BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sábado, 28 de julho de 2012

Focalizando o Trabalhador Espírita (152) José Francisco Costa Rebouças


José Francisco Costa Rebouças



Nosso entrevistado deste  sábado é o maranhense
José Francisco Costa Rebouças residente na cida-
de Niterói, RJ. Começou a estudar Espiritismo  no
ano de 1976 e está vinculado à União das   Moci-
dades Espíritas de Niterói onde desenvolve várias
atividades. O  trabalho que  mais    tem exigido de
Francisco Rebouças é  a   divulgação intensiva da
Doutrina Espírita pelas mais variadas formas como
palestras, seminários, artigos para   jornais e revis-
tas, página  na   Internet, dentre  outros. Tudo  isto
tem concorrido para que Rebouças  seja muito co-
nhecido no meio espírita brasileiro  e internacional. 

Caro amigo e irmão Francisco Rebouças, pode nos fazer sua auto apresentação?

José Francisco Costa Rebouças, nascido em São Luís do Maranhão, no ano de 1950 tenho três irmãos. Minha família mudou-se para o Rio de Janeiro, quando éramos ainda crianças, em busca de melhores oportunidades de trabalho. Casado, com Heloisa Rebouças e pai de Cristiane Rebouças, resido atualmente em Niterói (RJ).

Qual a sua formação acadêmica e profissional?

R- Pós-graduado em Recursos Humanos. Funcionário aposentado do Banco Central do Brasil.

Como você conheceu o Espiritismo e desde quando é Espírita?

R – Fui criado em uma família Católica, e somente tomei conhecimento do espiritismo quando conheci minha esposa, que era espírita. Comecei realmente a estudar a doutrina espírita em 1976.

A qual casa espírita está vinculado presentemente?

R- Estou vinculado e desenvolvo minhas atividades espirituais na UMEN – União da Mocidade Espírita de Niterói.

Pode nos fazer uma descrição de sua trajetória pelo movimento espírita durante esses anos?

R – Participei durantes vários anos do departamento de Mediunidade da antiga USEERJ, que era dirigido por Miguel Tavares de Gouveia, que realizava entre outras atividades, diversos seminários sobre o assunto por todo o estado do Rio de Janeiro.

Fiquei por vários anos, encarregado pelo Centro de Interesse da Mediunidade, do Plantão Pró-Casa Espírita, evento do CEUNIT - Conselho Espírita de Unificação de Niterói, que procura reciclar matérias e preparar trabalhadores para atuar com desenvoltura e conhecimento nas diversas atividades das Casas Espíritas em nossa cidade.

Exerci por vários anos a presidência do Conselho Fiscal da UMEN, onde hoje faço parte do seu Departamento de Doutrina e também sou um dos 5 membros do recém criado Conselho Consultivo de nossa Instituição Espírita.

Participo como articulista e colaborador de diversos órgãos de divulgação do espiritismo por todo o Brasil, sites, revistas, jornais etc., realizo também palestras e seminários por todo o nosso estado.

Tem algum livro escrito? Quais e de que assunto tratam?

R - Sim, com minha amiga Carmen Silveira, lançamos o livro Terra Fértil, que é um livro de páginas abordando diversos assuntos à luz da doutrina espírita.

Gostaria que nos falasse mais sobre sua atuação na divulgação. Quais os meios que você tem utilizado?

R – Essa é talvez a maior das minhas tarefas e a que me proporciona mais prazer em realizá-la. Foi a partir de 2004 que decidi por me dedicar de corpo e alma a essa importante atividade que é a divulgação da nossa doutrina, inicialmente escrevendo artigos e matérias de estudo para diversos órgãos da mídia espírita, realizando palestras etc., onde defendia desde então a necessidade do espiritismo deixar as paredes das casas espíritas e ganhar o mundo.

Não compactuava com a posição de grande parte dos confrades do nosso movimento espírita, que não concordavam com a divulgação em larga escala do conteúdo doutrinário do espiritismo, com a velha argumentação de que ele seria combatido, perseguido e até mesmo distorcido e perderia por essa razão sua pureza e sua finalidade de consolar e esclarecer, como se isso já não estivesse acontecendo desde o advento de Livros dos Espíritos em 1857, e que justamente a divulgação dos verdadeiros conceitos espíritas, seriam de vital importância para dissipar as dúvidas e esclarecer a verdade.

Não atentavam para o ensino evangélico de que acima de tudo estão as determinações Superiores, pois, que nada poderá ficar oculto, um dia virá à tona mais cedo ou mais tarde, e que a divulgação do espiritismo já havia sido incentivado pelo próprio codificador Allan Kardec.

Foi após a meditação e prece que fiz, buscando inspiração para a forma que me fosse possível também participar da divulgação de nossa doutrina que Josepha, uma amiga espiritual que até hoje me orienta e ajuda nesse trabalho se fez presente em minha mente e me disse de forma muito clara: Meu filho, porque não te utilizas da bênção que Deus nosso Pai nos permitiu de estar simultaneamente em todo o mundo através da internet? Porque não faz uso da forma mais fácil de chegar aos corações necessitados de orientação e esperanças em todo o mundo de graça, através de um blog espírita? O que mais precisas se não de disposição e boa vontade?

Afirmou-me ainda, que não me faltariam ajuda espiritual, para as atividades que se seguiriam com a divulgação da doutrina espírita na internet, que me preparasse para as dificuldades inerentes a essa tarefa e não contasse com nada mais além de minha vontade de trabalhar em prol dessa nobre causa e a mão amiga dos prepostos do Cristo, que são os verdadeiros encarregados de levar a todos os cantos do nosso planeta as lições do seu Evangelho Consolador, e que precisam contar com os irmãos do plano físico para a efetivação desse inadiável evento.

Foi a partir daí que surgiu em maio de 2008 o nosso Blog Espírita http://franciscoreboucas.blogspot.com.br/, que ainda teve que enfrentar diversos ataques dos inimigos da Luz, que não se conformavam em ver se acender mais uma chama na escuridão das trevas, e por várias vezes tivemos nosso blog atacado por hackers e até mesmo tirado do ar sem a menor justificativa. Mas como me havia alertado querida amiga Benfeitora tudo passaria.
Como jamais desistimos desse nosso intento, vencemos essa fase difícil e hoje com muita firmeza, disposição e perseverança, conquistamos nosso espaço e podemos até mesmo afirmar que desfrutamos de um excelente conceito no movimento espírita do nosso estado do Brasil e de todo o Mundo, pois, recebemos e-mails de diversos confrades do movimento espírita por todo planeta, com palavras de elogios e incentivo ao nosso trabalho, o que muito nos honra e alegra, e que nos faz ter ainda mais responsabilidades e cuidado com o que exibimos em nosso Blog.

Inspirado pela Benfeitora amiga, criei a partir de 20 de setembro de 2011, mais um trabalho de divulgação do espiritismo através da internet, pela Web Rádio UMEN, que é o programa “O ESPIRITISMO ENSINA”.

O programa tem por finalidade o estudo e a divulgação do espiritismo, fundamentado nas obras da codificação e nas diversas outras de reconhecido conteúdo doutrinário, além de entrevistas no último programa do mês, e as notícias do nosso movimento espírita.

Tem a produção, coordenação e apresentação de Francisco Rebouças e Suzane Câmara, é levado ao ar todas as terças-feiras das 17;00 h às 18:30 h., e pode ser acompanhado no endereço eletrônico: http://www.umen.org.br/,programa esse que tem alcançado semanalmente uma quantidade cada vez maior de ouvintes, que podem participam do programa pelo e-mail: participeumen@hotmail.com e para o qual peço encarecidamente que o amigo se possível o inclua em seu roteiro de divulgação.

Como tem sido a execução dessa tarefa? Tem tido alguma dificuldade?

Muito trabalhosa e que nos exige muito tempo, não só para o lançamento das matérias e notícias em nosso blog espírita o que é feito diariamente, como pela preparação das pautas do programa “O Espiritismo Ensina” e estudo das respectivas matérias  a serem apresentadas e ainda pela enorme quantidade de solicitações de esclarecimentos doutrinários, como também pelos diversos pedidos de orientações sobre variados assuntos da vida das pessoas que temos recebido.

As dificuldades são variadas, desde a conexão com a internet que nem sempre é satisfatória, como os compromissos sociais que todos temos, sem contar a responsabilidade com as tarefas sob nossa responsabilidade, que não podemos negligenciar na UMEN.

E a atuação na tribuna espírita?

Não posso reclamar, recebo uma quantidade extraordinária de convites para a realização de palestras e seminários em Niterói e em várias cidades de nosso estado o que tenho procurado atender com muito prazer e alegria à medida de minhas possibilidades, sem falar nos convites que recebo diariamente de confrades de vários estados brasileiros para a realização de palestras inclusive do estado de São Paulo, capital e interior, o que estou me programando para brevemente começar atender a essa gente querida e amiga, que me honram com a amizade e a confiança.

Quais os temas que você mais trabalha e para os quais é mais requisitado?

Os temas evangélicos são os mais pedidos, além de temas sobre mediunidade, transformação moral, família, trabalho em equipe, entre outros.

Como está enxergando o nosso movimento espirita? Está caminhando bem ou enxerga algo que precisaria ser corrigido?

Meu caro amigo Ismael, entendo que o nosso movimento espírita poderia estar bem melhor divulgado e conhecido do público em geral, se nós espíritas trabalhássemos para essa finalidade com mais determinação, com mais união, com mais respeito aos confrades e aos preceitos de nossa doutrina espírita, sem a preocupação de ser mais conhecidos ou mais conhecedores de espiritismo que os demais.

Precisamos estender as mãos uns aos outros, lutarmos juntos pelo mesmo objetivo de fazer chegar ao conhecimento de toda a sociedade os divinos fundamentos de nossa doutrina sem achismos ou modismos desnecessários e inconvenientes sob todos os aspectos, e não sair por aí dizendo simplesmente “que a maior caridade que se pode fazer ao espiritismo é a sua divulgação”, porque não é verdade, divulgar a doutrina espírita de forma equivocada, sem fundamento na codificação como é possível se comprovar nos diversos meios de divulgação da mídia, não é caridade para com o espiritismo, e sim, um lamentável desserviço, pernicioso e irresponsável.

E a divulgação pela diversas mídias tem sido útil na propagação da doutrina espírita?

R- Perfeitamente, são todos muito bem vindos, através da mídia qualquer que seja, precisamos aproveitar o momento que está sendo proporcionado pela Espiritualidade Maior, que não tenho a menor dúvida está à frente de tudo isso, para incentivar o conhecimento e a vivência dos postulados espíritas, para a transformação urgente que se processa em nossos dias, a pesar de tudo parecer desmentir essa verdade. O progresso espiritual está infelizmente muito atrasado e a hora é essa, estão aí os diversos meios pelos quais todos nós espíritas verdadeiramente interessados na divulgação do Evangelho de Jesus, estamos convocados a realizar nossa parte de forma séria e responsável, pois, daremos conta de todos esses recursos colocados à nossa disposição e que não utilizamos por preguiça ou omissão.

Algo mais que queira acrescentar?

Sim, meus agradecimentos pela honra dessa entrevista, e dizer que sou admirador do excelente trabalho que você realiza na divulgação dos eventos do nosso movimento espírita e, não tenho a menor dúvida em afirmar que a partir desse seu trabalho, todos estamos melhor informados sobre as atividades e eventos das instituições espíritas no Brasil e no Mundo, meus parabéns.

As suas despedidas dos nossos leitores.

Aproveito a oportunidade para convocar todos os espíritas do Brasil e do Mundo para nos juntarmos em prol dessa Causa Maior que é a difusão de mensagem espírita, para que todos aqueles que não tiveram ainda a felicidade de encontrá-la possam ter em cada um de nós um divulgador efetivo pela vivência de seus postulados em nossa vida diária, não só através das palavras que o vento leva, mas, pelo exemplo que devemos dar como seguidores do Cristo que nos dizemos ser, com a visão ampliada pela doutrina do Ser Imortal que somos, para que a mensagem espírita seja conhecida e vivenciada por toda humanidade.
Que não nos esqueçamos de dar total atenção ao trabalho de evangelização das crianças em nossas instituições espíritas, atendendo à solicitação do nosso Mestre e Guia, Jesus de Nazaré quando nos pediu: “Deixai que venham a mim as criancinhas”. (ESE – Cap. 8, item 18.)
Todos nós espíritas precisamos ter em mente entre outras tantas coisas igualmente importantes, o cuidado na evangelização de nossas crianças e jovens, pois, sabemos que serão eles que mais tarde estarão com a responsabilidade de levar adiante a verdadeira mensagem espírita para a transformação de nossa sociedade.
São as crianças e os jovens de hoje os homens e as mulheres de amanhã, e por essa razão, precisamos desde já, facilitar e incentivar a evangelização em nossas casas espíritas para que eles aprendam desde cedo a moral e a ética ensinada pela Doutrina dos Espíritos, para que também possam dar suas contribuições para tornar nossa sociedade mais consciente e responsável em todos os sentidos.
Meu muito obrigado, e um grande abraço a todos.
Francisco Rebouças.
José Francisco Rebouças com a esposa
Francisco Rebouças com a família

Fachada do prédio da União da Mocidade Espírita de Niterói
Francisco Rebouças  com o orador  Jacob Melo (E)
Francisco Rebouças e familia com o orador  José Raul Teixeira
Niterói, RJ. Foto Ismael Gobbo

OBS: AS FOTOS DESTA ENTREVISTA SÓ PODERÃO SER UTILIZADAS EM OUTRAS PUBLICAÇÕES MEDIANTE AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO ENTREVISTADO.

NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPIRITA. 28-07-2012

Clicar aqui:
http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/JULHO/28-07-2012.htm

NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPIRITA 27-07-2012

Clicar aqui:
http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/JULHO/27-07-2012.htm