BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

domingo, 27 de maio de 2018

NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPIRITA. 28-05-2018.



Pintura alusiva ao episódio bíblico da “tentação”. Óleo sobre tela por Joseph Barrias.
O homem possuído na sinagoga. Aquarela de James Tissot.
Imagem/fonte:



De acordo com os evangelhos, no sabbath, Jesus e seus discípulos foram para Cafarnaum e Jesus começou a pregar. As pessoas ficaram maravilhadas com seus ensinamentos, pois ele os passava com autoridade e não da forma dos doutores da Lei. Neste momento, um homem que estava na sinagoga e que estava possuído por um espírito maligno gritou "Que temos nós contigo, Jesus Nazareno? Vieste a perder-nos. Bem sei quem és, és o Santo de Deus! Jesus repreendeu-o, dizendo: Cala-te e sai desse homem. O espírito imundo, agitando-o violentamente e bradando em alta voz, saiu dele." (conforme o Evangelho de Marcos).
As pessoas ficaram novamente espantadas e perguntaram umas às outras: "Que é isto? uma nova doutrina com autoridade! ele manda aos próprios espíritos imundos, e eles lhe obedecem!". Notícias sobre Jesus então se espalharam por toda a região.
(Wikipedia)
O pesadelo,  de Henry Fuseli   (1781), é considerado uma das representações clássicas da paralisia do sono,
percebida como uma visita demoníaca.
São João Batista pregando diante de Herodes Antipas. Pintura por Pieter de Grebber.



Herodes Antipas ou simplesmente Antipas (em grego antigo Ἡρῴδης Ἀντίπατρος, translit. Hērǭdēs Antipatros; nascido antes de 20 a.C. – morto depois de 39), foi um filho de Herodes, o Grande por uma de suas esposas, a samaritana Maltace. Ele foi tetrarca da Galileia e da Pereia. É mais conhecido através dos relatos do Novo Testamento por seu papel nos eventos que levaram às execuções de João Batista e Jesus de Nazaré...
Herodes Antipas era um príncipe frívolo, que foi acusado de vários crimes. Mandou decapitar João Batista por instigação de Herodias, esposa do seu meio-irmão Herodes Filipe, com quem ele havia se casado...
(Wikipedia)

O Banquete de Herodes. Baixo relevo em bronze de Donatello.



Nos relatos de Mateus 14:1-11 e Marcos 6:17-28, que em muito se assemelham, descreve-se uma festa no palácio de Herodes Antipas, na qual Salomé, sobrinha e enteada do tetrarca, dança para ele. Entusiasmado com o espetáculo, Antipas (provavelmente embriagado) compromete-se a lhe dar a recompensa que ela houver por bem pedir.
É quando intervém Herodias, mãe de Salomé. Ela odeia João Batista, então preso nas masmorras do palácio, porque ele a acusa de adultério, por ter deixado seu esposo, Herodes Filipe, para juntar-se ao irmão dele, Antipas.
Herodias instrui a filha para que peça a cabeça do profeta e ela assim o faz. Ao tetrarca, que empenhara sua palavra, não resta outro recurso senão atender à exigência da sobrinha, ainda que isso o constranja, pois receia as consequências dessa decisão, haja vista o prestígio de João junto ao povo. (Wikipedia)
 
A manhã após o dilúvio. Óleo sobre tela por Joseph Mallord William Turner.
Imagem/fonte:
Retrato imaginário de Homero executado em mármore do Monte Pentélico, Grécia. Séc. I- II d.C. Encontrado em Roma.
Exposto no Museu do Louvre, Paris. Foto Ismael Gobbo
A Ilíada de Homero no francês.
A Odisséia de Homero em francês.
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/0b/William-Adolphe_Bouguereau_%281825-1905%29_-_Homer_and_his_Guide_%281874%29.jpg
Homero e seu guia. Óleo sobre tela por William-Adolphe Bouguereau.
Imagem/fonte:
Uma leitura de Homero. Óleo sobre tela por Lawrence Alma-Tadema
Imagem/fonte:
Helena de Tróia. Óleo sobre tela por Evelyn de Morgan.
Oradora Simoni Privato Goidanich em São Paulo. 26/05/2018.
Um velho e seu neto. Têmpera em madeira de álamo por Domenico Ghirlandaio.

AlexandreAksakof
Alexandre Aksakof.