BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sábado, 10 de maio de 2014

Salve o “Dia das Mães” - 11 de maio de 2014

Neste domingo o calendário brasileiro assinala a data alusiva  ao “Dia das Mães”.  Trata-se de evento oficializado pelo Decreto no. 21.366, de 5 de maio de 1932, publicado no Diário Oficial, Seção 1, aos 9 de maio de 1932, com sanção do Presidente Getúlio Vargas. Embora a primeira comemoração oficial no Brasil tenha acontecido em  8 de maio de 1932, há registro de que ocorreu evento alusivo ao Dia das Mães  no dia 12 de maio de 1918, na Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, RS.
                 Nos Estados Unidos, embora a comemoração tenha acontecido anteriormente em alguns locais,  a oficialização a nível nacional se deu depois da  recomendação do Congresso que culminou com o decreto do Presidente Woodrow Wilson em maio de 1914. No país a  data  é  comemorada no segundo domingo de maio. A partir da iniciativa americana muitos países adotaram a tradição.
                O Dia das Mães tanto é comemorado  no segundo domingo de maio, caso do Brasil,  como em outras datas e locais conforme se pode verificar nos quadros abaixo colhidos na Wikipedia.  
                Queremos externar às mães,  estejam elas encarnadas ou desencarnadas, o nosso abraço respeitoso,  rogando a Deus, a Jesus, e a Maria, Sua mãe,   envolva a todas em clima de muita paz, saúde e prosperidade espiritual.  (Ismael Gobbo)    

DATAS COMEMORATIVAS DO DIA DAS MÃES EM DIVERSOS PAÍSES

Datas fixas (*)
Dias variáveis no mês (*)

Dias variáveis no ano (*)
Fonte dos quadros acima:
Acesso em 07-05-2014, 10hs

O DIA DAS MÃES NO BRASIL

Decreto do Presidente
Getulio Vargas

Decreto nº 21.366, de 5 de Maio de 1932

Declarando que o segundo domingo de maio é consagrado às mães
O Chefe do Governo Provisório da República dos Estados Unidos do Brasil:
     Considerando que varios dias do ano já foram oficialmente consagrados à lembrança e à comemoração de fatos e sentimentos profundamente gravados no coração humano;
     Considerando que um dos sentimentos que mais distinguem e dignificam a espécie humana é o de ternura, respeito e veneração, que evoca o amor materno;
     Considerando que o Estado não pode ignorar as legítimas imposições da conciência coletiva, e, embora não intervindo na sua expressão, e do seu dever reconhecê-las e prestar o seu apoio moral a toda obra que tenha por fim cultuar e cultivar os sentimentos que lhes imprimem, força afetiva de cultura e de aperfeiçoamento humano,
DECRETA: 

     Art. 1º O segundo domingo de maio é consagrado às mães, em comemoração aos sentimentos e virtudes que o amor materno concorre para despertar e desenvolver no coração humano, contribuindo para seu aperfeiçoamento no sentido da bondade e da solidariedade humana. 

     Art. 2º Revogam-se as disposições em contrário.
Rio de Janeiro, 5 de maio de 1932, 111º da Independência e 44º da República.
GETULIO VARGAS
Francisco Campos

Este texto não substitui o original publicado no Diário Oficial da União - Seção 1 de 09/05/1932

Publicação:
§     Diário Oficial da União - Seção 1 - 9/5/1932, Página 8818 (Publicação Original)



O DIA DAS MÃES NOS ESTADOS UNIDOS
Decreto do Presidente
Woodrow Wilson

Anna Jarvis

Anna Jarvis  (1864-  1948) americana que se movimentou
para que  fosse instituída a comemoração do  Dia das Mães  
Acessada em 08/05/2014. 10 hs.

0 comentários: