BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA. 01-02-2019.

CLICAR AQUI:
http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/FEVEREIRO/01-02-2019.htm

Hugues Felicité Robert de Lamennais em óleo sobre tela por Ary Scheffer


Hughes Félicité Robert de Lamennais (Saint-Malo19 de junho de 1782 - Paris27 de fevereiro de 1854), foi um filósofo e escritorpolítico francês.[1]
Nascido em uma família de armadores de Saint-Malo, foi educado por seu irmão João e tornou-se padre[1] escritor brilhante, tornou-se uma figura influente e controversa na história da Igreja católica francesa. Juntamente com seu irmão Jean, concebeu a ideia de reviver o Catolicismo Romano como uma chave para a regeneração social. Chegaram a esboçar um programa de reforma, sob o título "Reflexão do estado da Igreja…", no ano de 1808.
..............................
.....................
................

Leia mais:

Georges-Louis Leclerc, Conde de Buffon.

Georges-Louis Leclerc, conde de Buffon (Montbard7 de setembro de 1707 – Paris16 de abril de 1788) foi um naturalistamatemático e escritor francês. As suas teorias influenciaram duas gerações de naturalistas, entre os quais se contam Jean-Baptiste de Lamarck e Charles Darwin. A localidade de Buffon, na Côte-d'Or, foi o senhorio da família Leclerc.
Leia mais:
Delphine de Girardin



Delphine de Girardin
Ela nasceu em Aachen e batizou Delphine Gay . Sua mãe, a conhecida Madame Sophie Gay , criou-a no meio de uma brilhante sociedade literária. Sua prima era a escritora Hortense Allart . [1] Gay publicou dois volumes de miscelânea, Essais poetiques (1824) e Nouveaux Essais poétiques (1825). Uma visita à Itália em 1827, durante a qual ela foi entusiasticamente recebida pelos letrados de Roma e até coroada na capital, produziu vários poemas, dos quais o mais ambicioso foi Napoline (1833).
O casamento de Delphine em 1831 com Émile de Girardin abriu uma nova carreira literária. Os esboços contemporâneos que ela contribuiu de 1836 a 1839 para o La Presse , sob o nome de pluma de Charles de Launay , foram coletados sob o título de Lettres parisiennes (1843) e obtiveram um sucesso brilhante. Contes d'une ville fille a ses neveux (1832), La Canne de Monsieur de Balzac (1836) e Il ne faut pas jouer à la douleur (1853) estão entre os mais conhecidos de seus romances; e suas peças dramáticas em prosa e verso incluem L'École des journalistes (1840), Judith (1843),Cléopâtre (1847), Lady Tartuffe (1853), e as comédias de um ato, C'est la faute du mari (1851), La Joie fait peur (1854), Le Chapeau d'un horloger (1854) e Une Femme qui deteste filho mari , que não apareceu até depois da morte do autor, que ocorreu em Paris.
Madame Girardin exerceu considerável influência pessoal na sociedade literária contemporânea, e em sua sala de visitas encontravam-se frequentemente Théophile Gautier , Honoré de Balzac , Alfred de Musset e Victor Hugo . Seus trabalhos coletados foram publicados em seis volumes (1860-1861).
Jornal “La Presse” de 01-07-1855 homenageia  Delphine de Girardin por ocasião de sua morte ocorrida no dia 29-06-1855.
O Massacre de São Bartolomeu. Óleo sobre tela de François Dubois.


LEIA SOBRE AS GUERRAS FRANCESAS DA RELIGIÃO
Retrato de Henrique IV de Bourbon rei da França. Pintura por Frans Pourbus, o Jovem.

Em 1589, quando morreu seu primo e cunhado Henrique III de Valois, rei de França, Henrique de Bourbon, então rei da Navarra, do ramo Vendôme dos Bourbon, tornou-se Henrique IV e levou ao trono francês sua Casa. A dinastia foi continuada em seu filho Luís XIII, que teve por sua vez dois filhos: o delfim Luís e Filipe. A Filipe foi dado o ducado d'Orléans em 1661, sendo esse o ancestral da Casa d'Orleães. O delfim Luís tornou-se o rei Luís XIV de França.
Henrique IV reinou a partir de 1589. Como protestante, esteve envolvido nas Guerras religiosas na França antes de subir ao trono. Para conseguir o apoio que lhe permitisse tornar-se rei, converteu-se ao catolicismo e assinou o Édito de Nantes, que concedia liberdades religiosas aos protestantes e que na prática acabou com a guerra civil.
Foi um rei dos mais populares (durante seu reinado e depois), mostrando preocupação pelo bem-estar económico dos seus súditos, e também fazendo mostras de uma tolerância religiosa pouco comum no seu tempo. Foi assassinado por um homem com perturbações mentais, o fanático católico François Ravaillac. Em França, Henrique IV foi chamado, informalmente, de le bon roi Henri (em francêso bom rei Henrique).
Leia mais:
Poster anunciando a publicação de Les Mystères de Paris (1843), um romance de língua francesa de Eugène Sue (1804-1857)
Monumento a Giuseppe Garibaldi, no Jardim da Luz,  em São Paulo, Brasil, datado de 1910. Foto Ismael Gobbo.
Penúltimo estudo de estátua de Balzac por Auguste Rodin.
Exposto no Museu Rodin, Paris, França. Foto Ismael Gobbo
Edição em francês


Página de Paul et Virginie de Bernardin de Saint-Pierre
Cena de Família.em quadro de Almeida Júnior.
Pinacoteca do Estado de São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo
O local da descoberta, Nag Hammadi no mapa do Egito.
Imagem/fonte:
O Livro Secreto de João (Apócrifo de João) é um texto Gnóstico Sethiano do século 2 dC de ensinamentos secretos.
No almoço. Óleo sobre tela de Peder Severin Krøyer
Foto mostra alguns pintores de Skagen almoçando no Hotel Brøndum em 1883. Os números são (da esquerda) Eilif Petersen, Michael Ancher (em pé), Wilhelm Peters, Charles Lundh, Degn Brøndum, Johan Krouthen, Oscar Björck e Christian Krohg
Noite de Verão. Óleo sobre tela de Eilif Peterssen

quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA. 31-01-2019.

CLICAR AQUI:
http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JANEIRO/31-01-2019.htm

Lord Byron em traje albanês. Óleo sobre tela por Thomas Phillips, por volta de 1835.


George Gordon Byron, 6º Barão Byron FRS (Londres22 de janeiro de 1788 — Missolonghi19 de abril de 1824), conhecido como Lord Byron, foi um poeta britânico e uma das figuras mais influentes do romantismo. Entre os seus trabalhos mais conhecidos estão os extensos poemas narrativos Don JuanA Peregrinação de Childe Harold e o curto poema lírico She Walks in Beauty.
Byron é considerado um dos maiores poetas britânicos,[1] 
Leia mais:
A recepção de Lord Byron em Missolonghi. Óleo sobre tela de Theodoros Vryzakis. 1861.
Lord Byron em seu leito de morte. Óleo sobre tela de Joseph Denis Odevaere.
Jean-Jacques Rousseau.
Imagem/fonte:


Jean-Jacques Rousseau, também conhecido como J.J. Rousseau ou simplesmente Rousseau (Genebra28 de Junho de 1712 — Ermenonville2 de Julho de 1778), foi um importante filósofo, teórico político, escritor e compositor autodidata suíço. É considerado um dos principais filósofos do iluminismo e um precursor do romantismo.
Para ele, as instituições educativas corrompem o homem e tiram-lhe a liberdade. Para a criação de um novo homem e de uma nova sociedade, seria preciso educar a criança de acordo com a Natureza, desenvolvendo progressivamente seus sentidos e a razão com vistas à liberdade e à capacidade de julgar.[1]
LEIA MAIS:
Estátua de Jean Jacques Rousseau (1712- 1778),  que fica ao lado da Faculdade de Direito de Paris- Sorbonne e
próximo do Panteón onde está sepultado. Paris, França.  Foto Ismael Gobbo
Jornal de Paris do dia 06-07-1778 com nota de falecimento de Jean-Jacques Rousseau ocorrida aos 02-07-1778.https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k1049677p/f3.item
Jornal de Paris do dia 06-07-1778. Fonte: https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k1049677p.item
Retrato de Jacques Benigne Bossuet

Jacques-Bénigne Bossuet (Dijon27 de setembro de 1627 — Paris12 de abril de 1704) foi um bispo e teólogo francês, um dos principais teóricos do absolutismo por direito divino, defendendo o argumento que o governo era divino e que os reis recebiam seu poder de Deus[1].
Leia mais:
Retrato de Madame de Staël. Óleo sobre tela por  Marie-Éléonore Godefroid


Anne-Louise Germaine de Staël-Holstein (Paris22 de abril de 1766 — 14 de julho de 1817), mais conhecida como Madame de Staël, foi uma romancista e ensaísta francesa que incorporou como poucas mulheres o espírito do Iluminismo francês.  (Wikipedia)
Palestra de Madame de Staël
O otimista e o pessimista. Óleo em madeira por Vladimir Makovscy
Imagem/fonte:
Safo e Alceu. Óleo sobre tela de Lawrence Alma-Tadema. 1881.


Safo (em grego antigo: Σαπφώ, transl. Safo)[1] foi uma celebre poetisa grega da ilha de Lesbos, contemporânea de Pítaco e Alceus.[2]É conhecida por sua poesia escrita para ser cantada ao som da lira. [3] A maioria dos poemas de Safo se perdeu ao longo do tempo, assim como ocorreu com praticamente todos os escritores da antiguidade, e o que sobreviveu chegou até nós em forma de fragmentos, sendo seu único poema completo a chegar aos dias atuais intitulado ´´Ode a Afrodite´´, pois foi preservado por Dionísio de Halicarnasso, em sua obra sobre a composição dos nomes.[4]
A virgem em oração. Óleo sobre tela de Guido Reni. 
O óbulo da viúva em aquarela de James Tissot.
Imagem/fonte: 


terça-feira, 29 de janeiro de 2019

NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPIRITA. 30-01-2019.

CLICAR AQUI:
http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JANEIRO/30-01-2019.htm

O Livro dos Médiuns, assinado por Allan Kardec, foi  lançado em janeiro de 1861.
Periquitos. Araçatuba, SP. Foto Ismael Gobbo
Cão. Foto Ismael Gobbo
Balaão e o anjo. Óleo sobre tela de Gustav Jaeger. 1836.

...........................
.......................
..........

Deus fica irado por ele ter ido e envia o Anjo do Senhor (Números 22:22) para impedi-lo. No começo, o anjo é visto apenas pelo burroBalaão está cavalgando, o que tenta evitar o anjo. Depois que Balaão começa a punir o burro por se recusar a se mover, é milagrosamente dado o poder de falar com Balaão (Números 22:28), e ele reclama do tratamento de Balaão. Neste ponto, Balaão está autorizado a ver o anjo, que informa que o jumento é a única razão pela qual o anjo não matou Balaão. Balaão imediatamente se arrepende, mas é dito para continuar.
...........................
.......................
..........

Saltimbanques de Emile Bernard, 1887, óleo sobre tela, Museu Juan Manuel Blanes, Montevidéu
Materialização do espírito Ana, aos 14/12/1953, através de ectoplasma liberado pelo médium Peixotinho
O médium Francisco Cândido Xavier psicografando.
A conversação. pintura a óleo de homens que conversam, por Arnold Borisowich Lakhovsky
Praia de Biarritz. Óleo sobre tela por Paul Michel Dupuy.  (1913).
Pinacoteca do Estado de São Paulo. São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo.
Praia de Ipanema. Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo
schutel
Cairbar Schutel
Foto “O Clarim”, Matão, SP