BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sábado, 28 de janeiro de 2012

Sobre a Rádio CEAC – Bauru, SP Entrevista com Sidney Francez Fernandes

Entrevista de Sidney Francez Fernandes para

o “Noticias do Movimento Espírita” falando

sobre a Rádio Ceac, de Bauru, SP, cuja pro-

gramação vem obtendo muito sucesso. Aqui,

Sidney descreve a iniciativa, o desenvolvimen-

to do projeto, como foi implantado, como fun-

ciona, a programação e dicas a quem queira

montar um projeto similar de rádio Web.


Sidney Francez Fernandes


Sidney, de quem foi a ideia para o surgimento da Rádio CEAC?

Ismael, foi Richard Simonetti quem trouxe a ideia de Vitória (ES) aonde esteve em ciclo de palestras. Apresentou a sugestão em Reunião de Diretoria do Centro Espírita Amor e Caridade de Bauru, entidade da qual somos diretores. No dia 15 de julho de 2011 mandei o primeiro email a ele, dizendo que a sugestão me agradava, propondo-me a formar uma equipe para montar a Rádio Ceac.

Quando começaram a definir o projeto?

Começamos a definir o projeto em reunião realizada no dia 23 de julho de 2011. Com a presença de Milton Puga (publicitário), Giovani Neto (radialista) e Luiz Mello (web designer), esboçamos qual seria a linha de atuação da rádio, que seria apresentada à Diretoria do Ceac na quinta-feira subsequente.

Onde está a localização física da rádio?

A diretoria do CEAC tem apoiado incondicionalmente a proposta da Rádio Ceac. Não nos tem faltado recursos e incentivo. Em tempo recorde foi construído o estúdio da nossa rádio no andar térreo do Centro Espírita Amor e Caridade, localizado à Rua Sete de Setembro, 8-30, no centro de Bauru (SP). Estamos partindo agora para a aquisição dos equipamentos eletrônicos para gravação, edição e aperfeiçoamento das transmissões ao vivo. Mas já estamos contando com computadores de última geração necessários para a operacionalização do projeto.

Poderia nos dar dados técnicos sobre o funcionamento da rádio?

Implantar um rádio web é relativamente simples. A princípio há necessidade apenas de um bom computador, conexão rápida com a internet e um provedor para rádio web. Contando com material já disponibilizado nas livrarias, você tem livros radiofonizados, palestras e mensagens. Trabalhando com uma extensão bem leve como MP3, basta alimentar o provedor e fazer os agendamentos de sua programação. Depois disso, gradativamente, começar a gravar palestras de sua casa espírita e inseri-las no que os técnicos de rádio chamam de playlists. Ninguém deve se assustar com esses termos, são providências simples ao alcance de qualquer pessoa.

Se alguém tiver interesse em montar um rádio web espírita deve escrever para contato@radioceac.com.br ou para Marcos Henrique, que monta e conhece tudo a respeito do assunto através do email contato@radioradio.com.br.Importante lembrar que a rádio espírita, por menor que seja a casa espírita, pode se transformar em excelente instrumento de comunicação com agendamentos de reuniões, promoções, divulgação das atividades do centro, divulgação do livro e mensagens espíritas e muitas outras coisas mais. A socialização da casa ganha muito com isso também. Você já pensou em ouvir um “parabéns” na data do seu aniversário através da rádio do seu centro?

A rádio tem uma diretoria própria ou se vincula à diretoria do CEAC?

Vincula-se aos departamentos de divulgação e doutrina do CEAC.

Quem são os responsáveis pela grade da programação?

Muita gente ajuda. Mas, a responsabilidade direta pela grade e pela manutenção da rádio é de um diretor e um funcionário.

Você tem parceria para obter o material que é levado ao ar?

Muitas parcerias. Recebemos um maravilhoso material de várias casas espíritas que costumam gravar palestras. Aqui em Bauru retiramos o áudio e convertemos para MP3. Essa despesa de conversão poderá ser evitada pelas futuras rádios em formação. A Rádio Ceac coloca todo o seu conteúdo à disposição de quem queira efetivamente montar uma rádio espírita. Mas, geralmente, cada cidade já tem esse material disponível. Basta usá-lo. Quanto às músicas, recebemos gratuitamente mais de 3000 músicas de boa qualidade de uma emissora católica, que sensibilizou-se com o projeto. Recebemos também muito material de irmãos evangélicos que já trabalham há mais tempo que nós nessa área.

Quais as matérias produzidas por vocês mesmos?

O Centro Espírita Amor e Caridade de Bauru tem reuniões públicas em todos os dias da semana, exceto sábado. Transmitimos ao vivo e gravamos todas as reuniões. Embora por enquanto ainda estejamos nos utilizando desse material apenas nas reprises diárias, daqui a pouco esse material armazenado poderá alimentar a Rádio Ceac e muitas outras rádios interessadas. Em todas as segundas e quartas-feiras Richard Simonetti faz palestras no salão principal do CEAC, aqui em Bauru. Uma vez por mês responde a perguntas no que chamamos de pinga-fogo. Esse material é precioso e é veiculado com prioridade pela Rádio Ceac.

Que critérios adotam para montar a programação?

Pureza doutrinária espírita e escolha de músicas de boa qualidade. Divaldo Franco, Richard Simonetti , Raul Teixeira, Orson Carrara, José Reis Chaves, Dr. Aguinaldo de Paula Vasconcelos, TV Transição, Programas da Rádio Boa Nova, A Música no Tempo, do consagrado Valdir Lopes de Figueiredo, só para citar os nomes mais conhecidos, tem presença constante na Rádio Ceac. As músicas geralmente são instrumentais, mas os jovens ouvintes começam a pedir músicas cantadas da MPB. Vamos atendê-los sem fugir da linha contida da Rádio Ceac.

Presentemente qual é a grade?

A programação não pára. São 24 horas no ar. Começa à meia-noite com uma palestra de um convidado. Essa palestra será repetida às 6 da manhã, às 12 e às 18 horas.

Depois vem a Madrugada CEAC. De 1 até 6 da manhã. Músicas de boa qualidade durante três horas, intercaladas de mensagens doutrinárias. Às duas da manhã começam as reprises das palestras do CEAC: mesma palestra vai se repetir às 4, às 10, às 16 e às 22 horas.

Dependendo do dia da semana temos uma novela. Terminou agora “Sexo e Destino”. Daqui a algum tempo começaremos com novo tema. Já temos prontas as novelas “Violetas na Janela”, “Nosso Lar”, “Há Dois Mil Anos”, “50 Anos Depois”e “Vivendo nos Mundos dos Espíritos”.

Ainda não lançamos mas já temos pronto o programa “Instante Allan Kardec”, com a radiofonização de O Livro dos Espíritos e O Evangelho Segundo o Espiritismo. Esse material está disponível nas Livrarias Espíritas já em MP3.

Iremos lançar brevemente o programa “Um Dia com...”. Esse programa ainda está sendo montado, mas focalizará um grande personagem do movimento espírita. Durante algumas horas do dia apresentaremos palestras, mensagens e entrevistas com esse personagem.

O Centro Espírita Amor e Caridade mantém, há muitos anos, o Programa Diálogos Espíritas, através da Rádio Bandeirantes local. Esses programas são editados e reprisados em três dias da semana pela Rádio Ceac.

O Clube da Rádio Boa Nova disponibiliza muitos programas em seu site. Basta inscrever-se como sócio para ter direito de fazer o download de vários programas de excelente qualidade.

Acabamos de lançar o programa “Presença Espírita”, apresentado por Miguel de Jesus Sardano. Nesse programa ele comenta o maravilhoso trabalho realizado por Divaldo Pereira Franco. A Rádio Boa Nova disponibiliza esse programa para seus sócios.

O excepcional programa A Música no Tempo, produzido em apresentado por Valdir Lopes de Figueiredo -www.radioclassica.com.br – faz parte da nossa programação, assim como de muitas outras FMs do Brasil.

Está ainda em fase de organização o programa CANTANDO A DOUTRINA ESPÍRITA que apresentará oradores que falam, tocam e cantam.

Enfim, dependendo da dedicação e criatividade, não há limites.

Tem ideia dos desdobramentos futuros do projeto?

Sim. A rádio entrou ao ar definitivamente no dia 02 dezembro de 2011. Com a programação especial de Natal estávamos torcendo para chegar a 10.000 visitantes. Passamos a casa dos 12.000. Ao término desta entrevista estaremos contabilizando quase 17000 visitantes. Richard Simonetti prevê, com o sucesso inesperado da Rádio Ceac, que daqui a alguns anos teremos mais gente acompanhando a Doutrina Espírita pela Web Rádio Espírita do que comportariam as instalações dos nossos centros espíritas. Pretendemos começar um curso de espiritismo à distância, pela Rádio Ceac. Gostaríamos que as pessoas interessadas se manifestassem na seção de recados do nosso sitewww.radioceac.com.br para termos uma projeção do interesse pelo assunto.

A Rádio pode virar TV web?

Pode. Muitas outras já viraram. Mas, ai já é outra tecnologia que precisamos aprender e aplicar. E quem sabe, futuramente, conseguiremos o prefixo de uma rádio comunitária com o sinal aberto?

Como a rádio pode ser sintonizada?

www.radioceac.com.br ou, pelo celular www.radioceac.com.br/mobile/index.php .

Indique-nos outras emissoras virtuais que possam ser divulgadas ao público espírita

www.radioboanova.com.br

www.radioespirita.org.br

http://www.radioespirita.net/

http://www.radiosinteseweb.com.br/

www.radiocecem.com.br

Caro Sidney agradecemos pelos seus esclarecimentos oportunos acerca da Rádio Ceac. Temos certeza que

serão muito úteis a tantos quantos se lançarem a igual iniciativa. Muito grato pela atenção As suas despedidas aos nossos leitores por gentileza.

Ismael, a maior caridade perante a Doutrina Espírita é a sua divulgação. O veículo Rádio Web Espírita está praticamente ao alcance de todos nós. Se apenas atingíssemos os frequentadores de uma pequena casa espírita, já teríamos valioso instrumento interno de comunicação. Mas, a mensagem espírita colocada à disposição do mundo inteiro é algo quase inacreditável. Imaginemos o codificador da Doutrina Espírita, que escreveu tudo à mão, com parca iluminação e recursos e muitas críticas e perseguições, com os recursos que temos à disposição agora! Imaginemos ouvir Allan Kardec por todas as partes do mundo, desvendando os segredos do desconhecido e trazendo o Cristianismo Redivivo! Não dispomos de Kardec mas temos Divaldo, Raul Teixeira, Orson Carrara, Richard Simonetti e tantos outros, não tão conhecidos, mas da mesma forma mantendo acesa a luz da mensagem espírita. O computador, a internet e a comunicação digital estão à nossa disposição. Precisamos otimizar a divulgação da mensagem espírita através desses modernos recursos, para levar o consolo e o esclarecimento a quem tem interesse em aprender, evoluir e construir um mundo melhor. Estamos começando a dar os primeiros passos...

Abaixo fotos do estúdio da Rádio Ceaci e fachada do C.E. Amor e Caridade, Bauru, SP

Sidney Francez Fernandes e Richard Simonetti, o pai da idéia

Sidney Francez Fernandes

Sidney Francez Fernandes

e o assistente Jonatas Gomes dos Santos

Richard Simonetti participando da programação



0 comentários: