BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

XIV Congresso Espírita da Bahia Salvador, BA

Saiba tudo sobre o Congresso ac essando:

http://www.feeb.com.br/v2/index.php?option=com_content&view=section&id=14&Itemid=102

(Com colaboração de Mara Freitas)

Palestras públicas no mês de outubro 2011 Ilha Solteira, SP

PALESTRAS DO MÊS DE OUTUBRO EM ILHA SOLTEIRA - SP

09 - Domingo - 19:30 - C. E. Cairbar Schutel

José Maria Medeiros - Santo André

http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRJmt3LQ-E6ZIiMgrVhooq_Jdupy5dnAIpRA_aTPFnl8cZd_YzBoA

13- Quinta: 20:00–C. E. Cairbar Schutel - Lúcia Bonilha–Jales SP

TEMA: FRAGMENTOS DA ESCRAVIDÃO NO BRASIL

http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQHkHm_oM0_nmDMas4k6L0E2ZoYQpiCqEbA-i9B6wMkUImMBLnQ

14 - Sexta - 20:00 - CEALUZ - Jamiro dos Santos Filho – Araguari

http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQ85zI-IF7hnNU9AP6xRgJ2wMx6NHIFL6sClWOzV2j7Eu433ZYO

PALESTRAS DO MÊS DE OUTUBRO EM ILHA SOLTEIRA - SP

20 - Quinta: 20:00 - C. E. Cairbar Schutel - Osvaldo Magro Filho – Araçatuba

http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTfY7j2JnX2TgIRhLhF-WUz6wyWjxHgrCMfaTLh1jdton6qZmnoig

23 - Domingo - 19:30 - C. E. Cairbar Schutel

Roosevelt Andolphato Thiago - Barra Bonita

http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSQEZQHP8WcgfdXfvuZok01gszOyHLoFIv7qv9TLQzEw_CwWOcxTQ

30 - Domingo - 19:30 - C. E. Cairbar Schutel

Ditinha Calixto - José Bonifácio

http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQHLgn-vX9A0I5QvOpmeiHKNYiUf2npuDMSkMwnwXvEG7TacG3w

(Informações recebidas em email de Neiva Paggioli de Carvalho neivapaggioli@yahoo.com.br)

Encontro Fraterno 2011. Mansão do Caminho Salvador, BA

TERCEIRA PARTE:

(Texto e fotos recebidos em email de Jorge Moehlecke)

Seguindo a programação proposta, no sábado pela manhã o tema foi “O Significado Psicológico da Existência Humana”. A manhã inicia-se radiosa, com todos os participantes já bem descontraídos, cada rosto estampando um semblante de energia acolhedora e generosa gratidão. Chegava o momento estabelecido para as fotos das recordações do Encontro Fraterno de 2011 e todos já estavam vestidos com as camisetas do evento, de cor uniforme. Pairava no ar e nos sentimentos o anúncio de que estava próximo o final deste ágape espiritual, que todos os corações gostariam de perpetuar pelo alimento espiritual recebido nestes dias.

Divaldo agradeceu ao coral que se formou espontaneamente por alguns dos participantes, no clima de gratidão e cordialidade, e carinhosamente denominou-o de “coral coragem”. Em sua apresentação, foi seguido por todos, sob o generoso acompanhamento ao teclado da querida irmã Tânia Moreira.

O “muro da gratidão” estava repleto de bilhetes, cujas mensagens eram lidas por Divaldo, no inicio dos módulos. Era visível a interação dos participantes naquele laboratório de exercício para externar a gratidão. Ele leu a primeira mensagem da manhã que dizia: “Obrigado Pai, pela estrada de pedras que trilho neste momento! Sofro com os golpes, ciente de que estes me depuram dos espinhos que tenho carregado em cada gesto do meu proceder inadequado. Abençoada estrada depuradora.” Divaldo, comentando este bilhete de coração, disse: “É fascinante notarmos que, no momento da gratidão, a alma genuflexa faz uma autoanálise e conclui que tudo aquilo quanto lhe acontece tem fundamentos profundos e encontra-se enraizado no cerne de si mesmo. Para que nós possamos construir um mundo novo, iniciamos através da nossa mudança interior. O nosso foco de observações é alterado e embora reconhecendo as nossas dificuldades, isso não nos constitui, de maneira nenhuma, empecilho, pelo contrário, é estímulo. A catapulta que nos atira à distância normalmente está embaixo para que possamos ascender na direção do infinito.” Divaldo prossegue, lendo alguns outros bilhetes de gratidão, comentando-os e contagiando nossos corações com profundas reflexões que reverberam em nossas almas, como verdadeiras vozes alertas a acordar-nos para a necessidade premente da construção de um caminhar aprimorado na direção do bem, em sintonia com o mestre Jesus.

Narra, emocionado, o seu primeiro encontro com o venerando apóstolo do bem, Francisco Cândido Xavier, que se deu por sugestão do espírito Humberto de Campos, quando ele contava vinte anos de idade e Chico Xavier, trinta e sete. À época, diz Divaldo, “era médium, mas não era espírita”. A sugestão se deu pelo fato dele ter perguntado ao amorável imortal da Academia Brasileira de Letras o que deveria fazer para tornar-se verdadeiramente espírita.

A sugestão oferecida foi para que ele escrevesse ao Chico e pedisse orientações. O acolhimento foi imediato pelo coração generoso do protegido de Emmanuel, que respondeu sua missiva falando que o havia visitado em companhia de Emmanuel, em desdobramento da consciência, no momento em que psicografava em Pedro Leopoldo. Deu-lhe detalhes desta visita na carta, falando-lhe de uma fotografia, na parede do seu quarto, do valoroso trabalhador baiano, José Petitinga, marcando sutilmente a veracidade da visita e autenticidade do fenômeno mediúnico. A partir daí nasceram as correspondências entre Divaldo e Chico, permeadas de orientações e troca de afetividade e gratidão, chancelando uma amizade entre dois vanguardeiros do movimento espírita no Brasil, para o mundo.Concluiu a narrativa, afirmando: “Gratular somente quando a consciência estiver realmente em paz, agradecer por todo bem que possamos fazer, pela consciência tranquila de não haver perpetrado nenhum mal, contando com a benevolência da Divindade, agradecer o dom da existência para poder ressarcir os débitos contraídos na jornada imensa das existências sucessivas, através das entradas e saídas do corpo, mantendo a unicidade da vida.

Ainda embevecidos pelos relatos de testemunhos seus e de Chico Xavier, mostrando que não há regime de exceção no trabalho do bem, faz-nos um relato da vida de Nicholas Winton, o britânico que ajudou a salvar 669 crianças da antiga Checoslováquia, na época do nazismo. Apesar desse gesto de bondade, Winton nunca viu essa ação como extraordinária. Fez o que tinha de ser feito e preferiu guardar segredo – nem sua mulher sabia. Nicholas pesquisou e coletou dados das crianças que precisavam de ajuda e escreveu cartas para vários países. Foi um trabalho árduo e burocrático, mas nada o fazia desanimar. Com a ajuda de organizações cristãs e beneficentes foi possível conseguir recursos para o transporte dos pequenos refugiados e arrumar famílias interessadas em adotá-los. Muitas dessas crianças salvas por Winton se tornaram pessoas generosas, oferecendo suas habilidades para o mundo, nas mais diversas profissões.

Encerra essa emocionante narrativa dizendo: “esse homem idoso é um poema vivo da gratidão da Terra pelo seu feito de salvar 669 crianças que agora são pais, avós, cidadãos construindo o mundo. Alguns morreram neste período de mais de 50 anos, mas seus descendentes ficaram para que a lição do amor nunca se debilitasse, para que a presença do amor não diminuísse no coração das criaturas e a gratidão não fosse esquecida.”

Divaldo encerrou o módulo da manhã relembrando o inolvidável Mohandas Karamchand Ghandi, líder espiritual e pacifista indiano, que teve a oportunidade de dizer “Se um único homem for capaz de alcançar a mais elevada qualidade de amor, isso será suficiente para neutralizar o ódio de milhões.”

Em seguida, convidou-nos: “Passemos a ser cristãos, com um comportamento crítico em nossas almas esculpindo Jesus, o cristo de Deus, em nosso pensamento, em nossas palavras, em nossas ações, que é a única maneira de dizermos a Ele: – “muito obrigado, Senhor, por que veio à Terra para inaugurar o Reino dos Céus.”

Na parte da tarde Divaldo trabalhou “O Mito de Perseu”, contido na introdução da obra Psicologia da Gratidão, onde a benfeitora espiritual Joanna de Ângelis mostra que todos nós carregamos dentro de nós, em nível de inconsciente profundo, todos os mitos. Faz uma citação de Joseph Campbell: “Mitos são histórias de nossa busca da verdade, de sentido de significação através dos tempos. Todos precisamos contar nossa história. Todos nós precisamos de ajuda em nossa passagem do nascimento à vida e depois da morte. Precisamos que a vida tenha significação, precisamos tocar o eterno, compreender o misterioso, descobrir o que somos.”

Falou- nos do trabalho de Jung, sobre as heranças que trazemos desde os primórdios do nosso processo antropológico, da síndrome da criança maltratada, cujas marcas se encontram ligadas ao nosso processo sócioeducativo e, quando não são transmutadas, refletirão nos nossos relacionamentos de ordem pessoal e interpessoal.

Divaldo encerrou o período expositivo com a citação da veneranda Joanna de Ângelis: “Quando alguém deseja alcançar a vitória sobre os fatores externos, eliminando as Medusas que lhe jazem no íntimo, nenhum medo mais assusta ou aflige, por que a sua onda mental está localizada no idealismo do amor e do bem incessante, que prevalecem com alto significado.”

Logo depois, Divaldo conduziu-nos em um exercício de visualização com a temática em torno dos valores perdidos e encontrados. Foi distribuído um pedaço de bambu chinês a todos os participantes. Ele representa um símbolo de persistência no trabalho da autotransformação e flexibilidade diante do vendaval do testemunho, e todas as vezes que tivermos uma dificuldade, recordemos o esforço do bambu que passa quatro anos para crescer até atingir a altura de 25m.

Após a narrativa significativa de comparação com o trabalho generoso do bambu, Divaldo nos conduziu em uma visualização criativa de mudança de comportamento e de autocura.



Pará: Feira do Livro, palestras e Comitê Em Defesa da Vida

A União Espírita Paraense promoveu II a Feira do Livro Espírita na Universidade Federal do Pará, na última semana de setembro. O secretário geral do CFN da FEB, Antonio Cesar Perri de Carvalho, participou da abertura da Feira, e, juntamente com Alberto Almeida proferiu palestra no Centro de Convenções da Universidade. O diretor da FEB participou de reunião com dirigentes e convidados da U.E.Paraense, e fez visitas, com o objetivo de se formar no Estado o Comitê do Movimento Brasileiro da Cidadania Em Defesa da Vida - Brasil sem Aborto e também proferiu palestra no Centro Espírita Luzes no Caminho, em Belém. Informações: uniaoespiritaparaense@paraespirita.com.br

Pelas terras onde Jesus andou

Texto publicado em O Espírita Fluminense

Tel Aviv onde ficava a antiga Jope. Foto Ismael Gobbo

Aqueduto em Cesaréia

Foto Ismael Gobbo

Estátua do Profeta Elias. Foto Ismael Gobbo

Basília da Virgem Maria do Monte Carmelo, Haifa

Jardins Bahai, Haifa. Foto Ismael Gobbo

Nahariya e suas belas praias. Foto Ismael Gobbo

Acre (Akko), Israel. Foto Ismael Gobbo

Ruínas de sinagoga e sitio arqueológico de Cafarnaum. Foto Ismael Gobbo

No topo do Monte Tabor, Israel. Foto Ismael Gobbo

Artesanato em Caná com jarras inspiradas no “milagre” da transformação

de água em vinho por Jesus. Foto Ismael Gobbo

Ao fundo o Monte Tabor visto da cidade de Nazaré, cidade onde Jesus viveu

sua infância e mocidade. Foto Ismael Gobbo

No próximo sábado enviaremos mais algumas fotos de Israel



Simpósio de filosofia discute a mediunidade sob uma nova visão

PUBLICAÇÃO DO SITE CORREIO FRATERNO

Por Eliana Ferrer Haddad

No último final de semana, 24 e 25 de setembro, o IEEF – Instituto Espírita de Estudos Filosóficos – realizou o III Simpósio de Filosofia Espírita, em São Paulo, tendo como tema central “A mediunidade no contexto da comunicação”. Reunindo palestrantes espíritas e não-espíritas, docentes da Universidade de São Paulo, mais de 350 participantes se envolveram numa programação integrativa, que contou com um workshop sobre “Os caminhos de Kardec”, abordando questões metodológicas do espiritismo e ainda, no final, um pinga-fogo filosófico.

Assunto bastante presente nos eventos espíritas, principalmente neste ano em que se comemoram os 150 anos de O livro dos médiuns, a mediunidade foi discutida sob uma nova abordagem, a filosófica, que analisa o tema não apenas do ponto de vista fenomenológico, mas principalmente das questões que envolvem o ser e a criação, a unidade substancial, em seus aspectos ontológicos e gnosiológicos.

Para Astrid Sayegh, é preciso que a mediunidade seja concebida não somente do ponto de vista de mediação entre Espíritos, mas como um meio de comunicação universal. “A mediunidade se funda no princípio espiritual, a comunicação se dá em essência, desde os reinos inferiores aos planos mais elevados, do átomo ao arcanjo”– explica.

O evento contou com a presença de palestrantes qualificados, como a professora Dra. Olgaria Chain Matos Feres, que falou sobre “A comunicação do ponto de vista filosófico” e o professor Dr. Frankiln Leopoldo e Silva, que abordou “O problema do discurso filosófico”. Tiago de Lima e Castro desenvolveu o tema “A Mediunidade como manifestação do ser”. Carlos Alberto Simões estabeleceu a relação “Mediunidade e Teoria do Conhecimento”, e Astrid Sayegh concluiu com uma abordagem sobre a “Intuição, mediunidade si e do Pai”.

Em sua palestra, Astrid Sayegh afirmou que Jesus dá continuidade ao Verbo Divino, ao logos divino e, portanto a sua comunicação se dá por intuição, faculdade de conhecimento e de comunicação em espírito. “Importa abordagens novas para que não nos dogmatizemos, e a Filosofia permite abordagens criativas, para que possamos sempre repensar sob novos prismas”– considera. Segundo ela – fundadora e presidente do IEEF, “a mesmidade do discurso não nos leva a transcender”.

No domingo, dia 25, os participantes homenagearam José Herculano Pires pelo seu aniversário de nascimento (1914-1979). Num tributo ao eminente filósofo espírita, natural de Avaré, SP, o IEEF fez questão de lembrar “desse Espírito de vanguarda, que teve o arrojo de articular a doutrina espírita em seus fundamentos filosóficos e sempre sua relação com a tradição filosófica”.

Herculano Pires, como afirmou o escritor Jorge Rizzini, no livro O apóstolo de Kardec, foi o que podemos chamar de homem múltiplo. Filósofo, educador, jornalista, escritor, parapsicólogo, romancista, poeta, fiel tradutor de Kardec, em todas as atividades – inclusive, fora do movimento espírita –, sua inteligência superior iluminada pelo espiritismo e aliada a uma vasta cultura humanística e sempre atual, brilhou com grande magnitude, fazendo o público crescer espiritualmente.

A editora Correio Fraterno tem a alegria de possuir entre suas obras, alguns títulos de J. Herculano Pires, como Educação para a morte, O homem novo, O finito e o infinito e O mistério do bem e do mal.

Veja o vídeo apresentado em homenagem a Herculano Pires

http://www.correiofraterno.com.br/acontece/440-simposio-de-filosofia-discute-a-mediunidade-sob-uma-nova-visao


Astrid Sayegh

Vídeo

Público

Sobre a articulista Eliana Haddad:

Acesse: http://ismaelgobbo.blogspot.com/2011/08/focalizando-o-trabalhador-espirita.html

Assine Correio Fraterno: www.correiofraterno.com.br

Feijoada Beneficente no G.E. Lázara da Conceição São Paulo, SP

(Informação recebida em email de angela bianco angela.bianco54@gmail.com)

Novos vídeos com Haroldo Dutra Dias

Companheiros das lides Espíritas

Já está à disposição o podcast #12 - A Caminho da Luz - Haroldo Dutra Dias

Baixe, escute, estude e divulgue:
http://www.portalser.org/podser/podser-12-a-caminho-da-luz/

Baixe também os episódios anteriores:
http://www.portalser.org/category/podser/

(Informação recebida em email de Nelio Arrebola nelio@infomark.com.br)

Leia o jornal Momento Espírita do CEAC Bauru, SP

Edição de outubro/2011

Acesse aqui: http://www.ceac.org.br/centro/conteudo/exibir/jornal-momento-espirita

Palestras com Agnaldo Paviani Outubro 2011

(Informações recebidas em email de Regina Bachega)

Programação de palestras públicas no C.E. Allan Kardec Penápolis, SP

(Informações em email de João Marchesi Neto)

Teatro Paulo Machado de Carvalho – São Caetano do Sul Dia 02 de outubro - 19h Ingressos: R$ 30,00 Grupo de 10 pessoas; R$ 20,00 3ª idade:

Rua Alfredo Pujol, 77, Santana, São Paulo, SP

QUADRO DAS APRESENTAÇÕES

SEGUNDA

03/10

TERÇA

04/10

QUARTA

05/10

QUINTA

06/10

SEXTA

07/10

TARDE

KATIA

------------

Evolução da Filosofia e o Espiritismo

MARA SUCENA

-----------

Evolução da mediunidade

HELOISA PIRES

----------

Evolução do conhecimento do Cristo pelo Espiritismo

-

-

NOITE

HELOISA PIRES

---------

Evolução do conhecimento Espírita

Dr. ALVARO

--------------

Espiritismo e a evolução da Ciência

ASTRID

-----------

Evolução da Filosofia pelo Espiritismo

NILTON

-------------

Espiritismo e Ciência

Dr. WAGNER

--------------

Evolução da medicina e o Espiritismo

Qualquer dúvida estamos a disposição.

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

Exilados de Capela- O Musical São Caetano do Sul, SP

Teatro Paulo Machado de Carvalho – São Caetano do Sul

Dia 02 de outubro - 19h

Ingressos: R$ 30,00

Grupo de 10 pessoas; R$ 20,00

3ª idade: R$ 15,00

Venda a partir das 14h, no Teatro

Grupo formado por participantes do

GEEDEM – Grupo de Estudos Dr. Eduardo Monteiro

(Informações em email de Ademir Mendes)

Dia Municipal do Espiritismo e Feira do Livro Espírita Limeira, SP

Dia 03 de Outubro , é o Dia Municipal do Espiritismo e para comemorarmos essa data tão importante, convidamos a todos para uma palestra na Camara Municipal de Limeira com o confrade Marco Aurélio de Almeida Rosa (Brasilia), que será realizada em 07 de outubro às 19h30.
Participem conosco, divulguem..
abraços fraternos
--

Lúcia Rodrigues
(19) 3452-9075 / (19) 3443-1269 / (19) 9210-4857

email: luciaspumoni@gmail.com

(Informação recebida em email de Lucia Helena Rodrigues da Silva luciaspumoni@gmail.com)

Oficina com Reciclados no Anita Briza São Paulo, SP

(Informação recebida em email de Flávia Uhlmann flaviaruh@terra.com.br)

Agenda de palestras com o orador Manolo Quesada São Paulo, capital e região

(Informação recebida em email de Manolo Quesada)

Feira do Livro espírita da USE de Araraquara, SP

Caros companheiros de ideal,

É com grande alegria que os convidamos para visitar a Feira do Livro Espírita da USE-Araraquara, a se

realizar na Praça Santa Cruz, no período de 01 a 09 de outubro de 2011.

Temos uma rica programação de palestras, programação infanto-juvenil, e excelentes descontos (verifique cartaz anexo).

Uma excelente oportunidade para reencontrar amigos!

Pedimos que nos auxiliem na mais ampla divulgação possível.

A abertura da feira será no sábado (01 de outubro) às 20:00h com a palestra do nosso querido companheiro

de S. Carlos, Márcio Correa!

Confiram a excelente programação de palestras anexa!

Não percam!!!!

Abraços fraternais,


Cláudia M Navarro

USE-Araraquara

NOVIDADE: Nesta edição da feira, estaremos aceitando cartões de crédito.

(Informação repassada em email por Espiritismo1857@yahoogrupos.com.br; em nome de; Gustavo Leopoldo Rodrigues Dare gustavoleopoldodare@gmail.com)

Ciclo de palestras com Severino Celestino na Região dos Lagos Rio de Janeiro, RJ

(Informações em email de Nelio Luzze)

Semana 3 de outubro- Aniversário e Feira do Livro Espírita São Paulo, SP

(Informação em emails de Alvaro Antonio; Regina Bachega; Giovana Campos; Leda Flaborea e Jorge Rezala)

Palestra com Luis Marcio Arnaut e parte artística com Antonia Pascoal no Maria Benta. São Paulo, SP

(Informação recebida em email de Jorge Rezala)

Encontro do “Spiritism Study Group” da Irlanda Dublin, Irlanda

Dear beloved friends,

Our next meeting will be this Sunday, 2nd of October 2011, at 11:00 a.m. It going to be held in our

new place

on the following address:

21 Fairview, Dublin 3

It's located in front of the Fairview Park. It's easily accessible from the City Centre with the following

buses: 20B, 31, 29, 42 and 128 and get off one stop before Marino College. It's the door between Tesco

Express and Abacus Finance.

We will have our delicious coffee with pastry, teas, cheese bread ready to eat and much more sell. Also

we will have a Car Boot Sale at the end of every metting! Don't miss out!

All these events it's to raise money to pay our rent and upcoming events!

I hope to see everyone soon!

Regards,

Spiritism Society of Ireland
0879484096 - Stevan

*********************

Meus queridos amigos,


Nossa proxima reuniao sera neste domingo 02/10/2011 as 11:00 hrs na nossa nova sede localizada na 21

Fairview, Dublin 3.

Os onibus que serve o local sao 20B, 31, 29, 42 e 128 e descer um ponto antes do Marino College em frente

ao Parque Fairview! A entrada fica entre o Tesco Express e a Abacus Finance.

Nosso Cafe estara vendendo bolos, doces, pao de queijo assado, cafe, cha e muito mais! Sem contar que ao

final das reunioes iremos ter um Bazar!

Evento para levantar fundos para pagarmos aluguel e despesas com os demais eventos!


Espero todos la!!!

Abracos Fraternos,

--
Spiritism Society of Ireland

Site:
www.allankardec-ireland.org
Facebook:
Spiritism Ireland Ssgi
Orkut: Spiritism Society of Ireland

(Informações em email de Spiritism Study Group of Ireland spiritismireland@gmail.com)

Necessidade de orar

A Sua voz, há pouco, terminara de envolver os homens nas esperanças e consolações do soberano código das Bem-aventuranças.

O odor de santidade e o vigor da sabedoria, decorrentes da Sua magistral lição, ainda envolviam os ouvintes, quando Seus discípulos Dele se acercaram e um deles, comovido, interessado em compreendê-lO, interrogou:

Senhor, por que orais tanto? Sempre quando terminadas as tarefas, por que buscais o silêncio e penetrais na oração?

Havia sadia curiosidade no questionamento do discípulo devotado.

Relanceando o olhar em torno, e aplaudido pela musicalidade da natureza em festa, Ele respondeu:

A alma tem necessidade da oração, mais do que o corpo tem necessidade de pão. Orar é buscar Deus, pedindo Seu auxílio, para absorver resistências nos Seus recursos divinos.

O diálogo salutar prosseguiu e, mais à frente, surgiu novo questionamento por parte dos discípulos:

Mesmo vós – perguntou novamente o amigo – que sois o caminho para o Pai e o Seu Messias para a humanidade, tendes necessidade de orar?

A resposta do Mestre foi doce e poética:

A chama que ilumina gasta o combustível que a sustenta, e a chuva que irriga o solo retorna à nuvem de onde provém.

* * *

Jesus, a chama maior que já esteve entre nós, compreendia com perfeição a necessidade da conversa com o Criador, a necessidade deste contato constante com as esferas superiores.

A prece é o alimento do Espírito, desse ser imortal criado por amor e para amar.

A sintonia com as regiões mais elevadas nos confere novas energias, novo combustível, envolvendo-nos em vibrações de ânimo, de consolo, fazendo-nos mais fortes para enfrentar os nossos dias.

No ato de louvor devemos expressar carinho e reconhecimento, fluindo de nosso ser, de modo a produzir uma sintonia, mediante a qual transmitimos os sentimentos de exaltação do bem.

Quando pedimos, devemos colocar a Deus as reais necessidades de nossa alma, de modo que as solicitações não constituam uma imposição apaixonada, ou um capricho que não merece consideração.

E, finalmente, quando confiamos e agradecemos, é necessário o nosso reconhecimento por tudo aquilo que recebemos, muitas vezes até sem perceber.

Confiar na sabedoria Divina, em Seus desígnios, faz com que tenhamos fé, esta certeza íntima de que tudo sempre acontecerá para o nosso bem e que, no comando das Leis, da justiça do Universo, está o Pai soberanamente justo e bom.

* * *

Quando feitas de coração, todas as nossas preces recebem resposta.

Raramente percebemos, mas a Providência Divina tem formas muito diversas de entrar em contato conosco.

A resposta que buscamos pode estar na conversa com um amigo, nas linhas de um livro que manuseamos por acaso, nas lições de uma palestra, nos relatos trazidos por um filme, nos sonhos à primeira vista incompreensíveis, nas coincidências da vida que nos fazem parar por alguns instantes para pensar.

Deus, como Pai amoroso, jamais deixaria Seus filhos sem respostas.

Redação do Momento Espírita, com base no cap. 17, do livro Trigo de Deus, pelo Espírito Amélia Rodrigues, psicografia de Divaldo Pereira Franco, ed. Leal.

Em 28.09.2011.

Entardecer no Monte das Oliveiras em Jerusalém. Local que Jesus buscava para suas orações.

Em primeiro plano um cemitério judeu e, ao fundo, as muralhas. Foto Ismael Gobbo