BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Adeus, amigo e irmão Girofel Orestes de Sampaio Toledo - Feliz retorno à Pátria Espiritual – 06-10-2017

Aos familiares e amigos externo meus mais profundos sentimentos. Girofel foi um grande e exemplar vulto do movimento espírita brasileiro. Ismael Gobbo

Veja vídeo com Girofel na 49ª  Comenoesp em Tupã, no ano de 2013.
Nele,  Girofel conta a história da  COMENOESP- Confraternização de Mocidades Espíritas da Noroeste do Estado de São Paulo e transmite belíssima mensagem aos jovens.
Acesse:

Desencarnou Girofel Orestes de Sampaio Toledo Campo Grande, MS

Desencarnou em Campo Grande (MS) no dia 6 de outubro o confrade Girofel Orestes de Sampaio Toledo, com 95 anos de idade. Girofel se encontrava internado em Hospital há quatro meses. Nascido em Itajobi (SP) e deficiente visual desde os 13 anos, Girofel Orestes de Sampaio Toledo transferiu-se para Andradina, com 20 anos de idade, e integrou-se ao movimento de mocidade espírita e Centro Espírita Irmão Johnny. Participou de vários encontros de juventude, incluindo as célebres Concentrações de Mocidades Espíritas do Brasil Central e Estado de São Paulo (COMBESP). Muito ligado ao movimento espírita de Araçatuba e aos dirigentes da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo. Atuou junto à USE-SP no processo de implantação dos Conselhos Regionais Espíritas (os antigos CRE’s), o que foi aprovado em reunião da USE realizada em Araçatuba no ano de 1952, quando a USE-SP era presidida por Francisco Carlos de Castro Neves. Os antigos CRE’s passariam a chamar-se, a partir de 1994, USE’s Regionais. Manteve vínculos de amizade com a família Dalloca, Orlando Airton de Toledo, Sálvio Costa e o então jovem Antonio Cesar Perri de Carvalho. No Estado de São Paulo tinha contatos com vários outros companheiros, como José Antônio Luís Balieiro, Aylton Paiva, Altivo Ferreira, Therezinha Oliveira e Wilson Ferreira de Mello. Teve contatos também com Herculano Pires.
Antes do final das Combesp’s, Girofel fez gestões junto à USE para que fosse criado movimentos regionais do Estado. Em janeiro de 1956 realizou e dirigiu o primeiro destes eventos regionais, a Concentração de Mocidades Espíritas da Noroeste do Estado de São Paulo (COMENOESP), efetivada em Penápolis. Residiu na capital paulista onde trabalhou junto a uma Editora e também atuou no movimento espírita. Casou-se com a sra. Nivone e residiram em Campo Grande, onde tiveram intensa atuação no movimento espírita. Girofel foi um dos fundadores do Instituto de Cultura Espírita de Campo Grande e presidente em vários períodos, incluindo reassumindo a presidência há pouco tempo. Sua esposa é dirigente de um Centro Espírita em Campo Grande.
Girofel esteve presente em vários Congressos efetivados em diversos Estados, principalmente da USE-SP, e em Congressos Brasileiros. Em palestras e diálogos era enérgico defensor da Codificação Kardequiana e sua fiel prática. Foi homenageado em vários eventos, inclusive na COMENOESP realizada em Araçatuba em 1973.
A última realização de evento espírita promovido por Girofel ocorreu na Câmara Municipal da capital sul-matogrossense, na noite de 22 de abril, em comemoração dos 160 anos de O Livro dos Espíritos. A noite festiva contou com atuação de Antonio Cesar Perri de Carvalho, ex-presidente da USE e da FEB, que proferiu a palestra “O Livro dos Espíritos e as Epístolas de Paulo”, seguindo-se seminário no dia seguinte, e uma reunião informal na sede do Instituto de Cultura Espírita.
No ano de 2014 Girofel foi homenageado com a Comenda do Mérito Legislativo, em Sessão Solene da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul e com a presença do governador do Estado.
(Síntese elaborada por Cesar Perri)
Girofel, presidente do ICE, na Câmara Municipal 22-04-2017
Girofel, Presidente do ICE entrevista Cesar Perri 23-04-2017.
Câmara de vereadores, casal Girofel e Nivone, César e Gerson.  22-04-2017.

NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPIRITA. 07-10-2017.

CLICAR AQUI:
http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/OUTUBRO/07-10-2017.htm


Anne Boleyn na Torre de Londres á espera de ser executada pela decapitação
Óleo sobre tela por Édouard Cibot. Imagem/fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Decapitation

Anne Boleyn foi a Rainha da Inglaterra de 1533 a 1536 como a segunda esposa do rei Henrique VIII . O casamento de Henry com ela, e sua subsequente execução por decapitação, fez dela uma figura-chave na transformação política e religiosa que foi o início da Reforma inglesa.
(Wikipedia)
O  rio  Tâmisa e a Torre de Londres. Londres, Reino Unido. Foto Ismael Gobbo


A Torre de Londres. Londres, Reino Unido. Foto Ismael Gobbo
 
Plaza Mayor, Madrid, Espanha. Foto Ismael Gobbo
Oração do Senhor (Pai Nosso). Óleo sobre tela por James Tissot
Cristo carregando a cruz. Conjunto de obras de arte de Aleijadinho. Congonhas, MG. Foto Ismael Gobbo