BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sábado, 25 de junho de 2011

Focalizando o Trabalhador Espírita (No. 94) Márcio Hungria

Marcio Hungria

Entrevista para Ismael Gobbo ao

Notícias do Movimento Espírita

Nesta entrevista vamos ouvir nosso companheiro de ideal espírita Márcio Hungria de Niterói, RJ. Filho de dois conhecidos trabalhadores da seara espírita, Fernando e Yeda Hungria, Márcio desde cedo começou a participar as aulas de moral cristã. Prestou sua colaboração em algumas entidades espíritas do Rio de Janeiro e a partir do ano de 2005 começou a se reunir com grupo de amigos no próprio lar para o estudo espírita. Com o aumento de participantes a idéia de fundar uma casa espirita foi amadurecendo e no ano de 2010 fundaram o Núcleo Espírita Chico Xavier (NECX), em Piratininga, Niterói, entidade que vem prestando seus relevantes serviços em prol da doutrina e do movimento espírita.

Caro Márcio, você poderia nos fazer sua auto apresentação?

Resido na cidade litorânea de Niterói, Estado do Rio de Janeiro, desde o nascimento em 20 de dezembro de 1963. Filho mais novo do casal Fernando e Yeda Hungria, tarefeiros dedicados às lides espiritistas em terras fluminenses. Casei-me com Lúcia, companheira abnegada de todas as horas. Não tivemos a oportunidade de receber pelos laços consangüíneos os filhos tão desejados, porém, a Misericórdia Divina uma vez mais se fez presente em nossas vidas e, pelos laços do coração, recebemos o nosso amado Davi, que completará 4 anos em dezembro próximo.

Qual a sua formação acadêmica e profissional?

Concluí o curso superior em Administração no Gay-Lussac Instituto de Ensino Superior (GLISEP), em Niterói. Em seguida, cursei Análise de Sistemas na Pontifícia Universidade Católica (PUC), do Rio de Janeiro, obtendo a graduação em nível de especialização. Desde então, atuo profissionalmente na área de Tecnologia da Informação (TI) para diversos segmentos de mercado. Em 2003, assumi em destacada empresa do setor de telecomunicações a liderança na área de projetos de TI para automação de vendas corporativas.

Como você conheceu o Espiritismo e desde quando o freqüenta?

Nasci em lar espírita, provavelmente por necessidade e não por merecimento. À época, meus pais laboravam nas atividades da União da Mocidade Espírita de Niterói (UMEN), fundada em 1948 sob o amparo do incansável Dr. Carlos Imbassahy. Aos sábados, pela manhã, minha mãe me conduzia, com meu irmão Fernando Afonso, à escola de evangelização daquela instituição, medida que considero providencial sob todos os aspectos. Na adolescência a freqüência ao grupo espírita diminuiu e na idade adulta afastei-me, absorvido por compromissos profissionais.

E como foi a volta?

Em meados de 2003 iniciei, sem explicação aparente, a leitura de Há dois mil anos, ditado por Emmanuel ao médium Chico Xavier. Situação curiosa e inusitada: meu desejo tardio pela literatura espírita. Foi-me o despertar. Difícil de expressar em palavras a intensidade dos sentimentos que me envolveram a cada página da obra. Eram momentos absolutamente únicos. As emoções se renovavam à medida que a leitura se desenvolvia, para surpresa da minha esposa que eventualmente me surpreendia em lágrimas. As cenas ricamente descritas por Emmanuel sucediam em minha mente com incrível facilidade e grande nitidez. De alguma forma tudo aquilo me parecia familiar e muito próximo. Definitivamente, considero esse livro a minha estrada de Damasco, se assim posso me expressar. A partir de então, a literatura espírita se me tornou repositório constante de esclarecimento e conforto. Destinei, assim, algumas horas semanais à Federação Espírita do Estado do Rio de Janeiro (FEERJ), atual Instituto Espírita Bezerra de Menezes (IEBM), a que sou eterno devedor pelas oportunidades oferecidas de crescimento espiritual.

A que casa espírita está vinculado presentemente e quais os trabalhos que nela desenvolve?

A partir de 2005 passei a dedicar-me aos estudos espíritas e às reuniões de tratamento espiritual, atividades instituídas em local reservado de nossa residência, no bairro de Piratininga, em Niterói. Naquela época nosso grupo não possuía denominação própria e as atividades tinham caráter doméstico, não obstante a seriedade e o interesse coletivo. Alimentado pela necessidade de servir, estudar e vivenciar a mensagem espírita, o pequeno núcleo superou as dificuldades iniciais para estruturar tarefas dessa natureza. Com o acréscimo gradual do número de freqüentadores, desejosos de conhecer a doutrina consoladora, reservamos o terceiro pavimento da residência, com capacidade para cerca de 60 pessoas, exclusivamente à realização de atividades espíritas.

Na sua casa?

Sim, e isso me faz recordar do inicio do século passado, em especial no Brasil, onde valorosos corações abriram seus lares para o estudo do espiritismo no silêncio das noites, à semelhança dos bandeirantes da Terceira Revelação, época em que era absolutamente incompreendido e atacado. Muitos desses núcleos familiares deram origem a instituições ainda existentes, notórias ou anônimas. Trilhamos por caminhos semelhantes, motivados pela realização do ideal cultivado por longo tempo pelos meus pais desde as primeiras viagens à Uberaba, na década de 70, em visita ao saudoso amigo e médium mineiro Chico Xavier. Transcorrido o tempo necessário à solidificação dos objetivos em torno da proposta original – divulgação e compreensão da realidade espiritual – decidimos oficializar as atividades do grupo familiar e, assim, obter identidade própria. Para isso, recebemos a decisiva colaboração dos tarefeiros da nova instituição.

E ai surgiu o Núcleo Espírita Chico Xavier...

Sim. Em 25 de abril de 2010 fundamos o Núcleo Espírita Chico Xavier (NECX), em Piratininga, onde participo. Para maiores informações sobre o NECX recomendo a visita ao site http://nucleo-chicoxavier.blogspot.com

Poderia nos fazer uma descrição de sua atuação no Núcleo?

Contribuo na área de educação espírita, atividade semanal de estudo sistemático de O Livro dos Espíritos e O Evangelho Segundo o Espiritismo utilizando recursos áudios-visuais, o que têm estimulado a interação dos participantes. Coopero, também, na reunião mensal de tratamento espiritual, que tem por objetivo oferecer apoio aos companheiros enfermados, através da fluidoterapia e da prece.

Tem divulgado o Espiritismo em outras casas espíritas e pela imprensa?

Frequentemente recebo convites, pela generosidade espírita, para falar em instituições sobre temas variados, o que me tem possibilitado imensa alegria pelo contato com o público amigo, enriquecendo-me, assim, o aprendizado e colhendo experiências. Sempre que solicitado publico artigos na imprensa espírita.

Desenvolve atividades no movimento de unificação espírita?

Compreendo a necessidade e a importância das atividades de unificação do Movimento Espírita, porém atualmente não participo desse processo.

Algo mais a acrescentar?

Na belíssima mensagem de Emmanuel, ditada a Chico Xavier, intitulada "Tudo passará", destacamos o seguinte trecho "... O planeta Terra, semelhante à enorme embarcação, às vezes parece que vai soçobrar diante das turbulências de gigantescas ondas. Mas isso também passará, porque Jesus está no leme dessa Nau, segue com o olhar sereno de quem guarda a certeza de que a agitação faz parte do roteiro evolutivo da humanidade, e que um dia também passará... Ele sabe que a Terra chegará a porto seguro, porque essa é a sua destinação." Entendo que a passagem é muito apropriada ao período atual vivenciado pela humanidade terrena. Na resignada aceitação, tanto das maiores como das menores decepções da vida humana, por mais estranhas ou desconcertantes que sejam, a manifestação dos desígnios superiores atua, sempre, em favor do aprimoramento espiritual.
Ainda mesmo sob o ônus do sacrifício, ante o inesperado que nos fira as esperanças, jamais desistamos da construção do bem que nos cumpre realizar.
O homem, consciente de que o próprio Jesus assumiu a responsabilidade na condução do destino deste planeta, deve exercer o compromisso inadiável e inalienável na promoção de sua renovação moral, condição única para estabelecer a harmonia e a justiça na relação com o semelhante e com a própria natureza.

Suas despedidas aos nossos leitores.

Ismael, quero exaltar o seu relevante trabalho de divulgação do Movimento Espírita, espaço que veio ocupar com esforço – bem sei – e competência. Desejo agradecer-lhe pela gentileza e oportunidade de compartilhar com os amigos internautas um pouco desta despretensiosa história, especialmente após compreender a dimensão libertadora dos postulados espíritas, e por esta valiosa experiência agradeço a Deus. Minha gratidão a Jesus por conceder as energias de que, constantemente, me faltam para trabalhar na seara do bem. Agradeço, notadamente, aos meus familiares pela tolerância incomensurável diante das minhas limitações. Finalmente, aos leitores deste artigo e aos amigos do NECX deixo meu abraço reconhecido.


Yeda Hungria, Francisco Cândido Xavier e Márcio Hungria


Márcio, Lúcia, Davi, Yeda e Fernando

Davi e Lúcia

Davi e Márcio

Davi, Márcio, Oceano Vieira de Melo, Eurípedes Higino dos Reis e Lúcia.


Márcio e Fernando Afonso

Público no salão na palestra inaugural do NECX

Inauguração do NECX. Público na área externa


Inauguração no NECX. Público na área externa.


Márcio proferindo palestra pública

Carta às mães que perderam seus filhos

Mãezinha querida... Seu coração está em pedaços...

Não há dor maior do que a perda de um filho...

Aprendemos a amá-los de uma forma tão grandiosa, tão completa, que não conseguimos mais enxergar o mundo sem a sua presença ao nosso lado.

Descobrimos um tipo de amor que nos faz crescer e nos faz amar a vida como nunca antes havíamos amado.

E subitamente são levados... Aos poucos meses, nos primeiros anos... Ou um pouco mais tarde. Levados de nosso regaço através da morte tão cruel.

Mãezinha querida... Seu coração pede consolo, pede uma razão para continuar vivendo...

E esta razão estará sempre em seu amor por eles.

Primeiramente pelo amor aos que ficaram e respiram também o ar de seu amar: filhinhos, esposo, pais, amigos queridos.

Mas também pelo amor aos que partiram porque, mãezinha querida, eles continuam a existir e a amá-la como antes o faziam.

A morte não mata o Espírito e também não mata o amor.

“Um pai, uma mãe, nunca deveriam enterrar seus filhos” – diz o pensamento popular, fazendo menção à ordem natural da vida para os que deveriam partir antes.

Porém, a verdade é que você não enterrou seu filhinho, mãe: o que ali foi deixado sob a terra era apenas sua vestimenta corporal para esta breve encarnação.

Seu filho, sua filha continuam existindo. E todo amor que construíram no aconchego de seu lar não foi perdido: será a semente de um novo amanhã, quando voltarão a se encontrar.

Os planos maiores do Universo – ainda desconhecidos por nós – definiram que precisavam ir mais cedo, por razões especiais.

Voltaram para a verdadeira vida, o mundo espiritual, onde estão recebendo todo auxílio necessário para que sejam bem recepcionados em sua nova realidade.

Deus está com seus filhos nos braços, mãezinha. Segura-os através de seus tantos trabalhadores do bem, que estão encarregados de receber as almas após a desencarnação.

Você não perdeu seus filhos, embora a realidade pareça mostrar isso diariamente, pelo buraco que suas ausências na Terra deixaram.

Não... Você não perdeu seus filhos. A desencarnação é apenas o final de uma etapa e começo de outra.

Não perdemos as pessoas, assim como não se perde o amor semeado no coração.

Quando a saudade apertar e o ar parecer faltar, lembre, mãezinha, dos momentos felizes com eles, lembre de abraçá-los com carinho em suas orações aos céus.

Eles receberão seu abraço e ficarão felizes por saber que em sua alma não há revolta, não há ódio ou rancor, há apenas a natural e saudável saudade.

Através da oração você poderá manter um contato constante com eles, pois a prece une os dois mundos”.

Diga que os ama muito, que sente falta, é certo, e que é este amor que lhe sustenta os dias na Terra, esperando o sonhado momento do reencontro.

Mãezinha querida... Você não está sozinha neste momento difícil: Deus está com você. Conte com Ele.

Redação do Momento Espírita.

Em 22.06.2011.

Maria e o menino Jesus. Catedral de Nazaré, Israel

Foto: Ismael Gobbo

Informativo do Instituto Beneficente Chico Xavier

Contato para receber: contato@institutochicoxavier.com

(Informativo recebido em email de Otávio Franklin da Cunha Neto otaviofranklin@gmail.com)

Visite o site do jornal espírita de Monte Carmelo, MG

Olá pessoal, boa tarde.
Gostaríamos de convidá-lo a visitar nosso humilde blog

http://jornalespiritamontecarmelo.blogspot.com

Envie aos seus contatos e nos auxiliem a divulgar a Doutrina Espírita.
Abraços cordiais e uma ótima leitura a todos,
Fernanda Maria Alves de Souza e William Alves de Oliveira
Uberaba, MG

(Informação recebida em email de clara_alice@uol.com.br )

Newsletter no. 44 Associação Auxilio e Amizade Lisboa, Portugal

Revista Ser Espírita Já nas bancas

(Zainara Eliane zainara@hotmail.com)

Eventos: Encontro de Corais e Cinema São Paulo

OBSERVAR ALTERAÇÃO DE DATA

Queridos amigos, Desculpe-me a falha na informação - o Encontro de Corais é na 3ª-feira (28/06 - conforme cartaz em anexo) e não amanhã (25/06).

Abraços,

Flávia

2) Prepare-se para entrar no fascínio da 7ª Arte, com nossa Oficina de Cinema do AEA - 16/07/11 - com nosso oficineiro cinéfilo e educador infantil Maurício Silva.

Aguardamos vocês!!

Beijos,

Equipe AEA

www.artedeeducarcomarte.com.br

(Informação recebida em email de Flávia Uhlmann flaviaruh@terra.com.br)

Aparecida Talhari lança o primeiro CD “A Força do Amor”

Amigo Ismael, Boa noite! Estou lhe enviando em anexo a capa do nosso primeiro CD , são dez músicas lançadas, todas de minha autoria, letra e melodia .

O CD é vendido a dez reais e toda renda é revertida à União Espírita João Batista. Se possível peço a você divulgar no Movimento Espirita. Desde já muito obrigada. Aparecida Talhari

Festa junina da Fraternidade Espirita “O Bom Samaritano” Águas Claras, DF

Conto com você!!!!

Alexandre Magno
(61) 9116-5051 (Claro)

8598-3432 (Oi)
9694-4899 (Vivo)
8220-9077 (Tim)
3401-2653 (FEBOS 14 h às 18 h)

Visite:
www.ocentroespirita.com
www.febos.org

(Informação recebida em email de Alexandre Magno alexandre@febos.org)

Luz Espírita www.luzespirita.org.br

(Informações em email de Luz Espírita e de Regina Bachega)

Chá Beneficente do C.E. Casa do Caminho Araçatuba, SP

Promoção: Centro Espírita Casa do Caminho

Dia 02 de julho /2011 ás 16.30h

Grêmio Nestlé

Salgados:

Torta de:bacalhau,frango,palmito,escarola com ricota,torradas e patê,pão de queijo e pastel.

Doces:

Torta de: leite condensado,morango,limão,flan com calda vermelha,carolinas recheadas e sorvete.

Bebidas:

Chá,refrigerante,chocolate quente.

R$ 20,00

Sejam bem vindos

(Informações em email de Clarice Ribeiro)

VI Seminário sobre o comportamento humano à luz da Doutrina Espírita. Rio de Janeiro, RJ

Queridos amigos

A Paz de Deus seja a nossa bandeira!

Um pouco tarde mas com muita Esperança de dar tempo de muitos lerem e poderem contribuir em Divulgar, envio o cartaz do VI SEMINÁRIO SOBRE O COMPORTAMENTO HUMANO À LUZ DA DOUTRINA ESPÍRITA , uma realização da Casa de Emmanuel, situada no Catete na Cidade do Rio de Janeiro.

Agradecemos de coração o carinho em divulgar!

Claro, quem estiver em casa no domingo, aqui no Rio, dia 26 de junho, venha estar conosco... O Seminário promete que será muito bom!

Por favor, atentem para o horário, este Seminário, em especial começará às 14:30h.

Deus nos abençoe a todos!

Fraternalmente

Sônia Dias

Área de Educação Espírita da Casa de Emmanuel

(Informação em email de Sonia Dias smfeducare@gmail.com)

Informações de eventos em Uberaba, MG

REUNIÃO LÍTERO MUSICAL DOUTRINÁRIA

Palestra: “Espiritualidade e Envelhecimento”

Palestrante: Adriano Roberto Tarifa Vicente (Araxá-MG)

Programação: Apresentações Musicais; Palestra; Sorteio de Livros; e, Confraternização.

Data: 25 de junho de 2011 (sábado)

Horário: 19h30min

Local: Centro Espírita Uberabense (Rua Barão de Ituberaba nº 449 – Estados Unidos)

Organização: UMEU – União da Mocidade Espírita de Uberaba

DIA 24 DE JUNHO – ÚLTIMO DIA PARA INSCRIÇÃO NO X FEMEU

No dia 24 de junho, encerra-se as inscrições para o X FEMEU – Festival de Música Espírita de Uberaba (nacional).

Informe-se através do site: http://femeu.blogspot.com/ ou do e-mail: lcsouza@terra.com.br.

SITE PARA DIVULGAÇÃO DE EVENTOS ESPÍRITAS

Fiquem por dentro do que está acontecendo no seu estado e no Brasil.

Acessem: www.eventosespiritas.com.br e divulguem seu evento gratuitamente.

Basta acessar o site e preencher os dados dos eventos que gostariam de ver publicado para estar no site.

PEDAGOGIA ESPÍRITA E CURSO GRATUITO

No site www.pedagogiaespirita.org você encontra todas as informações sobre a “pedagogia espírita”, materiais de arte e educação e materiais para evangelização.

Você encontra também, um importante curso online “gratuito” para educadores e evangelizadores.

(Informações em email de JORNAL ESPÍRITA jornalespirita@terra.com.br)

Luiz Carlos entregando a premiação do VIII FEMEU- Festival de Música Espírita

de Uberaba em 2009 (regional). Música: Nas Asas Brancas da Saudade (1ª. Colocada)

LEIA MAIS AQUI: http://ismaelgobbo.blogspot.com/2011/05/focalizando-o-trabalhador-espirita-no.html

Palestra no Nhá Chica com Marcos Vinícius Nunes Siqueira Itapira, SP

(Informação em email de Otavio Cunha)

Registro. Osvaldo Magro Filho no Centro de Estudos Espíritas “Tio Zeca”.Lourdes, SP

Em continuidade ao Mês Espírita de Lourdes, tivemos no dia 22 de junho (quarta-feira) a palestra de Osvaldo Magro Filho, que desenvolveu o tema: Espiritismo e as Outras Doutrinas Espiritualistas. Após a palestra houve o momento de confraternização, que foi muito gostoso.
Um abraço fraterno.
Maria Luzia.

(Informações e fotos recebidas em email de Maria Luzia de Almeida Rosa)

O orador Osvaldo Magro Filho (Dinho)

O dirigente da casa Alfredo Querino da Silva

Público no momento da prece

Médicos da AME Internacional visitam as Casas André Luiz Guarulhos, SP

Acesse aqui. Leia noticia e veja fotos:

http://www.casasandreluiz.org.br/noticias.php?tipo=0&id=454

(Com colaboração de damasheliosophicasgt@gmail.com e de Elsa Rossi)

Espiritismo para todos. Online áudio e vídeo. Estudo em grupo de “O Livro dos Espíritos”. Conselho Espírita dos Estados Unidos

Having trouble viewing this email? Click here

Hi, just a reminder that you're receiving this email because you have expressed an interest in United States Spiritist Council. Don't forget to add info@spiritist.us to your address book so we'll be sure to land in your inbox!

You may unsubscribe if you no longer wish to receive our emails.

Greetings!

SPIRITISM FOR EVERYONE
Live online (audio and video) study group of The Spirits' Book.


Tonight at 9:00 PM (Eastern Time)


Click here for more information


United States Spiritist Council

This email was sent to elsarossikardec@googlemail.com by info@spiritist.us |

Update Profile/Email Address | Instant removal with SafeUnsubscribe| Privacy Policy.

United States Spiritist Council | 9403 Verona Lakes Blvd | Boynton Beach | FL | 33472-2757


(Informação repassada por Elsa Rossi, Londres)

Centro Espírita Bezerra de Menezes. Palestra em inglês Miami, Flórida, EUA

Did you know that, on Sundays, at Bezerra de Menezes Kardecian Spiritist Association, there is a conference in English about The Gospel According to Spiritism?

Every Sunday you can enjoy a presentation by one of our qualified presenters that will provide an overview on different chapters of the Gospel. Jesus teachings, made easy and clear to us by the Spiritual World, will certainly re-energize you every week, and serve as a guide on your lives .

What a great opportunity to attend and invite your English-speaking friends, so that they also can benefit from these Sunday mornings' studies, and perhaps help us, the Spiritists that have chosen to live in this Country, to disseminate the doctrine of the Spiritis to the American community.

Let’s participate and invite our friends too…

Sunday, Jun, 26, 2011

10:00 AM

Jose Augusto Chagas


Chapter XXIII
"Strange Moral"

Gospel According to Spiritism in English
Public meeting followed by Spiritual Passes

(Informações em email de News - Bezerra de Menezes Center news@spiritist.com)

Site na WEB da Sociedade Espírita de Baltimore, EUA

Prezado Ismael,

Estamos compartilhando o lançamento do web site Spiritist Network (rede social espirita) pela Sociedade Espirita de Baltimore (EUA). O mesmo disponibilizará uma variedade de Vídeos Espiritas, principalmente em Inglês, alem de fotos, áudios e blog.
O link é http://www.spiritistnetwork.com . Por favor veja o flyer abaixo.

Agradeceríamos a divulgação no seu boletim.

Thank you!

Daniel Santos

(Informação em email de http://www.spiritistnetwork.com/)

Conferências com Divaldo Pereira Franco Rio de Janeiro, RJ

DIVALDO FRANCO

150 ANOS DE “O LIVRO DOS MÉDIUNS”

CONFERÊNCIAS PÚBLICAS – Rio de Janeiro

64 ANOS DE DIVULGAÇÃO ESPÍRITA 2011

18º SEMINÁRIO BENEFICENTE PRÓ-MANSÃO DO CAMINHO

NESTA TRANSIÇÃO PLANETÁRIA, ENTREGA-TE

A DEUS

13/07 – Quarta-feira - 14 às 19 h - CASA DE ESPANHA

RUA VITÓRIO DA COSTA, 254 - HUMAITÁ - RIO DE JANEIRO

Crachás: na Livraria Espírita Joanna de Ângelis Tel. 2265-2065 com Iracema,

no Abrigo Thereza de Jesus à Rua Ibituruna, 53 Tel. 2569-8215 e com Glória Tel. 2569- 8770.

Coordenação geral: anaspranger@gmail.com - Ana Maria Spränger

(Informação recebida em email de Ana Maria Spranger e Silva Luiz anaspranger@uol.com.br)

Sala Repleta- Casa Deserta

Joana Abranches

Gilberto Gil tem uma canção que diz: “Tanta gente!... E estava tudo vazio. Tanta gente!... E o meu cantar tão sozinho.”

O que teria isso a ver com o cotidiano dos grupos espíritas na atualidade?... Muita coisa!...

Em Casas equivocadamente agigantadas, equipes trabalham por turno e mal se conhecem, pessoas viram números e o velho e essencial acolhimento que começaria “dentro de casa” acaba se perdendo em meio à distribuição de senhas para o passe e outras novidades em nome da organização. A preocupação é atender e impressionar bem aos que chegam, aos que vem de fora. Enquanto isso, no interior dos grupos, quanta gente sofrendo de solidão acompanhada... Minguando afetivamente!

Importante avaliar como tem sido a nossa relação com os companheiros de dentro, no cotidiano institucional espírita. Conseguimos perceber seu olhar mais triste nesse ou naquele dia? Quando desaparecem por algum tempo, o nosso primeiro pensamento é de censura ou preocupação? Passa pela nossa cabeça que possam estar atravessando uma fase difícil e, em caso afirmativo, nos mobilizamos para ampará-los? Aos que retornam após um período de ausência, a manifestação tem sido de acolhimento e alegria ou de cobrança?

Ah, as tais cobranças... Das piadinhas sarcásticas e olhares enviesados ao dedo em riste, vale tudo para manter o “bom andamento das atividades, em nome de Jesus”... Porém, vale a pena pensar se tem sido oferecido afeto, compreensão e solidariedade na mesma medida em que se cobra.

Favorecidos por regras monásticas que inibem a espontaneidade e a afetividade entre os trabalhadores, os grupos acabam resvalando para o extremismo. “O silencio é uma prece”... Antes, durante e depois das reuniões. Ignora-se que onde não há espaço para diálogo e autenticidade não pode haver uma relação saudável e verdadeira. Assim, vestindo a armadura do formalismo que afasta - em lugar da naturalidade que aproxima - temos nos tornado meros tarefeiros, cada vez mais robotizados e indiferentes. Sem perceber, em vez de estar uns com os outros temos apenas passado uns pelos outros, como se as pessoas fizessem parte dos móveis e utensílios da Casa Espírita.

Muito comum entrar no grupo, assinar a lista de freqüência (uma espécie sutil de folha de ponto para espíritas) e ligar no automático. A preocupação em ser impecável sobrepõe-se então ao importar-se com. É que andamos muito ocupados em ser perfeitos. Mesmo que ser perfeito signifique apegar-se a detalhes ínfimos e apontar a imperfeição alheia para colocar em destaque a pretensa superioridade que ainda estamos longe de possuir... Quanta ilusão!

Se o companheiro procura ajuda, lá vem o julgamento implacável implícito na “receitinha de bolo”: Prece, água fluidificada, redobrar a vigilância... Com direito, é claro, a sorrisinho paternalista e tapinha nas costas. Dali cada qual pro seu lado e a cômoda sensação de dever cumprido, sem que tenhamos, entretanto, caminhado um milímetro sequer em direção às reais necessidades do outro. Sem contar que, convenhamos, numa quase ditadura da pseudo-santidade como critério de “promoção” a trabalhador espírita, raros são os que têm coragem de expor suas dificuldades, por mais que estejam passando o pão que o diabo amassou. Afinal, reza a lenda que espírita não pode estar sujeito aos problemas existenciais inerentes aos “reles mortais”, como stress, depressão, frustração amorosa ou coisa que o valha. Daí o receio de se abrir, pois mostrar alguma fragilidade pode significar perda de credibilidade e exclusão dos trabalhos, pode render o estigma indigesto de obsediado.

Some-se a tudo isso o fato que, embora espíritas, a maioria de nós tem vivido na prática como bons materialistas. Interagindo numa sociedade altamente competitiva, temos sido sutilmente seduzidos pelo supérfluo, em detrimento do essencial. O objetivo primordial da vida passou a ser o sucesso profissional, social e financeiro, que inclui produzir, consumir e ostentar (desde títulos acadêmicos e profissionais a bens materiais). Mas ser “bem sucedido” dá muito trabalho. Os inúmeros cursos, viagens e horas extras à noite, fins de semana e feriados, somados à necessidade exacerbada de ter, tomam-nos muito tempo. Então os compromissos espirituais deixam de ser prioridade. Vão sendo adiados ou assumidos pela metade, encaixados nas sobras de tempo que restam de tudo o que é material e “urgente.” Passa-se então a ir à Casa Espírita quando dá... Só pra bater o ponto... E de preferência “correndinho,” como quem dá um pulinho no supermercado mais próximo só pra suprir uma ou outra coisa que está em falta na despensa. Nem bem acabou o “assim seja” e as pessoas já saem feito foguete para “levar ou buscar Fulaninho e Beltraninha não sei onde”... Ou para compromissos que poderiam tranquilamente ttser agendados em outra data.

Ora, quanto mais superficial a convivência, mais frieza nas relações. Passamos então a nos esbarrar na Instituição, não como irmãos, mas como meros colegas de trabalho; a viver uma vida paralela fora do Grupo Espírita, com um circulo de relações à parte, onde dificilmente há lugar para os companheiros de ideal.

Em que vão escuro do preciosismo doutrinário e do igrejismo teremos perdido a sensibilidade, o prazer de estar juntos, os laços de amizade que extrapolavam os muros da Casa Espírita? Em que lugar do tempo foram parar as gostosas confraternizações extra-reuniões... Os agradáveis bate-papos após as atividades... A amizade parceira que se estendia para os programas de lazer em comum... O olhar atento que detectava quando esse ou aquele amigo não estava bem... O interesse verdadeiro pelo bem-estar uns dos outros?... Talvez seja mais fácil culpar a correria e o medo da violência dos dias atuais - alegando que é perigoso chegar tarde em casa ou pretextando falta de tempo ou pretextando “a a ante os "?- do que responder honestamente a essas perguntas, mas uma coisa é inegável: Coragem é questão de fé, e tempo é questão de prioridade.

E são tantos os irmãos que reclamam atenção especial... Companheiros solitários para os quais os fins de semana são intermináveis e que, se acolhidos, com certeza se sentiriam muito melhor!... Companheiros em processos reencarnatórios difíceis ou em períodos de crise existencial, para os quais faria toda a diferença uma conversa amorosa, a presença amiga naquele momento crucial ou a festinha surpresa de aniversário. Celebrar gente é trabalhar a auto-estima individual e coletiva. Quando as pessoas se sentem valorizadas, quando são envolvidas em ambiente de carinho, alegria e leveza, todo o grupo se torna mais harmônico, feliz e produtivo.

“Espíritas, amai-vos e instruí-vos!” - Recomendou o Espírito de Verdade. A construção da frase sinaliza, clara e pedagogicamente, para a ação prioritária. Teoria já temos de sobra. Agora é aplicá-la no cotidiano das relações. É avaliar com honestidade até que ponto ser impecável, indispensável e PHD em Espiritismo, tem sido mais importante do que ser irmão.

“Reconhecereis os meus discípulos por muito se amarem” – afirmou Jesus. Neste momento é imperioso resgatar a nossa identidade de seguidores sinceros do Mestre, buscando interagir com sinceridade e companheirismo. Como distribuir aos que chegam o afeto, o aconchego e a tolerância que sequer conseguimos construir entre nós, companheiros de caminhada e de ideal?

Repensemos. Continuar a brincar de ser fraternos, alimentando a distância entre o discurso e a pratica da legítima fraternidade, é um enorme desserviço a nossa própria evolução e felicidade. O mundo espiritual tem nos alertado que das boas intenções de teóricos e indiferentes espíritos-espíritas o umbral já está cheio... E os hospitais das colônias espirituais também!.. Muito embora - pra sorte nossa - em casos de extrema pobreza e vulnerabilidade espiritual a Misericórdia Divina nunca negue licença pra mais um puxadinho.

*Joana Abranches - Assistente Social, escritora e presidente da Sociedade Espírita Amor Fraterno - Vitória – ES – joanaabranches@gmail.com amorefraterno@gmail.com

Fonte: http://amigoespirita.ning.com/group/artigosespiritas/forum/topics/sala-repletacasa-deserta?xg_source=activity

Palestra com Divaldo Pereira Franco Aracajú, Sergipe

(Informação luduvicejose@terra.com.br)