BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

terça-feira, 20 de março de 2012

Focalizando o Trabalhador Espírita (133) Jussara Korngold

Jussara Korngold

jukorngold@mac.com




Jussara, pode nos fazer a sua auto apresentação?

Nasci na cidade de São Paulo. Sou casada com João Korngold e tenho um filho de 16 anos, Gabriel.


Qual a sua formação acadêmica e profissional?

Sou formada em Economia e tenho especialização em finanças. Falo, além do Português, o Inglês, o Francês e o Espanhol, o que tem me ajudado muito na divulgação de nossa querida doutrina.


Sua ida para a Europa se deu em função do trabalho?


Em 1993, por motivo de trabalho, meu marido foi transferido para Londres, e vivemos lá até 1996.


Em quais países você já residiu?

Além do Brasil, cidade de São Paulo, também morei em Londres, Miami e Nova Iorque.


Como você conheceu o Espiritismo e desde quando é Espírita?

Bem, esta é uma história de amor. Estudei em um colégio de freiras e porque elas me achavam muito religiosa, permitiram que eu fizesse minha primeira comunhão aos 6 anos de idade. Devido ao estudo de preparação para a primeira comunhão passei a questionar o Deus que nos era apresentado. Eu não podia aceitar que Deus era um velhinho de barbas sentado num trono. E também não aceitava que a morte era o fim de tudo. Felizmente, como meu avô era espirita, e minha mãe conhecia o Espiritismo, aos 11 anos ela passou a me levar para as palestras e estudos da FEESP- Federação Espirita do Estado de São Paulo. Foi quando me encontrei, e desde então, passei a devorar os livros espíritas.

Atualmente faço parte do centro espírita que fundamos em Manhattan, na cidade de New York, há 11 anos atrás. Spiritist Group of New York, Inc. www.sgny.org


Pode nos fazer uma síntese de sua trajetória espirita no Brasil, na Inglaterra e nos Estados Unidos?

No Brasil, além da Federação Espirita de São Paulo, frequentei a Casa do Caminho, no Tatuapé, e me considero uma felizarda por ter tido uma mestra tão excepcional, Nilce Palotta. A ela devo muito do que sei hoje, além do amor ao estudo espírita.

Após minha ida para a Inglaterra, frequentei e trabalhei no Allan Kardec Spiritist Group, dirigido por Janet Duncan. A ela devo o amor por divulgar o Espiritismo na língua natal do país que nos recebe por pátria.

A mudança para os Estados Unidos, me levou a participar do Allan Kardec Spiritist Center (New York), onde era responsável pelos estudos espíritas em inglês, e em Miami, no Bezerra de Menezes Spiritist Center.

Agora além de palestras em centros espíritas dos EUA, e outros lugares do mundo, concentro meu trabalho no Spiritist Group of New York.


E no movimento de unificação por seus diversos órgãos?

Desde minha estadia em Londres, fiz parte da criação do BUSS, e participei de reuniões realizadas pelo CEI. Hoje ocupo os cargos de vice-presidente do Conselho Espirita Americano, Diretor da Federação Espirita do Tri-State (NY, NJ, CT), e sou um dos diretores do Conselho Espirita Internacional.


Jussara você não acha que como no seu caso e de diversos outros espíritas brasileiros radicados no exterior, há o dedo da espiritualidade colocando cada em no seu lugar e na hora certa, concretizando um planejamento superior?

Sabemos tão bem que nada acontece por acaso, e sem dúvida alguma, fomos dirigidos para outras pátrias, seguramente para resgatarmos dívidas passadas. Principalmente, em se tratando de tarefa tão importante, não podemos acreditar que a espiritualidade maior iria deixar ao acaso, a divulgação do Espiritismo.


Quando você faz para si mesma esses questionamentos íntimos emerge-lhe a certeza de que esta cumprindo compromissos espiritualmente assumidos?

Com certeza. E é tão interessante quando olho para trás e vejo os acontecimentos no caminho que me trouxeram até aqui, hoje. Sou muito grata a Deus, Jesus e a Espiritualidade maior por ter me permitido participar de obra tão sublime. E oro todos os dias para não esmorecer, e cumprir com os compromissos assumidos.


Houve um encadeamento profissional ou familiar para que as coisas acontecessem na forma como realmente aconteceu?

Como meu marido é espirita como eu, compreendemos perfeitamente que, apesar de o motivo de termos saído do Brasil tenha sido, aparentemente, profissional, na realidade estamos trilhando os caminhos necessários para melhor atendermos aos nossos compromissos espirituais. No meu caso em particular, minha paixão sempre foi o francês e tudo que se relaciona com a França, e digo, com um certo pesar, que nesta encarnação meu compromisso não era lá. Tive que aprender inglês na marra, pois as aulas de inglês eram as únicas que não tinha interesse em assistir. Minha vida profissional me levou a trabalhar em companhias multinacionais (Chase, Citibank, American Express), sempre no setor internacional, e ai, não teve jeito, tive que me especializar no idioma. Hoje, graças a isso, posso me dedicar ao movimento espirita no idioma inglês, com tradução de livros e matérias espíritas e mesmo escrevendo livros e material de estudo em inglês. No momento estou escrevendo, para o Conselho Espirita Americano, o estudo sistematizado de Espiritismo, incluindo o estudo da mediunidade, em inglês.


Jussara, poderia nos enumerar os principais vultos e acontecimentos espíritas ocorridos nos Estados Unidos?

Como vivo nos Estados Unidos, como forma de atrair o público americano de uma forma mais particular, sempre menciono a grande sabedoria de nosso Pai Criador. Digo que o ponto de partida do Espiritismo aconteceu graças aos fenômenos de Hydesville, no estado de Nova Iorque, com as irmãs Fox, fenômenos que foram levados a França, e se incorporaram na própria historia do Espiritismo codificado por Kardec poucos anos depois. Mas que o Espiritismo floresceu e tornou-se o que é hoje, no Brasil. Representam as fases de nascimento, desenvolvimento e amadurecimento.

Sabemos que contamos com a ajuda de Espíritos Americanos para o desenvolvimento do Espiritismo nos EUA. Entre eles podemos destacar: Benjamin Franklin, Abraham Lincoln, Andrew Jackson Davis, Emily Elizabeth Dickinson, Abigail Adams, Sojourner Truth e Thomas Edison.


Pode nos enumerar os mais antigos centros espíritas norte americanos?

Um dos centros espiritas mais antigos que conhecemos e ainda encontra-se em plena atividade é o Templo San Jose, em Nova Jersey, que brevemente estará completando 60 anos. Temos também que citar os trabalhos do Sr. Salim Salomão Haddad, que foi impulsionado pela visita que Chico Xavier fez aos Estados Unidos em 1965, e fundou o Christian Spirit Center, que era sediado no Estado da Carolina do Norte (Elon College).

Tem também o El Centro Libertad del Espiritismo o qual foi fundado em 1933, pelo casal Luis Perez e senhora Pilar Perez, imigrantes espíritas portoriquenhos que vieram para a cidade de Nova Iorque em 1930.


Nos fale sobre a Aliança Espirita de Livros/Spiritist Aliance for Books (SAB).

Quando abrimos o Spiritist Group of New York/Grupo Espirita de New York, não tínhamos nem os 5 livros da codificação traduzidos para o inglês, só os 3 primeiros. Havia apenas uns 6 livros espíritas em inglês, e mesmo assim, não necessariamente disponíveis para os leitores. Decidimos então, que para espalhar a doutrina espirita pelo território americano, teríamos que nos dedicar a tradução de livros espíritas para o inglês. Assim, abrimos o SAB, que é uma organização sem fins lucrativos.

Nossas duas primeiras publicações foram: O Céu e Inferno (Heaven and Hell) e a Genesis, e assim, pela primeira vez na historia, tivemos os 5 livros da Codificação de Allan Kardec, em inglês, e disponíveis ao publico. Só conseguimos esta façanha graças a generosidade do Lar Fabiano de Cristo, mais especificamente ao Prof. Cesar Soares dos Reis. Por isso somos eternamente gratos a eles, e sempre mencionamos que graças a eles pudemos finalmente dar inicio a divulgação, em inglês, do Espiritismo. Muitas pessoas não realizam a importância deste fato. Alguns perguntam porque o Espiritismo não era mais conhecido nos Estados Unidos. E como poderia, se nem os livros da Codificação em inglês estavam disponíveis. Isto ocorreu no final de 2003.

Hoje já publicamos pelo SAB 11 títulos em inglês, e fizemos a tradução e/ou revisão de mais de 20 livros, que foram publicados por outras editoras.

Lucro não temos nenhum, muito pelo contrario, mas não é isto que nos motiva.

Deus nos permita continuar com esta tarefa.


A partir de quando o Espiritismo começou a ser expandir nos EUA?

Como dissemos anteriormente, o Espiritismo foi impulsionado pela visita que Chico Xavier fez aos Estados Unidos em 1965, e logo após iniciaram-se as visitas de Divaldo Pereira Franco, o maior de todos os desbravadores espíritas.


O CEI tem contribuído para expandir o movimento espíritas nos EUA?

É muito importante termos o apoio de um órgão difusor do Espiritismo tão sério como o é o CEI - Conselho Espírita Internacional, e por este motivo, também sentiu-se a necessidade de se criar, aqui nos Estados Unidos, em 1996, o USSC - United States Spiritist Council.


Quantas casas espíritas estão filiadas ao Conselho Espírita dos Estados Unidos?

Afiliadas no momento temos 36, mas, temos aproximadamente 80 casas espíritas no território americano, segundo nossa ultima contabilização. Muitas das casas que ainda não estão filiadas encontram-se em processo de legalização de suas atividades espíritas no país.


Como o povo Norte Americano tem enxergado o Espiritismo em seu pais? A mídia norte americana e a população tratam os fatos espíritas na forma como nós brasileiros estamos acostumados no Brasil ou ainda os enxergam como algo meio que fantasioso ou sobrenatural?

O Espiritismo ainda esta engatinhando nos Estados Unidos, apesar de estar bem mais desenvolvido que há 10 anos atrás. Porém, a grande maioria dos centros espíritas são formados por brasileiros, bem como seus frequentadores. No entanto notamos um interesse cada vez maior pelo assunto, com um misto de curiosidade e investigação. A noção de espiritualidade, ao contrário do que muitos pensam, é muito presente na maioria da população americana, então a divulgação se torna um pouco mais fácil. Porem acredito que só vai se espalhar realmente em grande escala quando mais americanos tomarem conhecimento da doutrina e começarem a divulgar por eles mesmos. Por exemplo, as manifestações mediúnicas não são divulgadas pela mídia, o que a grande maioria da população conhece são os chamados “psychics”, “mediums” que fazem leitura de cartas ou de futuro através de pagamento

.

Pode nos citar os principais eventos espíritas realizados no pais?

Além dos eventos locais, promovidos pelas mais de 80 casas espíritas espalhadas pelo território americano, o principal evento nacional, totalmente em Inglês, tem sido o Simpósio Espirita. Este Simpósio tem se realizado anualmente, em estados diversos dos Estados Unidos, desde 2007. Nosso próximo Simpósio será na cidade de Atlanta, Georgia, dia 12 de maio de 2012.

Podemos destacar também o Primeiro Congresso Espirita Americano, em 2000, realizado em Miami, que contou com a presença de mais de 800 pessoas.


Que meios tem sido utilizados pelos espíritas para divulgar a doutrina nos EUA?

Um dos principais meios de divulgação que temos hoje, é a internet. Contamos com vários websites que disponibilizam livros, matérias de estudos, palestras, vídeos, e mais recentemente com a Radio Kardec.


Algo mais que queira acrescentar?

Minha grande paixão é o livro espírita e por isso, mais uma vez recorro, através desta oportunidade, a ajuda de irmãos que possam estar dispostos a nos auxiliarem na tarefa de tradução.

Temos nos Estados Unidos uma nação ainda extremamente carente no que se refere as verdades espirituais. Nos encontramos aqui, cercado de pessoas carentes e com sede de saber mas que infelizmente não lêem português, francês ou espanhol.

Pois bem meus, irmãos, nosso apelo é para que os irmãos de boa vontade se unam e nos auxiliem, dentro de suas possibilidades, para nos propiciarem condições de termos mais livros traduzidos. Necessitamos de tradutores, de pessoas que nos auxiliem na tarefa de revisão, e de editoras que não se preocupem em receber suas recompensas no plano material, mas que tenham a consciência dos frutos que estarão plantando e das oportunidades que estarão abrindo quando trabalham pelo esclarecimento de cada um de nossos irmãos.


As suas despedidas dos nossos leitores.

Somos muito gratos pela oportunidade que nos foi dada, através desta entrevista e convidamos a todos a nos visitarem quando estiverem em New York.

Confiram nosso endereço e programação das atividades, em nosso website www.sgny.org


Jussara e o esposo João Korngold ladeando o filho Gabriel

Jussara, Divaldo Pereira Franco e Gabriel (filho de Jussara e João Korngold). 03/2012

Nilson S. Pereira, Jussara Korngold e Divaldo Pereira Franco

Jussara Korngold e Nilce Palotta

Jussara Korngold, na estrema esquerda e Elsa Rossi na extrema direita com Claudia Bonmartin e outra companheira do CESAK em Paris, França.

Janet Duncan, Andre Luiz, Jussara, Joca em Londres

Jussara Korngold e Mauricio Cisneiros

Conferência por Jussara Korngold

Segundo Simpósio Espirita realizado no New York Historical Society

Exposicao de fotos de espíritos que aconteceu no Metropolitan Museum de New York

Foto do Terceiro Simpósio Espirita realizado em Boston em 2009

Grupo de voluntarios da Brazil Child Health/Associação Saúde CriançaF

Jussara Korngold acolitando sua cachorrinha Lizzie


OBS: AS FOTOS DESTA ENTREVISTA SÓ PODERÃO SER UTILIZADAS EM OUTRAS PUBLICAÇÕES MEDIANTE AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO ENTREVISTADO.

0 comentários: