BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sábado, 12 de abril de 2014

Artigo especial. Kardec e Herculano


Raymundo Rodrigues Espelho
Campinas, SP  

 Quando comemoramos o sesquicentenário do lançamento de O Evangelho Segundo o Espiritismo, recordamo-nos de José Herculano Pires, o escritor que por sua grande contribuição à divulgação da doutrina espírita recebeu o cognome de:  "O melhor metro que mediu Kardec." 
Herculano escreveu e publicou mais de oitenta livros  e traduziu, dentre outras, as obras básicas da Terceira Revelação. 
O escritor argentino Humberto Mariotti,  escrevendo sobre o autor, comenta que seu grande trabalho  ressalta a plena vigência e a posição de vanguarda que seguem mantendo os postulados espíritas, pois leva sempre à frente a evolução do pensamento e as vastas conquistas da ciência. Uma contribuição cultural  inadiável,  em prol de uma melhor e mais íntegra valorização da doutrina espírita.
Sobre O Evangelho Segundo o Espiritismo, Mariotti acrescenta:  O lado mais belo do espiritismo é sua fase moral, nos disse o codificador. As máximas e ensinamentos morais do mestre Jesus são analisadas neste livro da esperança e agora cabalmente interpretadas com os indispensáveis meios que aporta a doutrina espírita para as exegeses do Evangelho e da Bíblia em geral, blindando-nos o verdadeiro conceito da moral divina, natural e científica que ilumina a marcha de ascensão espiritual dos homens.  
Imagem Internet
José Herculano Pires. Imagem: Internet

Humberto Mariotti
Humberto Mariotti nasceu em Záratec, Argentina, em 11de junho de 1905.
Foi um poeta, escritor, jornalista, conferencista e intelectual espírita portenho.
Foi presidente da Confederação Espírita Argentina de 1935/1937 e 1963/1967, da Sociedad Victor Hugo por várias gestões e diretor da revista de cultura espírita "La Idea".
Humberto Mariotti, em companhia de Porteiro, participou do V Congresso Espírita Internacional, realizado em Barcelona, Espanha, em outubro de 1934.
Foi também vice-presidente da Confederação Espírita Pan-Americana (Cepa) em duas gestões.
Foi atuante divulgador do Espiritismo na imprensas espíritas brasileira, portuguesas e argentina.
Escreveu vários livros e inúmeros artigos para a revista "Educação Espírita", propondo uma nova filosofia da educação, não só para o "ser humano", mas principalmente para o "ser espiritual em evolução".
Em 10de julho de 1982, em Buenos Aires, Argentina, desencarna o escritor, poeta, jornalista, expositor e filósofo espírita.
Obras: Dialéctica y Metapsíquica; Parapsicologia y Materialismo Histórico; El Alma de los Animales a Luz de la Filosofia Espirita; En Torno al Pensamiento Filosofico de J. Herculano Pires; Victor Hugo, el Poeta del Más Allá; Los Ideais Espiritas en la Sociedad Moderna; Vida y Pensamiento de Manuel Porteiro.


0 comentários: