BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Focalizando o Trabalhador Espírita (129) Paulo Rufino

Paulo Rufino

Paulo pode nos fazer a sua auto apresentação?

Sim, primeiramente agradeço o convite a entrevista. Bom, sou paulistano, onde tive uma infância e adolescência muito feliz cercado pelos meus pais, avós e minhas duas irmãs. Precisamente sou do bairro da Vila Madalena, que é um dos pontos de convergência cultural e étnica da cidade de São Paulo. Sou solteiro e vivo há quase dois anos na Inglaterra onde já conquistei muitos amigos de todos os cantos do mundo e tenho muitos ainda a conquistar.

Qual a sua formação acadêmica e profissional?

Eu sou engenheiro elétrico de formação e atuo na área de telecomunicação. Este é o motivo pelo qual me encontro em Londres, pois fui transferido da BT do Brasil para a cede da companhia aqui, onde tem sido desde então, com muita luta uma grande aventura e a realização do meu sonho profissional. E como hobby tenho o jornalismo, a musica, e o cinema que levo a sério.

Como você conheceu o Espiritismo e desde quando é Espírita?

Nasci na casa do meus avós maternos, onde meu avô era espirita e minha avó católica. Meus pais eram espíritas, mas durante um período da minha vida eu caminhei por dois caminhos o catolicismos e o espiritismo, pois estudei em colégio de freiras passionistas durante a minha infância. Mas foi durante minha adolescência que participando mais intensamente da mocidade espirita do Centro Andre Luiz no meu bairro, que decidi qual caminho iria seguir, no caso foi a doutrina espirita. Todavia continuo mantendo meu profundo respeito e carinho pela religião católica e todos as demais religiões que pude estudar e conhecer, pois foi assim, junto dos meus avos Armando e Olga, que fui criado sem conflitos religiosos, lembrando da importância de todas as religiões na formação da humanidade e o respeito pela espiritualidade do próximo.

Qual casa espirita você freqüenta presentemente?

Fui muito feliz ao chegar em Londres em 2010, porque fui acolhido pelos meus amigos do centro espirita Sir Arthur Conan Doyle, na figura da nossa diretora a Dna.Emilia. E hoje sou um dos colaboradores nos trabalhos da casa, com a qual me identifiquei e aprendi a amar. E mais tarde, através desta mesma casa, fui levado a conhecer a BUSS, onde estudei durante um ano a doutrina espirita em inglês para me aperfeiçoar. E este curso foi fantástico, tendo como supervisora a professora Franziska Kranz que é da Alemanha mas radicada na Inglaterra e que utilizou como recurso pedagógico os materiais da Spirits Society of Baltimore dos EUA. Atualmente atuo no centro espirita Sir Artur e nos reunimos aos domingos com estudos em português e nas segundas com estudos em inglês visando os europeus como enfoque.

Pode nos fazer uma resenha de sua atuação no movimento espirita durante esses anos?

Como disse anteriormente na adolescência comecei fazendo parte da mocidade espirita no meu bairro. E foi sob a orientação dos professores Oswaldo e Eliane que pude ampliar meus conhecimentos na doutrina espirita e mais tarde com atividades de auxilio aos moradores de rua no centro da cidade de São Paulo. Outra influencia importante na minha caminhada na doutrina espirita foram sem duvidas meus pais Egidio e Vera, que ao longo da minha vida me orientaram, alem, é claro, das longas tardes de conversa com meu avo Armando Rufino que foi um dos trabalhadores do Centro Espirita e Abrigo Irma Tereza na cidade de São Caetano do Sul. Dai em diante nunca mais parei de estudar a doutrina codificada pelo Prof. Kardec.

Como surgiu o convite para ser um dos curadores da 1ª. Mostra de Filmes Espíritas/Espiritualistas Lusófonos?

Bem, recebi um convite da Sra.Elsa Rossi, diretora da BUSS, que ficou sabendo através da Prof.Franziska Kranz, que eu atuava como curador nos festivais de cinema aqui em Londres e no Brasil, e um dia ela me perguntou se poderia colaborar neste projeto como um dos curadores da mostra. E aceitei com muita alegria.

Você é da área de cinema? Conte-nos a sua experiência.

Eu sou engenheiro elétrico de formação, mas foi a convite do cineasta e antropólogo Prof. Dr. Celso Prudente, que se tornou meu mentor nesta área que comecei a trabalhar com cinema. Fui assistente dele na curadoria da Mostra Internacional de Cinema Negro em São Paulo, onde atuo há mais de 8 anos, alem de poder trabalhar na adaptação da trilha sonora de um de seus filmes, cuja musica foi gravada em Nova Iorque pelo musico norte americano Sheldon. Através destes trabalhos, pude colaborar na realização de livros de artes e científicos, e todo este caminho me possibilitou conhecer grandes nomes do cinema, assim como da musica, onde posso citar alguns deles como a do cineasta brasileiro e mestre do cinema novo Nelson Pereira dos Santos, alem do produtor e cineasta norte americano Fab 5 Freddy, a equipe do ICAIC (Instituto Cubano de Arte e Industria Cinematográfica de Cuba), Paulinho da Viola, o compositor Sergio Ricardo, a equipe do departamento de cinema do Institut Francais, o ator Leandro Firmino da Hora, entre tantos outros que representam diferentes gerações e ícones do cinema e musica. Atualmente sou um dos curadores, desde o ano passado, do Kilburn Film Festival aqui em Londres, onde tive e tenho o privilégio de trabalhar com a cineasta e diretora do festival Anna Bowman, o que tem sido um grande aprendizado.

Como estão os preparativos nos seus diversos aspectos?

Toda nossa equipe está trabalhando com muito profissionalismo e entusiasmo para que tudo saia como a planejado. Até agora temos tido grandes sucessos nesta empreitada, sobretudo pelo apoio e engajamento de todos os voluntários que trabalham neste evento, muitos dos quais no anonimato. Se eu tentar falar os nomes de todos não conseguirei, além do apoio da Universidade de Queen Mary, da CEI, da BUSS e das organizadoras e diretoras do evento a Prof. Else Vieira, de Elsa Rossi e do curador Oceano Vieira de Melo.

Fale-nos sobre o local que foi aberto para projeção de filmes Espíritas e Espiritualistas?

O evento será realizado na Queen Mary University of London. que foi essencial para o sucesso do festival, lembrando que a universidade é uma das mais bem conceituadas de toda a Europa. Só isto já diz tudo.

Tem idéia de quantos participantes poderão comparecer à 1ª. Mostra?

Até o presente momento temos mais de 300 pessoas inscritas para o evento. E isto agradecemos a todos os meios de comunicação e voluntários envolvidos, incluindo vocês que nos ajudaram a divulgar o evento. Sendo um evento que discutimos a arte cinematográfica e espiritualidade, ele se encontra aberto ao público em geral. Todos são bem vindos!

Serão convidadas pessoas não espíritas da cidade sede?

Sim, todos são convidados sem exceção!. E após o final da exibição de cada filme, haverá uma mesa de debate onde contaremos com a presença de cineastas, professores, estudantes, profissionais das mais diversas áreas, europeus e brasileiros, espíritas e não espíritas, que discutirão o filme baseado na arte cinematográfica e no tema abordado que é a espiritualidade. Tudo isto seguido da interação do público em uma sessão de perguntas e respostas.

A Mídia inglesa esta sendo informada acerca da Mostra? Tem algum retorno a respeito?

A Mídia inglesa tem sindo muito acolhedora e tem nos dado um grande suporte para este evento, inclusive já começando a ser veiculado nos meios de comunicação diários da cidade.

Acha que Mostra como esta abrirá portas para projeção de filmes como temática espírita?

Sem duvida, este é um dos nossos objetivos além de mostrar ao publico inglês, europeu ou estrangeiro que vive aqui, que os temas abordados na Europa o são também no Brasil e nos países de língua portuguesa. Demonstrará o quanto em comum nós temos, mesmo com uma língua diferente, levando-os a pensar naquilo que talvez nunca tivessem pensado, nas imensas possibilidades possíveis através da arte cinematográfica que estamos trabalhando e também na qualidade de outras obras que existem a respeito. A arte é sem fronteiras e de infinitas possibilidades.

Algo mais que queira acrescentar?

Obrigado pelo momento e espero ver a todos durante a mostra. Abraços e até la!


Paulo Rufino com irmãs e primos na Vila Madalena, São Paulo, Brasil

Paulo Rufino diante do dólmen de Allan Kardec no

Cemitério Pére Lachaise, em Paris, França

Paulo Rufino com o pai

Paulo Rufino com as irmãs em São Paulo, Brasil

Paulo Rufino com a mãe Vera

O ator Leandro Firmino, Paulo Rufino e o ator

André Ramiro em evento na cidade de São Paulo, Brasil

Cineast Celso Prudente, A diretora do Kilburn Filme

Festival em Londres Anna Bowman e o curador

Paulo Rufino

o musico norte americano Sheldon Porter e Paulo

Rufino em Nova Iorque - Brooklin em 2000

Paulo Rufino com o cantor Paulinho da Viola

Paulo Rufino, as Casas do Parlamento e o Big Bem, Londres.

O site da Queen Mary University of London divulgando a 1ª. Mostra de Filmes Espíritas/Espiritualistas Lusófonos

Queen Mary University, Londres. Imagem: http://www.qmul.ac.uk/media/gallery/index.html

Algumas imagens da “Queen Mary University of London”. Fonte:http://www.qmul.ac.uk/media/gallery/index.html

OBS: AS FOTOS DESTA ENTREVISTA SÓ PODERÃO SER UTILIZADAS EM OUTRAS PUBLICAÇÕES MEDIANTE AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO ENTREVISTADO.


0 comentários: