BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sábado, 3 de maio de 2014

Artigo especial. O Evangelho Segundo o Espiritismo- 150 anos de seu lançamento


Alfredo Zavatte
Botucatu, SP

Mais importante do que lembrar as  datas  históricas do Espiritismo, é  a nossa  conscientização do que a doutrina Espirita proporcionou nesses  anos todos.
Nestes  150 anos da obra “ O Evangelho Segundo o Espiritismo”, que trás à  todos a moral de Jesus,  vez que, lembrando a  questão 625 do Livro dos Espíritos, em que o Espirito Verdade responde à Kardec que o “tipo mais perfeito que Deus deu ao homem para lhe servir de guia e modelo foi Jesus” (1)
Estamos vivendo um acontecimento impar, pois o roteiro moral de Jesus está à nossa  disposição e todos aqueles que optaram adotá-lo não se arrependeram dessa opção, não é a toa que um roteiro tenha o êxito que tem esse Evangelho, esteve e estará por muito tempo norteando nossos atos.
O Evangelho Segundo o Espiritismo foi publicado pela primeira vez com o nome de “Imitação dos Evangelhos Segundo o Espiritismo” em 15 de abril de 1864, e a seguir o mesmo livro foi publicado em 1865 com o Titulo “ O Evangelho Segundo o Espiritismo”, portanto há 150 anos atrás. 
Publicado naquela data em língua francesa (L´Évangile Selon le Spiritisme, é uma das obras básicas do espiritismo, e dentre elas a que dá maior enfoque as questões éticas e comportamentais do ser humano. A abordagem dos Evangelhos canônicos sob a ótica da Doutrina Espirita, trabalhando com atenção especial a aplicação dos princípios da moral cristã e de questões de ordem religiosas como a prece e a caridade.
É irrecusável não admitir que não atingimos um estágio do amadurecimento humano e da  doutrina espirita, onde estamos mais preparados, pois esses 150 anos que se passaram parece-nos que foi um trabalho de solidificação, de preparo e aprendizado, pois  estamos enxergando além das letras contidas nesse livro, percebendo mesmo que palidamente a importância da aplicação desses  ensinamentos.
Essa obra que há 150 anos, vem ensinando o importante exercício da caridade, obra tão atual que nós ainda dentro de nossas limitações coloca-las a bem do próximo.
Observe-se que quando falamos de  Evangelho, não há como não falar de Jesus e ele é o modelo que o Criador deu aos homens, os Evangelhos, a moral de Jesus é tão perfeita que ele cabe em todas as  religiões, os Evangelhos se encaixam em todos os credos  religiosos que professam o amor ao próximo.
Allan Kardec, expos nos vinte e oito capítulos os feitos morais de Jesus á luz da doutrina Espirita, acrescido das  mensagens de vários espíritos que complementam cada texto.
O seres estão vivendo atualmente  transtornos de toda ordem e o Evangelho  mostra o consolo de que necessitamos para nossas horas de aflições, norteando para o bem e para a evolução espiritual todos aqueles que desejam, sejam espiritas ou simpatizantes da Doutrina Espirita, norteando com a segurança  moral com a  envergadura que possui essa obra.
É uma obra que trás acima de tudo uma simplicidade de palavras e carecendo pela sua simplicidade de  profundas perquirições nos escaninhos da mente a fim de entendermos essa  simplicidade e objetividade. Os homens tem o hábito de desconsiderar as coisas  simples, no entanto é nelas que estão os grandes ensinamentos.
É no Sermão da Montanha, Cap. V , que podemos encontrar com propriedade nas  “Bem Aventuranças os Aflitos”, (2) que traz o grande resumo do Cristianismo e a base para toda e qualquer  religião, disposta ao “Ide e pregai as  minhas palavras” (3)
È o Evangelho que da o suporte a todos que desejam uma luz para as noites escuras, uma esperança para os desesperados, a fé para os desvalidos,
É ele que dá o “Reino dos Céus aos pobres de espirito.
É ele que consola aqueles que choram.
É ele que faz justiça àqueles que tem fome e sede de justiça.
É ele que dá a mostra da face de Deus aos que tem puro seus corações.
É ele que dá o Reino dos Céus aos que foram perseguidos e foram injuriados.
É ele que dá o endereço correto para o bem, a todos aqueles que desejam uma vida melhor e que já conseguiram entender que é “dando que se recebe”, que “ é perdoando que seremos perdoados” “que é morrendo que nascemos para a vida eterna.” ( 4 )
Só aquele que tem no coração, o Evangelho, conseguira matar o homem velho para que o homem novo renasça, como se referia o apóstolo Paulo
Um ser  que tem o Evangelho como guia, como seu alento, como sua felicidade, estará preparado para renascer para a nova vida, assim estará habilitando -se aos planos mais altos do infinito, onde gozará a vida em plenitude, tornando-se definitivamente o homem integral.
Bibliografia
1-      KARDEC, Allan. O Livro  dos Espíritos – Editora FEB- 45ª Edição – 1978
2-      KARDEC, Allan. O Evangelho Segundo o Espiritismo – Editora FEB – 9ª Edição- 1974
3-      Marcos. 16:15
4-      Disponível no Sitehttp://pt.wikipedia.org/wiki/Ora%C3%A7%C3%A3o_de_S%C3%A3o_Francisco_de_Assis – Acessado em 30.03.2014
Jesus e Kardec. Imagem internet
Capa de edição brasileira de O Evangelho Segundo o Espiritismo
Allan Kardec inseriu na Introdução de O Evangelho Segundo o Espiritismo
um resumo da doutrina de Sócrates e de Platão, precursores da idéia cristã e do Espiritismo.
Bustos no Museu do Louvre, Paris, França. Fotos Ismael Gobbo
File:Bloch-SermonOnTheMount.jpg

Sermão da Montanha. Óleo sobre tela de Carl Bloch.

Acesso em 01/05/2014- 9 hs.
Igreja  “Domini Quo Vadis”  na Via Apia,  Roma, Itália. Foto Ismael Gobbo

0 comentários: