BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

quinta-feira, 5 de maio de 2011

O mundo está melhor sem Bin Laden?

[clip_image032.jpg]

Wellington Balbo – Bauru - SP

A morte de Osama Bin Laden é apenas uma pequena amostra da ilusão que o ódio pode ocasionar na criatura humana. Integrantes da família universal podem, quando revestidos de sentimentos menos felizes, considerarem-se ferrenhos inimigos, como no caso em questão. Lamentável, pois, as atitudes dos terroristas que se voltam contra os EUA, como também é lamentável a felicidade com ares de vitória da terra do Tio Sam pela morte de Bin Laden. Em ocasiões assim não há vencedores. Todos perdem.

Interessante que o desconhecimento das leis que regem a vida faz com que até mesmo figuras inteligentes percam-se em devaneios. Explico melhor:

André Trigueiro, jornalista da Globo News, no programa em que apresenta questionou renomado professor de História Contemporânea se o mundo ficaria melhor com a morte de Bin Laden. O acadêmico, impetuosamente respondeu: Obviamente que sim!

Certamente o professor desconhece que despojado do invólucro de carne Bin Laden não perdeu sua ira. Ele não sumiu, apenas está sem o corpo físico. Não vejo, então, qual a melhora efetiva do mundo sem a presença física do terrorista. O mundo estaria melhor se ele tivesse mudado suas disposições íntimas, regenerando-se. Sabemos que nada disso ocorreu, portanto...

Vale destacar também que o sentimento de pseudo-alegria de uma nação pela morte de alguém que os tem como inimigos somente acirra os ânimos exaltados de alguns fanáticos, fazendo a perpetuação do ódio e da vingança.

A morte do corpo não significa a morte do sentimento ou da individualidade. Continuamos existindo e atuando em consonância com nossos propósitos e objetivos. E as vibrações destemperadas de alguns encarnados atingem em cheio o objeto de suas doentias emanações mentais.

Portanto, fácil concluir que desprovido do corpo Bin Laden continuará atuando.

Por isso recomenda-se o perdão das ofensas, para que as contendas não se transformem em ardilosos e nefastos processos de obsessão que perduram por tempo indeterminado, até que as partes envolvidas disponham-se a aparar arestas. É fácil perdoar, simples, passe de mágica? Todos sabemos que não. O perdão é uma construção daquele que busca estar em paz consigo e sua consciência. Muitos dizem: Mas como perdoar? Como conceder o benefício do perdão a um terrorista ou a alguém que tirou a vida de uma pessoa que eu amo? Primeiro é preciso compreender que o perdão beneficia quem o concede, porquanto o livra das correntes do ódio e da vingança.

Aliás, a vingança é claro sinal de inferioridade. Conforme consta em O evangelho segundo na elucidativa mensagem de Júlio Olivier que transcrevemos parcialmente:

A vingança é um dos últimos remanescentes dos costumes bárbaros que tendem a desaparecer dentre os homens. E, como o duelo, um dos derradeiros vestígios dos hábitos selvagens sob cujos guantes se debatia a Humanidade, no começo da era cristã, razão por que a vingança constitui indício certo do estado de atraso dos homens que a ela se dão e dos Espíritos que ainda as inspirem.

Se buscamos seguir Jesus é inconcebível que vibremos com a desdita do outro. Se não é possível perdoar, ao menos não alimentemos a vingança. Se o perdão se faz impossível e nosso coração ainda não é brando o suficiente para concedê-lo, que ao menos não cogitemos de prejudicar quem quer que seja.

Por essas e outras é que discordamos com veemência do professor que concedeu entrevista ao André Trigueiro.

O mundo não está melhor nem pior sem a presença de Bin Laden.

O mundo só estará melhor quando aprendermos a perdoar e o mundo só será o ideal quando aprendermos, de fato, a amar. Assim, nada de perdão, porquanto não estaremos mais no primitivo estágio de causar dano ao outro.

Reflitamos com gravidade nesse momento e analisemos nossa postura como espíritas. O ódio não combina com aqueles que pretendem seguir Jesus.

Pensemos nisso.

Leia a Newsletter na Fundação Maria Virginia e J. Herculano Pires

Acesse: http://www.herculanopires.org.br/newsletter/apoioafetivo.html

Leia o Boletim do C.E. Ismênia de Jesus

Acesse: boletim_ceij@ismeniadejesus.org.br

(Informação em email de Norberto Fátima norbertoefatima@gmail.com)

Leia o informativo do Instituto Beneficente Chico Xavier

site: www.institutochicoxavier.com

Contato: contato@institutochicoxavier.com

(Colaboração Mara Freitas e Otavio Cunha)

Rádio Cruzeiro. Programa A voz do Espírito Salvador, BA

(Informação da FEEB repassada em email por Suzi Barboni)

O Jovem Espírita quer saber

Orson Peter Carrara

Brilhante sob todos os aspectos a iniciativa do Grupo de Esperanto Pac-horo e da Associação Editora Espírita F.V. Lorenz, no esforço de reunir 25 escritores e palestrantes para responder perguntas de inúmeras Mocidades Espíritas do Estado do Rio de Janeiro, num único livro, com o mesmo título da presente abordagem.

Sim, já tenho em mãos o notável trabalho, que tive a honra e felicidade de partilhar ao lado de Raul Teixeira, Richard Simonetti, Sergio Felipe, Dalva Silva Souza, André Trigueiro Sandra Borba, Carlos Augusto Abranches, Ney Lobo, entre outros queridos e conhecidos autores do movimento espírita .

As diferentes mocidades apresentaram as perguntas que foram direcionadas aos diferentes entrevistados e o resultado aí está, materializado em mais uma obra de divulgação e estudo espírita: O Jovem Espírita Quer Saber, e com o subtítulo Questionamentos de Inúmeras Mocidades, que 25 Escritores Espíritas respondem.

Temas como Namoro, Homossexualidade, Sexo, Drogas lícitas e ilícitas, Timidez, Depressão, Suicídio, Morte, Aborto, Pais adolescentes, Gravidez na Adolescência, Família, Conflitos de Gerações, Arte, Mídia, Violência e Meio Ambiente, entre outros temas, fazem da obra um referencial para as mocidades espíritas, orientando os jovens e propiciando valiosas perspectivas de debates e estudos à luz do Espiritismo.

Na Apresentação da obra, indica a Equipe de Coordenação: “(...) um livro de muitas páginas com perguntas que vão de uma aparente ingenuidade à profundidade que nos faz refletir sobre nossa essência e nosso comportamento na família, no centro espírita, na sociedade (...)”. E completa em outro trecho: “(...) Foi um esforço de muitos meses e de inúmeras mãos unidas e mentes afinadas, com o objetivo único de levar esclarecimentos, fazendo com que o jovem espírita cada vez mais questione, participe da sociedade de uma forma consciente e colabore, de fato, com todo vigor de jovem, para a construção de um mundo mais justo e fraterno, no qual, definitivamente, os ensinos do Cristo estejam em nossos corações! (...)”.

No Prefácio, assinado por Marcelo Teixeira, encontramos “(...) a presente obra, que tive a honra de revisar, é fruto do trabalho de muitas mentes sintonizadas com os anseios, dúvidas e expectativas dos jovens que lotam as mocidades nos centros espíritas, cada vez mais cheios de gente em busca de respostas consoladoras. (...)”. E mais adiante completa: “(...) nomes (...) do movimento espírita, se reúnem nas páginas seguintes para responder perguntas de jovens espíritas (...) em temas que inquietam o jovem de hoje, de ontem e de amanhã mas que, interpretados à luz da doutrina codificada por Kardec, ganham o tão consolador caráter que o Espiritismo sabe ter.(...)”.

Eis, pois, uma obra oportuníssima.

Pedidos, informações e contatos: fone 21-2221-2269 ou editora_lorenz@uol.com.br ou pac.horo@yahoo.com.br.

E como não poderia deixar de ser, o livro está abrilhantado com uma síntese biográfica do notável Leopoldo Machado, em matéria extraída do livro Personagens do Espiritismo, de Antonio de Souza Lucena e Paulo Alves Godoy, edição FEESP. Referido seareiro foi verdadeiro marco no incentivo às novas gerações com a criação das Mocidades Espíritas e das Escolas Espíritas de Evangelização para a Infância.

Nossos cumprimentos à Lorenz, aos inúmeros amigos anônimos e dedicados que se desdobraram para que a obra viesse à publicidade. Nossa alegria e nosso apelo ao movimento espírita nacional para divulgação da importante obra.


Leia o Mensageiro Estrela da AEEC

Acesse aqui: http://www.ophicinadigital.com/alls/

Registro. Visitando as instalações da Fundação Espírita Américo Bairral. Itapira, SP

No dia 30 de abril de 2011 os oradores José Maria Medeiros de Souza e Wanyr Caccia, acompanhados de Otávio Franklin da Cunha Neto e sua esposa Eliana, visitaram o complexo hospitalar do Bairral. Foram recebidos pelo Presidente do Conselho Curador da Fundação, Ironildo Boselli, que os acompanhou prestando, durante o trajeto pelas dependências do hospital, todas as informações solicitadas.

Os visitantes comentaram sua surpresa em relação ao que encontraram. Ao invés de um ambiente opressivo, depararam-se com uma profusão de verde, num espaço de quarenta hectares gramados e arborizados, no qual estão unidades de tratamento que, segundo sua opinião, mais parecem hotéis fazenda. Estiveram também na unidade SUS, conhecendo o anfiteatro, onde são realizados eventos técnicos, reuniões de evangelho e passes entre outros.

Finda a visita, foram todos para um almoço de confraternização, oportunidade em que foram abordados muitos assuntos ligados à Doutrina.

(Texto e fotos em email de Otavio Cunha)

Legenda: Eliana, Ironildo, José Maria Medeiros e Wanyr Caccia; Wanyr, Ironildo, José Maria e Otavio Cunha;


Registro. Palestra musicada com Wanyr Caccia Itapira, SP

(Texto e fotos recebidos de Otavio Cunha)

Wanyr Cáccia, esteve neste 03 de maio de 2011 (terça-feira), na Casa Espírita Nhá Chica, com o trabalho musical e palestra, abordando o tema: "Valorização da Vida", deixando a mensagem de muita força e energias positivas para os presentes. Enfatizou os ensinamentos do Cristo e o valor da vida, como o fator principal para a evolução de cada um, quando coloca em prática esses ensinamentos, podendo assim ajudar ao próximo, bem como a si mesmo.
No final da palestra, Wanyr conduziu a última música como energização e harmonização do ambiente, onde todos puderam receber os fluídos energéticos e sustentadores oferecido na noite.




Congresso Saúde e Felicidade Punta del Este, Uruguai

(Informação recebida em email de Aliança Espirita de Propaganda e Caridade AEPC aliancaepc@yahoo.com.br)

Vagas para Auxiliar de Enfermagem ou Técnico de Enfermagem no Hospital Benedita Fernandes. Araçatuba, SP

Caro confrade Ismael!

Se possível divulgar uma vaga em aberto na Associação das Senhoras Cristãs, Hospital Benedita Fernandes, Araçatuba-SP., para Auxiliar de Enfermagem ou Técnico de Enfermagem, com carga horária de 180 horas no mês, escala 12X36, diurno, início imediato.

Interessados enviar currículos para o Hospital ou e-mail hbfernandes.dp@uol.com.br

Desde já agradeço.

Vladimir Vitoriano da Silva.

Encº Depto. Pessoal.

(Informação em email de Hosp. Benedita Fernandes RH hbfernandes.dp@uol.com.br)

Vídeos com Dr. Sérgio Felipe de Oliveira Glândula Pineal

Dr Sergio é um grande estudioso e tem a coragem de vir a publico e demonstrar que a ciência pode caminhar junto á espiritualidade.

Parte 1
http://www.youtube.com/watch?v=2DQWNoCn5FI

Parte 2
http://www.youtube.com/watch?v=bnLUOfFaEFE

Parte 3
http://www.youtube.com/watch?v=BRY41_pvIxI

Parte 4
http://www.youtube.com/watch?v=3Gl6unmMbz8

Parte 5
http://www.youtube.com/watch?v=HpZoni-LQic

Parte 6
http://www.youtube.com/watch?v=HTgiJjBumD4

Parte 7
http://www.youtube.com/watch?v=r7HGTdp7tsM

(Colaboração em email de Leopoldo Zanardi, Bauru)

Rodízio de Pizzas Beneficente da Febos Águas Claras, DF

Boa noite!

Segue o convite para o primeiro Rodízio de Pizzas de 2011.

Não perca!!! Venha e traga sua família.

Muita paz!

Alexandre Magno
(61) 9116-5051 (Claro)

8598-3432 (Oi)
9694-4899 (Vivo)
8220-9077 (Tim)
3777-3777(Recado 8h às 17 h)
3401-2653 (FEBOS 14 h às 18 h)

Visite:
www.ocentroespirita.com
www.febos.org

(Informação em email de Alexandre Magno alexandre@febos.org)

Curso de Formação de Multiplicadores para divulgar a Campanha do Evangelho no Lar. Ribeirão Pires, SP

CONVIDAMOS TODOS OS INTERESSADOS A COMPARECER À REUNIÃO SOBRE "FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES PARA DIVULGAÇÃO DA CAMPANHA DO EVANGELHO NO LAR" QUE SERÁ CONDUZIDA PELO SR. LUIZ CLÁUDIO, DA USE-SP E QUE ACONTECERÁ NO DIA 07/05/11, SÁBADO, DAS 19H30MIN ÀS 20H45MIN, NO CENTRO ESPÍRITA ISMÊNIA DE JESUS - RIBEIRÃO PIRES, RUA CAPITÃO JOSÉ GALLO 1074. QUAISQUER INFORMAÇÕES, LIGUEM PARA 4822-4080/7423-4687 (COM ROSANA CABRAL).

Agradeço-lhe muito a colaboração.
Um abraço!
Rosana

(Informação em emails de rosana cabra cardoso de souza < rctranslator@hotmail.com repassado por Norberto Fátima norbertoefatima@gmail.com)

Use de Carapicuíba organiza Curso de Expositor Carapicuíba, SP

(Informações em email de Norberto Fátima norbertoefatima@gmail.com)

Palestra com lançamento de livro Amemg Belo Horizonte, MG

Prezados (as) senhores (as),

A Ameeditora tem a alegria de convidar-lhes para a celebração dos 25 anos da Associação Médico-Espirita de Minas Gerais, quando será lançada a reedição de "O Homem Sadio", psicografia de Alcione Reis Albuquerque e Roberto Lúcio Vieira de Souza.

O livro, primeira publicação da Amemg, em 1992, traz importantes mensagens dos orientadores espirituais que dirigem a associação, destinada a promover o entendimento da saúde, do adoecimento e da relação terapêutica sob a perspectiva ampliada da imortalidade da alma.

Celebre conosco esse momento e esses anos de trabalho em prol de uma sociedade e de um homem física e espiritualmente saudável!

Data: 11/05/2001
Horário: 20h
Local: Auditório da Amemg - rua conselheiro joaquim caetano 1160 - 2o andar - Nova Granada - Belo Horizonte - MG
Informações: (31) 33325293

Até lá!

