BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPIRITA. 07-02-2019.

CLICAR AQUI:
http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/FEVEREIRO/07-02-2019.htm


Massacre dos judeus de Metz. França.

Metz
...........................
.....................
..............

Uma cidade de dois mil anos de idade, o oppidum celta do Médiomatriques , conhecido sob o nome latino de Divodurum Mediomatricorum , então como Mettis , torna-se a capital do reino franco da Austrásia . Cidade comercial do Império Carolíngio , Metz é a sede de um poderoso bispado e uma grande cidade comercial e bancária do Sacro Império Romano . Cobiçado pelo reino da França , Metz se tornou um reduto francês na XVI th  século, antes de ser anexada pelo Império Alemão na XIX th  século.
...........................
.....................
..............


Medalhão em bronze de 15,2 cm de diâmetro  retratando Lamennais.
 Por David d`Angers (criador Richard Frères). Imagem/fonte:


Lamennais:
Hughes Félicité Robert de Lamennais, foi um filósofo e escritor político francês. Wikipédia
Nascimento: 19 de junho de 1782, Saint-Malo, França
Falecimento: 27 de fevereiro de 1854, Paris, França
Página do jornal “Le Siècle” de 01-03-1854 noticiando a morte de Lamennais seu velório e enterro. Veja na segunda coluna “Nécrologie”..


.........................
.......................
...............
Papa Gregório XVI desautorizou as opiniões de Lamennais na Encíclica "Mirari vos", em Agosto de 1831. Não houve uma citação específica a ele e nem a seu jornal, mas tão somente uma censura implícita a ambos. Inicialmente, Lamennais suspendeu a distribuição do jornal, submetendo-se; mais tarde deixou a Igreja e defendeu a própria posição na obra "Paroles d'un croyant" (Palavras de um crente), condenada explícitamente na Encíclica "Singulari nos", em Julho de 1834, sendo citados tanto o autor quanto a obra.
Incansável, ele se devotou à causa do povo, colocando sua pena a serviço do Republicanismo e do Socialismo. Escreveu obras como "O Livro do Povo" (1838), "Os afazeres de Roma" e "Esboço de uma Filosofia". Chegou a ser condenado à prisão mas, já em 1848 foi eleito para a Assembleia Nacional, aposentando-se em 1851.
Por ocasião de sua morte, não desejando se reconciliar com a Igreja, foi sepultado em uma cova de indigente.
Leia mais:
Retrato de  Jean-Baptiste-Ambroise-Marcellin  Jobard (17-05-1792/ 27-10-1861)


Jobard foi um litógrafo belga, fotógrafo e inventor de origem francesa. Fundador do primeiro estabelecimento litográfico belga significativo, primeiro fotógrafo na Bélgica, em 16 de setembro de 1839, diretor do Museu da Indústria de Bruxelas (Museu da Indústria de Bruxelas) de 1841 a 1861, Jobard desempenhou um papel, hoje em dia, subestimado, no artístico , desenvolvimento tecnológico, científico e industrial da Bélgica Durante o período holandês e o reinado de Leopold I .
(Wikipedia)
Ilustração da cena da festa em Trimalcion por Georges-Antoine Rochegrosse
O festim de Trimalcion. Autor: Lovis Corinth


Satiricón (ou " Satyrica ", às vezes: Satyricon ) é um romance satírico escrito em latim e atribuído, com controvérsia, a Petronio. O romance, considerado um dos primeiros da literatura mundial, combina versos e prosa, latim clássico e vulgar . Ele consiste de uma história de quadro (geralmente intitulado As Aventuras de Encolpio ) e três narrativas encaixadas: efebo Histórico de Pérgamo , a Tale of the Matrona de Éfeso ea Ceia de Trimalchio, assim como inúmeros enredos de todos os tipos que se sucedem de forma correlativa.

O gigantesco e belo quadro “As Bodas de  Cana” de Paolo Veronese. Museu do Louvre, Paris, França. Fotos Ismael Gobbo
Delphine de Girardin 1853 por Vacquerie Auguste (1819-1895)

Ela nasceu em Aachen e batizou Delphine Gay . Sua mãe, a conhecida Madame Sophie Gay , criou-a no meio de uma brilhante sociedade literária. Sua prima era a escritora Hortense Allart . [1] Gay publicou dois volumes de miscelânea, Essais poetiques (1824) e Nouveaux Essais poétiques (1825). Uma visita à Itália em 1827, durante a qual ela foi entusiasticamente recebida pelos letrados de Roma e até coroada na capital, produziu vários poemas, dos quais o mais ambicioso foi Napoline (1833).
O casamento de Delphine em 1831 com Émile de Girardin abriu uma nova carreira literária. Os esboços contemporâneos que ela contribuiu de 1836 a 1839 para o La Presse , sob o nome de pluma de Charles de Launay , foram coletados sob o título de Lettres parisiennes (1843) e obtiveram um sucesso brilhante. Contes d'une ville fille a ses neveux (1832), La Canne de Monsieur de Balzac (1836) e Il ne faut pas jouer à la douleur (1853) estão entre os mais conhecidos de seus romances; e suas peças dramáticas em prosa e verso incluem L'École des journalistes (1840), Judith (1843),Cleópatra (1847), Lady Tartuffe (1853), e as comédias de um ato, C'est la faute du mari (1851), La Joie fait peur (1854), Le Chapeau d'un horloger (1854) e Une Femme qui deteste filho mari , que não apareceu até depois da morte do autor, que ocorreu em Paris.
Madame Girardin exerceu considerável influência pessoal na sociedade literária contemporânea, e em sua sala de visitas encontravam-se frequentemente Théophile Gautier , Honoré de Balzac , Alfred de Musset e Victor Hugo . Seus trabalhos coletados foram publicados em seis volumes (1860-1861). https://en.wikipedia.org/wiki/Delphine_de_Girardin

Outros nomes adotados pela escritora Delphine de Girardin
Delphine Gay de Girardin (1804-1855)
Vicomte Charles Delaunay (1804-1855)
Delphine Gay (1804-1855)
 
Allan Kardec, Codificador do Espiritismo.
Foi muito admirado pelo belga Jean-Baptiste-Ambroise-Marcellin  Jobard (vide acima)
Imagem/fonte: Biblioteca Nacional da França.
Jesus curando o cego. Óleo sobre tela de El Greco.

Ruas na saída de Jerusalém, Israel. Foto Ismael Gobbo
Auta de Souza

0 comentários: