BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

terça-feira, 14 de outubro de 2014

17º. Movimento “Você e a Paz” Santo Estevão, BA


O Perdão radical

Quase 700 pessoas se reuniram na Praça Sete de Setembro, no município baiano de Santo Estevão, para participar do 17º Movimento Você e a Paz, no último dia 10. 
O público foi conduzido pelo idealizador do Movimento, o pacificador Divaldo Pereira Franco, a profundas reflexões acerca do perdão, da presença sublime do amor em nossa vida, da compreensão pelo agressor - que é sempre um infeliz - da família, da gratidão a Deus pela vida e da necessidade de nos tornarmos pacíficos, para determos a força do mal.
Sua exposição teve início com um breve relato de como surgiu a ideia - após 60 anos de trabalho no Bem e de observar que a criatura humana perdeu o sentido existencial, buscando o ter e esquecendo-se de ser - e do porquê do Movimento Você e a Paz, que concita a todos à auto transformação, como base da construção da Paz no mundo. “Nossa proposta de paz é muito séria, porque diz respeito à nossa transformação pessoal, deseja tornar a criatura mais feliz”, afirmou o orador, que também propôs que sejamos sempre melhores onde estivermos, na família, na rua, no trabalho...
Divaldo Franco questionou aos presentes quanto à capacidade de cada um de perdoar, dando um freio à violência, após relatar a história real da jovem ​a​rmena que, em 1915, viu a família ser cruelmente destruída pelo exército turco e foi feita escrava sexual do comandante da tropa, durante a guerra entre a Armênia e a Turquia, ocorrida em paralelo à I Guerra Mundial. Após fugir das atrocidades que lhe foram impostas, diplomou-se em enfermeira, pois declarava que havia nascido para amar e salvar vidas, e também tornou-se cristã. Assim, por volta de 1926, deparou-se outra vez com o seu algoz e da sua família, tendo oportunidade de salvar-lhe a vida, apesar de o ter reconhecido desde o primeiro momento no  hospital  em que trabalhava.
 “Você seria capaz de perdoar?”, questionou aquele que elegeu como símbolos do Movimento Você e a Paz as figuras sublimes e cândidas de Jesus e Francisco de Assis. “Essa é uma resposta que requer reflexão profunda, não é uma resposta banal”, refletiu.
Entre os presentes ao palco armado na praça pública estiveram o Vice-Prefeito da cidade,  Luciano Braga da Silva, representando o atual Prefeito, Orlando Santiago; o Pároco da Igreja Matriz, Padre Aristóteles da Silva; a Presidente do Centro Espírita Luz e Fraternidade, Celidalva Freitas; a representante da comunidade espírita de Santo Estevão, Betânia Cabral, os oradores espíritas Ruth Brasil Mesquita e Marcel Mariano. Todos os participantes foram convidados para a culminância do movimento pacificador, no dia 19 de dezembro, na Praça do Campo Grande, em Salvador, às 19 horas.

TEXTO: MARIALVA ​ GOMES
FOTOS E VÍDEO: LUCAS MILAGRE​

(Informação recebida em email de Lucas Milagre)

0 comentários: