BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Homenagem a Hernani Guimarães Andrade por Estevão Gutierrez Brandão Pontes (Curitiba, PR )


Estevão Gutierrez B. Pontes


Hernani Guimarães Andrade:

O que falar de alguém que cresci admirando, por suas pesquisas e sua vontade de estudar? Apesar de não tê-lo conhecido pessoalmente, encarnado, sempre ouvi várias pessoas falarem seu nome com admiração, pelo seu jeito amigo e vontade de pesquisar, bem como, por tudo que produziu.
Espiritualidade, diferente de religião, é fato da natureza, portanto explorável por testes e experiências. Nisso Hernani se notabilizou.
Temos no mundo vários grupos diferentes que lidam com espiritualidade como a Umbanda, Rosacruz, maçonaria, Espiritismo, Logosofia, grupos independentes familiares e tantos outros, sendo estes grupos, nessa nova geração, rico campo de estudo.
Todos sabem, inclusive pelo exemplo de Galileu Galilei, que houve uma cisão e trauma no ocidente, entre religião e ciência. Aquela tratada como técnica de manipulação de massa através de crenças e dogmas, utilizando questões emocionais para "sequestrar pessoas" psicologicamente através dos sentimentos mais básicos como medo da morte, esperança, culpa, gerando pessoas que pensam que só seu grupo possui a solução para tais sentimentos humanos. Tudo isso é diferente de sentimento interno religioso, que é belo ao apreciar a perfeição da vida, contemplando a natureza, não necessita de doutrina ou religião nenhuma.
É interessante mencionar  que cientistas não devem  querer afirmar o que o Espiritismo ou qualquer doutrina diz, pois partiriam de questões pré-concebidas que, influenciariam a pesquisa desacreditando-a. O melhor pesquisador é aquele que avalia e vai isento de ânimo, verificar como a natureza trabalha, para assim interagir com ela, como acontece hoje com pesquisas com as células tronco.Assim devem ser as pesquisas com espiritualidade. Podem ser feitas desde pesquisas simples, como por exemplo, pesar o médium antes e depois da sessão mediúnica anotando resultados para ver se houve perda de peso pelo ectoplasma perdido, ou se a diminuição de peso é parte do metabolismo natural, para a partir daí, ter-se melhores condições e melhores resultados para o grupo e para pesquisa, nas sessões em centros espíritas e outros locais espiritualistas, objetos de pesquisa.
O Eng. Hernani deu abertura a toda uma geração de grandes pesquisadores espíritas ou não, sobre este fato da natureza, espiritualidade, ligados ao meio universitário ou independentes, como o Prof. Carlos Alberto Tinoco (UNIBEM), Alexander Moreira Almeida (UFJF), Sérgio Felipe de Oliveira (USP), Sonia Rinaldi e centenas de pesquisadores independentes e de várias universidades. Sendo amigo e co-colaborador de Dr.Benrjee (Universidade de Rajastan- índia) e Ian Stevenson (Universidade da Virgínia-EUA) legou junto com estes, pesquisas que confirmam através das pesquisas sobre reencarnação, que existem seres inteligentes em outros níveis de frequência. Quem sabe, a partir daí, possamos construir aparelhos que captem estes níveis de frequência mais sutis, e visualizemos estes seres vivos nestes níveis de frequência para, que estes aparelhos se popularizem, como são populares hoje o rádio e a TV.
A intenção destes pesquisadores não deve ser afirmar o que esta ou aquela doutrina diz, mas sim analisar o fato da natureza e criticá-lo e concordar e discordar das pesquisas já feitas, sempre com novas pesquisas.
Temos pelas pesquisas do Parapsicólogo Hernani, que aperfeiçoamos, 5 (cinco) comprovações da existência de um ser vivo composto de átomos que tem forma humana e pensa e sente, formador do feto a cada gravidez comprovando sua existência e a reencarnação como fato da natureza: 
1) A acupuntura através da medicina tradicional Chinesa, e o Do In, técnica de massagem oriental, reconhecem que existe um corpo energético, formador do feto. Ele é pressuposto de suas aplicações, sendo que este corpo é independente do Sistema Nervoso Central e pré-existente ao feto e formador deste. É um corpo composto por átomos, portanto, que não pode ser visto pelos nossos sentidos comuns porque os sentidos humanos captam um nível de frequência muito limitado. Ver Estudos realizados pelo pesquisador Pierre de Vernejoul, transcritos em seu artigo “Nuclear Medicine and Acupuncture Message Transmission”, transcrito no “The Journal and Nuclear Medicine”, Volume 33, número 3, de Março de 1992 - pág. 409 a 412 - (tradução livre: Medicina Nuclear e a Transmissão da Mensagem da Acupuntura, transcrito de “O Jornal de Medicina Nuclear), onde ele usou um elemento químico tecnécio  demonstrando que há um corpo energético que forma o feto. Na universidade de Yale Dr. Harrold Saxon Burr, percebeu que este corpo energético é pressuposto, anterior e formador dos fetos dos animais.

2) Pesquisas do Médico Neuropsiquiatra Peter Fenwick e Sam Parnia, mostram pessoas na mesa de cirurgia, que dizem se sentir forma do corpo e ver objetos no telhado e teto dos locais de cirurgia, que eram desconhecidos de médicos e de todos no local, descartando, assim, a hipótese de tal sensação ser ocasionada pela falta de oxigenação cerebral e telepatia insconsciente do paciente com a equipe médica. Além disso, objetos físicos durante a cirurgia são vistos de cima pelas pessoas, as quais descrevem cores e situações ocorridas durante a cirurgia.

3) Pesquisas efetuadas em 40 anos de viagens pelo mundo pelo Psiquiatra Ian Stevenson, Professor da Universidade da Virgínia-EUA, que investigou mais de 3.000 casos de crianças que diziam lembrar de encarnações passadas, mostram que pessoas com marcas de nascença, ocorridas no mesmo lugar onde diziam quando crianças, ter ocorrido um trauma na vida anterior (ter levado um tiro por exemplo) mostrando que o Modelo Organizador Biológico (MOB) afetado psicologicamente e energeticamente pelo trauma, imprime no feto como uma forma, suas marcas. Um dos livros do Dr. Ian Stevenson, que explora marcas de nascença é “Where Reincarnation and Biology Intersect” (Onde Reencarnação e Biologia Interagem-1997- Library of Congress.pg.73). Ver especificamente o capítulo “Birthmarks and Birth defects” (Marcas de Nascença e Defeitos de Nascença). Ver também porque Stenvenson descarta as outras possibilidades, afirmando a reencarnação, em seu livro “20 Casos Sugestivos de Reencarnação”.

4) Pesquisas feitas pelo Parapsicólogo Hernani Guimarães Andrade e depois por Carlos Alberto Tinoco, comprovando que há  um “Modelo Organizador Biológico” formador do feto.

5) A evidência que a genética já alcançou que o DNA não é suficiente para formar o feto durante a gravidez, pois ele é informação, mas necessita de “alguém” que o ative. Mas quem ativa essa informação com sua psiquê, senão o Modelo Organizador Biológico a cada gravidez?

Assim temos pelas pesquisas demonstradas acima, sólida comprovação de seres viventes em outro nível de frequência. Vários grupos até hoje lidam com ele, sendo vasto campo de estudo. O Espiritismo é um deles. É preciso que o momento espírita não se deixe levar por emotividades  do tipo "tudo já está comprovado",  mas sim analise cada pesquisa, inclusive a minha, criticando-as.
O status, como aconteceu com Eistein, cristaliza o conhecimento, sendo que pessoas tem receio de contestar o que pessoas que alcançaram status  disse. Com a ciência e com Eng.Hernani,  deve ocorrer diferente, pois apesar do status admirável que ele tem pelas suas pesquisas e pela pessoa que ele é, o maior elogio a este grande cientista a quem tanto admiro, é avaliar suas pesquisas, com critérios cada vez mais avançados, concordando ou discordando dele. Assim deve ser feito com minhas pesquisas, e com qualquer pesquisa científica. Agindo desta forma, tenho certeza, que o grande Parapsicólogo ficará muito feliz. Na ciência se deve questionar e perguntar a todo momento, concordando e discordando, avaliando e refazendo estudos com os recursos menos e mais avançados de cada época e local. Por enquanto as pesquisas do grande Hernani tem se afirmado demonstrando reencarnação como fato da natureza, aliado a uma série de cientistas que chegaram a resultados que se interligam apontando para isso, como os descritos acima. Alguns deles sem saberem que há relação com reencarnação, como as pesquisas de Vernejoul, pois feitas de forma independente.
Querido Hernani: pela sua vontade em pesquisar e estudar, com a ciência produzida por ti, sempre sendo analisado e criticado, como qualquer artigo e pesquisa cientifica deve ser, minha admiração pelo pesquisador e pessoa que o senhor é. Felicidades. Obrigado por originar toda uma geração de pesquisadores, Obrigado pelo seu caráter e prestatividade! Obrigado por tudo!
Estevão Gutierrez Brandão Pontes
é advogado, Pós Graduado em Estudos da Consciência Com Ênfase em Parapsicologia pelas Faculdades Integradas Espírita de Curitiba-PR, pós Graduado em Direito Público pela Uniasselvi-SC autor do livro “Células-Tronco,Bebês de Proveta e Lei:Onde Há Vida Uma Análise Legal,Jurisprudencial e Científica Parapsicológica.” disponível em pdf na Biblioteca Virtual da Universidade Federal de Santa Maria-RS, disponível também fisicamente e em pdf em outras bibliotecas, Universidades e Tribunais no Brasil e exterior.   

Hernani Guimarães Andrade
Araguari, MG, 31-05-1913/ Bauru, SP, 25-04-2003
O sorridente Dr. Hernani G. Andrade participando do 11º Congresso Estadual de Espiritismo
realizado em Bauru, SP, no ano 2000. Ao seu lado o amigo  Roberto Previdello,  
 desencarnado no mês de julho de 2003. Foto Ismael Gobbo
Da esquerda para a direita, (fila de trás): Prof. Dr. Waldir Rodrigues, da UNICAMP; Doutor em Física;  Dr. Jack Sarfatti (Físico americano) A moça que está entre os físicos era interprete.), Dr. Fred Allan Wolf (físico americano, escritor de vários livros sobre a nova Física); Dr. Hernani G. Andrade.
Na frente: E/D Eng.. Ney Prieto Peres (conferencista e escritor espírita), Dra. Maria Júlia de M. P. Peres (médica) e Suzuko Hashizume, todos na sala do IBPP, em São Paulo. Foto do arquivo do IBPP.


Homenagem a Hernani Guimarães Andrade por Guy Lyon Playfair (Londres, Reino Unido)


Dizem que quando o aluno é preparado, o mestre aparece. Foi exatamente o que aconteceu quando eu abandonei minha carreira de jornalista convencional no Rio de Janeiro e mudei para São Paulo com a intenção de pesquisar assuntos mais inconvencionais, e bem mais interessantes, como os fenômenos ditos “paranormais” - poltergeists, médiuns, casos sugestivos de reencarnação, etc. Ao primeiro encontro com Hernani, eu sabia que queria colaborar com ele e os seus colegas do IBPP, e fiquei muito feliz quando ele me aceitou, abrindo o seu enorme arquivo de casos já pesquisados e convidando-me de participar em casos novos, que apareceram quase diariamente. Durante os meus três anos inesquecíveis em SP, Hernani me ensinou tudo que eu sei sobre a pesquisa científica de tais fenômenos.
Meu encontro com Hernani foi o mais memorável da minha vida, e ele tem a minha eterna gratidão pelo novo caminho na minha carreira ao qual ele me orientou.

(Texto recebido em email de Guy Lyon Playfair)
Guy Lyon Playfair entre Jarbas Marinho e Hernani Guimarães Andrade
Foto fornecida por Suzuko Hashizume do IBPP
Divaldo Pereira Franco e Guy Lyon Playfair
Foto fornecida por  Elsa Rossi


NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPIRITA 23-05-2013

Clicar aqui:
 http://www.noticiasespiritas.com.br/2013/MAIO/23-05-2013.htm