BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sábado, 19 de novembro de 2011

Focalizando o Trabalhador Espírita (No. 114) Adolfo de Mendonça Júnior

Adolfo de Mendonça Júnior


Entrevista para Ismael Gobbo ao

Notícias do Movimento Espírita


Na entrevista deste sábado focalizamos Adolfo de Mendonça Jr, amigo de longa data nas atividades do movimento espírita, sobretudo aquelas fomentadas pela USE- União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo. Adolfo atua na cidade de Franca, no estado de São Paulo, onde desenvolve várias atividades doutrinárias nas casas espíritas que frequenta e no movimento de unificação. Historiador por formação, Adolfo vem prestando relevantes serviços na historiografia do Espiritismo, sobretudo pela sua participação na Liga dos Pesquisadores Espíritas.


Adolfo pode nos fazer sua auto apresentação?

Nasci na cidade Franca-SP (onde moro), no dia 11 de fevereiro de 1969, filho de Adolpho Mendonça e Áurea Maria de Oliveira Mendonça, tenho 2 irmãs e 1 irmão. Sou casado com Adriana de Mello Crespo Mendonça, e temos dois filhos: a Tainá (15 anos) e o Otávio (4 anos). Sou professor de História e Geografia.

Qual a sua formação acadêmica e profissional?

Sou graduado em História pela Unesp/Franca. Especialista em Leitura e Produção de textos na interdisciplinaridade - Universidade de Franca (UNIFRAN). Capacitação Pedagógica para Tutores dos Cursos de Graduação – EAD (Centro Universitário Claretiano de Batatais). Pesquisador de Cultura Religiosa: História do Espiritismo, Metodologia de pesquisa: História Oral.

Como você conheceu o Espiritismo e desde quando o freqüenta?

Como se diz no interior, sou “espírita de berço”. Meus pais eram espíritas quando nasci. Quando estava no ventre materno, já participava das reuniões doutrinárias do saudoso Dr. Agnelo Morato, às quartas-feiras, no Centro Espírita Esperança e Fé, juntamente com meus pais.

A que casa espirita esta vinculado presentemente?

Atualmente sou diretor de Doutrina e assessor de comunicação da USE/Franca, sendo responsável pelas publicações do Suplemento da USE/Franca, do periódico Boletim Espírita do IDEFRAN (Instituto de Divulgação Espírita de Franca), e sou um dos coordenadores do Mês de Kardec, evento tradicional do movimento espírita da cidade. Freqüento o “Grupo Espírita Luz e Amor”, onde participo de uma reunião de estudos sobre temas ligados à Unificação, juntamente com meu Mestre, o professor Antônio Carlos Essado. E participo também da “Entidade Espírita Belém, a Casa do Pão”, onde dirijo duas reuniões: uma de estudos sobre “O Livro dos Espíritos”, e outra sobre “O Livro dos Médiuns”, e membro da Comissão Organizadora do 15º Congresso Estadual de Espiritismo, que será realizado na cidade de Franca-SP, em 2012. Também participo da “Liga de Pesquisadores Espíritas”, um grupo virtual que troca informações sobre pesquisas acadêmicas e realiza anualmente o ENLIHPE (Encontro da Liga de Pesquisadores Espíritas).

Pode nos fazer uma retrospectiva de sua trajetória pelo movimento espirita durante esses anos?

Aos seis anos de idade, comecei a ser evangelizado no Centro Espírita Esperança e Fé, onde fui aluno de Marisa Nalini (já desencarnada), Thermutes Lourenço (hoje com 84 anos de idade) e Antonieta Barini (já desencarnada). Depois, me transferi para a Liga Espírita D’Oeste, onde estudei com Valdete de Paula Silva. Aos doze anos, iniciei na Mocidade Espírita Bezerra de Menezes e Mocidade Espírita Pestalozzi, onde convivi alguns anos com o ilustre Dr. Tomás Novelino. Fui um dos fundadores do Grupo Arte e Vida, participando de várias peças teatrais e viajando para várias regiões do país. Depois de casado, participei de uma reunião evangélica no Centro Espírita Dona Nina, até o ano de 2010.

E no movimento de unificação?

No Movimento Espírita, fui diretor do Departamento de Mocidade da USE (União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo), na primeira gestão do Antônio César Perri de Carvalho, tendo representado o Estado de São Paulo em encontros ou reuniões em Brasília, Goiânia, Porto Alegre e São Paulo. Fui presidente da USE Regional de Franca e USE Intermunicipal de Franca e assessor de Unificação da USE, na gestão do saudoso Atílio Campanini. Em 1992, participei do 8º Congresso Estadual de Espiritismo, realizado em Ribeirão Preto-SP, onde apresentei um trabalho sobre o tema “A participação do jovem no Centro Espírita”. Em 2000 participei do 12º Congresso Estadual de Espiritismo, realizado em Campinas-SP, onde apresentei o texto “Operação Quo Vadis”. Na época da Mocidade, comecei a participar das reuniões da USE/Franca, na época, UNIME e USE Regional de Franca, o antigo CRE, onde trabalhei com meus professores de unificação: Felipe Salomão, Sebastião Freire dos Santos (já desencarnado), Antônio Carlos Essado e Carlos Pogetti.

Têm realizado pesquisas acadêmicas?

Desde 2008, venho participando de Congressos e encontros de História, organizados pela ABHO (Associação Brasileira de História Oral), onde tenho apresentado temas acadêmicos relacionados com o espiritismo, sendo que alguns foram publicados em anais eletrônicos, como os trabalhos: “Narrativas Escritas e Orais da Vida de um dos Pioneiros da História do Espiritismo em Franca-SP”, disponível em:www.historal.kit.net/adolfo_ mendonca.pdf, trabalho apresentado na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) em 2009; “O Espiritismo e algumas religiões mediúnicas: candomblé e umbanda”, disponível em: http://www.encontro2010.historiaoral.org.br/site/anaiscomplementares, trabalho apresentado na UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) em 2010; e estou aguardando a publicação do trabalho “Vozes e memórias de uma espírita da cidade de Franca-SP”, que foi apresentado na USP (Universidade de São Paulo), em agosto de 2011, um texto sobre a formação da identidade religiosa espírita, a partir da biografia de Thermutes Lourenço.

Adolfo, acha que o movimento espirita está bem ou em alguma coisa deixa a desejar?

A USE organiza reuniões, cursos e seminários. De modo geral, sentimos no Movimento Espírita, a falta de novos trabalhadores nos grupos de estudos e encontro promovidos pela USE. Falta o estudo da obra de Allan Kardec. Parece que não houve renovação de lideranças e trabalhadores. Em algumas casas espíritas em que visito, ouço médiuns dizerem que não estudam o Livro dos Médiuns. Conheço trabalhadores que ainda não leram os livros “Céu e Inferno” e “A Gênese”. Falta um caráter cientifico nas reuniões espíritas.

O que fazer?

É preciso estudar Kardec. Usar os meios de divulgação, principalmente a internet, para levar a mensagem da Unificação. Também temos que retomar as visitas de unificação, visitar uns aos outros, por amor, por Jesus e por Kardec. Temos que envolver os espíritas no ideal de amor e trabalho. É preciso envolver as cidades e regiões do Estado. Temos que trabalhar mais pela unificação, participar mais do movimento useano.

Tem algum livro publicado?

Em 2009, foi publicado o livro “Pesquisas sobre o Espiritismo no Brasil: textos selecionados”, Editora EME, onde um dos capítulos é o texto José Marques Garcia, Pioneiro da História do Espiritismo em Franca, de minha autoria, resultado do 4º ENLIHPE (Encontro da Liga de Pesquisadores do Espiritismo).

Como tem atuado na tribuna espirita?

Apresentando palestras e seminários na cidade de Franca, no interior do Estado e sul de Minas Gerais.

Quais os temas mais requisitados e a forma de agendamento?

Temas relacionados à Unificação e História do Espiritismo, que são os temas que venho me especializando. Eis alguns temas: Evolução do Pensamento Cientifico e o método kardequiano da codificação; O Espiritismo e algumas religiões mediúnicas: candomblé e umbanda; Brasil, Coração do mundo, Pátria do Evangelho; A Caminho da Luz; Finalidades e funções do Centro Espírita.

O agendamento é feito pela internet, por email ou sites de relacionamento:

Skype: adolfo.de.mendonca.jr

MSN: adolfoprofessor@msn.com

Facebook: adolfo.de.mendonca.jr

Algo mais que queira acrescentar?

Para nós, o pensamento do Dr. Bezerra de Menezes faz-se necessário:

“Seja Allan Kardec, não apenas crido ou sentido, apregoado ou manifestado, a nossa bandeira, mas suficientemente vivido, sofrido, chorado e realizado em nossas próprias vidas. Sem essa base é difícil forjar o caráter espírita-cristão que o mundo conturbado espera de nós pela unificação.

Amor de Jesus sobre todos, verdade de Kardec para todos.”

Suas despedidas dos nossos leitores.

Rogamos a Jesus o amparo de sempre à causa da Unificação. Sabemos que temos muita responsabilidade na obra. Trabalhemos sob a orientação do Dr. Bezerra de Menezes. Desejamos aos amigos muita paz.




Adolfo, esposa Adriana e os filhos Tainá e Otávio

Adolfo Mendonça, a esposa Adriana e o filho Otávio


Adolfo Mendonça e o filho Otávio


Palestra alusiva ao aniversário de 60 anos da Use/franca

Adolfo Mendonça Jr profere palestra em Bebedouro-SP, sobre o tema "Mocidade Espírita"



Adolfo Mendonça ao lado ao lado de Thermutes Lourenço, baluarte do espiritismo em Franca



Adolfo Mendonça na palestra de lançamento de O Livro dos Espíritos, em Bauru, SP,

pelo tradutor Evandro Noleto (FEB)



Capa do livro "Pesquisas sobre o Espiritismo no Brasil: textos selecionados",

onde consta texto de Adolfo Mendonça sobre José Marques Garcia, pioneiro do espiritismo em Franca.


Adolfo de Mendonça Jr


OBS: AS FOTOS DESTA ENTREVISTA SÓ PODERÃO SER UTILIZADAS EM OUTRAS PUBLICAÇÕES MEDIANTE AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO ENTREVISTADO.







NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPIRITA 19-11-2011

Clique aqui: