BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Lucas - Capítulo XVI

1 Dizia Jesus também aos seus discípulos: Havia certo homem rico, que tinha um mordomo; e este foi acusado perante ele de estar dissipando os seus bens.   
2 Chamou-o, então, e lhe disse: Que é isso que ouço dizer de ti? Presta contas da tua mordomia; porque já não podes mais ser meu mordomo.   
3 Disse, pois, o mordomo consigo: Que hei de fazer, já que o meu senhor me tira a mordomia? Para cavar, não tenho forças; de mendigar, tenho vergonha.   
4 Agora sei o que vou fazer, para que, quando for desapossado da mordomia, me recebam em suas casas.   
5 E chamando a si cada um dos devedores do seu senhor, perguntou ao primeiro: Quanto deves ao meu senhor?   
6 Respondeu ele: Cem cados de azeite. Disse-lhe então: Toma a tua conta, senta-te depressa e escreve cinquenta.   
7 Perguntou depois a outro: E tu, quanto deves? Respondeu ele: Cem coros de trigo. E disse-lhe: Toma a tua conta e escreve oitenta.   
8 E louvou aquele senhor ao injusto mordomo por haver procedido com sagacidade; porque os filhos deste mundo são mais sagazes para com a sua geração do que os filhos da luz.   
9 Eu vos digo ainda: Granjeai amigos por meio das riquezas da injustiça; para que, quando estas vos faltarem, vos recebam eles nos tabernáculos eternos.   
10 Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito; quem é injusto no pouco, também é injusto no muito.   
11 Se, pois, nas riquezas injustas não fostes fiéis, quem vos confiará as verdadeiras?   
12 E se no alheio não fostes fiéis, quem vos dará o que é vosso?   
13 Nenhum servo pode servir dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar ao outro, o há de odiar a um e amar ao outro, o há de dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.   
14 Os fariseus, que eram gananciosos, ouviam todas essas coisas e zombavam dele.   
15 E ele lhes disse: Vós sois os que vos justificais a vós mesmos diante dos homens, mas Deus conhece os vossos corações; porque o que entre os homens é elevado, perante Deus é abominação.   
16 A lei e os profetas vigoraram até João; desde então é anunciado o evangelho do reino de Deus, e todo homem forceja por entrar nele.   
17 É, porém, mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til da lei.   
18 Todo aquele que repudia sua mulher e casa com outra, comete adultério; e quem casa com a que foi repudiada pelo marido, também comete adultério.   
19 Ora, havia um homem rico que se vestia de púrpura e de linho finíssimo, e todos os dias se regalava esplendidamente.   
20 Ao seu portão fora deitado um mendigo, chamado Lázaro, todo coberto de úlceras;   
21 o qual desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as úlceras.   
22 Veio a morrer o mendigo, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico, e foi sepultado.   
23 No hades, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe a Abraão, e a Lázaro no seu seio.   
24 E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e envia-me Lázaro, para que molhe na água a ponta do dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.   
25 Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que em tua vida recebeste os teus bens, e Lázaro de igual modo os males; agora, porém, ele aqui é consolado, e tu atormentado.   
26 E além disso, entre nós e vós está posto um grande abismo, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem os de lá passar para nós.   
27 Disse ele então: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai,   
28 porque tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham eles também para este lugar de tormento.   
29 Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos.   
30 Respondeu ele: Não! pai Abraão; mas, se alguém dentre os mortos for ter com eles, hão de se arrepender.   
31 Abraão, porém, lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos. 
  

Ilustração da parábola do mordomo infiel.
Mamon. Óleo sobre tela de Evelyn De Morgan.


**************

Mammon / m æ m ən / no Novo Testamento da Bíblia é comumente pensado para significar dinheiro, material de riqueza , ou qualquer entidade que promete riqueza, e está associada com o ganancioso busca de ganhos. "Você não pode servir a Deus e a Mamom."
Na Idade Média , muitas vezes era personificado como uma divindade e, por vezes, incluído nos sete príncipes do inferno . Mammonem hebraico (ממון) significa "dinheiro". Mammon é o deus das coisas materiais. citação necessário ]

O homem rico e Lázaro. Pintura de Fyodor Bronnikov
Quadro intitulado  “O Homem rico no inferno”. Aquarela por James Tissot.
Imagem/fonte:
A jornada de Abraão de Ur a Canaã. Óleo sobre tela de József Molnár.
Imagem/fonte:
Túmulo dos Profetas no Monte das Oliveiras. Jerusalém, Israel. Foto Ismael Gobbo.

túmulo dos profetas 1 é um lugar em Jerusalém que é considerado, segundo as tradições judaicas e cristãs medievais, como o local de sepultamento de três profetas do antigo testamento : Ageu , Malaquias e Zacarias .
Os visitantes descem para o túmulo, que agora é guardado pela Igreja Ortodoxa Russa . A catacumba é semicircular e contém cinquenta túmulos vazios escavados na rocha ligados uns aos outros por corredores. Os habitantes do Cemitério Judaico do Monte das Oliveiras , em Jerusalém , usaram este local de sepultamento por mil anos, a partir de 500 a. C. a 500 d. C. Em alguns dos túmulos, é possível ver até mesmo inscrições em grego e em hebraico.
Nas paredes dos dois lados da entrada há dois buracos de aparência estranha, com um buraco na rocha vindo de um lugar onde havia um cano de água; isso é desconcertante para os arqueólogos, que não sabem o destino que poderia ter sido dado a este lugar antes de se tornar um cemitério.
 
Calha transportando água para irrigação a partir do Lago da Galiléia. Israel. Foto Ismael Gobbo
Agricultura na Galiléia, Israel. Foto Ismael Gobbo.
Plantações e sistema de irrigação às margens do Mar da  em Cafarnaum, Israel. Foto Ismael Gobbo.
 Portão de Jafa em Jerusalém, Israel. Foto Ismael Gobbo
Rosas em Jerusalém, Israel. Foto Ismael Gobbo.
O Santuário do Livro. Jerusalém. Foto Ismael Gobbo

0 comentários: