BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sábado, 3 de maio de 2014

Artigo especial. O Evangelho segundo o Espiritismo daqui a 150 anos


Simoni Privato Goidanich
Montevidéu, Uruguai

Estamos celebrando em 2014, específicamente no mês de abril, os 150 anos de O Evangelho segundo o Espiritismo, de Allan Kardec, publicado originalmente comoImitation de l´Évangile selon le Spiritisme.
O Evangelho segundo o Espiritismo chegou até nós e se mantém nestes 150 anos devido evidentemente a seu conteúdo incomparável, que resgata o Cristianismo Primitivo explicando, de maneira clara, os ensinamentos morais do Mestre Jesus a fim de que possam ser cada vez mais aplicados em nossa conduta.
No entanto, há outro fator fundamental para a transmissão fiel dessa obra de geração em geração nestes 150 anos: o exemplo de vivência cristã dos espíritas pioneiros, começando pelo próprio autor, que aplicou os ensinamentos de O Evangelho segundo o Espiritismo em sua própria vida. Também poderíamos recordar o exemplo de verdadeiro espírita do primeiro tradutor para o idioma espanhol, José María Fernández Colavida, e de tantos outros espíritas pioneiros, que, como os cristãos primitivos, foram fiéis até o fim legando-nos, desse modo, os ensinamentos do Mestre Jesus.
Portanto, que a celebração destes 150 anos de O Evangelho segundo o Espiritismo possa servir para que reflitamos sobre o papel de cada um de nós na transmissão fiel dessa obra às futuras gerações.
Podemos – e devemos – continuar imprimindo suas páginas luminosas, traduzi-las mais vezes, difundi-las amplamente aproveitando as novas oportunidades tecnológicas, como os formatos digitais, especialmente os gratuitos. Entretanto, jamais devemos esquecer que será o nosso exemplo diário o que as fará chegar, de maneira mais efetiva, aos corações alheios a fim de que estes procurem conhecer, estudar e aplicar em suas vidas os ensinamentos de O Evangelho segundo o Espiritismo.
Recordemos, a propósito, as recomendações da benfeitora Joanna de Ângelis na “Carta aos Cristãos Modernos”, transcrita na obra Entrega-te a Deus:
“Cabe aos cristãos novos proceder de maneira compatível com os ensinamentos do Mestre de Nazaré, revividos e atualizados pelos embaixadores espirituais (…).
Mais do que nunca, o senhor necessita de mulheres e homens dispostos a dar-lhe, se necessário, a vida, em holocausto de amor e de silencioso sacrificio.
Nao mais existem os circos, as praças para as execuções dos hereges e infiéis, as fogueiras e os cárceres sombríos para aqueles que são dedicados a Jesus. Pelo menos na forma, no entanto permanecem no conteúdo, pela maneira como são vistos e considerados os seus servidores auténticos, sorvendo os amargos frutos da intriga e da insensatez, da perseguição por inveja e das tribulações morais…
É indispensável viver o evangelho em toda a sua magnitude”.
Que valorizemos o exemplo dos espíritas pioneiros para que hoje, 150 anos depois, possamos   herdar O Evangelho segundo o Espiritismo, em sua pureza, e que, inspirados por essa obra e essas vidas,  assumamos a responsabilidade que corresponde a cada um de nós de ter O Evangelho segundo o Espiritismo presente em nossas ações diárias para que possamos, por nossa vez, o transmitir fielmente às futuras gerações.
Representação de Allan Kardec e sua esposa Amélie Gabrielle Boudet.
Kardec foi o codificador do Espiritismo.

Capa de edição histórica de  O Evangelho Segundo o Espiritismo comemorativa de 150 anos.
José Maria Fernandes Colavida. O Kardec espanhol . 1819 - 1888
Vídeo com Simoni Privato Goidanich abordando a vida e a obra de José Maria Fernandes Colavida
Ópera de Paris. Foto Ismael Gobbo
Paris é a cidade berço do Espiritismo codificado por Allan Kardec

0 comentários: