BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Artigo especial. O Evangelho ante os tempos novos


Sérgio Thiesen
Rio de Janeiro, RJ
sergiothiesen@gmail.com

 "A missão dos espíritas, no Brasil, é divulgar o Evangelho em espírito e verdade." Ismael

"Reunidos em nome de Ismael, não tendes outros deveres
senão estudar os Evangelhos à luz da Santa Doutrina." Allan Kardec

"A cada povo a sua tarefa. A vossa, a maior, é o Evangelho:
tendes de educar os corações." Urias

(Da biografia de Bezerra de Menezes, no livro de Zêus Wantuil "Grandes Espíritas do Brasil", págs. 234/5, ed. FEB.)

            É imensa responsabilidade dos espíritas, no campo da evangelização dos Espíritos, por termos ingressado livremente na Doutrina do Consolador Prometido.

            Essa responsabilidade não é estática, mas dinâmica, crescente na medida do aprofundamento conceptual de cada um no espírito do Evangelho, na essência cristã contida na multifária e progressiva Revelação do Espírito da Verdade, cujas mensagens de luz fluem em catadupas, cristalinas e puras, iluminando as consciências de quantos, no carreiro da experiência, demandam as regiões da neblina.

            Em "O Consolador"[1]Emmanuel nos esclarece que:

            "para a iluminação do íntimo, só tendes no mundo o Evangelho do Senhor, que nenhum roteiro doutrinário poderá ultrapassar";

            "o Espiritismo em seus valores cristãos não possui finalidade maior que a de restaurar a verdade evangélica para os corações desesperados e descrentes do mundo";

            "a obra definitiva do Espiritismo é a da edificação da consciência profunda no Evangelho de Jesus Cristo";

            "só o trabalho de auto evangelização é firme e imperecível, só o esforço individual no Evangelho de Jesus pode iluminar, engrandecer e redimir o Espírito, porquanto, depois de vossa edificação com o exemplo do Mestre, alcançareis aquela verdade que vos fará livres".

            Na obra "Missionários da Luz"[2]André Luiz declara que "o Espiritismo evangélico é também o grande restaurador das antigas igrejas apostólicas, amorosas e trabalhadoras. Seus intérpretes fiéis serão auxiliares preciosos na transformação dos parlamentos teológicos em academias de espiritualidade, das catedrais de pedra em lares acolhedores de Jesus".

            Aliás, em "Paulo e Estêvão", - de Emmanuel[3], surpreendemos o generoso iluminado de Damasco clareando ao Procônsul Sérgio Paulo, em Nea-Pafos, o objetivo da mensagem do Cristo, em cuja revivescência está empenhada a Doutrina dos Espíritos, na atualidade:

             "O Salvador fundou a religião do amor e da verdade, instituição invisível e universalonde se acolham todos os homens de boa vontade. Nosso fim é dar feição visível à obra divinaestabelecendo templos que se irmanem nos mesmos princípios, em seu nome.

            Avaliamos a delicadeza de semelhante tentame e estamos crentes de que as maiores dificuldades vão surgir em nosso caminho. É quase impossível encontrar o cabedal humano indispensável ao cometimento; mas é forçoso movimentar o plano. Quando falhem os elementos da instituição visível, esperaremos na igreja infinita, onde, nas luzes da universalidade, Jesus será o chefe supremo de todas as forças que se consagrem ao bem."

            O venerável Espírito Bittencourt Sampaio, autor, quando na vida física, no século passado, de "A Divina Epopéia", em mensagem psicografada por Francisco Cândido Xavier ("Reformador", jul. 1946), enfatizando a missão evangelizadora da Federação Espírita Brasileira, disse:

            "A bandeira de luz, desfraldada por Ismael, no Brasil, não convocou, em vão os servos do Cristo ao trabalho da concórdia e do amor."

             "Ao influxo de Ismael, compreendemos mais cedo, no Brasil, que a Doutrina Consoladora não se reduz a simples órgão de experimentação científica ou de reajustamento filosófico, nos quadros do conhecimento humano."

            "Daí, o característico religioso dos nossos trabalhos, a substância sublime do nosso depósito espiritual."

[1] p.123 – “O Consolador”, de Emmanuel, por Francisco C. Xavier. 5ª Ed..
[2] p. 84  –“ Missionários da Luz” de André Luiz, por Francisco Cândido Xavier. 8ª Ed..
[3] p. 340 – “Paulo e Estevão”, de Emmanuel, por Francisco Cândido Xavier, 9ª Ed..
 
Estátua representando o Apóstolo Paulo. Praça da Sé, São Paulo. Foto Ismael Gobbo
Ficheiro:V&A - Raphael, The Conversion of the Proconsul (1515).jpg
A Conversão do Proconsul. Tempera no papel, montado sobre tela de Rafael Sanzio.
Emmanuel. Do arquivo de Geraldo Lemos Neto. Belo Horizonte, MG

Quadro retratando Dr. Bezerra de Menezes pela artista Nair Camargo, de São Paulo, SP.
Foto Ismael Gobbo

O Rio Sena e o Jardim das Plantas. Paris, França.  Foto Ismael Gobbo
Em Paris Allan Kardec codificou o Espiritismo em 18 de abril de 1857 com o
lançamento de O Livro dos Espíritos.

0 comentários: