BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

1ª. Mostra de Filmes Espíritas e Espiritualistas Lusófonos Londres, Reino Unido

Edson Audi

Entrevista concedida pelo Diretor

Edson Audi para Ismael Gobbo

ao Noticias do Movimento Espírita


Caro Edson Audi, você é Espírita?

Sim, Ismael, sou espírita.

Como chegou ao Espiritismo e desde quando o freqüenta?

O Espiritismo chegou na infância e através de minha família.

A qual Casa Espírita esta vinculado presentemente?

Frequento algumas casas, gosto de todas, mas a nenhuma estou vinculado neste momento. Chego quieto, fico no meu cantinho, escuto as palestras, tomo passes, participo do que posso... Como estou sempre viajando os horários de minha profissão são conflitantes. Em Paris, me esforcei e frequentei assiduamente o CESAK (Claudia Bonmartin), onde exerci a mediunidade, mais pela falta de pessoas capacitadas do que por minhas qualidades.

Pode nos fazer uma descrição de sua trajetória pelo movimento espirita durante esses anos?

Em 1995 ajudei a criar um programa de televisão espirita em Campo Grande. Sobre Allan Kardec fiz um CD-ROM lançado em Lisboa (1998), um filme que circulou em VHS (1999) e agora em DVD (2005) e o livro(2000). Tive o prazer de ajudar o Oceano a realizar algumas de suas obras. Algumas delas Eurípides Barsanulfo e Divaldo P. Franco estarão sendo exibidas na Mostra de Londres. E em breve mais um filme.

Quais os livros de sua autoria?

“Allan Kardec, vida e obra” e um segundo em andamento, “Victor Hugo em Jersey e seu contato com as mesas girantes”. Em breve...

O seu livro Allan Kardec teve sucesso?

O livro sobre Kardec chegou a ser finalista do premio Jabuti em 2000, foi uma grande honraria para todos nós. Eles o classificaram erradamente como religião, na verdade é biográfico. E o livro que ganhou é do Rabino Henry Sobel.

O Cinema surgiu em sua vida por vocação ou contingência?

Totalmente vocação, linguagem e forma de expressão. Me interessa tanto a técnica como o discurso e conteudo. Sou perfeccionista e sempre que possível atuo em quase todas as etapas do processo criativo. Desde o roteiro, a fotografia, a montagem (edição), na maioria de minhas obras trabalho solo. Para a trilha e vozes convido amigos, raramente uso atores, depoentes, etc. Atualmente finalizo, tantos os meus trabalhos como o de terceiros. “O cinema é um modo divino de contar a vida”, diz-nos Felinni.

Quais os filmes de sua autoria e em que configurações?

Por favor visitem a minha pagina, que infelizmente não esta atualizada e onde constam a maioria dos nossos trabalhos: www.edsonaudi.com

Qual o que mais lhe agradou e o que foi mais difícil de produzir?

Pergunta difícil, é como perguntar de qual filho você gosta mais? Mesmo que exista uma preferencia, teria dificuldades em dizer.

Como profundo conhecedor da vida de Allan Kardec qual a síntese que faria do célebre mestre lionês e da sua obra?

“Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei.” De Rousseau encontraremos Pestalozzi, e de Pestalozzi encontraremos Rivail, e de Rivail encontraremos Allan Kardec. E de Kardec uma obra racional, reveladora, transformadora e companheira. Para concluir faço apelo ao nosso querido Chico Xavier: "Se Allan Kardec tivesse escrito que ´fora do Espiritismo não há salvação´, eu teria ido por outro caminho. Graças a Deus ele escreveu ´Fora da Caridade´, ou seja, fora do Amor não há salvação´."

Mereceria ir para a telona numa produção hollywoodiana?

Seguramente e merecidamente.

Existe a cogitação para tal?

De minha parte e ha muito anos, tentei, mas...

Qual a possibilidade de concretização?

Estas ideias nunca morrem, apenas adormecem.

Sabemos que está rodando um filme sobre o escritor, poeta e dramaturgo francês Victor Hugo. O que pode nos adiantar?

Estou finalizando um livro e um filme que trata de Victor Hugo no exílio, em Jersey e que se interessa pelas mesas girantes. Já estive por lá e vou aproveitar esta a ida a Londres para voltar e colher umas imagens que sinto falta. É um filme para nos fazer pensar, as respostas estarão lá, mas não virão prontas.

Qual a sua expectativa acerca da 1ª Mostra de Filmes Espíritas e Espiritualistas Lusófonos de Londres?

As melhores possíveis. Acho a ideia brilhante. A abertura da Mostra aos trabalho dos espiritualistas é Kardecista, exemplar e agregadora. "Todo espírita é necessariamente espiritualista, mas nem todos os espiritualistas são espíritas". Esta Mostra é uma semente para o futuro que ainda não podemos visualizar o tamanho da arvore e de seus frutos. O momento é apropriado. Eu humildemente sugeriria que no próximo não sejamos apenas lusófonos e sim aberto também a todas as línguas.

O que nos diz sobre o filme de abertura da Mostra de Londres ?

Este filme é uma prova de que uma obra nunca esta totalmente pronta ou acabada. Ele foi feito em varias etapas e é também emblemático. Marcou o inicio da minha independência sendo o primeiro trabalho solo, filmado em digital e montado no meu próprio computador. A alforria das grandes produtoras começou em1999, quando adquiri a câmera Sony D8 PAL, foi o começo da liberdade e de tempos felizes. No mesmo ano falei da ideia deste filme para o Altivo Pamphiro em uma de suas viagens a Paris e recebi imediatamente todo o apoio que necessitava. O CELD no Rio lançou a primeiríssima versão em VHS, naquele momento coisa rara no meio espirita. Assim nasceu Allan Kardec, o educador. Um filme simples, despretensioso e que procura nos ajudar a entender o personagem. Sou fotografo e adoro contar histórias pela foto-poesia. Os textos e depoimentos vão surgindo quando necessários e são complementares. Por exemplo, só anos depois, (o filme já estava esquecido depois da sua carreira analógica em VHS), conheci a Dora e seu discurso que agora esta no filme. Com apoio do Oceano Vieira surgiu o DVD da Versátil. E agora estamos aqui.

Introdução do livro Allan Kardec, vida e obra: É uma viagem, pelas mesmas calçadas, respirando as mesmas esquinas, as mesmas janelas, dos vidros, dos livros, da biblioteca, da memória, memória de Rivail, de Kardec, de Lyon, de Yverdon, de Paris.

Uma outra história.

Procurei te encontrar, entender, compreender.

Olhei o teu olhar, tela, clics solitários,

você nascia no ruído do pensamento.

Eu te vi, te observei, procurei passar aos outros aquilo que encontrei;

é uma parte, a que me cabe.

Acha importante iniciativas como esta?

Quanto mais, melhor.

Adoro a ideia de diversidade, pluralidade, multiplicidade, diferentes ângulos de visão ou de abordagem, heterogeneidade e variedade. Comunhão de contrários, intersecção de diferenças e principalmente a tolerância mútua.

As suas despedidas aos nossos leitores.

Quero me despedir com estes pensamentos de Victor Hugo. Eles trazem um avant-gout do novo filme e do novo livro:

"Quem pode dizer-nos que eu não volte a encontrar-me nos séculos futuros? Shakespeare escreveu: ‘A vida é um conto de fada que se lê pela segunda vez’. Poderia ter dito pela milésima vez. Porque não há século pelo qual eu não veja passar minha sombra.”

"Sinto em mim toda uma vida nova, toda uma vida futura; sou como a selva que muitas vezes foi derrubada; os jovens rebentos são cada vez mais fortes e vivazes. Eu subo, subo, subo até o infinito. Tudo é radiante à minha frente, a terra me dá sua seiva generosa, mas o céu me ilumina com o reflexo dos mundos entrevistos.”

"Dizeis vós que a alma é a expressão das forças corporais: por que então minha alma é mais luminosa quando as forças corporais irão já me abandonar? O inverno está sobre minha cabeça, a primavera está em minha alma; aspiro aqui nesta hora às lilases e às rosas como se tivesse vinte anos. À medida em que me aproximo da velhice, melhor escuto ao meu redor as imortais sinfonias dos mundos que me chamam. É maravilhoso e sensível. É um conto de fadas, mas é uma história.”

ONDE COMPRAR O DVD?

Acesse: http://www.dvdversatil.com.br/onde-comprar/







0 comentários: