BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

domingo, 13 de novembro de 2011

Focalizando o Trabalhador Espírita (No. 113) Marcus de Mário

Marcus de Mario

Nossa entrevista deste sábado é com o paulistano de nascimento Marcus de Mario, residente na cidade do Rio de Janeiro desde 1977. Pedagogo por formação, escritor e orador muito conhecido, Marcus nos conta nesta conversa sobre sua trajetória na área da educação e no Movimento Espírita do qual é profundo conhecedor.

Marcus, pode nos fazer sua auto apresentação?

Nasci em São Paulo, capital, no ano de 1955, onde vivi até 1977, portanto até os meus 22 anos. Sou filho de Vinicius Alberto De Mario e de Luiza Tizzano De Mario descendente por parte dos pais de imigrantes italianos e, por parte de minha avó materna, de imigrantes espanhóis. Recordo-me ainda hoje das festas de aniversário e das festas natalinas e de ano novo, que eram muito concorridas, repletas de pessoas, pois a família era bem numerosa: avós, tios, primos, sobrinhos, uma infinidade de gente que, com o passar do tempo e a vinda paulatina das novas gerações, já não sei mais contar ou mesmo conhecer. Mudei no final de 1977 para a cidade do Rio de Janeiro, seguindo meus pais. Em São Paulo trabalhamos intensamente pelo movimento espírita através da USE - União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo, especialmente através da antiga União Distrital Espírita do Tatuapé, pois colaborávamos na Associação Espírita Jacob, com sede nessa região. Foram tempo maravilhosos no seio da mocidade espírita e das inúmeras atividades unificacionistas. Conheci ali meus mestres no Espiritismo: Herculano Pires, Ary Lex, Roque Jacintho, Therezinha Oliveira, Milton Felipelli, Éder Fávaro, Paulo Alves Godoy e tantos outros, dos quais saboreava o conhecimento doutrinário e a convivência. Fui muito ativo, assim como meus pais, pois a doutrina espírita era, é e sempre será motivadora de meu progresso.

E a ida para o Rio de Janeiro?

]

Profissionalmente meu pai era industrial do ramo metalúrgico, e vivemos na época uma crise muito grande, indo à falência. Ele foi convidado para gerenciar filial de uma empresa metalúrgica no Rio de Janeiro e então viemos para a cidade maravilhosa, onde vivo até os dias atuais, casado com Marilia Alice Barbosa em segundas núpcias, meus dois filhos, Isabel Failace De Mario e Vitor Failace De Mario, são do primeiro casamento Aqui no Rio de Janeiro de imediato nos engajamos na USEERJ - União das Sociedades Espíritas do Estado do Rio de Janeiro e a história se repetiu, com muito trabalho ao longo dos anos. Conheci Deolindo Amorim, Jorge Andréa, Antonio Lucena, Gerson Simões Monteiro e tantos outros, impossível de listar. Fundei em 1979 a Instituição Espírita Pedro de Camargo, junto com valorosos companheiros da mocidade espírita, e durante 20 anos desenvolvemos trabalho em área muito carente do Rio, no chamado complexo do Alemão. Atualmente colaboro no Centro Espírita Humildade e Amor, no bairro de Irajá, onde sou facilitador do estudo sistematizado, dirigente de reunião pública e coordenador pedagógico da evangelização infanto-juvenil, além de ser programador espírita voluntário na Rádio Rio de Janeiro, onde apresento o programa "Destaque na Imprensa Espírita" e participo do programa "Debate na Rio".

Qual sua formação acadêmica e profissional?

Iniciei minha formação acadêmica na área de Administração, mas abandonei para realizar Pedagogia, isso no início da década de 1980. Profissionalmente sou Escritor, pois é lema de vida não ganhar dinheiro com a educação. Fundei (e sou Diretor Geral) o Instituto Brasileiro de Educação Moral - IBEM, organização não governamental sem fins lucrativos, onde me dedico junto a escolas, secretarias de educação e professores, desenvolvendo palestras, seminários, cursos, tanto presenciais quanto a distância, mas é um trabalho totalmente voluntário.

Pedagogo por vocação?

Sim. A inquietude de minha alma em relação à miséria, injustiça social, analfabetismo e outras questões me fizeram migrar naturalmente para a educação, ainda mais sentindo o materialismo vigentes no setor de ensino, quando necessitamos tanto da visão espiritualista do ser e da vida.

Qual sua experiência como editor e livreiro?

Tive diversas experiências, todas no Rio de Janeiro. Fui um dos pioneiros em abrir livraria espírita e montar feira do livro espírita, isso numa época - décadas de 1980 e 1990 - em que a incompreensão era muito grande, pois o movimento espírita carioca era fortemente tradicionalista. Montei, por três vezes, editora e livraria, e em todas as experiências fui à falência. Cheguei à conclusão que sou idealista demais para ser empresário.

Quantos são os livros de sua autoria e do que tratam?

Creio que os títulos falam por si: É Preciso Amar; Vida e Felicidade; Além das Aparências; Curso Filosofia Espírita da Educação; A Educação Moral na Evangelização Espírita; Pedagogia da Sensibilidade; Escola do Sentimento; A Educação Moral e Sua Aplicação; Família, Espaço de Convivência; Alma e Corpo – Caminhos da Sexualidade; Educadores da Humanidade; Amanhã Será Outro Dia; Espiritismo e Cultura; Visão Espírita da Educação.

Como e desde quando é Espírita?

Conscientemente desde a adolescência, pois meus pais eram espíritas e me levavam ao Centro Espírita para o passe e assistir reuniões públicas. Não cheguei a estudar na evangelização, pois esse serviço não tinha sido implantado, mas depois participei da inauguração da mocidade espírita, tudo isso na Associação Espírita Jacob, em São Paulo.

A qual Casa Espírita está vinculado e que trabalho desenvolve?

Colaboro no Centro Espírita Humildade e Amor, na cidade do Rio de Janeiro. Faço palestras nas reuniões públicas, sou um dos facilitadores do estudo sistematizado e exerço a coordenação pedagógica da evangelização infanto-juvenil vinculada à área de Assistência e Promoção Social.

E no Movimento Espírita como tem atuado?

Trabalhei muito no movimento espírita, como assessor de comunicação social espírita e membro do departamento de educação da antiga USEERJ, hoje CEERJ - Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro. Por conta desse trabalho viajei boa parte do estado. Foram anos enriquecedores. Atualmente não exerço nenhuma função diretamente vinculada ao movimento.

E na divulgação?

Fora as tentativas como livreiro e editor espírita, posso relatar a gratificante experiência de ter gerenciado o estande da USEERJ na Bienal Internacional do Livro, isso em 1999, além de ter editado o boletim informativo dessa federativa estadual. Há 10 anos utilizo a internet como meio de divulgação do Espiritismo, sendo editor responsável do Portal Orientação Espírita.

Como vê presentemente o segmento editorial espírita?

Em constante crescimento e renovação, seguindo os passos do mercado editorial e livreiro, que é muito dinâmico. Entretanto isso traz uma preocupação profunda: a má qualidade de conteúdo de muitos livros, mediúnicos ou não, que estão sendo lançados sem nenhum cuidado doutrinário. Tem muito editor e livreiro pensando que movimento espírita é igual a mercado espírita, o que não é verdade.

Como analisa os comentários de que há obras rotuladas de espíritas mas que na realidade até se conflitam com o Espiritismo?

Isso é uma verdade, tanto por parte de editoras que se dizem espíritas, quanto por editoras não espíritas, mas que abrem selos editoriais com a marca espírita. É profundamente preocupante, pois induz o leigo, ou mesmo o principiante na doutrina, a acreditar em coisas que não são Espiritismo, levando o leitor a se confundir quanto aos verdadeiros princípios da doutrina espírita. As livrarias dos centros espíritas, e também os distribuidores espíritas, precisam ter muito cuidado e utilizar de critérios para separar o joio do trigo.

Você acha que o Movimento Espírita está caminhando bem?

Sim. Conheci o movimento espírita de mais de trinta anos atrás, trabalhei pelo seu crescimento, e percebo uma constante evolução nas idéias e práticas, com o paulatino fortalecimento das estruturas de união. Ainda estamos aprendendo viver na diversidade, isso é natural, mas estamos indo bem.

Algo mais que queira acrescentar.

Bem, quem quiser conhecer melhor o trabalho que desenvolvo, convido para visitar na internet os seguintes endereços: Site pessoal: www.marcusdemario.com.br; Blog: http://analiseecritica.blogspot.com; Portal Orientação Espírita: www.orientacaoespirita.org; Instituto Brasileiro de Educação Moral:www.educacaomoral.org.br. E desejo que Deus abençoe todos os trabalhadores espíritas, e que em todos os corações pulse o amor ensinado e exemplificado pelo Mestre Jesus.


Marcus de Mario na tribuna


Marcus de Mario proferindo palestra em

Marcus de Mario. Palestra em Itapira, SP


Marcus de Mário autografando seus livros em Itapira, SP


Marcus de Mario (D) na Rádio Rio de Janeiro com os companheiros de trabalho

O Centro Espírita Humildade e Amor, no Rio de Janeiro, que Marcus de Mario chama de seu segundo lar