BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Focalizando o Trabalhador Espírita (130) Margarete Áquila

Margarete Áquila em 2012

Neste sábado entrevistamos no Focalizando o Trabalhador Espírita a talentosa cantora Margarete Áquila. Freqüentando a Casa Espírita “Bezerra de Menezes” na cidade de São Bernardo do Campo, SP, ali Margarete desenvolve as suas atividades habituais na entidade, inclusive através de palestras espíritas musicadas, uma de suas especialidades. Esse trabalho de Margarete que se tornou bastante conhecido vem rendendo-lhe convites para apresentações em diversas cidades do país. Humilde, simpática e rescendendo seriedade no que faz, Margarete vem prestando ótimo trabalho de divulgação do Espiritismo através da música e de seus conhecimentos doutrinários.

Margarete pode nos fazer sua auto apresentação?

Sou Margarete Áquila, musicista, tenho 46 anos, moro em Santo André, no ABC Paulista desde meu nascimento. Sou divorciada, tenho uma filha, Raíssa, de 21 anos (bailarina), tenho 5 irmãos, 3 deles são músicos. Meus pais são católicos, sendo que ele, meu pai, já é falecido.

.

Qual a sua formação acadêmica e profissional?

Minha formação:

è formada em Matemática com Informática pela Faculdade Fundação de Santo André.

è Pós graduada em “Sistemas de Informação” e “ Gerenciamento de Informações” pela mesma Faculdade.

è Estudou na escola Fundação das Artes em Canto Lírico.

è Formada em Psicanálise pela Associação de Trilogia Analítica do Dr. Norberto Keppe.

Profissional:

è Informática. Atuei na área de Informática em Gerenciamento, consultoria e desenvolvimento de sistemas.

è Em paralelo, atuei como cantora em produções de jingles e eventos musicais.

è A partir de 1999 tenho meu trabalho solo como cantora de músicas para relaxamento e elevação espiritual.

è Dou aula de canto particular e em escolas de música.

è Aula de canto-coral em empresas e instituições filantrópicas.

è Canto em eventos de empresas e particulares.

è Palestras em congressos científicos e espiritualistas por todo o Brasil e na França.

è Curso de “Curador Planetário”. Este curso fará parte do livro que estou escrevendo. O assunto trata de autoconhecimento como ferramenta de cura pessoal e aos trabalhadores das casas espíritas e espiritualistas que atuam em tratamentos físicos e emocionais.

è Tenho projetos pessoais de auxílio à tribo Kariri-Xocó de Alagoas para divulgar a cultura indígena e auxilia-los em arrecadação de alimentos para enviar à tribo.

De que forma conheceu o Espiritismo e desde quando o freqüenta?

Conheço o espiritismo desde adolescência, mas comecei a frequenta-lo desde 1993 quando decidi dar um rumo à minha vida espiritual. Passando por um processo pessoal difícil resolvi me envolver e conhecer o espiritismo e sua doutrina.

Freqüenta qual Casa Espírita?

Com trabalho fixo frequento a Casa Bezerra de Menezes de São Bernardo do Campo atuando com canto-coral e a Casa do Consolador na Vila Mariana atuando com palestras, atendimento de psicanálise no projeto Dirce Moura que é de auxílio às mulheres carentes e moradores de rua e atendimento voluntário de psicanálise e musicoterapia para distúrbios psíquicos, físicos e emocionais e canto-coral.

Todas as demais casas frequento para palestrar e cantar.

Pode nos descrever sua trajetória pelo movimento espirita durante esses anos?

Comecei na Casa Geraldo Ferreira em Santo André, em 1994 fazendo o curso de “Aprendizes do Evangelho” por três anos. Segui fazendo o curso de Médiuns e Cromoterapia.

Atuei como trabalhadora desta casa até 1999 como médium e em tratamentos de Cromoterapia.

A partir de 1999 comecei a trabalhar com musicoterapia em mais de uma centena de casas, cantando e palestrando.

Em 2006 comecei meu trabalho com canto coral na Casa Bezerra de Menezes em São Bernardo do Campo.

Em 2009 comecei meu trabalho com palestras, psicanálise e canto-coral na Casa do Consolador na Vila Mariana em São Paulo.

Como surgiu a vocação para a música e quando isto aconteceu?

Sempre estive envolvida com a espiritualidade desde menina.

Aos 12 anos já fazia trabalhos voluntários pela igreja católica em arrecadação de alimentos e visitas a hospitais, orfanatos e asilos. Sempre foi um compromisso de vida.

Aos 15 anos comecei a tocar e cantar na igreja católica da matriz de Santo André onde coordenei a área musical e encontro de jovens inclusive palestrando para jovens aos 16 anos.

Nesta época descobri que sabia cantar e conseguia aprender instrumentos como auto-didata.

Formei minha primeira banda com meus 3 irmãos e tocávamos para os amigos de escola e da igreja (todos da família sempre foram engajados em movimentos espiritualistas, na época, na igreja católica).

Depois da faculdade de matemática estudei música e canto lírico e comecei a atuar na área profissional gravando jingles em estúdio e cantando em bares e bailes.

Quando conheci o espiritismo me vi abençoada com tantas respostas às minhas dúvidas quanto à existência. Preenchi um vazio imenso no meu peito, acalmando e clareando minha mente. Vi o espiritismo como um caminho fantástico de autoconhecimento e isso me fortaleceu.

Neste processo de autoconhecimento e gratidão à todas as maravilhas que conheci e que foi operada em meu interior resolvi dedicar meu canto àqueles que tanto me ofereceram. Foi daí que nasceu meu trabalho musical solo. Decidi que minha voz deveria ser guiada para fazer bem a quem a ouve, trazendo paz ao coração, alento, autoconhecimento e esperança.

Tenho este trabalho como uma missão de trazer ao planeta e seus habitantes a beleza do paraíso, a paz de sentir Deus no coração.

Para isso pesquisei profundamente psicanálise e musicoterapia (ciência que estuda o poder da música na psiquê e no corpo humano), para entender de que forma posso interferir beneficamente no coração das pessoas para alterar seu humor e fazendo com que se sintam mais conectadas à Deus e a si mesmo.

Você toca algum instrumento ou canta com acompanhamento?

Toco piano e violão, mas para facilitar minhas apresentações devido à diversidade de locais em que me apresento canto com playback, que são as gravações dos músicos dos meus cd´s.

Das músicas que você interpreta há aquelas de sua autoria?

Tenho várias músicas de minha autoria. Todas falam de autoconhecimento.

Quando começou a cantar nas casas espíritas?

Desde 1994 quando comecei a fazer o curso no centro espírita e em 1999 quando decidi focar meu trabalho gravando cd´s para divulgar a doutrina e suas bases através do meu canto.

As suas apresentações são apenas cantadas ou você faz alguma preleção evangélica intercalada?

Sempre atuo com as duas coisas. Apenas quando o trabalho é de passes e tratamentos é que atuo apenas com música.

Então seriam palestras espíritas musicadas?

Exatamente. Sempre com um tema diferente. Tratando das bases do espiritismo e de autoconhecimento.

Do que consta o repertório e como faz as programações?

Prezo pela qualidade da música. Meu trabalho é eclético. Canto desde músicas regionais até ópera porque acredito que a música não tem fronteiras ou religião.

Prezo, também, pela letra. Todas as letras que incluo são de cunho espiritualista, que fala das bases do espiritismo. Sei que músicas populares atingem rapidamente o coração das pessoas porque estão registradas e falam da vida do dia-a-dia de cada um.

Quero passar melodias lindas eruditas onde as pessoas possam se elevar aos céus quando as ouvem.

A escolha do repertório é cuidadosa, mas não tem preconceitos. Canto até músicas de outras religiões, mas com letras que não maculam os princípios espíritas. Isso, para mim, demonstra que o espiritismo não cria cercas em torno da música dizendo que são de “evangélicos” ou “católicos”, mas que todas falam do amor de Deus para conosco. Da mesma forma músicas populares que tem uma sabedoria imensa.

Noto, como musicista e espírita, que o espiritismo precisa criar uma identidade musical própria. Existem músicas espíritas que já são divulgadas.

Meu novo projeto musical visa justamente colaborar com a identidade musical espírita onde coloco orações e composições próprias falando das bases do espiritismo. Sinto que é meu dever colaborar com essa seara.

Há custos para as casas espíritas que a convidam?

Não há custos. Levo meus equipamentos de som, se necessário.

Para mim um convite para levar o trabalho é uma alegria.

Apenas quando viajo que peço ajuda de custo para transporte, alimentação e estadia.

Como fazer o agendamento?

Podem me contatar da seguinte forma:

Pelo site www.margareteaquila.com.br

Pelo e-mail: margareteaquila@hotmail.com

Pelo telefone: (11) 9426-3111 ou residencial (11) 2379-6668

Algo Mais que queira acrescentar?

Em sonhos (ou projeções astrais) tenho ouvido a solicitação de espíritos para executar esse novo projeto musical. Estou buscando recursos para executa-lo. Sinto que é um compromisso em gratidão à tantas bençãos que recebi e recebo do espiritismo.

As suas despedidas dos nossos leitores.

Agradeço ao carinho que tenho recebido de centenas de pessoas por onde passo. É a minha maior alegria poder ouvir que um coração desesperado sentiu a presença de Deus com a música. Ou que conseguiu perdoar alguém, ou que compreendeu uma situação e pacificou seu coração.

A brandura da música que executo tem essa função. Trazer paz, compreensão, esperança, alegria de viver. Refletindo sobre sua vida e sentindo a presença máxima de Deus em cada nota musical.

E saber que estou cumprindo humildemente esta missão me traz a certeza de que estou no caminho certo e com a vontade de fazer muito mais.


Margarete Áquila no Centro Cultural São Paulo

Margarete Áquila ao teclado com três irmãos em uma Banda no ano de 2002

Margarete Áquila aos dois anos de idade

Margarete, no colo da mãe, o pai e três dos irmãos

Show de Margarete Áquila no Centro Cultural São Paulo

Margarete Áquila

A cantora Margarete Áquila

Capa de CD de Margarete Áquila

Margarete Áquila com a filha Raissa no

show “Um Canto de Esperança”

Margarete Áquila em apresentação no C.E. Irmã Angélica, em Araçatuba, SP


OBS: AS FOTOS DESTA ENTREVISTA SÓ PODERÃO SER UTILIZADAS EM OUTRAS PUBLICAÇÕES MEDIANTE AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO ENTREVISTADO.


NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPIRITA 25-02-2012

Clicar aqui:

NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPIRITA 24-02-2012

Clicar aqui:

NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPIRITA 23-02-2012

Clicar aqui: