BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

1ª. Mostra de Filmes Espíritas e Espiritualistas Lusófonos Londres, Reino Unido

Glauber Filho

Entrevista concedida pelo Diretor

Glauber Filho para Ismael Gobbo

ao Noticias do Movimento Espírita

Glauber Santos Paiva Filho tem 42 anos, é casado e pai

de 2 filhos. Embora filho e neto de médicos resolveu ser

jornalista, cineasta e professor universitário. É cearense

nascido em Fortaleza, formado em Jornalismo pela Uni-

versidade Federal do Ceará. Fez pós graduação em

administração e marketing e atualmente está no meio de

um mestrado em Ciências da Cultura em Portugal. Tam-

bém fez cursos de cinema na Escuela Internacional de

Cine e TV Los Baños – Cuba. Glauber Filho foi diretor

dos filmes “Bezerra de Menezes, O Diário de um Espíri-

to e “As Mães de Chico Xavier” ambos relacionados pa-

ra exibição na 1ª. Mostra de Filmes Espíritas e Espiri-

tualistas Lusófonos a ser realizado em Londres, no Reino

Unido.

Nesta entrevista Glauber nos fala um pouco de sua vida

espírita, da sua trajetória profissional, dos filmes e da

sua expectativa para a 1ª. Mostra.


Imagens divulgação


Você é Espírita?

Sim

Poderia nos fazer uma síntese de sua participação no movimento espirita durante esses anos?

Até finalizar o filme Bezerra de Menezes, O Diário de um Espírita, não sabia que era espírita. Sentia-me espírita, mas não frequentava nenhum centro. Meus estudos estavam apenas começando através da pesquisa sobre o médium. Depois, resolvi participar das atividades do GEPE. Acho que minha contribuição maior para o espiritismo é participar deste movimento coletivo da arte espírita, da divulgação da doutrina.

Como tem sido a sua trajetória no mundo do cinema?

Comecei aos 16 anos fazendo documentários e vídeos domésticos. Depois conseguir inserir a atividade do cinema na minha vida profissional. Trabalhei muito tempo com produtora de filmes publicitários. Paralelamente, realizei curtas, documentários e conteúdos para televisão.

Quais os filmes que dirigiu?

Longa Metragens, como diretor: Oropa, França e Bahia ( Também é minissérie); Bezerra de Menezes, o Diário de um Espírito; Bezerra de Menezes, O Médico dos Pobres ( inédito – documentário que originou o filme); Linhas de Organdi; As Mães de Chico Xavier.

Curtas: Borracha para Panela de Pressão; Aquarela; Chagas Abertas, San Pedro Um Navio à Deriva; O Astro Popular...

O filme Bezerra de Menezes- O Diário de um Espírito pode ser considerado como o pontapé inicial do Espiritismo na telona?

De certa forma sim! Mas não foi o primeiro filme espírita nas telas brasileiras. Pelo que conheço, o primeiro foi Joelma 23º Andar (1979) de Clery Cunha. Mas depois do Joelma não houve outras produções na sequência. Somente depois de 28 anos surgiu o Bezerras de Menezes e outros foram produzidos logo depois. É claro que há todo um contexto para que o movimento tenha ocorrido desta maneira e que difere da época do Joelma.

Como foram os resultados numéricos e a avaliação da critica especializada?

Acredito que os resultados numéricos em relação aos filmes espíritas foram surpreendentes! Mas sei que há dificuldade em obter outros números, por causa da pirataria! Porém, penso que isto é uma consequência natural do trabalho e da lógica de mercado, mas há outra resposta que tenho como mais importante: se pelo menos uma pessoa pode se transformar para melhor; teve o alento ao sofrimento; passou acreditar na vida com esperança e amor – Diante disto os números não importam!

Difícil falar de crítica especializada, pois não há parâmetros concretos para dizer se esta competência é especializada ou não! Hoje, é fácil ser cineasta e crítico... O botão de uma câmera faz um cineasta, assim como um blog faz um crítico. Outra armadilha para ambos é vaidade dos espaços de celebridade, que trazem a cegueira...

Antes de fazer os filmes já sabia que carregava alguns pontos que estariam impressos explícitos ou implícitos nas críticas que surgiriam. Um filme de baixo orçamento, feito no nordeste por uma equipe desconhecida no mercado cinematográfico, que trata de “religião”, ainda mais espírita... Isto tudo junto era uma boa munição para preconceitos.

Tudo bem! Não estava fazendo filmes para críticos – Estes geralmente participam de festivais e vão para gavetas. Mas, mesmo assim, procurei encontrar em todas as críticas algo que pudesse apontar os verdadeiros problemas dos filmes para continuar neste aprendizado – Acho que sou o pior dos críticos nos trabalhos em que participo. Na maioria das vezes sei de alguns problemas que a crítica não conseguiu apontar.

E a performance de As Mães de Chico Xavier?

Este filme me causou uma enorme surpresa que não se deu em números de públicos no cinema. As Mães de Chico Xavier teve um impacto profundo na vida de muitas pessoas. Os relatos dos públicos são surpreendentes!

Quanto a bilheteria, acredito que não fora maior por um equívoco de estratégia de lançamento. O filme foi lançado muito próximo ao Chico Xavier de Daniel Filho o que pode ter criado a sensação de que As Mães de Chico Xavier era algo parecido – Suponho!

Esses filmes estão sendo ou vão ser exibidos no exterior?

Sim. As Mães de Chico Xavier fora exibida no Chile! Também há participações em festivais internacionais. Por vezes, por exemplo, vejo nas rede sociais relatos de que O Nosso Lar foi exibido em algum país na Europa...

Como está enxergando a 1ª. Mostra de Filmes Espíritas e Espiritualistas Lusófonos que será realizada em Londres?

Acho sensacional! Maravilhoso ver estes filmes atravessando o oceano! É a continuação de um trabalho coletivo proporcionado pelas pessoas que organizam esta e outras mostras. Tudo faz parte de uma engrenagem. Grande tarefa transformadora de divulgação da Doutrina.

Alguma surpresa para os destaques de O Filme dos Espíritos e As Mães de Chico Xavier naquela mostra?

São os filmes mais recentes e espero que cumpram esta expectativa... Não sei muito que escrever sobre o destaque em si. Mas acredito que cada filme da mostra tem uma importância significativa para cada pessoa do público... Há uma mensagem individual para cada procura.

Mostra como esta abre perspectivas para os filmes com temática espírita no exterior?

Sim! Claro! É um trabalho de formação de público.

Allan Kardec como Codificador do Espiritismo estaria a merecer uma película de nível hollywoodiana?

Não só Kardec, mas várias obras espíritas. Não necessariamente precisa ser hollywoodiana. Mas precisam ter a grandiosidade de produção e exibição como elas se apresentam em suas histórias.

Tem noticia dos projetos cinematográficos em andamento nessa vertente espírita?

Na produtora Estação Luz Filmes estamos em fase de finalização de roteiros para mais três filmes. Agora em produção não tenho notícias, mas para ser lançado tem “E A Vida Continua”.

Algo mais que queira acrescentar?

Acredito que a produção de filmes espíritas já é algo consolidado no Brasil. É importante que ocorra cada vez mais eventos de cinema no exterior para que estes filmes ocupem outras salas de exibições pelo mundo.

Também, acredito que o cinema espírita precisa ampliar suas possibilidades de gêneros – Outras experimentações para temática.

As suas despedidas dos nossos leitores;

Aproveito este espaço para agradecer ao amigo Ismael que me fez o convite desta entrevista, aos leitores, aos organizadores da 1ª. Mostra de Filmes Espíritas e Espiritualistas Lusófonos e todos os espectadores dos filmes espíritas que foram uma força de principal importância para consolidação da temática no cinema. Abraços afetuosos www.twitter.com/glauberpaivaf

04-02-2012

Cena de Bezerra de Menezes- O Diário de um Espírito

Atores: Amaro Bezerra, Márcia Zeinke, Carlos Vereza e Lúcio Mauro

A atriz Vanessa Gerbelli em cena de “As Mães de Chico Xavier”




0 comentários: