BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sábado, 28 de janeiro de 2012

Divaldo Pereira Franco no Centenário da S.E. Francisco de Assis de Amparo aos Necessitados. Ponta Grossa/PR

Texto Paulo Salerno

Fotos Jorge Moehlecke


Divaldo Pereira Franco


Retornando à Ponta Grossa/PR pelo 58º ano consecutivo, Divaldo Pereira Franco esteve na noite do dia 19 de janeiro de 2012 proferindo uma conferência em solenidade alusiva ao centenário da Sociedade Espírita Francisco de Assis de Amparo aos Necessitados, fundada em 20 de janeiro de 1912.

Várias autoridades do Movimento Espírita local e da Diretoria Executiva da Federação Espírita do Paraná abrilhantaram esse significativo evento para o movimento espírita ponta-grossense. Em noite agradabilíssima, o Salão Social Arthur João de Maria Ribeiro, do Clube Princesa dos Campos – Verde, engalanou-se, física e espiritualmente, para receber o público que o lotou.

Divaldo Pereira Franco, O Semeador de Estrelas, apresentou uma excelente conferência sobre Jesus, o Suave Cantor da Galileia. Com seu verbo eloquente, esclarecedor e, sobretudo, consolador, Divaldo narrou, a guisa de introdução, as dificuldades enfrentadas pelo maestro George Frideric Handel, um dos maiores compositores de todos os tempos e que superou-as, inclusive as de saúde, após ler e compreender uma frase sobre Jesus – E Ele foi desprezado por todos.

Handel, nesta fase de superação, compôs a ópera Messias, lançada em 13 de abril de 1742, em Dublin, Irlanda. Um coro de 200 vozes, especialmente escolhido e ensaiado por Handel, apresentou este magnífico oratório cujo momento culminante foi o Aleluia, exaltando a glória do Messias que viera à Terra para conduzir a criatura humana aos páramos celestiais. Um sucesso absoluto. O teatro especialmente alugado ficou completamente lotado. GeorgeFrideric Handel doou, a partir de então, o resultado de suas exibições ao Hospital Foundling, entidade de assistência à criança abandonada.

Divaldo Franco, dedicado divulgador da Doutrina Espírita, com seu exemplo de amor incondicional ao próximo, exaltou a brilhante história do Messias de Nazaré, o personagem mais notável que a Humanidade já conheceu. Jesus rompeu as páginas da violência através da ternura, foi o primeiro a falar sobre o amor. Ao invés de ser humilhado, fez da cruz duas asas, a da misericórdia e a da abnegação, lançando-as na direção do infinito. É o grande maestro da sinfonia do amor, afirmou o Professor Divaldo Franco.

A partir de Jesus, herói é aquele que vence as próprias paixões, vencedor é aquele que ultrapassa as estreitas fronteiras da sua pequenez superando a enfermidade. Verdadeiramente conquistador é aquele que é capaz de penetrar no âmago de si mesmo e conquistar as províncias sublimes do ego para poder penetrar na grandeza doself divino, lecionou o nobre conferencista baiano.

Toda a doutrina de Jesus pode ser sintetizada em dois postulados: Amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo; não fazer a outrem o que não desejarmos que outrem nos faça. Nesses dois postulados estão contidas todas as mensagens do inolvidável Galileu.

Jesus veio dizer, através dos fatos, que a morte é o passaporte para a vida. Veio dizer que a vida continua e que o sentido psicológico da vida não é o encontro da felicidade, mas o encontro de seu significado. Foi a esse Messias da Humanidade que Handel reverenciou em seu cântico glorioso no momento exuberante do Aleluia.

Divaldo destacou a ação do amor nos dias atuais. Apesar das calamidades, da violência, das tragédias, da insensatez, da promiscuidade e de todas as manifestações de primarismo, nunca houve no mundo tanto amor quanto hoje. O mundo está transitando para a regeneração.

Vivemos momentos de transição para melhor. Nada é tão importante como o amor. Apesar dos déspotas da humanidade, houve e há grandes criaturas inteiramente dedicadas ao amor, à caridade, à fraternidade, na mais pura prática dos ensinos do Messias, exaltou o arauto do Evangelho.

Divaldo enalteceu o trabalho profícuo da prática da caridade e do esclarecimento das criaturas levado a efeito pela Instituição Espírita centenária, ora homenageada. Esse é um momento grave e histórico que leva o homem a reflexões profundas, perguntando-se sobre o sentido da vida e o que faz dela.

O sentido magno da presença do Messias é o amor, aliado a compaixão, abraçado a misericórdia, atingindo a sua plenitude no ato da caridade. A lição do Mestre Galileu é a da solidariedade que qualquer um pode exercer. Tudo passa. Transitória é a glória do mundo. É necessário que a glória do homem seja a da imortalidade.

Divaldo Franco, servidor incomparável do Mestre Jesus, sabe, como poucos, dedilhar as cordas da alma, fazendo-as vibrar de tal modo que aqueles que o escutam com atenção inclinem-se a modificar a maneira de pensar e de ser.

Concluindo esta belíssima homenagem a Sociedade Espírita Francisco de Assis de Amparo aos Necessitados Divaldo foi aplaudido intensamente. Foi o aval do público que, de pé, agradeceu o trabalho desenvolvido pelo incansável e perseverante Semeador de Estrelas e, também, pelas atividades disponibilizadas pela Instituição Espírita centenária de Ponta Grossa/PR.

(Texto e fotos recebidos em email de Jorge Moehlecke)



0 comentários: