BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

quarta-feira, 11 de julho de 2012

NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPIRITA 12-07-2012. ESPECIAL JÉSUS GONÇALVES

Clicar aqui:
http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/JULHO/12-07-2012.htm

EMAIL ESPECIAL. JÉSUS GONÇALVES. 110 ANOS


Email especial comemorativo dos 110 anos de Jésus Gonçalves
Borebi, SP, 12/07/1902 – Pirapitingui (Itu, SP) 16/02/1947
Abaixo reproduzimos matérias que já publicamos em emails anteriores relembrando a vida e a obra deste vulto singular e inesquecível ao movimento espírita. Daremos prosseguimento à tarefa publicando outras manifestações que nos chegarem para tal fim. Ismael Gobbo.


Hoje, aniversário de 110 anos de Jésus Gonçalves. Nossos parabéns ao “Apóstolo de Pirapitingui”, 
o “Poeta das Chagas Redentoras”

Ismael Gobbo

           Jésus Gonçalves

     Jésus Gonçalves é um vulto respeitado e homenageado no movimento espírita e muitas são as instituições e iniciativas que levam o seu nome.     
     Nasceu em Borebi, SP,  e foi batizado como “Jesus*”  aos 12 de julho de 1902. Segundo Eduardo Carvalho Monteiro, foi ele, depois de desencarnado, quem pediu que seu nome fosse grafado como  Jésus Gonçalves, pois se considerava indigno de ostentar o mesmo nome do Rabi da Galiléia. 
     A vida de Jésus foi marcada por provas acerbas desde a mais tenra idade. Ficou órfão da mãe Josepha Mendes  aos três anos; foi morar com um tio na cidade de Agudos e depois em Borebi,  onde, aos 14, enfrentou a dura faina de trabalhador rural. Perdeu o pai João Gonçalves em 1917 e em 1919 mudou-se para Bauru onde passou a trabalhar na tesouraria da prefeitura e participar da banda da cidade. Em 1920 casa-se com a viúva e mãe de 2 filhos Theodomira de Oliveira que lhe daria mais quatro rebentos.
     Tudo caminhava em clima de normalidade até o ano de 1930 quando sofreu dois duros golpes: é diagnosticado como portador da hanseníase e perde a esposa. Aposenta-se e leva a vida na companhia dos 6 filhos até se unir maritalmente a dona Anita Vilela, um anjo bom em sua vida. 
     Para não ser recolhido de imediato a um estabelecimento destinado aos leprosos,  seu compadre João Martins Coube leva-o para viver com a familia em sua propriedade rural onde pelo trabalho duro retirava o pão de cada dia. Mas, a doença insidiosa não lhe dá trégua, agrava-se, exige mais cuidados e, retira-lhe abruptamente do convívio social e familiar. No dia 16 de agosto de 1933 é internado no Asilo-Colônia de Aymorés, em Bauru, SP, destinado ao tratamento de leprosos. Jésus e o filho Jaime, também suspeito da doença passam a morar nessa colônia.
     Fato digno de nota é a mulher Anita, saudável, ter pleiteado e depois de longa luta junto aos órgãos do governo, ter a permissão para ir morar com Jésus naquele leprosário.
     Mesmo revoltado com a vida e com Deus – costumava dizer-se ateu – Jésus levou  sua contribuição aos seus companheiros de infortúnio.  Inteligente, transferiu seus dotes do teatro, do jornalismo, da musica e de poesia para proporcionar um pouco de alegria àquelas criaturas presas à solidão e ao abandono. Criou a “Jazz Band de Aymorés” onde tocava clarineta; fundou o jornal  O Momento;o  Grupo de Balé e de Teatro.
     No ano de 1937 buscando um melhor tratamento para si, Jésus Gonçalves parte com destino a Guarulhos, SP, visando internar-se no hospital Padre Bento que gozava de grande conceito para tratamentos da espécie. Todavia em plena viagem  sente o agravamento de suas dores no fígado e é obrigado a fazer uma parada para descanso no hospital Pirapitingui, em Itu, SP., que também atendia leprosos.  Ali permaneceu e levou avante tudo o que já fizera em Aymorés, inclusive montando uma emissora de rádio
     Idealista mas revoltado ao extremo não dava atenção às palavras de Ninita, uma médium espírita também doente que buscava consolar o seu espírito endurecido, até que no dia 3 de março de 1943 um fato inusitado aconteceu. Durante o velório de sua mulher Anita,  esta, utilizando-se de uma médium presente lhe transmite uma mensagem dizendo entre outras palavras carinhosas: “Velho, não duvides mais. Deus existe!
     A partir daí e com outros acontecimentos que se sucederam, Jésus Gonçalves se converte ao Espiritismo. Consorcia-se com Ninita e funda aos 16 de dezembro de 1945 a Sociedade Espírita Santo Agostinho, com autorização da direção do hospital . O trabalho de Jésus ganha expressão nacional e começa a receber caravanas e mais caravanas de visitantes de todo  Brasil que vem participar dos seus trabalhos e prestar  solidariedade  a todos àqueles que mesmo em meio ao sofrimento começaram a viver uma nova realidade.         
     Jésus, desencarnou aos 16 de fevereiro de 1947 e naquele mesmo mês se apresentou a Chico Xavier, em Pedro Leopoldo, MG, cumprindo promessa que a ele fizera através das cartas expedidas de Pirapitingui.
     Tanto através de Chico como por Divaldo Pereira Franco se tem  noticia de que Jésus Gonçalves em passado distante fora o conquistador Alarico I, rei dos visigodos. Ao final de uma das comunicações através de Chico Xavier a identificação: Alarico, o leproso,  -  Jésus, o rei...  
     Não por acaso, Jésus Gonçalves é conhecido no meio espírita como “O poeta das chagas redentoras” ou  “O apóstolo de Pirapitingui”.
     Concluindo o intróito deste email de Noticias do Movimento Espirita, totalmente dedicado a Jésus Gonçalves,  reproduzimos a parte final do comentário de Herculano Pires, um dos  seus visitantes de Pirapitingui, a real  importância da Doutrina Espírita para a existência redentora e luminosa de Jésus Gonçalves. “... Mas, direi apenas que o Espiritismo, se nenhuma conversão real tivesse até hoje produzido, nenhum benefício tivesse ainda prestado à humanidade, só com esta maravilhosa transformação de um poeta leproso, far-se-ia digno da admiração e respeito de todas as consciências capazes de compreender as angústias humanas”.

Leia todas as matérias acessando: