BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

Lucas - Capítulo XVI

1 Dizia Jesus também aos seus discípulos: Havia certo homem rico, que tinha um mordomo; e este foi acusado perante ele de estar dissipando os seus bens.   
2 Chamou-o, então, e lhe disse: Que é isso que ouço dizer de ti? Presta contas da tua mordomia; porque já não podes mais ser meu mordomo.   
3 Disse, pois, o mordomo consigo: Que hei de fazer, já que o meu senhor me tira a mordomia? Para cavar, não tenho forças; de mendigar, tenho vergonha.   
4 Agora sei o que vou fazer, para que, quando for desapossado da mordomia, me recebam em suas casas.   
5 E chamando a si cada um dos devedores do seu senhor, perguntou ao primeiro: Quanto deves ao meu senhor?   
6 Respondeu ele: Cem cados de azeite. Disse-lhe então: Toma a tua conta, senta-te depressa e escreve cinquenta.   
7 Perguntou depois a outro: E tu, quanto deves? Respondeu ele: Cem coros de trigo. E disse-lhe: Toma a tua conta e escreve oitenta.   
8 E louvou aquele senhor ao injusto mordomo por haver procedido com sagacidade; porque os filhos deste mundo são mais sagazes para com a sua geração do que os filhos da luz.   
9 Eu vos digo ainda: Granjeai amigos por meio das riquezas da injustiça; para que, quando estas vos faltarem, vos recebam eles nos tabernáculos eternos.   
10 Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito; quem é injusto no pouco, também é injusto no muito.   
11 Se, pois, nas riquezas injustas não fostes fiéis, quem vos confiará as verdadeiras?   
12 E se no alheio não fostes fiéis, quem vos dará o que é vosso?   
13 Nenhum servo pode servir dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar ao outro, o há de odiar a um e amar ao outro, o há de dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.   
14 Os fariseus, que eram gananciosos, ouviam todas essas coisas e zombavam dele.   
15 E ele lhes disse: Vós sois os que vos justificais a vós mesmos diante dos homens, mas Deus conhece os vossos corações; porque o que entre os homens é elevado, perante Deus é abominação.   
16 A lei e os profetas vigoraram até João; desde então é anunciado o evangelho do reino de Deus, e todo homem forceja por entrar nele.   
17 É, porém, mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til da lei.   
18 Todo aquele que repudia sua mulher e casa com outra, comete adultério; e quem casa com a que foi repudiada pelo marido, também comete adultério.   
19 Ora, havia um homem rico que se vestia de púrpura e de linho finíssimo, e todos os dias se regalava esplendidamente.   
20 Ao seu portão fora deitado um mendigo, chamado Lázaro, todo coberto de úlceras;   
21 o qual desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as úlceras.   
22 Veio a morrer o mendigo, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico, e foi sepultado.   
23 No hades, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe a Abraão, e a Lázaro no seu seio.   
24 E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e envia-me Lázaro, para que molhe na água a ponta do dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.   
25 Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que em tua vida recebeste os teus bens, e Lázaro de igual modo os males; agora, porém, ele aqui é consolado, e tu atormentado.   
26 E além disso, entre nós e vós está posto um grande abismo, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem os de lá passar para nós.   
27 Disse ele então: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai,   
28 porque tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham eles também para este lugar de tormento.   
29 Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos.   
30 Respondeu ele: Não! pai Abraão; mas, se alguém dentre os mortos for ter com eles, hão de se arrepender.   
31 Abraão, porém, lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos. 
  

Ilustração da parábola do mordomo infiel.
Mamon. Óleo sobre tela de Evelyn De Morgan.


**************

Mammon / m æ m ən / no Novo Testamento da Bíblia é comumente pensado para significar dinheiro, material de riqueza , ou qualquer entidade que promete riqueza, e está associada com o ganancioso busca de ganhos. "Você não pode servir a Deus e a Mamom."
Na Idade Média , muitas vezes era personificado como uma divindade e, por vezes, incluído nos sete príncipes do inferno . Mammonem hebraico (ממון) significa "dinheiro". Mammon é o deus das coisas materiais. citação necessário ]

O homem rico e Lázaro. Pintura de Fyodor Bronnikov
Quadro intitulado  “O Homem rico no inferno”. Aquarela por James Tissot.
Imagem/fonte:
A jornada de Abraão de Ur a Canaã. Óleo sobre tela de József Molnár.
Imagem/fonte:
Túmulo dos Profetas no Monte das Oliveiras. Jerusalém, Israel. Foto Ismael Gobbo.

túmulo dos profetas 1 é um lugar em Jerusalém que é considerado, segundo as tradições judaicas e cristãs medievais, como o local de sepultamento de três profetas do antigo testamento : Ageu , Malaquias e Zacarias .
Os visitantes descem para o túmulo, que agora é guardado pela Igreja Ortodoxa Russa . A catacumba é semicircular e contém cinquenta túmulos vazios escavados na rocha ligados uns aos outros por corredores. Os habitantes do Cemitério Judaico do Monte das Oliveiras , em Jerusalém , usaram este local de sepultamento por mil anos, a partir de 500 a. C. a 500 d. C. Em alguns dos túmulos, é possível ver até mesmo inscrições em grego e em hebraico.
Nas paredes dos dois lados da entrada há dois buracos de aparência estranha, com um buraco na rocha vindo de um lugar onde havia um cano de água; isso é desconcertante para os arqueólogos, que não sabem o destino que poderia ter sido dado a este lugar antes de se tornar um cemitério.
 
Calha transportando água para irrigação a partir do Lago da Galiléia. Israel. Foto Ismael Gobbo
Agricultura na Galiléia, Israel. Foto Ismael Gobbo.
Plantações e sistema de irrigação às margens do Mar da  em Cafarnaum, Israel. Foto Ismael Gobbo.
 Portão de Jafa em Jerusalém, Israel. Foto Ismael Gobbo
Rosas em Jerusalém, Israel. Foto Ismael Gobbo.
O Santuário do Livro. Jerusalém. Foto Ismael Gobbo

NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA. 06-12-2018.

CLICAR AQUI:
http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/DEZEMBRO/06-12-2018.htm

O criminoso “A mancha do crime”. Óleo sobre tela de Ramon Martí Alsina.
Museu Nacional de Belas Artes. Barcelona, Espanha. Foto Ismael Gobbo
O incêndio. Foto Ismael Gobbo.
Louis Figuier. Louis Figuier: [fotografia, tiragem de comunicação] / [Atelier Nadar].

Louis Figuier (15 de fevereiro de 1819 - 8 de novembro de 1894) foi um cientista e escritor francês. Ele era sobrinho de Pierre-Oscar Figuier e tornou-se professor de química na L'Ecole de pharmacie de Montpellier. Embora suas obras sejam altamente respeitadas, muitas vezes não é mencionado que ele era de fato um racista convicto da época (veja The Human Race). Figuier desempenhou um papel fundamental na perpetuação do equívoco descaradamente míope de que as pessoas de origem negra eram mentalmente inferiores, não eram totalmente humanas, tinham um mau cheiro e eram promíscuas. Sua citação desses conceitos mal formados é claro e não é verdade, mas ele continua sendo celebrado em suas "conquistas".


Louis Figuier foi um cientista que combateu o Espiritismo a partir de suas idéias materialistas e que recebeu as respostas de Allan Kardec.

Emile Deschanel, professeur au Collège de France : [photographie, tirage de démonstration] / [Atelier Nadar]


Émile Deschanel foi um crítico agressivo do Espiritismo que recebeu as devidas respostas de Allan Kardec.

Allan Kardec, o grande vulto da humanidade que codificou o Espiritismo.
Óleo sobre tela de Nair Camargo. Foto Ismael Gobbo.
Mamon. Óleo sobre tela de Evelyn De Morgan.


**************

Mammon / m æ m ən / no Novo Testamento da Bíblia é comumente pensado para significar dinheiro, material de riqueza , ou qualquer entidade que promete riqueza, e está associada com o ganancioso busca de ganhos. "Você não pode servir a Deus e a Mamom."
Na Idade Média , muitas vezes era personificado como uma divindade e, por vezes, incluído nos sete príncipes do inferno . Mammonem hebraico (ממון) significa "dinheiro". Mammon é o deus das coisas materiais. citação necessário ]
Quadro intitulado de “A Virgem, o Menino e Santa Ana”.  Óleo em madeira de álamo por Leonardo da Vinci.
Imagem/fonte:
Conforme a autora, o quadro retrata entidade espiritual feminina da falange de Meimei acolitando crianças.
Óleo sobre tela da artista plástica Nair Camargo, de São Paulo, SP.
Obra exposta no salão de reuniões do Fraternidade Espírita Gina, em São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo.
Flores na cidade de  Nazaré  na estrada para Caná. Israel. Foto Ismael Gobbo.
Estação Espacial Internacional

 A Estação Espacial Internacional é apresentada nesta imagem fotografada por um membro da tripulação STS-132 a bordo do ônibus espacialAtlantis depois que a estação e o ônibus espacial começaram sua separação relativa pós-desacoplamento. A desatracação das duas espaçonaves ocorreu às 10:22 CDT em 23 de maio de 2010, encerrando uma estada de sete dias que viu a adição de um novo módulo de estação, Rassvet , substituição de baterias e reabastecimento do posto avançado orbital.

LEIA MAIS NO LINK