BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sábado, 17 de setembro de 2011

Focalizando o Trabalhador Espírita (No. 105) Lucas Milagre

Lucas Milagre

Entrevista para Ismael Gobbo ao Notícias do Movimento Espírita

Nossa entrevista deste sábado é com o trabalhador Lucas Milagre, nascido e residente na cidade de Divinópolis, MG. Lucas conheceu o Espiritismo aos oito anos de idade, passou pelas aulas da evangelização infantil e da mocidade espírita preparando-se para prosseguir no trabalho de divulgação da Doutrina Espírita. Participa do movimento de unificação através da Aliança Municipal Espírita de Divinópolis e frequenta o CEPE-Centro de Estudos e Pesquisas Espíritas e o Centro Espírita Maria de Nazaré. Além disso Lucas tem viajado para acompanhar oradores como Divaldo Pereira Franco, Suely Caldas Schubert, Raul Teixeira, dentre outros, registrando os eventos em fotos, textos e Power Point.

Lucas, pode nos fazer sua autoapresentação?

Com muito prazer. Sou Lucas Castanheira Milagre, nascido na cidade de Divinópolis, MG, no dia 13 de maio de 1983. Tenho dois irmãos mais novos. Aos 17 anos, nossa família constituída pelos meus pais Maurício e Ângela, meus irmãos Leandro e Eduardo, e eu, mudou-se para os Estados Unidos. Retornei para o Brasil três anos depois. Hoje, continuo morando no Brasil com meus pais, estou namorando ha seis anos com a jovem Kamilla, pessoa com quem tenho aprendido muito. Meus irmãos que já estão casados, ainda moram nos EUA. Mesmo com a distância, sempre mantemos contato, e hoje com a facilidade da comunicação via internet, podemos conversar com mais facilidade.

Qual sua formação acadêmica e profissional?

Tenho o terceiro grau incompleto. Atualmente estudo na UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais), cursando psicologia. Com a oportunidade de morar nos EUA, e aprender a língua inglesa, hoje temos uma escola de inglês na nossa cidade, onde trabalho.

Como você conheceu o Espiritismo e desde quando o freqüenta?

Nasci em uma família Católica. Quando eu tinha aproximadamente 8 anos de idade, meus pais tornaram-se espíritas e, como conseqüência, começamos a frequentar a evangelização infantil, a Mocidade Espírita e posteriormente as reuniões doutrinárias e grupos de estudos.

Aos 17 anos, como já dissemos, mudamo-nos para os EUA e, nesta mudança, perdemos um pouco o contato com o Espiritismo. Quando estava com 19 anos, fiquei sabendo que o médium e orador espírita Divaldo Franco, estaria na cidade de Boston, para fazer uma conferência. No mesmo dia já providenciamos tudo, para ir à palestra do querido médium baiano. A palestra foi excelente e, no momento do intervalo, eu fui para a fila para que Divaldo autografasse meu livro. Foi à primeira vez nesta atual existência, que eu estava pessoalmente com Divaldo. Foi uma emoção muito grande. A partir daquele dia voltei a ler e estudar a doutrina com mais disciplina. Toda semana eu viajava para Boston, que ficava à uma hora da cidade onde eu residia, para participar das palestras públicas e dos estudos das obras de Kardec. Aos 21 anos, retornei ao Brasil, e continuei a frequentar o Centro Espírita na minha cidade, participando de palestras e dos estudos.

A que casa espírita está vinculado presentemente?

Como membro da AME - Aliança Municipal Espírita de Divinópolis, estou sempre presente em várias Casas Espíritas da nossa cidade. Mas com mais frequência, participo dos estudos no CEPE (Centro de Estudos e Pesquisas Espíritas) e também no Centro Espírita Casa Maria de Nazaré, com palestras doutrinárias e estudos da Codificação.

Temos recebido noticias e fotos de eventos aos quais você comparece. Como tem sido essas viagens?

Sempre que posso, procuro viajar para participar dos eventos Espíritas. É uma alegria para nós. Tivemos a oportunidade este ano de viajar à Curitiba, e participar de um belo encontro realizado pela Federação Espírita do Paraná (FEP), evento este no qual participaram grandes oradores do nosso movimento espírita, como Divaldo Franco, Raul Teixeira, Suely Caldas, Haroldo Dutra Dias, dentre tantos outros.

Mas o evento que mais me emocionou, foi o “Movimento Você e a Paz” que é realizado na cidade de Salvador, BA, todo ano no mês de dezembro. Tivemos a alegria de comparecer nos últimos três anos. Tudo começou com um convite de um grande amigo, a quem tenho muito carinho, nosso companheiro Jorge Moehlecke, que reside no Sul do país. A primeira vez que Jorge nos convidou para estar com a caravana do Sul e com nosso querido Divaldo Franco, foi uma surpresa muito grande. E depois disso, também temos recebido convites da nossa querida Suely Caldas Schubert e de Divaldo. Desta forma sempre que tenho condições procuro comparecer a esses eventos, nos quais muito tenho aprendido. Poder estar com essas almas queridas é um privilégio, e uma alegria muito grande.

Fale-nos das outras formas de divulgação que tem utilizado.

Diz-nos o benfeitor Emmanuel que a maior caridade que podemos fazer a Doutrina Espírita, é a sua divulgação. Tenho aproveitado os meios de comunicação para divulgar o máximo possível o Espiritismo, e levar às pessoas a mensagem do bem. Hoje com as redes sociais, como Twitter, Facebook, Orkut, Youtube, estamos sempre utilizando para que a mensagem do amor chegue até a criatura humana. Reportemo-nos à questão 919 de "O Livro dos Espíritos", em que Kardec pergunta, qual o meio mais prático, para ser feliz neste mundo. A resposta dos espíritos foi incisiva: "Um sábio da Antiguidade já vo-lo disse: conhece-te a ti mesmo". Portanto, se o indivíduo não realizar um mergulho em seu mundo íntimo, para superar as paixões, os seus adversários, e terminar por fruir de paz e plenitude, naturalmente perder-se-á no tumulto que o cerca. Nos diz a benfeitora Joanna de Angelis “que nunca teve tanto amor na Terra, como nos dias de hoje”. E é uma grande verdade. Infelizmente muitos ainda se preocupam em divulgar o mal, dar ênfase às tragédias, a mídia só divulgando as más notícias, porque o bem não vende. Existem hoje muitas instituições de caridades, muitas obras do bem, mas que não são divulgadas. A partir do momento que as pessoas se voltarem para aquilo que enobrece e edifica, valorizarem os gestos de amor, aí sim, teremos um mundo melhor. Mas para que isso aconteça, não podemos ficar de braços cruzados. Temos que aproveitar esses meios de comunicação e fazer com que as pessoas sejam tocadas pela mensagem do amor.

Suas despedidas dos nossos leitores.

Para finalizar, gostaria de deixar uma mensagem que aprendi com nosso querido Divaldo Franco:

Vale a pena amar! Quando nós amamos, temos maturidade psicológica, e quando desejamos ser amados, ainda estamos na infância psicológica.

Se alguém não gosta de nós, o problema é da pessoa, quando não gostamos de alguém, o problema é nosso.

Ter inimigos é natural, mas é importante não sermos inimigo de ninguém.

Então, nosso objetivo essencial, é amar, amar e amar, “até doer”, como afirmava a notável Tereza de Calcutá.

Um abraço com carinho aos queridos leitores, com votos de muita paz.

Do amigo, e irmão em Jesus, Lucas Milagre

Eduardo e Leandro irmãos de Lucas Milagre e seus pais Ângela e Mauricio

Lucas Milagre aos 9 meses


Lucas Milagre com seus pais

Lucas Milagre aos 9 anos

Lucas Milagre aos 19 anos

Lucas Milagre com a namorada Kamilla Franklin


Divaldo Pereira Franco e Lucas Milagre

Divaldo Pereira Franco, Lucas Milagre e Suely C. Schubert


Lucas Milagre e Renato Prieto

Tio Nilson e Lucas Milagre na Mansão do Caminhom, em Salvador, BA

Raul Teixeira, Divaldo Pereira Franco e Lucas Milagre

Nando Cordel e Lucas Milagre

Amigos com Divaldo na Mansão do Caminho

OBS: AS FOTOS Desta entrevista só PODERÃO SER UTILIZADAS EM OUTRAS PUBLICAÇÕES MEDIANTE AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO entrevistadO.

Natureza e Vida

Adelvair David, Jales, SP

A Terra é o mundo que nos abriga, e a natureza é a mãe que fornece o necessário para a sobrevivência neste tempo existencial.

Somos compelidos pelo dever moral a respeitar a natureza. Campeiam em quase toda a humanidade projetos neste sentido, para fortalecer ações que possam minimizar em curto prazo e erradicar definitivamente a prazo maior todas as agressões contra ela cometidas.

Apesar de tudo o que é anunciado aos ventos, ainda encontramos aqueles que dormem consciencialmente e continuam sem nenhum pesar a empreenderem ações que comprometem a vida em todos os seus desdobramentos.

Parar em um lugar qualquer e despejar o lixo sem pestanejar; abandonar sem nenhum escrúpulo um animalzinho à própria sorte no meio do nada, indefeso e sem condições, muitas vezes, de prover a própria sobrevivência; intoxicar, poluir rios, córregos e matas, decretando impiedosamente a morte de milhares de seres, é demorar no primitivismo dos sentimentos; possuindo sensibilidade anestesiada acumulará conseqüências graves para ele e para a humanidade.

Necessário nos lembremos que temos três deveres quando nos matriculamos neste mundo para o prosseguimento evolutivo: Dever para conosco mesmo; Dever para com o próximo; Dever para com o mundo onde habitamos. Neste sentido, tudo o que fizermos contra nós mesmos, contra o próximo ou contra a natureza que nos acolhe projetará dores lancinantes para serem resgatadas, atendendo a suprema lei natural de Causa e Efeito.

Deus concede ao homem tudo o que ele necessita para bem viver neste mundo. O excesso será sempre fruto da sua ambição que para atendê-la passa a cometer os crimes contra a vida.

Sejamos nós aqueles que educarão no amor os próprios sentimentos; auxiliemos a natureza que nos abriga a estar cada vez melhor, amparando nossos irmãos menores, os seres que ainda não dotados de razão aguardam nossa proteção e cuidado.

A VIDA É UM DOM DE DEUS, RESPEITEMO-LA EM TODAS AS SUAS EXPRESSÕES, ASSIM A TEREMOS EM ABUNDÂNCIA.

Autor da Mensagem: Adelvair David - publicada no jornal "Folha Noroeste" da cidade de Jales-SP, em 10-09-11

Gatinho no sitio arqueológico de Tel Berseba, na cidade de Berseba, deserto do Negev, Israel. Foto: Ismael Gobbo

Leia o Informativo do CEECAL

Acesse o informativo aqui:

http://www.ceecal.com/informativo.php

Novo programa na Rádio Fraternidade vai explorar a Mediunidade e o espiritismo através dos tempos

A Web Rádio Fraternidade – www.radiofraternidade.com.br estreia no próximo dia 17 de setembro (sábado) o programa “Nas Pegadas da História, a Mediunidade através dos tempos”. Produzido pelo confrade Licurgo Soares de Larcerda Filho o programa terá quatro veiculações, sendo uma inédita e outras três em reprises. A cada semana um novo programa vai passear pela história e trazer aos ouvintes fatos que marcaram a mediunidade e o espiritismo.

Segundo Rubens de Castro, da equipe Web Rádio Fraternidade, não é ao acaso que o programa tem como estreia a data do dia 17 de setembro. “O amigo Licurgo já havia sugerido essa data que é realmente um marco para o Espiritismo no Brasil. Ao pesquisarmos vamos encontrar que nessa mesma data no ano de 1865, Luís Olímpio Teles de Menezes, na cidade de Salvador, na Bahia fundava o primeiro Centro Espírita do Brasil, conhecido como Grupo Familiar de Espiritismo. Essa é uma data marcante e nada melhor do que iniciarmos esse novo programa meio que homenageando um feito como esse do confrade Luís Olímpio, realizado há 146 anos dando início a grupos espíritas no Brasil”, lembrou Rubens.

Sobre o novo colaborador da Web Rádio Fraternidade, Rubens acrescenta que “ele é uma irmão que irá somar em muito nesse nosso singelo trabalho. Licurgo tem uma boa bagagem de conhecimento, além de ser o escritor das coleções: A Mediunidade na História Humana (5 vols.) (Minas Editora – Araguari/MG) e, A Reencarnação na História Humana (2 vols.) (Minas Editora – Araguari/MG)”, completou. Segundo Rubens, os programas já gravados demonstram que os ouvintes vão ter mais uma oportunidade de conhecimento. “Vai valer a pena acompanhar esse trabalho que o Licurgo estará desenvolvendo conosco. Tenho certeza que os ouvintes vão se surpreender”, disse o membro da equipe Web Rádio Fraternidade.

Licurgo também escreve artigos para a Revista Reformador, editada pela Federação Espírita Brasileira.

TOME NOTA
Nas Pegadas da História
Estreia 17 de setembro de 2011

HORÁRIOS VEICULAÇÃO
Sábado: 10h05
Terça-feira: 10h05
Quarta-feira:18h05
Quinta-feira: 00h30


IMPRENSA - Web Rádio Fraternidade
www.radiofraternidade.com.br

(Informação recebida em email de eventosespiritas@grupos.com.br ; em nome de; ABRADE abrade@abrade.com.br)

Acesse aqui: http://www.lfc.org.br/sei/boletim/2204.pdf

Jantar Beneficente no Maria Dolores Jales, SP O GRUPO ESPÍRITA BENEFICENTE MARIA DOLORES convida a todos para um delicioso jantar será no dia 24

Cine Reflexão no Obreiros da Vida Eterna- SEOB São Carlos, SP

(Informação recebida em email de Obreiros do Bem - São Carlos divulgacao@obreirosdobem.com.br)

Curso Interativo de Espiritismo e Vivência Espírita Caieiras, SP

(Informativo recebido em email de Ozélia Krolikowski ozeliak@gmail.com)

Feira do Livro Espírita Macaense Macaé, RJ

(Informação recebida em email de vendas@itapuaeditora.com.br)

1o. Encontro Espírita de Iturama Iturama, MG

(Informação recebida em email de Carlos Alberto Almeida Leal carlosalbertoalmeidaleal@gmail.com)

Palestra com Tadeu Veronezi Nunes Monte Alto, SP

(Informação recebida em email de Tadeu V Nunes tvnunes@terra.com.br)

Palestra com Clayton Levy no C.E. Pátria do Evangelho Albertina, MG

(Informação recebida em email de livraria90@terra.com.br)

Palestras com Nelson Moraes São Paulo e Americana, SP

(Informação recebida em email de Elizeth Corona)

Eventos Espíritas com Suely Caldas Schubert Bento Gonçalves e Garibaldi, RS

Convidamos, em nome da Associação Médico-Espirita da Serra Gaucha (AME - SG), para participar da 2ª Feira do Livro Espirita da Serra Gaucha , no Shopping Bento em Bento Gonçalves, RS, nos dias 28 de setembro a 02 de Outubro de 2011 e, na Palestra com Suely Caldas Schubert em Garibaldi no dia 4 de outubro de 2011, conforme cartazes no anexo.
Fraterno Abraço
Victorio Turconi
AME Serra Gaucha
Novo site AME Serra Gaucha: ameserragaucha.com.br


Próxima reunião da “Spiritism Society of Ireland” Dublin, Irlanda

Dear beloved friends,

Our next meeting will be this Sunday, 18 of September 2011, at 11:00 a.m.

It going to be held in our new place on the following address: 21 Fairview, Dublin 3 It's located in front of the Fairview Park. It's easily accessible from the City Centre with the following buses:

20B, 31, 29, 42 and 128 and get off one stop before Marino College. It's the located between Tesco Express and Abacus Finance.

We will have our delicious coffee with pastry, teas, cheese bread ready to eat and much more sell.

Don't miss out!

All these events it's to raise money to pay our rent and upcoming events!

I hope to see everyone soon! Regards,

Spiritism Society of Ireland
0879484096

*************************************

Meus queridos amigos,


Nossa proxima reuniao sera neste domingo 18/09/2011 as 11:00 hrs na nossa nova sede localizada na 21 Fairview, Dublin 3.

Os onibus que serve o local sao 20B, 31, 29, 42 e 128 e descer um ponto antes do Marino College em frente ao Parque Fairview! A entrada fica entre o Tesco Express e a Abacus Finance.

Nosso Cafe estara vendendo bolos, doces, pao de queijo assado, cafe, cha e muito mais!

Evento para levantar fundos para pagarmos aluguel e despesas com os demais eventos!


Espero todos la!!!

Abracos Fraternos,

--
Spiritism Society of Ireland

Site:
www.allankardec-ireland.org
Facebook:
Spiritism Ireland Ssgi
Orkut: Spiritism Society of Ireland

Palestra por Cristina Neres no “Franciscans Spiritist House” Sydney, Austrália)

(Informações em email de Gloria Collaroy)

Conheça a Casa Espírita Franciscanos

Acesse aqui: http://ismaelgobbo.blogspot.com/2011/07/focalizando-o-trabalhador-espirita-no_10.html

A dirigente Gloria Collaroy

Registro. Rádio Alvorada transmitiu ao vivo a 58ª. Semana Espírita de Vitória da Conquista, BA

(Informações de Adilson BigBoy alvoradaespirita@hotmail.com, e fotos fornecidas por Barreto, coordenador do

evento. Colaboraram também Suzi Barboni e Mara Freitas)

ALVORADA 26 HORAS DE TRANSMISSÃO AO VIVO DA 58ª. SEMANA ESPÍRITA DE VITÓRIA DA CONQUISTA, NO MAIOR EVENTO ESPIRITA DO MUNDO. ESTIVEMOS PELA QUINTA VEZ NESTE EVENTO QUE BATEU RECORDES DE PUBLICO, COM A PARTICIPAÇÃO DE 98 CIDADES
DE 16 ESTADOS BRASILEIROS E PARTICIPAÇÃO DOS MAIS RENOMADOS EXPOSITORES BRASILEIROS, COMO DIVALDO FRANCO, RAUL TEIXEIRA, ALBERTO ALMEIDA, SIMÃO PEDRO, HAROLDO DUTRA, SUELY CALDAS ENTRE OUTROS. E NÓS DO ALVORADA SÓ TEMOS QUE AGRADECER O CARINHO DOS NOSSOS IRMÃOS CONQUISTENSES E, COM CERTEZA, NO PROXIMO ANO ESTAREMOS DE VOLTA NA 59ª. SEMANA, DE 02 A 9 DE SETEMBRO CUJO TEMA SERÁ "RESPONSABILIDADE ANTE A ERA NOVA".
PARABÉNS VITÓRIA DA CONQUISTA. FOI MUITO BOM ESTÁ COM VOCÊS.

"ALVORADA" COMPROMISSO COM A DOUTRINA ESPIRITÁ.

www.alvoradaespirita.com.br

A entrada do grandioso Centro de Convenções Divaldo Franco

Momento Musical da 58ª. Semana Espírita de

Vitória da Conquista, BA

Divaldo no Seminário. 58ª. Semana Espírita de

Vitória da Conquista, BA

José Ferraz e Nilo Calazans com participantes do estado de Rondônia na 58ª. Semana Espírita

José Raul Teixeira, Suely Caldas Schubert e Divaldo Pereira Franco em momento de autógrafos na 58ª. Semana Espírita de Vitória da Conquista, BA

O grandioso Centro de Convenções e o numero público participante da

58ª. Semana Espírita de Vitória da Conquista, BA

Judas Iscariotes

Matéria publicada no Jornal Mundo Espírita - abril/2004

Na dobra dos séculos, ele continua sendo apontado como alguém que destoou no Colégio Apostólico, exemplo de mau amigo, traidor. Ainda na atualidade, o seu nome é dado aos que traem uma causa, aos que erguem a mão contra quem os brindou com amizade.

Dentre os doze apóstolos, parece ter sido o único que não era galileu. Filho de Simão, era da cidade de Cariote ou Kerioth, "cidade do extremo sul da tribo de Judá, a uma jornada além do Hebron." (3)

Em Cafarnaum, Judas, comumente denominado, Judas Iscariotes, o que equivale a dizer, Judas, de Kerioth, sua localidade de nascimento, se consagrava ao pequeno comércio, vendendo peixes e quinquilharias.

Entendia de contabilidade, e se transformou no tesoureiro do grupo. Era quem cuidava da bolsa das ofertas. Quem lhe analise a personalidade, o qualifica como culto, eloqüente e polido. Também alegre e um homem realizado.

Destacam-se nele, igualmente, qualidades como discrição e sensatez. Com certeza, um homem prático. Sua cabeça era de um comerciante. Seu negócio era adquirir, revender e contar os lucros.

"Imediatista, considerava as pessoas e ocorrências através da óptica distorcida da realidade, pelo valor relativo, amoedado, social, transitório, não real. (...)" (2)

Foi exatamente sob essa tônica, que ele expôs o Amigo Celeste. Judas tinha ambição, fascinação pelas riquezas, preocupações com a vida material. Não conseguiu apreender o sentido da missão do Grande Amigo.

Para ele, o carpinteiro de Nazaré era o Messias, aguardado há séculos por Israel, sofrida e à época, escrava da águia romana dominadora. O poder de Jesus, Seus discursos, Sua inteligência e Seus milagres o fascinavam.

No Evangelho de João (12:6), encontramos uma referência à sua desonestidade, referindo o evangelista que "tendo a bolsa, roubava o que se lançava nela."

Segundo as lições espirituais, Jesus o teria advertido, ao início do apostolado: "...Judas, a bolsa é pequenina; contudo, permita Deus que nunca sucumbas ao seu peso!" (6)

Sua é a voz primeira que sussurra acerca do desperdício, em casa de Simão, o ex-leproso, durante o banquete em que Maria, de Betânia, oferece ao Amor não amado, o caro perfume, ungindo-Lhe os cabelos. Servindo-se do momento para o ensino, Jesus recorda da pérola da amizade e da preciosidade da manifestação afetiva, alertando sobre a precariedade das coisas temporais.

Acompanhando o Rabi, dia após dia, registrando-Lhe a grandeza, alimenta o filho de Simão a idéia de que, dia chegará em que Ele assumirá o poder, liderando uma grande revolução, esmagando Roma. Não conseguira entender que a maior revolução que o doce Rabi propunha era contra o inimigo interior.

Após a triunfal entrada do Amigo em Jerusalém, Judas imaginou que melhor momento não haveria do que aquele para que Ele inaugurasse o Seu Reino.

No entanto, sequer sorrira Jesus, nem retribuíra com acenos ou um inflamado discurso à extraordinária recepção, que o povo lhe oferecia. Aquela maré humana entrou por um dos grandes portais da muralha do Templo e se derramou para o interior da extensa área do átrio dos gentios, ao átrio do povo e dos sacerdotes.

E quem ouvisse os brados de Hosana ao Filho de Davi! Hosana! acorria para ver quem seria a personagem que assim estaria sendo ovacionada. Quem seria alvo de tão deslumbrante manifestação?

Os fariseus ficaram indignados e mais recrudesceu o ódio contra o Galileu. Os sacerdotes devem ter tremido, temendo, mais que nunca, perder o cargo e seus privilégios. Decretava-se, ali, a urgência da sentença de morte do Filho de Nazaré.

Contudo, enquanto Judas aguarda que Ele tome uma atitude, o Mestre se retira da cidade, ao anoitecer e se dirige a Betânia, onde costumava passar a noite.

O discípulo se inquieta. Sob seu ponto de vista, Jesus não sabe aproveitar as oportunidades, nem se preocupa em conquistar a atenção dos homens mais altamente colocados na vida.

Gozando da amizade de políticos influentes em Jerusalém, Judas decide propor um acordo para apressar o triunfo do Messias. Arquiteta entregá-lO aos homens do poder temporal, "em troca de sua nomeação oficial para dirigir a atividade dos companheiros. Teria autoridade e privilégios políticos. Satisfaria às suas ambições, aparentemente justas, com o fim de organizar a vitória cristã no seio de seu povo.

Depois de atingir o alto cargo com que contava, libertaria Jesus e lhe dirigiria os dons espirituais, de modo a utilizá-los para a conversão de seus amigos e protetores prestigiosos." (7)

Quando a alvorada se fez, o discípulo imprevidente se dirigiu ao Sinédrio. Aguardou horas, mas muitas promessas lhe foram feitas. Guardou as 30 moedas, nem mesmo sabia porquê. Afinal, logo mais, ele teria as rédeas do movimento renovador. Era uma quantia pequena para o que idealizava. Nada além do preço de um escravo: trinta moedas de prata.

Com um beijo entrega o Amigo a quem amava, sem O compreender. Aterrorizado, viu seu Mestre ser conduzido à cruz, sem nenhum lamento, sem nenhuma queixa.

Dando-se conta do equívoco, busca Caifás, reclamando o cumprimento do acordo. Somente recebe dele e dos demais membros do Sinédrio sorrisos de sarcasmo. Recorre às suas relações de amizade e teve que reconhecer a fragilidade das promessas humanas.

De longe, Judas contemplou as cenas humilhantes e angustiosas do drama do Gólgota. O remorso o abraça, dilacerando-lhe a consciência.

Um pensamento o toma. Sem amigos, traidor vil que entrega o Amigo querido, da forma mais ignominiosa, ele somente pensa em desertar da vida. Naquele momento, não se recordou das exortações acerca da prece, da comunhão com o Pai, do perdão lecionado tantas vezes pelo Nazareno.

Ele somente escuta a voz tenebrosa de seu tremendo remorso e, dirigindo-se à rampa do vale de Hinom, compõe o laço em torno do pescoço e se deixa pender, vencido pela dor, ingressando no mundo espiritual, atormentado e sofredor.

Conta-se que, tendo devolvido aos sacerdotes o dinheiro vil, entenderam eles que aquele era "preço de sangue" e não seria lícito retorná-lo aos cofres do Templo. Assim, adquiriram um campo para servir de cemitério a estrangeiros e peregrinos que morressem em Jerusalém.O local ficou conhecido como "campo de sangue" e, segundo alguns, Judas teria sido o primeiro a ser ali sepultado.

Na seqüência dos anos, ele expiaria sua tenebrosa falta. Em entrevista que concede ao espírito Irmão X, assim narra a sua trajetória de redenção: "Depois de minha morte trágica, submergi-me em séculos de sofrimento expiatório da minha falta. Sofri horrores nas perseguições infligidas em Roma aos adeptos da doutrina de Jesus e as minhas provas culminaram em uma fogueira inquisitorial, onde, imitando o Mestre, fui traído, vendido e usurpado. Vítima da felonia e da traição, deixei na Terra os derradeiros resquícios do meu crime, na Europa do século XV.

Desde esse dia em que me entreguei por amor do Cristo a todos os tormentos e infâmias que me aviltavam, com resignação e piedade pelos meus verdugos, fechei o ciclo das minhas dolorosas reencarnações na Terra, sentindo na fronte o ósculo do perdão da minha própria consciência..." (8)


Bibliografia:


01.FRANCO, Divaldo Pereira. Isto é lá contigo. In:___. Há flores no caminho. Pelo espírito Amélia Rodrigues. Salvador: LEAL, 1982. cap. 23.
02.______. Arrependimento tardio. In:___. Trigo de Deus. Pelo espírito Amélia Rodrigues. Salvador: LEAL, 1993. cap. 12.
03.RENAN, Ernest. Os discípulos de Jesus. In:___. Vida de Jesus. 13. ed. São Paulo: Martin Claret, 1995. cap. 9.
04.TEIXEIRA, J. Raul. Jesus e a traição. In:___. Vida e mensagem. Pelo espírito Francisco de Paula Vitor. Niterói: FRÁTER, 1993. cap. 15.
05.VINICIUS. Reabilitação de um culpado. In:___. Na escola do mestre. 4. ed. São Paulo: FEESP, 1981. cap. 4.
06.XAVIER, Francisco Cândido. Os discípulos. In:___. Boa nova. Pelo espírito Irmão X. 8. ed. Rio [de Janeiro]: FEB, 1963. cap. 5.
07.______. A ilusão do discípulo. Op. cit. cap. 24.
08.______. Judas Iscariotes. In:___. Crônicas de além-túmulo. Pelo espírito Humberto de Campos. 8. ed. Rio[de Janeiro]: FEB, 1975. cap. 5
.

(Copiado do site: http://www.feparana.com.br/biografia.php?cod_biog=173)

Vale de Hinom, em Jerusalém, onde Roberto Carlos fez seu show recentemente. Foto Ismael Gobbo

As muralhas de Jerusalém ladeando o Vale de Hinom. Foto Ismael Gobbo

Intolerância do passado, resquícios no presente

Wellington Balbo

Na data de 09 de outubro de 1861 foi praticado lamentável ato de arbitrariedade, misturado a discriminação e desrespeito numa miscelânea das mais lamentáveis. A este ato denominou-se - O auto de fé de Barcelona, em que por ordem do Bispo daquela cidade foram queimados em praça pública 300 livros espíritas enviados por Allan Kardec ao livreiro Maurício Lachâtre.

Kardec ao receber a informação naturalmente indignou-se e as reclamações foram feitas ao cônsul francês em Barcelona, todavia, nada adiantou. Kardec, então, disse ao Sr. Lachâtre que se deixasse consumar o absurdo ato, mas submeteria a questão para apreciação de seu guia espiritual.

E assim feito, recebeu interessante resposta: uma perseguição tão ridícula e atrasada poderá fazer o Espiritismo progredir na Espanha.

Percebemos nesta pequena passagem que indubitavelmente Allan Kardec não encontrou facilidades para que as realidades imortais ultrapassassem a discriminação de mentalidades atrasadas.

Outra situação que tem alguma similaridade com o Auto de fé de Barcelona ocorreu em pequena cidade do interior francês quando um pregador resolveu abrir fogo contra a Doutrina Espírita em seus sermões. Entretanto, desconhecia o pregador que ninguém naquela cidade conhecia o Espiritismo. O que ele fez foi atiçar a curiosidade da população para o conhecimento da doutrina que nascia. Não tardou para que em 6 meses nascesse naquele pequeno município um grupo de estudos espíritas.

A respeito deste fato comentou Allan Kardec:

“Os Espíritos tinham razão quando nos diziam, há alguns anos, que nossos próprios adversários, sem o quererem, serviriam à nossa causa”.

Independentemente de qualquer marketing involuntário realizado por pessoas como o Bispo de Barcelona ou o pregador desinformado, vale destacar o quão é triste depararmo-nos com casos de discriminação e desrespeito. Ainda nos dias de hoje observamos situações deste naipe e constatamos que ainda não foi sepultado o preconceito, este filho dileto da ignorância. E a pergunta que fica é:

Como faremos para iluminar o mundo com o respeito às diversidades existentes?

A resposta não é difícil, mas requer, obviamente, prática permanente:

Educando-nos e observando nosso comportamento, se não estamos, por exemplo, sendo perseguidores daqueles que não comungam os mesmos ideais que nós. A qualquer resquício de intolerância que percebamos nos assaltar, tomemos como base a célebre frase de Voltaire como um norte a nos guiar: “Não concordo com uma palavra do que dizes, mas defenderei até o ultimo instante seu direito de dizê-la”.

Agindo assim certamente estaremos libertos dos cadeados da ignorância, que se atualmente não queima livros em praça pública ainda lamentavelmente permanece queimando reputações e desrespeitando opções e formas de encarar a vida.

Pensemos nisto!

Referências:

KARDEC, Allan. Obras Póstumas. 27 ed. Araras SP: IDE. 1993.

KARDEC, Allan. Viagem Espírita em 1862. 2 ed. Matão SP. O Clarim.

Na data de 09 de outubro de 1861 foi praticado lamentável ato de arbitrariedade, misturado a discriminação e desrespeito numa miscelânea das mais lamentáveis. A este ato denominou-se - O auto de fé de Barcelona, em que por ordem do Bispo daquela cidade foram queimados em praça pública 300 livros espíritas enviados por Allan Kardec ao livreiro Maurício Lachâtre.

Kardec ao receber a informação naturalmente indignou-se e as reclamações foram feitas ao cônsul francês em Barcelona, todavia, nada adiantou. Kardec, então, disse ao Sr. Lachâtre que se deixasse consumar o absurdo ato, mas submeteria a questão para apreciação de seu guia espiritual.

E assim feito, recebeu interessante resposta: uma perseguição tão ridícula e atrasada poderá fazer o Espiritismo progredir na Espanha.

Percebemos nesta pequena passagem que indubitavelmente Allan Kardec não encontrou facilidades para que as realidades imortais ultrapassassem a discriminação de mentalidades atrasadas.

Outra situação que tem alguma similaridade com o Auto de fé de Barcelona ocorreu em pequena cidade do interior francês quando um pregador resolveu abrir fogo contra a Doutrina Espírita em seus sermões. Entretanto, desconhecia o pregador que ninguém naquela cidade conhecia o Espiritismo. O que ele fez foi atiçar a curiosidade da população para o conhecimento da doutrina que nascia. Não tardou para que em 6 meses nascesse naquele pequeno município um grupo de estudos espíritas.

A respeito deste fato comentou Allan Kardec:

“Os Espíritos tinham razão quando nos diziam, há alguns anos, que nossos próprios adversários, sem o quererem, serviriam à nossa causa”.

Independentemente de qualquer marketing involuntário realizado por pessoas como o Bispo de Barcelona ou o pregador desinformado, vale destacar o quão é triste depararmo-nos com casos de discriminação e desrespeito. Ainda nos dias de hoje observamos situações deste naipe e constatamos que ainda não foi sepultado o preconceito, este filho dileto da ignorância. E a pergunta que fica é:

Como faremos para iluminar o mundo com o respeito às diversidades existentes?

A resposta não é difícil, mas requer, obviamente, prática permanente:

Educando-nos e observando nosso comportamento, se não estamos, por exemplo, sendo perseguidores daqueles que não comungam os mesmos ideais que nós. A qualquer resquício de intolerância que percebamos nos assaltar, tomemos como base a célebre frase de Voltaire como um norte a nos guiar: “Não concordo com uma palavra do que dizes, mas defenderei até o ultimo instante seu direito de dizê-la”.

Agindo assim certamente estaremos libertos dos cadeados da ignorância, que se atualmente não queima livros em praça pública ainda lamentavelmente permanece queimando reputações e desrespeitando opções e formas de encarar a vida.

Pensemos nisto!

Referências:

KARDEC, Allan. Obras Póstumas. 27 ed. Araras SP: IDE. 1993.

KARDEC, Allan. Viagem Espírita em 1862. 2 ed. Matão SP. O Clarim.

Auto de Fé de Barcelona. Imagem da Internet

Altamirando Carneiro na homenagem a Allan Kardec em Três Lagoas, MS

Allan Kardec

Hippolite-Léon-Denizard Rivail, Allan Kardec, o Codificador da Doutrina Espírita, completa 207 anos no dia 3 de outubro de 2011. Para maior engrandecimento desta data, Três Lagoas e região receberá o jornalista Altamirando Carneiro, que fará palestra no dia 30 de setembro, no Grupo de Fraternidade Espírita José Grosso e Maria João de Deus, onde será descerrada a Placa e Inauguração do asfalto da Rua Francisco Cândido Xavier, com a presença da Prefeita Municipal Marcia Moura, autora da lei que instituiu a Primeira Homenagem ao médium mineiro no Brasil.

Outras autoridades do município estarão presentes no evento. O consagrado repórter fotográfico Mauricio Cardim, de Sete Lagoas (MG), também abrilhantará o evento, com o lançamento nacional do Cartão Postal da Rua Francisco Cândido Xavier.

O Coral Vozes da Fraternidade, regido pela maestrina Solange, com suas 25 vozes afinadíssimas, abrilhantará a noite da palestra de Altamirando.

No sábado, dia 1º. de outubro, Altamirando Carneiro abre oficialmente o mês de homenagem a Allan Kardec no Grupo de Fraternidade Espírita José Xavier, de Três Lagoas. Domingo, dia 2 de outubro, fará visitas às famílias carentes e ao cemitério de Três Lagoas, especificamente à Caixa de Mensagens Espíritas.

Na segunda-feira, dia 3 de outubro, Altamirando Carneiro vai a Castilho (SP), cidade do saudoso cantor Paulo Sérgio, quando fará palestra no Centro Espírita Chico Xavier.

No dia 4 de outubro, às 9 horas, a festa será na Câmara Municipal de Três Lagoas, com todos os vereadores presentes, A festa é motivada pela lei numero 1.407, de 25 de novembro de 1997, que determina a comemoração, em 3 de outubro, do Dia de Allan Kardec, por ter sido neste dia que no ano de 1804 nasceu o Codificador da Doutrina Espírita. Altamirando Carneiro é convidado para a Seção Ordinária para falar com toda a impressa e a utoridades constituídas sobre a Vida de Allan Kardec, momento em que será homenageado e também autografará livros espíritas a todos os vereadores e autoridades presentes.

(Informação recebida em email de alta_carneiro alta_carneiro@uol.com.br)

Sobre o orador Altamirando Carneiro

Acesse aqui: http://ismaelgobbo.blogspot.com/2011/09/focalizando-o-trabalhador-espirita-no.html

Agenda FEB 2012

Calendário de atividades atualizado da URE Nova Andradina Nova Andradina, MS

Segue o calendário atual com novas palestras e cursos, para orientações dos e dirigentes e frequentadores do Centro. Adriana Braga /Sec.

(Informações recebidas em email de URE- Nova Andradina urenovandradina@yahoo.com.br)

Seminário e palestras em Ivinhema, MS

“CARAVANA DA UNIFICAÇÃO”

EQUIPE FEMS: Darlene M. G. B. Cavalcante - 1ª Vice-Presidente da FEMS

Celso Catonio - Equipe FEMS

IVINHEMA

SEMINÁRIO

“Centro Espírita, Unidade Fundamental do Movimento Espírita”

Data: 24 Set 2011 (Sábado), das 14 às 17h

Palestrantes: Darlene e Celso

PALESTRA PÚBLICA

“Unificação: um projeto permanente”

Data: 24 Set 2011 (Sábado), às 19h30

Palestrante: Darlene M. G. B. Cavalcante

Local: Centro de Estudos Espíritas Allan Kardec

R. José Ramalho, 690 - Piravevê



C:\Users\GeorgeVS\Desktop\Selo 150anos O Livro dos Médiuns - 2011.jpg

CONTATOS

FEMS: 3324 8322 / 3324 3757 fems@fems.com.br

Darlene: 8123 9515 darlene.ms@terra.com.br

Altair: Coordenadora URE de N. Andradina: 9967 8323 altairflores@uol.com.br

Pres. do C.E.E. Allan Kardec: Orlando 9978 8510

(Informação recebida em email de URE- Nova Andradina urenovandradina@yahoo.com.br)

Palestra com Bruno Rodrigues no N.E. Chico Xavier Carapicuíba, SP

Núcleo Espírita Chico Xavier

Dia 18 de Setembro de 2011

Horário: 09:00 horas

Palestra

ALEGRIA DE VIVER

COM O PALESTRANTE: BRUNO RODRIGUES

Local:

Rua Antonio Calixto Filho, 17 (antiga rua piquete)

Vila Dirce - Carapicuiba – SP

Atrás do Supermercado Todo Dia na Rotatória da Av. Inocêncio Seráfico

(Informação recebida em email de ROGERIO FERNANDO SILVA fernandosilva_art@hotmail.com)

Agenda Espírita de Eventos programados para Carmo do Rio Claro, MG

AGENDA ESPÍRITA

17 e 18/09 - II ENCONTRO ANUAL ESPÍRITA DE CARMO DO RIO CLARO

17/09 - sábado - 19:30 h - Seminário "A reencarnação segundo a Bíblia e a Ciência" com Nazareno Feitosa.

18/09 - domingo - 8:30 h - Palestra de João Tadeu Silva - O sermão montanha

10:30 h - Palestra de Nazareno Feitosa - O sermão da montanha

14:00 h - Palestra de Evandro Bogo - O sermão da montanha

25/09 - Domingo - COFEMG em Carmo Do Rio Claro
26/09 - Segunda-feira - Palestra de Paulo Henrique Bueno no Centro Espírita Luz e Esperança - Poços de Caldas.
06/10 - Quinta-feira - Palestra de Walmor Zambrotti no Centro Espírita Allan Kardec de Carmo do Rio Claro

20/10 - Quinta-feira - Palestra musicada de Wanyr Caccia no Centro Espírita Allan Kardec de Carmo do Rio Claro
24/11 - Quinta-feira - Transmissão ao vivo da Rádio Boa Nova diretamente de Carmo do Rio Claro - 18:00 h às 20:00 h
24/11 - Quinta-feira - Palestra de Adriano (Rádio Boa Nova) no Centro Espírita Allan Kardec de Carmo do Rio Claro - 20:00 h

(Informação recebida em email de paulo henrique bueno eng.paulohenriquebueno@hotmail.com)

26ª. Semana Espírita de Catu Catu, BA

(Informação recebida em email de Suzi Barboni suziavbarboni@gmail.com)

Encerramento da Semana Espírita de Guarulhos Guarulhos, SP


18.09.10 – Domingo – 08h30min/12h30min - Encerramento da Semana Espírita de Guarulhos

Local: Centro Cultural Adamastor - Av. Monteiro Lobato, 783 - Centro – Guarulhos/SP

No Salão de Artes

Recepção: 08h30min com espaço para criança e com café da manha para todos freqüentadores.

Harmonização: 09 h - Ronaldo e Rinaldo

1º Palestrante: 09 h - Adão Nonato - Tema: A Mediunidade de Jesus

2º Palestrante: 11 h - Onivaldo José da Silva - Tema: 150 Anos do O Livro dos Médiuns

Harmonização Musical: Eri Lopes e João Lúcio

Apresentação: José Augusto Pinheiro

Claudio Roberto Palermo - Locutor/Produtor -

Twitter - @RadioPalermo
Facebook e Orkut -

Editor dos Blogs Evolução Cósmica e Cotidiano Feliz

www.claudiopalermo.blogspot.com
www.cotidianofeliz.blogspot.com

MSN - locutor20@hotmail.com

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

Registro. Realizado o III Jornecc Itabuna, BA

III JORNECC - Agradecimento

O Centro Espírita Claudionor de Carvalho agradece a todos que participaram indiretamente e diretamente para o sucesso da Nossa III JORNECC.

Aguardo todos para 2012.

Um grande abraço,

Equipe CECC

09 A 11/09/2011

Jacob Mello e Lindomar Coutinho da Silva, oradores, e, Marcos Nascimento fundador do CECC

Público

Turminha da Evangelização

Equipe do CECC