Fraternalmente,

Andrei Moreira
presidente amemg
www.amemg.com.br

(Informação em email de Andrei Moreira ammsouza@hotmail.com)

X Femeu. Festival de Música Espírita de Uberaba, MG

(Informação em email de Luiz Carlos de Souza)

Palestra com João Ascenso- AME/RJ Rio de Janeiro

Caros (as) Amigos(as),

A AME CARIOCA (Associação Médico-Espírita Carioca), tem o prazer de convidá-lo (a) para a palestra "Evidências Científicas da Reencarnação - As marcas de Nascença", com o expositor João Ascenso, psicólogo organizacional, doutorando em Neurociências, pesquisador e membro da AME Carioca, a realizar-se no MAP - Movimento de Amor ao Próximo, (Estrada do Pau Ferro, 325 – Freguesia, Jacarepaguá - RJ), telefones (21) 3392.5600 e 3392-5700, Rio de Janeiro – RJ, no dia 09/05,segunda segunda-feira do mês corrente, às 19h30min.

Muita paz, AME CARIOCA

(Informação em email de Giovana Campos)

Roteiro de palestras com Suely Caldas Schubert Amparo, Santa Barbara, Araras e Limeira

SUELY CALDAS SCHUBERT. FOTO JORGE Moehlecke

AMPARO, SP

LOCAL:

SEPI - Serviço Espírita de Proteção à Infância – Sociedade Espírita Esperança – SEE

Rua Deputado Narciso Pieroni, 560 – Centro

Data: 05/05/2011 (QUI NTA-FEIRA)

HORÁRIO: 20 horas

SANTA BÁRBARA D’OESTE, SP

LOCAL:

SECRETÁRIA DA EDUCAÇÃO

TEMA: O GRANDE DESAFIO

RUA Graça Martins, 680 - Centro

DATA: 06/05/2011 (SEXTA-FEIRA)

HORÁRIO: 20hs

Inf: (19) 3454.0269 - 9789.8371

ARARAS, SP

LOCAL: GRUPO ESPÍRITA DA PRECE

Av. Antonio Remédio, 111 – Jd. Rosana

DIA: 07/05/2011 - (SÁBADO)

HORÁRIO: 20hs

Inf.: (19) 3551-1542 / 9624-2474 / 3541-5627

LIMEIRA, SP

Seminário Espírita
Tema: Dimensões Espirituais da Casa Espírita

DATA: 08/05/2011 (domingo)

HORÁRIO: 09 AS 12hs

Local: A.E.E.E. Francisco de Paula Victor

Rua Armindo Tank, 80. Vila Anita

Inf: (19) 3441-1314 - 3452-9075 - 3441-1275

(Informação recebida em email da USE/SP)

Palestra no C.E. Unidos da Fé abordará “A Visão Espírita da Depressão”. São Paulo

Prezado irmão de ideal espírita,

em nome da direção do Centro Espírita "Unidos na Fé", (CEUFé) peço-lhe a gentileza de divulgar a seguinte palestra:

Tema : "A Visão Espírita da Depressão"
Palestrante: Aldeniz Leite da Silva Júnior - Psiquiatra

Dia 18/06/11, sábado
Horário: 19h00.

Local; Centro Espírita "Unidos na Fé"

Rua Bento Quirino, 374 - Vila Talarico - São Paulo (em frente ao Posto Policial)



Grato pela colaboração.

Abraço fraterno e muita paz,
Aluísio Afonso Filho
Tel.: (11) 9195-1470

(Informação recebida em email de ALUISIO AFONSO FILHO aluisioa20@ig.com.br)

Seminário Família em Foco Belo Horizonte, MG

(Informação em email de Norberto Fátima norbertoefatima@gmail.com)

XX Encontro da Família Espírita do Tatuapé São Paulo

(Informações recebidas em email da USE/SP)

Noticias do Centro Espírita Bezerra de Menezes Miami, Flórida, EUA

Palestra com Ana Jaicy Guimarães nesta sexta-feira na Sociedade Espírita Redenção. Buritama, SP

A conhecida conferencista do Rio de Janeiro proferirá a palestra nesta sexta-feira, 6 de maio de 2011, com inicio às 20 horas, em comemoração aos 21 anos de existência da instituição.

A S.E. Redenção está localizada na Rua dos Pereiras, 976, em Buritama, SP

(Informações em email de Marlene marle.rosa@zipmail.com.br)

Ansiedade

Richard Simonetti

richardsimonetti@uol.com.br

1 – Como definir a ansiedade?

Sob o ponto de vista psicológico, conforme o dicionário Houaiss, trata-se de um estado afetivo penoso, caracterizado pela expectativa de algum perigo que se revela indeterminado e impreciso, e diante do qual o indivíduo se julga indefeso.

2 – Seria o medo de enfrentar os desafios da existência?

Simplificando, sim. Consciente ou inconscientemente, o ansioso teme não ter o domínio sobre sua vida. Sofre com a perspectiva de estar sujeito a situações que possam fugir ao seu controle e lhe impor dissabores, problemas e males indesejáveis.

3 – Alguns exemplos?

A perspectiva da morte de um ente querido, a dúvida quanto aos sentimentos do parceiro de relacionamento afetivo, o comportamento indisciplinado de um familiar, um exame vestibular, a entrevista para atividade profissional, a possibilidade de ser demitido, um problema físico, uma viagem longa, tudo é motivo de preocupação para o ansioso, até mesmo quando não haja nada definido que justifique a ansiedade.

4 – Podemos dizer que a maior parte dos problemas físicos e psíquicos que afligem as pessoas tem origem na ansiedade?

Pelo menos em boa parte. Imagine um automóvel extremamente acelerado, fugindo ao controle do motorista. Haverá acidentes de percurso ou desgaste exagerado, ensejando problemas de funcionamento. O termo estresse é hoje largamente usado para esse esboroamento dos mecanismos imunológicos que ocorre quando as pessoas preocupam-se em demasia, favorecendo a incidência de males variados, físicos e psíquicos.

5 – A ansiedade pode ter origem espiritual, numa obsessão?

Mais exato será dizer que a obsessão lhe é quase sempre a consequência. É por estar demasiadamente preocupado com determinada situação que o ansioso abre as portas de sua casa mental a influências espirituais inferiores, já que os Espíritos não criam o mal em nós, apenas o exacerbam.

6 – O tratamento espiritual no Centro Espírita ajuda?

Sem dúvida. O ansioso provoca uma tensão psíquica que o faz perder energia, como se sofresse uma hemorragia magnética. A partir daí fica fragilizado, vulnerável a influências espirituais e desajustes físicos. O passe recompõe essas energias, ajudando-o a estabilizar o psiquismo, a favorecer o reequilíbrio.

7 – E o tratamento médico?

A medicina é obra da misericórdia divina. Está na Terra para favorecer a saúde humana. Há medicamentos que podem ser associados ao tratamento espiritual, como os ansiolíticos, com ótimos resultados, naturalmente sob orientação de profissional habilitado.

8 – Como considerar, diante da ansiedade, o tratamento médico e a assistência espiritual?

São paliativos. Cuidam de efeitos. A ansiedade só será superada em definitivo com o desenvolvimento de nossas potencialidades como seres perfectíveis, estudando sempre, aprendendo sempre, superando mazelas e imperfeições e fazendo crescer a confiança em nós mesmos. Imperioso que esse empenho esteja conjugado à fé racional que nos permite identificar a presença de Deus no Universo, e ao esforço do Bem que nos aproxima Dele. Poderemos, então, repetir com o apóstolo Paulo, na Epístola aos Romanos (8:31): …Se Deus é por nós, quem será contra nós?

Doações ao Albergue e Núcleos de Periferia

Atendimento de

favelados, migrantes e população de rua

MÓVEIS, ROUPAS, GÊNEROS ALIMENTÍCIOS,

UTENSÍLIOS DOMÉSTICOS

Ligue para 3366 3232

---------------------------------------------------------------

OUÇA

DIÁLOGOS ESPÍRITAS

Rádio Bandeirantes, 1160 hz

Sábados, das 11 ás 12 horas