BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sábado, 3 de maio de 2014

Artigo especial. Allan Kardec nunca morou em Lyon!


Eliseu Mota Júnior. Franca, SP

Hippolyte Léon Denizard Rivail, que mais tarde seria consagrado com o pseudônimo de Allan Kardec, nasceu no dia 03 de outubro de 1804, às 19 horas, na Rua Sala, nº 76, em Lyon, filho do juiz Jean-Baptiste-Antoine Rivail e de Dª Jeanne Louise Duhamel. Mas essa certeza quanto ao seu nascimento naquela histórica cidade francesa não autoriza a ilação de que  ele residiu ali, em qualquer fase da sua vida.
Esse equívoco parece ter raiz na assertiva de Henri Sausse, talvez o seu primeiro biógrafo francês, o qual afirmou que “Rivail Denizard fez em Lião os seus primeiros estudos e completou em seguida a sua bagagem escolar, em Yverdun (Suíça), com o célebre professor Pestalozzi, de quem cedo se tornou um dos mais eminentes discípulos, colaborador inteligente e dedicado”[1], erro que foi repetido pela maioria dos biógrafos do codificador do Espiritismo.
Acontece que, na Revista Espírita de junho de 1862, o próprio Allan Kardec, ao refutar uma série de inverdades acerca de sua vida lançadas por um padre, afirma que jamais morou em Lyon. Vejamos suas palavras:
Eis como se escreve a história!
Os milhões do Sr. Allan Kardec.

Estamos informados que, numa grande cidade comercial, onde o Espiritismo conta numerosos adeptos, e onde faz o maior bem entre a classe laboriosa, um padre tornou-se propagandista de certos ruídos, que almas caridosas se apressaram em vender pela rua e certamente amplificar. Conforme tais ditos, nós possuímos milhões; em nossa casa tudo brilha e nós só pisamos os mais belos tapetes d’Aubusson. Conheceram-nos pobre em Lyon; hoje temos carruagem de quatro cavalos e arrastamos em Paris um trem principesco. Toda essa fortuna nos vem da Inglaterra, desde que nos ocupamos do Espiritismo e pagamos largamente os nossos agentes na província. Vendemos caríssimo os manuscritos de nossas obras, sobre os quais ainda temos um “royalty”, o que não nos impede de os vender a preços malucos, etc.
Eis a resposta que demos à pessoa que nos envia estes detalhes:
"Meu caro senhor, ri muito dos milhões com os que, tão generosamente, me gratifica o Sr. padre V..., tanto mais quanto estava longe de suspeitar de tanta fortuna. O relatório feito à Sociedade de Paris, antes da recepção de vossa carta, e que vai aqui publicado, vem reduzir essa ilusão a uma realidade muito menos dourada. Aliás, não é a única inexatidão desse relato fantástico; para começar, jamais morei em Lyon, e, pois, não vejo como lá me tivesse conhecido pobre; quanto à minha equipagem de quatro cavalos, sinto dizer que se reduz aos sendeiros que tomo apenas cinco ou seis vezes por ano, por economia”[2].
Mas, se não foi em Lyon, onde Allan Kardec morou em sua infância, antes de ir para a Suiça, estudar com Pestalozzi?
André Moreil, outro de seus prestigiados biógrafos, oferece ótima pista, ao informar o seguinte, acerca de seu batismo: 
A 15 de junho de 1805, o pequeno Hippolyte-Léon foi batizado na igreja de Saint-Denis de la Croix Rousse. Nessa época, a igreja não pertencia à cidade de Lião, mas Bresse, embora dependente da diocese lionesa.
Eis o extrato do registro de batismo:
‘Aos quinze dias do mês de junho do ano de mil oitocentos e cinco, foi batizadonesta paróquia Hippolyte Léon Denizard, nascido em Lião em três de outubro de mil oitocentos e quatro, filho de Jean Baptiste Antoine Rivail, magistrado, e de Jeanne Louise Duhamel, sendo padrinho Pierre Louis Perrin e madrinha Suzanne Gabrielle Marie Vernier,domiciliado na Vila de Bourg”[3].
Quem era domiciliado na Vila de Bourg, em Bresse? Certamente não eram os padrinhos, porque nesse caso a informação sobre o endereço estaria no plural: “domiciliados na Vila de Bourg”; nem apenas o padrinho ou a madrinha, última a ser referida, pois haveria manifesto erro de gênero.
 Entretanto, mais acima, no mesmo documento, tudo que se refere ao garoto está no singular: “foi batizado nesta paróquia Hippolyte Léon Denizard, nascido em”, “filho de”, de modo que a informação sobre o endereço —  “domiciliado na Vila de Bourg” —, logicamente se refere a ele, o batizando!
Nesse caso, por que a rua Sala, nº 76, em Lyon, apareceu como seu endereço, no assento de nascimento?
A conclusão a que chegamos é que Madame Jeanne Louise Duhamel, residente na Vila de Bourg, em Bresse, em gestação adiantada e por alguma razão de saúde, esteve na estação de águas minerais da rua Sala, nº 76, em Lyon, situada a poucos quilômetros de distância, onde, no dia 03 de outubro de 1804, deu à luz um menino que, registrado nesta última cidade, tendo por testemunhas do assento de nascimento o diretor e o funcionário do referido estabelecimento, recebeu o nome de Hippolyte Léon Denizard Rivail.
Como a criança realmente nasceu em Lyon e não em Bresse, e como o assento do registro civil tem de ser lavrado no local do nascimento, era preciso informar um endereço, que, no caso, foi o local do parto, à requisição do médico Pierre Radamel, residente à rua Saint-Dominique n° 78, o qual certamente foi o profissional que acompanhou o procedimento.
A propósito, Henri Sausse, no sobredito ensaio biográfico, relata o seguinte:
Eis aqui a esse respeito um documento positivo e oficial:
"Aos 12 do vindemiário do ano XIII, auto do nascimento de Denizard Hippolyte-Léon Rivail, nascido ontem às 7 horas da noite, filho de Jean Baptiste-Antoine Rivail, magistrado, juiz, e Jeanne Duhamel, sua esposa, residentes em Lião, rua Sala n° 76.
"O sexo da criança foi reconhecido como masculino.
"Testemunhas maiores:
"Syriaque-Frédéric Dittmar, diretor do estabelecimento das águas minerais da rua Sala, e Jean-François Targe, mesma rua Sala, à requisição do médico Pierre Radamel, rua Saint-Dominique n° 78[4].
Outra hipótese é a de que os pais de Kardec já morassem em Château-du-Loir desde 1804, porque eles ali residiam, com absoluta certeza, na época do casamento dele com Amélie Gabrielle Boudet, ocorrido no dia 6 de fevereiro de 1832. Sobre isso, Henri Sausse informa o seguinte:
A senhorita Amélia Boudet tinha, pois, mais nove anos que o Sr. Rivail, mas na aparência dir-se-ia ter menos dez que ele, quando, em 6 de fevereiro de 1832, se firmou em Paris o contrato de casamento de Hippolyte-Léon-Denizard Rivail, diretor do Instituto Técnico à rua de Sèvres (Método de Pestalozzi), filho de Jean-Baptiste Antoine e senhora, Jeanne Duhamel, residentes em Château-du-Loir, com Amélie-Gabrielle Boudet, filha de Julien Louis e senhora Julie Louise Seigneat de Lacombe, residentes em Paris, 35 rua de Sèvres[5].
Encerrando, ainda que não haja informação precisa acerca do local em que sua família residia, a verdade inapelável é que, segundo suas próprias palavras, Allan Kardec jamais morou em Lyon, onde, após o seu nascimento, só retornou a partir de 1862, durante suas viagens espíritas.
Quem sabe futuras pesquisas biográficas, mais detalhadas, possam trazer novas luzes sobre a vida familiar de Hippolyte Léon Denizard Rivail, desde o seu nascimento, no dia 03 de outubro de 1804, em Lyon, até o dia 18 de abril de 1857, em Paris, quando ele saiu da história para entrar Allan Kardec?
Henri Sausse. Principal biógrafo de Allan Kardec
Imagem internet
File:Lyon la Saone et fourviere.JPG

Cartão postal do Séc. XVIII,  retratando o Rio Saône e a Colina de Fourviére. Lião, França.
Lião, a cidade onde nasceu  Hippolyte Léon Denizar Rivail (Allan Kardec)
Ficheiro:Bourg-en-Bresse.JPG
Rua de Bourg-en-Bresse, França,  cidade onde moravam os pais de Allan Kardec  por ocasião
 de seu nascimento que ocorreu em Lião. Imagem : http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Bourg-en-Bresse.JPG
Mapa com as cidades de Lião e Bourg-em-Bresse. Google.
Certidão da nascimento de Hippolyte Léon Denizard Rivail (Allan Kardec),
ocorrido em  Lião, França, aos 3 de outubro de 1804.
Rua Sala, no alto, em Lião, França.  A casa de  no. 76 da rua Sala, onde Kardec teria nascido, não mais existe.
Talvez tenha sido demolida para dar lugar  á larga avenida Quai Docteur Gailleton às margens do Rhône, em primeiro plano.
Pela foto a casa ficaria do lado esquerdo,  logo depois do semáforo,  no cruzamento da Rua Sala com a avenida.
Os espíritas franceses colocaram a placa que se vê, homenageando a Kardec e assinalando aquele  local.  Foto Ismael Gobbo
File:Picswiss VD-47-01.jpg
Castelo de Yverdon onde Allan Kardec estudou sob orientação de  Pestalozzi dos 11 aos 18 anos.
Yverdon-les-Bains, Suíça. Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Picswiss_VD-47-01.jpg
Allan Kardec em idade de 15 anos. Imagem desenvolvida em computador por Marisa Cajado
  (Guarujá, SP) a partir de imagens conhecidas de  Kardec em idade mais avançada.
Amélie Gabrielle Boudet. (23-11-1795/ 21-01-1883)
Esposa de Allan Kardec, cujo casamento se deu aos  09-02-1832
Ficheiro:Allan Kardec portrait001.jpg
Capa de edição histórica de  O Evangelho Segundo o Espiritismo comemorativa de 150 anos.


SITE DA FEB DISPONBILIZA AS OBRAS BÁSICAS PARA
DOWNLOAD GRATUITO

0 comentários: