript TITLE and FULL TEXT with no authorship identification.

8. Manuscripts should not have more than twelve (12) pages;

9. Abstract: minimum of 1150 characters (~10 lines) and maximum of 1750 characters (~ 15 lines).

Manuscript general formatting instructions

· Text editor: MSWord 6.0 or later.

· Page format: upper margin: 3cm; lower margin: 2cm; left: 3cm; right: 2 cm.

· Fonts: Times New Roman 12;

· Paper size: A4 (width: 21cm, height: 29.7cm);

· Paragraph spacing: simple; 0pt before; 6pt after;

· Figures, tables and plot fonts: Times New Roman 8 or 12;

General instructions for manuscript editing and formatting (sections, references etc) follow closely ABNT rules (Brazilian association of technical norms).

Instructions for poster submission

· Each poster should have no more than four (4) authors;

· Each author should submit no more than three (3) posters;

· Each poster should be sent to 7enlihpe-trabalhos@ccdpe.org.br in the form of two separated files: FILE 1 - containing author's NAMES, poster TITLE and ABSTRACT; FILE 2 containing the TITLE and the poster FULL TEXT with no authorship identification.

· Poster should be formatted according to the following sections (FILE 2): Title, abstract, introduction, objectives, methods, data analysis, conclusion and references.

Poster general formatting instructions

· Poster size (maximum): 100 cm X 90 cm;

· Poster sample available at htt://www.ccdpe.org.br

Senders will receive by email a confirmation of manuscript/poster submission. Editors of the 7th LRS Meeting reserve the right to return manuscripts or posters that are not in accordance with the above instructions. The approaval and publication of final works will be submitted to author´s copyright transfer agreement.

For more information, please, feel free to email us at 7enlihpe-trabalhos@ccdpe.org.br.

(Informação em email de Marco Milani marcomilani7@gmail.com)