BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

quinta-feira, 6 de setembro de 2018

NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPIRITA. 07-09-2018.

CLICAR AQUI:


O mapa da Frenologia no século XIX


Frenologia (do Grego: φρήν, phrēn, "mente"; e λόγος, logos, "lógica ou estudo") é uma teoria que reivindica ser capaz de determinar o caráter, características da personalidade, e grau de criminalidade pela forma da cabeça (lendo "caroços ou protuberâncias"). Desenvolvido por médico alemão Franz Joseph Gall por volta de 1800, e muito popular no século XIX, está agora desacreditada e classificada como uma pseudociência. A Frenologia contudo recebeu crédito como uma protociência por contribuir com a ciência médica com as ideias de que o cérebro é o órgão da mente e áreas específicas do cérebro estão relacionadas com determinadas funções do cérebro humano. https://pt.wikipedia.org/wiki/Frenologia
Uma definição da Frenologia com mapa da Webster's Academic Dictionary, por volta de 1895
Franz Josef Gall. Por Zéphirin Félix Jean Marius Belliard (1798 -), gravador Delpech (Paris)
Jean-François Champollion
Imagem/fonte:

......................
...............
.........

IV - A passagem a seguir ocorreu entre Champollion e o conhecido médico alemão Franz Joseph Gall (1758-1828), autor da famosa teoria das localizações cerebrais e que durante seis anos divulgou intensamente os resultados das suas pesquisas. Entretanto, como suas preleções sobre Frenologia fossem interditadas em 1802 por ordem imperial, retirou-se ele da Alemanha e, após viajar durante algum tempo por outros países, fixou-se na capital francesa onde veio a desencarnar: "(...) Quando o famoso frenologista Dr. Gall andava de um lugar para outro a fim de popularizar sua teoria do crânio, admirado por uns, insultado por outros, honrado, difamado, num grupo em Paris apresentaram-lhe um jovem estudante. Medindo imediatamente com os olhos o crânio do rapaz, Gall exclamou, impressionado: - Oh! Que grande gênio lingüistico! O jovem de dezesseis anos que Gall tinha na sua frente conhecia, já então, além do latim e do grego, meia dúzia de línguas orientais." (...)

......................
...............
.........
Artigo: UM FRANCÊS CHAMADO "O EGÍPCIO" ... KLEBER HALFELD
Túmulo de Jean François Champollion “O Jovem” em forma de obelisco egípcio
Cemitério Père Lachaise, Paris, França. Foto Ismael Gobbo
São Pedro e São Paulo. Pintura de El Grego exposta no Museu Nacional de Arte da Catalunha.
Barcelona, Espanha. Foto Ismael Gobbo.
Busto de Ghandi na Plaza Sicilia, em Buenos Aires, Argentina. Foto Ismael Gobbo
O Chamado dos Apóstolos. Afresco por Domenico Ghirlandaio.
Cristo no Mar da Galiléia. Óleo sobre tela por Eugène Delacroix
Imagem/fonte:


0 comentários: