BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Helen Keller – a vitória do Espírito sobre a matéria

Helen Keller nasceu saudável em 1880 no Alabama (EUA), mas aos 18 meses ficou subitamente cega e surda-muda, devido a uma congestão cerebral. Passou os primeiros anos da sua infância fechada numa prisão sensorial que a impedia de se comunicar. Aos 6 anos era uma criança muito nervosa com a sua infinita solidão, tida como agressiva, difícil e retardada mental. Para libertar a filha da escuridão e do silêncio, os seus pais escreveram uma carta a Alexander Graham Bell (inventor do telefone) que dava aulas a surdos e que indicou Anne Sullivan, uma professora irlandesa de 21 anos. Annie (tratamento familiar de Anne que ficou a morar em casa de Helen) estudou na Escola Perkins para Cegos porque em criança tinha sido cega, mas recuperou a visão após 9 operações. “O dia mais importante da minha vida foi o da chegada da minha professora Sullivan. Fico profundamente emocionada, quando penso no contraste imensurável das duas vidas que se juntaram. Ela chegou no dia 3 de Março do 1887, três meses antes de eu completar 7 anos.” relata Hellen Keller.

Quando Anne tocou a 1ª vez na menina, ela teve um ataque de fúria. A professora conteve-a com força e depois de acalmá-la, abraçou-a carinhosamente e disse aos pais preocupados: “Criança precisa de limites.” Anne assumiu a tarefa de ensinar a Helen as técnicas mecânicas necessárias para falar. Colocava 2 dedos (higienizando-os sempre) da aluna na boca da professora. Dizia uma palavra, fazendo-a sentir o movimento da língua entre os dedos; depois colocava os dedos da menina na sua própria boca, que se recordava dos movimentos na boca de Anne e reproduzia-os. Outra técnica: ela colocava um objecto na mão da aluna, no braço dela colocava os seus lábios e pronunciava o nome do objecto; pelas vibrações a menina era capaz de repetir.

Helen Keller e Anne Sullivan

Helen Keller e Alexander Bell

C:\Users\Eu\Desktop\Helen Keller\fotos\1_61_030508_HellenKeller01.jpg

Num depoimento de 1927, Helen narra o ponto culminante das suas experiências, a partir do qual mudou, para ela, o sentido da vida. Anne, a sua incansável e devotada professora, estava com ela há apenas um mês e já lhe ensinara o nome de vários objectos. Ela colocava-os nas mãos da menina e soletrava, nos dedos, a palavra correspondente. Helen confessa, contudo, não ter a mínima ideia do que fazia. Em Abril de 1887, Anne colocou a mão de Helen na água fria e sobre a outra mão soletrou a palavra “água”. “De repente – escreve ela – senti estranha agitação dentro de mim, uma nebulosa consciência, sensação de algo de que eu me lembrava. Foi como se eu voltasse à vida depois de ter estado morta! Compreendi que aquilo que minha professora estava fazendo com meus dedos significava aquela fria coisa que escorria pela minha mão, e que era possível comunicar-me com outras pessoas através daqueles sinais.”

Estas palavras (a grifo) parecem indicar vagas sensações de remota vivência, antes da existência actual, ou seja, de outra vida. A experiência assumiu as proporções de uma revelação. “Saí dali ávida por aprender. Tudo tinha um nome e cada nome fazia nascer um novo pensamento. No caminho de casa, cada objecto que eu tocava parecia pulsar. Era porque eu via a tudo com uma visão estranha, nova, que se me revelara. Naquele dia aprendi muitas palavras novas, que fariam o mundo desabrochar para mim. Teria sido difícil achar uma criança mais feliz do que eu quando deitei na minha cama no final daquele memorável dia..."

Numa sequência rápida aprendeu os alfabetos braille e manual, facilitando assim, a sua aprendizagem da escrita e leitura. Em 1890 ela pediu à “Professora” para aprender a falar: “Eu tinha dez anos quando Annie levou-me à 1ª lição de linguagem falada na Escola de Surdos. Os poucos sons que eu então produzia, eram ruídos inexpressivos, quase sempre roucos, pelo esforço que empregava para obtê-los. Ao final da 11ª lição, fiz uma surpresa para Annie, puxei-a pelo braço, coloquei a posição da língua e disse claramente: “Já não sou muda!”. Neste raro vídeo, podemos ver e ouvir as duas heroínas a falar-nos da sua história: http://www.youtube.com/watch?v=XdTUSignq7Y

Sob a orientação de Anne, Helen matriculou-se no Instituto para Surdos de Boston e depois na Escola Oral de Nova Yorque onde, durante 2 anos, recebeu lições de linguagem falada e de leitura pelos lábios. Helen além de aprender a ler, escrever e falar demonstrou, também, uma eficiência excepcional no estudo de diversas áreas do conhecimento.

No livro Minha Vida de Mulher, Helen fala da sua religiosidade: "Ninguém pode saber melhor do que eu o que são as amarguras dos defeitos físicos. Não é verdade que eu nunca esteja triste, mas há muito resolvi não me queixar. Eis para que serve a religião: inspirar-nos à luta até ao fim, de ânimo forte e sorriso nos lábios". "Mas, uma ambição eu tenho: a de não me deixar abater. Para tanto conto com a benção do trabalho, o conforto da amizade e a fé inabalável nos altos desígnios de Deus".

Como conciliar “Carma” e Misericórdia? O deficiente visual Chico Xavier responde: "Quando temos dívida na retaguarda, mas continuamos trabalhando a serviço do próximo, a Misericórdia Divina manda adiar a execução da sentença de resgate, até que os méritos do devedor possam ser computados em seu benefício." Mas nem todo o sofrimento é somente por débitos próprios. Grandes missionários como Francisco de Assis e Francisco Cândido Xavier trazem “sofrimento-crédito”, ensinando-nos a sofrer com resignação activa e dando exemplos de determinação, perseverança, coragem e paciência. Lições que Helen Keller também nos ensinou. Assim sendo, não devemos rotular as pessoas nem fazer juízos sobre suas eventuais provas ou expiações. Poder-se-ão tratar de missões de espíritos bem mais evoluídos do que nós.

C:\Users\Eu\Desktop\Helen Keller\fotos\helen%20keller%20image.jpg C:\Users\Eu\Desktop\Helen_Keller_Dog.jpg

Um dia, ao examinar uma estátua, Helen tacteou as dobras do manto, o cordão que lhe rodeava a cintura, as sandálias dos pés. “Um monge!” exclamou ela. Sempre pelo tacto, notou que um lobo tinha a cabeça encostada ao homem, que um coelho lhe descansava nos braços e que um passarinho estava aninhado no seu capuz. Deslizou os dedos pelo rosto do homem. Estava erguido para o Céu. «Ele ama a Deus e é amigo dos animais», disse ela. “Já sei! É Francisco de Assis!” Como ele, Helen Keller estava convencida de que o fim da estrada para o qual se dirigia tão pacientemente às apalpadelas era apenas o começo de uma estrada mais bela.

Quais são as suas convicções religiosas? - “Eu sou cega no corpo mas um dia sairei dele e voltarei a ver. Sou surda no corpo mas um dia voltarei a ouvir. Porque eu creio na vida após a morte! Eu sou swedenborguiana!” Helen tomou conhecimento das ideias de Emanuel Swedenborg, através do seu pai de criação, Mr. John Hitz. Ela lia-os em braille, tanto que os seus dedos sangravam. O livro My Religion (1953) é um tributo aos escritos teológicos de Swedenborg, em que ela testemunha, de forma tocante, como a mensagem da obra do “génio” sueco modificou a sua vida, tirando-a de uma outra espécie de treva e trazendo-a à luz da realidade espiritual. Para ela, Swedenborg foi "um olho entre os cegos, um ouvido entre os surdos" e "um dos mais nobres que o mundo cristão jamais conheceu." No livro, ela não mergulha fundo nas complexidades da doutrina do sábio sueco; limita-se a relatar sua experiência pessoal com ela. Sempre tivera dificuldades com os conceitos tradicionais acerca de Deus e dos mistérios da vida. Achava tocante a história pessoal do Cristo, sempre dedicado a curar os enfermos, confortar os aflitos, restituir a luz a olhos cegos (como os seus...), mas “como poderia eu adorar três pessoas – o Pai, o Filho e o Espírito Santo? Não era isto aquela espécie de falso culto tão severamente punido nos dias do Antigo Testamento?”

Emmanuel Swedenborg e Helen Keller

C:\Users\Eu\Desktop\swedenborg.jpg C:\Users\Eu\Desktop\A20.jpg

Swedenborg oferecia-lhe a imagem de um céu que não era “simples colecção de ideias radiantes, mas um mundo prático, onde se podia viver.” A grande mensagem encontrada por Helen Keller nos livros do médium sueco foi a da sobrevivência do ser, ou seja, a de que “a morte não é o fim da vida, mas apenas uma de suas mais importantes experiências.” Isto bastava-lhe. A vida tinha sentido, era continuidade, mais do que mera esperança. Como verdadeira swedenborguiana, ela estava convencida de que após a morte, ela seria verdadeiramente capaz de ver. E assim, “com firme determinação, eu lanço os olhos para além de onde a vista alcança, até que a minha alma se eleve na luz espiritual e exclame: a vida e a morte são uma única coisa!” Ela confessa que deve muito ao escritor sueco, mas, na verdade, seu credo é uma mescla de todas as religiões: “onde está o amor, aí está Deus e onde está Deus, aí está a paz.”

Mas quem foi Emanuel Swedenborg? Polímata e espiritualista sueco (1688-1772), a sua vida teve episódios marcantes, como o do incêndio de Estocolmo, que foi presenciado e descrito, com detalhes, por ele, que estava a 300 milhas inglesas do local… um fenómeno de clarividência! Immanuel Kant comprovou a autenticidade de vários factos narrados pela sua paranormalidade. Influenciou outras personalidades como Abraham Lincoln e os seus escritos foram estudados por Goethe, Rousseau e Voltaire. As obras de Swedenborg têm grande valor histórico, pelas narrativas sobre a vida no mundo espiritual, como se fosse um percursor da série de André Luiz. Em Prolegómenos de O Livro dos Espíritos, Swedenborg é um dos nomes da Falange Superior que iluminou a Codificação.

Allan Kardec, na Revista Espírita (Novembro de 1859) dedica-lhe um extenso artigo, reconhecendo: “O mérito incontestável de Swedenborg, seu profundo saber, sua alta reputação de sabedoria tiveram um grande peso na propagação da crença na possibilidade da comunicação com os seres de além-túmulo.”“Apesar de seus erros de sistema, Swedenborg não deixa de ser uma dessas grandes figuras, cuja lembrança ficará ligada à história do Espiritismo, do qual foi um dos primeiros e dos zelosos promotores.” Através de um médium, Kardec dialoga com Swedenborg (Espírito), que reconhece alguns erros no que produziu em vida.

Léon Denis em O Problema do Ser, do Destino e da Dor, diz que Helen Keller “não possui, em aparência, senão o sentido do tacto para comunicar com o mundo exterior. E, entretanto, pode conversar em três línguas com seus visitantes; a sua ba­gagem intelectual é considerável; possui um sentimento estético que lhe permite gozar das obras de arte e das harmonias da Natureza. Pelo simples contacto das mãos, ela distingue o carácter e a disposição de espírito das pes­soas que encontra. Com a ponta dos dedos colhe a palavra nos lábios e lê nos livros apalpando os caracteres salien­tes, especialmente impressos para ela. Eleva-se à con­cepção das coisas mais abstratas e sua consciência ilu­mina-se com claridades que vai buscar às profundezas de sua alma.” No capítulo "As Potências da Alma", o discípulo de Kardec entende que "evidentemente, encontramo-nos em presença de um ser evolutivo, revindo à cena do mundo com toda a aqui­sição dos séculos percorridos. O caso de Helen prova que, por trás dos órgãos mo­mentaneamente atrofiados, existe uma consciência desde muito familiarizada com as noções do mundo exterior. Há, aí, ao mesmo tempo, uma demonstração das vidas anteriores da alma e da existência dos seus próprios sentidos, independentes da matéria, dominando-a e sobre­vivendo a toda desagregação corporal.” A Sra. Maëterlinck que a visitou, diz que Helen é um ser superior, que possui profundos conhecimentos de Matemática, Astronomia, latim e grego, fala inglês, francês e alemão, e escreve ela própria como filósofa, psicóloga e poetisa.

John Kennedy e Helen Keller

http://helenkeller1880.vilabol.uol.com.br/Helen3.JPG C:\Users\Eu\Desktop\Helen Keller\fotos\Portrait_photo_of_Helen_Keller,_undated.jpg

Espírito moralmente evoluído, Helen foi activista social na defesa dos direitos dos deficientes, das mulheres, dos pobres e na reabilitação e reintegração profissional das vítimas da 2ª Guerra Mundial, a quem amou e visitou nos hospitais, lares e fábricas. Com inteligência de sobredotada, escreveu livros notáveis, proferiu centenas de conferências em 35 países, onde foi homenageada por figuras célebres. Quando a sua professora se casou, Helen foi morar com ela e ajudou sempre nas tarefas diárias do lar. Ela aprendera bem a lição evangélica de que quem é fiel nas coisas pequenas, sê-lo-á sempre nas coisas grandes. E tudo fazia com alegria, afirmando: “Não peçamos tarefas iguais às nossas forças. Mas forças iguais às nossas tarefas.”

André Luiz, através do médium Chico Xavier, lembra-nos que muitos “Mensageiros” descem à Terra com tarefas específicas. Prometem vencer mas a maioria regressa à Pátria Espiritual vencida, envergonhada pelos fracassos, frustrada pela mensagem não transmitida. A pequena Helen começou a desenvolver a sua mensagem aos 18 meses, quando as mais importantes faculdades sensitivas se trancaram em seu corpo e fecharam-na por dentro. O espírito então despertou! A realidade interior venceu os obstáculos e Helen superou de forma extraordinária os sentimentos de autocompaixão e de infelicidade crónica que caracterizam boa parte dos Espíritos quando enfrentam as suas provações, comprovando que o poder da vontade representa uma força quase ilimitada. Assim, transmitiu integralmente a mensagem de esperança, a lição de ânimo, e a confiança na vitória da tenacidade, quando a direcção é o progresso, e a meta é o Bem.

O TEXTO ACIMA FOI MANTIDO NA FORMA COMO RECEBIDO DO AUTOR

Nuno Emanuel (Abril 2011)

Lisboa, Portugal

Revista "O Consolador" - destaques da edição 206

Já está na internet mais uma edição – a de n. 206 – da revista O Consolador

http://www.oconsolador.com.br/ano5/206/principal.html


O que é preciso para a estabilidade de um grupo espírita, eis o editorial da semana – http://www.oconsolador.com.br/ano5/206/editorial.html

Lucy Dias Ramos, de Juiz de Fora-MG, é a nossa entrevistada desta semana – http://www.oconsolador.com.br/ano5/206/entrevista.html

Na entrevista, Lucy narra sua experiência com o câncer e o falecimento de sua filha – http://www.oconsolador.com.br/ano5/206/entrevista.html

O Especial da semana, de Paulo Neto, é sobre o tema Possessão –

http://www.oconsolador.com.br/ano5/206/especial.html

Márcio Cruz conta como foi a reunião da Inter-Regional Centro em União da Vitória-PR – http://www.oconsolador.com.br/ano5/206/especial2.html

Célia Xavier Camargo explica para as crianças o significado da Páscoa –

http://www.oconsolador.com.br/ano5/206/espiritismoparacriancas.html

Neste domingo (dia 24) registra-se mais um aniversário de falecimento de Deolindo Amorim – http://www.oconsolador.com.br/ano5/206/cartaaoleitor.html

Sidney Francez analisa o grave problema conhecido pelo nome de bullying - http://www.oconsolador.com.br/ano5/206/sidney_fernandes.html

Raul Teixeira diz qual o significado da morte do Cristo para os espíritas - http://www.oconsolador.com.br/ano5/206/raulteixeiraresponde.html

Qual é o sentido da Páscoa para judeus, espíritas e católicos –

http://www.oconsolador.com.br/ano5/206/oespiritismoresponde.html

Veja a sentença que condenou Jesus e a análise de Rui Barbosa

- http://www.oconsolador.com.br/ano5/206/altamirando_carneiro.html

É verdade que não existem na Terra males que permanecem ocultos? -

http://www.oconsolador.com.br/ano5/206/estudandoaserieandreluiz.html


Quem, segundo Emmanuel, foi Allan Kardec e qual a sua missão? -

http://www.oconsolador.com.br/ano5/206/classicosdoespiritismo.html


Que é preciso fazer para nos livrar dos obsessores? –

http://www.oconsolador.com.br/ano5/206/cartas.html

Veja o que está acontecendo no movimento espírita brasileiro -

http://www.oconsolador.com.br/ano5/206/movimentoespiritabrasileiro.html

Qual foi no campo social uma das principais conquistas do século XIX? -

http://www.oconsolador.com.br/ano5/206/classicosdoespiritismo.html

Se não há demônios, como explicar os relatos dos que dizem vê-los? -

http://www.oconsolador.com.br/ano5/206/estudandoaserieandreluiz.html

Que fato livrou Paulo de ser açoitado na fortaleza onde fora preso? -

http://www.oconsolador.com.br/ano5/206/esnt.html

Veja as notícias relativas ao movimento espírita no Paraná -

http://www.oconsolador.com.br/ano5/206/eventosespiritasnoparana.html

Havia diferença em 1869 entre o Espiritismo europeu e o americano? -

http://www.oconsolador.com.br/ano5/206/estudandoasobrasdekardec.html

A velocidade do pensamento é inferior ou superior à da luz? -

http://www.oconsolador.com.br/ano5/206/estudandoaserieandreluiz.html

Que acusação contra Paulo foi feita pelos sacerdotes ao presidente Félix? – http://www.oconsolador.com.br/ano5/206/esnt.html

Veja as principais notícias do movimento espírita na América

http://www.oconsolador.com.br/ano5/206/espiritismonaamericaenosdemais.html

Que Espíritos ficarão na Terra renovada após a grande transição? –

http://www.oconsolador.com.br/ano5/206/classicosdoespiritismo.html

Sobre os fatos espíritas, que explicações surgiram ao longo dos anos? -

http://www.oconsolador.com.br/ano5/206/estudandoasobrasdekardec.html

Que fato determinou fosse Paulo levado a Roma, ao invés de ser julgado em Cesareia? - http://www.oconsolador.com.br/ano5/206/esnt.html

Acompanhe o que está programado no movimento espírita na Europa –

http://www.oconsolador.com.br/ano5/206/movimentoespiritanaeuropa.html

(Informação em emails de Nuno Emanuel e Marcelo Borela de Oliveira)

Visite o site A Voz do Espiritismo

Olá,muita paz para você,o site www.avozdoespiritismo.com.br está atualizado com um texto interessante sobre a Páscoa e também com o áudio e vídeo da palestra de Alberto Almeida na Conean em Araçatuba SP no dia 17 de Abril de 2011,repasse esse email para seus contatos por favor.
Abraço fraterno, Nelson.

Visite o site da Casa Espírita Nhá Chica Itapira, SP

Acesse: www.casaespiritanhachica.com.br

(Informação em email de Otavio Cunha)

O Espiritismo na mídia brasileira

ACESSE AQUI:

http://www.espiridigi.net/midia/

(Colaboração de Nuno Emanuel)

VI Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas, MG

(Informações em email de Regina Bachega)

Encontros para freqüentadores e simpatizantes das Casas Espíritas São João da Boa Vista, SP

"EM BUSCA DA FELICIDADE"

Estaremos dando continuidade aos Encontros anteriores

Abordando assuntos sobre o Ser Interior

Mediadora: Lívia Oliveira Joaquim

Dia 01.05.2011 – 15:00 as 17:00 hs

Local: Sociedade Espírita João Batista

R, Oscar Janson, 34 -Centro

SÃO JOÃO DA BOA VISTA-SP

Informações: 3633-5506/3631-44

(Informação recebida em email de Otávio Cunha)

Roteiro de apresentações de Sérgio Santos na Baixada Santista

APRESENTAÇÕES 07 A 12 DE MAIO/2011

SÁBADO 07/5/2011 AS 16h30m SEMENTE DE LUZ R. JOÃO RAMALHO 154 - SÃO VICENTE

DOMINGO 08/5/2011 AS 19h30m CASA ASSISTÊNCIAL IRMÃ SHEILA R. POETA MÁRIO DE ANDRADE nº 97 JARDIM BRSIL GUARUJÁ

2ª FEIRA 09/05/2011 AS 15 horas GRUPO DA PRECE R, PERO VAZ DE CAMINHA nº 94 - SÃO VICENTE

2ª FEIRA 09/5/2011 AS 20 horas ISMÊNIA DE JESUS R. CAMPOS MELO nº 312 - SANTOS

3ª FEIRA 10/5/2011 AS 20 horas SEMENTE DE LUZ R. JOÃO RAMALHO nº 158 - SÃO VICENE

4ª FEIRA 11/5/2011 AS 15 horas CEU R. ALFAIA RODRIGUES n,º 67 - SANTOS

4ª FEIRA 11/5/2011 AS 20 horas MANGEDORA DE BELÉM Av DAS AMÉRICAS nº 345 - JARDIM CASQUEIRO - CUBATÃO

5ª FEIRA 12/5/2011 AS 15 horas GRUPO DE ESTUDOS ESPÍRITAS CAMINHO DA LUZ R. FERNANDO COSTA nº 1023 CUBATÃO

5ª FEIRA 12/5/2011 AS 20 horas LAR ESPÍRITA CAMINHO DO CRISTO - R. HENRIQUE ABLAS nº 19 - SANTOS

(Informações em email de Rose Moliterno)

2º Encontro da Família Espírita da Zona Norte São Paulo

A USE Distrital Santana estará promovendo no dia 26 de Junho de 2011 o nosso “2º Encontro da Família Espírita da Zona Norte” com tema central “Família, Vida e Sociedade”, nosso objetivo é reunir a Família Espírita e não Espírita para juntos apreciarmos um dia de grande aprendizado e fraternidade. Abordaremos assuntos com foco nos “Desafios da Educação pelo o Amor; Preservação do nosso planeta para futuras reencarnações; Desajuste dos comportamentos na Sociedade”.

PROGRAMAÇÃO: Palestras, Musicas, Danças e Autógrafos.

DATA: 26-06-2011 das 09h00 ás 18h00

LOCAL: Espaço Prisma Eventos (Rua João Cavalari, 133 Guarulhos)

PALESTRANTES: José Carlos De Lucca, Heloisa Pires, Drª. Julia Nezu, Dr Alberto Almeida.

PARTE ARTÍSTICA: Paula Zamp, Allan Vilches, Coral Vozes do Caminho e Grupo de Danças.

Praça de Alimentação, Praça da criança (com monitores).

CONVITE: R$ 20,00

Centrais de vendas:

USE Distrital Santana # Rua Alfredo Pujol, 77 Santana # (11) 3451-2788 / (11) 3405-9703

Banca de Livros da USE Guarulhos # Shopping Internacional Guarulhos # (11) 2425-0565

REALIZAÇÃO: USE Distrital Santana

PARTICIPAÇÃO: USE Intermunicipal Guarulhos

PATROCINADOR: Espaço Prisma de Eventos e Formatura

APOIO:

RBN Radio Boa Nova

FEB Federação Espírita Brasileira

TV Mundo Maior

ADE-SP # Associação dos Divulgadores Espíritas de São Paulo

COLABORAÇÃO:

Aliança Distribuidora

Editora EME

Hospital Padre Bento

Informações gerais do evento através do e-mail: usesantana@usesantana.com.br

(Informações em email de imprensa@adesaopaulo.org.br )

Programação de palestras no NEOVE – Núcleo Espírita Obreiros da Vida Eterna. Carapicuíba, SP

ENDEREÇO: AV. RUI BARBOSA 2361, CARAPICUIBA, SP

(Informações recebidas em email de Regina Bachega)

Registro. Palestra com Braz José Marques no C.E. Fé e Caridade Andradina, SP

Informações e fotos recebidas de José Roberto Lopes

A palestra foi realizada na noite desta sexta-feira, 22 de abril de 2011. O orador Braz José Marques, que é de Conceição das Alagoas, cidade vizinha a Uberaba, se iniciou no Espiritismo aos 20 anos e já tem 47 anos de vivência espírita. Escreveu o livro Pérolas de Sabedoria, lançado em 2009, coletânea de textos e comentários extraídos dos livros: Deus Conosco, de Emmanuel, e, Sementeira de Luz, de Neio Lúcio, ambos psicografados por Chico Xavier. Braz é servidor ativo no C.E. Joana D’Arc de Conceição das Alagoas e participa do Conselho Regional Espírita. Contemporâneo de Chico Xavier, com ele esteve em inúmeras oportunidades. Em sua palestra Braz abordou sobre a doutrina, o trabalho espírita e o acumulo de horas trabalhadas que devemos somar em nosso favor. Fez ver em visão panorâmica a posição atual do Espiritismo e do Espírita, sob a ótica de Kardec e Chico. Humilde, simpático e atencioso, Braz deu verdadeira aula a todos os presentes.





Curso Básico de Espiritismo Porto Alegre, RS

(Informações recebidas em email de ccepars ccepars@gmail.com)

Palestra com Paulo Henrique Bueno Nova Resende, MG


No dia 27 de abril, às 20:00 h, no Centro Espírita de Nova Resende, Paulo Henrique Bueno irá proferir palestra com tema O TERCEIRO MANDAMENTO.

(Informações recebidas em email de paulo henrique bueno eng.paulohenriquebueno@hotmail.com)

Seminário com Jane Maiolo no Caminho da Esperança Jales, SP

(Informação em email de Jane Maiolo)

Palestra com Heloisa Pires “O Céu e o Inferno” no FID São Paulo

(Informação em email de Sander-IG sander.salles@ig.com.br)

Programa Terceiro Milênio Rádio Avaré

MEUS QUERIDOS AMIGOS E OUVINTES DO PROGRAMA ESPÍRITA TERCEIRO MILÊNIO LEVADO AO AR DESDE 04 DE AGOSTO DE 2002 PELA RÁDIO AVARÉ AM 1570 KHZ ZYK-552:

PARTICIPO A TODOS UMA AUSPICIOSA INFORMAÇÃO: A PARTIR DO DOMINGO, 24 DE ABRIL DE 2011, ESTAREMOS OPERANDO PELA INTERNET, ESTAMOS PENETRANDO NO MUNDO DA WEB. O HORÁRIO PERMANECERÁ O MESMO, OU SEJA, TODOS OS DOMINGOS DAS 14 ÀS 15 HORAS.

ALÉM DA COSTUMEIRA SINTONIA NO SEU DIAL, VOCÊ PODERÁ SINTONIZAR A RÁDIO AVARÉ PELO SEGUINTE ENDEREÇO ELETRÔNICO:

www.redacaoavare.blogspot.com

AS NOSSAS FRONTEIRAS ESTÃO SENDO ALARGADAS PERMITINDO QUE A NOSSA VOZ CHEGUE AOS MAIS LONGINQUOS LUGARES.

O OUVINTE QUE DESEJAR NOS ENVIAR SUAS MENSAGENS PODERÃO UTILIZAR OS SEGUINTES EMAIL'S:

radioavare@yahoo.com.br

edu_espirita@hotmail.com

ESTAREMOS AGUARDANDO TAMBÉM SUA LIGAÇÃO ATRAVÉS DO TELEFONE: (14)3732-1564.

AGRADECEMOS PRIMEIRAMENTE A DEUS POR ESTA NOVA ETAPA DE TRABALHO QUE ORA INICIAMOS E AOS NOSSOS AMIGOS E DIRETORES DA RÁDIO AVARÉ, EM PARTICULAR AO CASAL WILMA E CLÓVIS GUERRA.

COM TODA A MINHA GRATIDÃO, UM GRANDE ABRAÇO!

EDUARDO RAMOS.

(Informação em email de Eduardo Ramos ramos.tucio@yahoo.com.br)

Download gratuito da entrevista com Raul Teixeira na CBN de Foz do Iguaçu

Estimados amigos de Ideal:

Muita Paz com Jesus!

1) Com grande alegria informamos a todos que já está disponível o download com os 4 arquivos (1 hora de duração, aprox.), em formato MP3, da entrevista ao médium, conferencista e educador espírita Raul Teixeira, na rádio CBN de Foz do Iguaçu/PR (http://www.cbnfoz.com.br/2011/04/02/cbn-entrevista-0204-raul-teixeira/), acontecida em 15/03/2011 na Terra das Cataratas.

2) A disponibilização do download gratuito deu-se pelo RECORDE DE ACESSOS que o site da CBN registrou, de centenas de internautas que escutaram on line a referida entrevista, recorde que atingiu 945 cliques em pouco tempo, quando o máximo que a CBN Foz havia atingido foram 640 acessos em outras entrevistas e matérias diversas.

3) Pelo exposto, existe a possibilidade de que a CBN Foz ofereça a entrevista à Rede CBN para ser veiculada em REDE NACIONAL, dependendo para isto da nossa maior participação nos futuros downloads e nos comentários dos internautas, que podem ser realizados após o download da Parte 4 no link acima.

4) Então, solicitamos aos caros confrades para comentar a entrevista: nós já fizemos o primeiro comentário, e até uma Senhora da cidade de Fortaleza (Ceará) fez também uma participação interessante, rogando aos companheiros que se identifiquem, assim como escrevam a cidade e o Estado onde se encontram.

5) Finalmente, pedimos encarecidamente aos dignos confrades para enviar a todas as suas listas de contactos de e-mails a divulgação do download e dos comentários da entrevista, a fim de que os Diretores da Rede CBN (das Organizações Globo) possam perceber a participação em massa dos ouvintes, para veiculação da grande mensagem, agora em NÍVEL NACIONAL.

Agradecendo novamente a atenção dos amigos, despeço-me muito grato pela grande participação e prestígio que os Irmãos e Irmãs da nossa lista de contactos deram à entrevista de Raul Teixeira, realizada pelo Sr. Luís Henrique Scheffer, Diretor de Jornalismo da rádio CBN Foz.

Enrique Eliseo Baldovino

Deptº de Difusão Doutrinária da

13ª União Regional Espírita -

Federação Espírita do Paraná

Palestra com lançamento do livro “Princesa Isabel – Uma Viagem no Tempo”. Rio de Janeiro, RJ

(Informação em email de Paulo de Mattos Mattos princesaisabelevento@gmail.com)

Curso de Graduação em Teologia Espírita Curitiba, PR

Leia aqui: http://www.falec.br/news.php?a=42

(Colaboração em email de Jorge Rezala e site)

Seminários Léon Denis “Memórias de um Suicida” Feira de Santana, BA

(Informação em email de Suzi Barboni)

XII Feira do Livro Espírita do Centro Manoel Felipe Santiago Belo Horizonte, MG

(Informação em email de Henrique Lisboa Carneiro lisboa@gmail.com)

Registro. Cuba é o 2º. País em número de Centros Espíritas

A cidade de Bayamo, no extremo leste de Cuba, sediou o 6º. Congresso Espírita Centroamericano e do Caribe e o 27º Congresso Espírita Cubano, de 22 a 24 de abril, tendo como tema central “Pela Unidade e a Educação Mediúnica em Cuba”, em homenagem aos 150 anos de O Livro dos Médiuns. O evento foi organizado pelos Centros Espíritas de Bayamo, com apoio do Centro Espírita Amor y Caridad Universal (que representa Cuba junto ao CEI), de Havana, da Coordenadoria do Conselho Espírita Internacional para a Centro América e Caribe, e do Departamento para Assuntos Religiosos do Comitê Central do Partido Comunista Cubano. Foi realizado no Teatro de Bayamo, com sua capacidade máxima, que limitou a presença a 675 participantes, mas, outros 300 acompanharam algumas atividades nas montanhas vizinhas de Sierra Maestra. A sra. Heloísa Valdez, do Departamento governamental citado, acompanhou todo o evento, como também representantes governamentais da cidade. O Conselho Espírita Internacional foi representado pelo seu diretor Antonio Cesar Perri de Carvalho e por Edwin Bravo (Guatemala), da Coordenadoria do CEI para a Centroamerica e Caribe, que se reuniram com a sra. Valdez e também proferiram palestras. O visitante Perri homenageou Chico Xavier, abordando o tema sobre o ”Impacto da Obra de Chico Xavier”. Atuaram como expositores: Ciro Labrada Estrada, Lázaro Fumero, Ludin B.Fonseca García, Rev. Juan Ramón de La Paz Cerezo, Silvia Yraola Herrero, Juan Crespo Mulen, Carmem Agramonte, Servando Agramonte, todos de Cuba; Clóvis Portes (Brasil), Manuel De La Cruz (EUA), Patrícia Rodriguez (México) e Maria de La Gracia de Ender (Panamá). Previamente ao evento o representante do CEI manteve reunião com dirigentes do Congresso e da cidade de Bayamo, nas dependências da Sociedad Espírita Más Luz, que completou 100 anos e é a instituição espírita em contínuo funcionamento mais antiga de Cuba. Também esteve em visita ao busto de Allan Kardec em praça pública, em Havana. É o único busto de Kardec em local público em países hispânicos. Foi confirmado que em Cuba há 535 Sociedades Espíritas registradas junto ao Governo e algumas outras em processo de credenciamento. Assim, Cuba é o 2º país do mundo em quantidade de Centros Espíritas. Informações: www.spiritist.org,







Legenda: César Perri ao lado do busto de Kardec, em Havana; Sociedade Espírita Más Luz, Bayamo; César Perri com dirigentes na biblioteca do Más Luz; Sociedade Espírita Más Luz, na reunião de dirigentes do Congresso com César Perri e Manuel de La Cruz; Teatro Bayamo, sede do Congresso; dirigentes do congresso, expositores e representantes do governo; abertura do congresso por pioneiros e sra Heloisa Valdez; palestra Ciro Labrada Estrada, de Cuba; palestras Clovis Portes, do Brasil e reverendo Juan Rámon de la Paz Cerezo, de Cuba; palestra sobre Chico Xavier por César Perri; palestra com Edwin Bravo, da Guatemala; Sra. Heloisa Valdez (Gov. Cuba), Edwin, Perri, Manuel e dirigentes de Bayamo.

Desencarnou Sathya Sai Baba

A morte do líder religioso indiano ocorreu neste domingo, 24/4/2011, após prolongado internamento hospitalar e por conta de problemas cardíacos e pulmonares. http://pt.wikipedia.org/wiki/Sathya_Sai_Baba

Ficheiro:Sri-sathya-sai-baba.jpg

Sathya Sai Baba 23-11-1926 / 24-04-2011

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Sri-sathya-sai-baba.jpg