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segunda-feira, 30 de setembro de 2019

NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA. 01-10-2019.

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Cabeça do imperador Nero executada em mármore de Paros* . Museu do Louvre, Paris, França. Foto Ismael Gobbo.


Nero Cláudio César Augusto Germânico (em latim Nero Claudius Cæsar Augustus GermanicusAnzio15 de dezembro de 37 d.C. — Roma9 de junho de 68),[1] foi um imperador romano que governou de 13 de outubro de 54 até a sua morte, a 9 de junho de 68.
Nascido com o nome de Lúcio Domício Enobarbo, era descendente de uma das principais famílias romanas, pelo pai Cneu Domício Enobarbo e da família imperial júlio-claudiana[2] através da mãe Agripina, a Jovem, filha de Germânico e neta de César Augusto. Ascendeu ao trono após a morte do seu tio Cláudio, que o nomeara o seu sucessor.
Durante o seu governo, focou-se principalmente na diplomacia e no comércio, e tentou aumentar o capital cultural do império. Ordenou a construção de diversos teatros e promoveu os jogos e provas atléticas. Diplomática e militarmente, o seu reinado caracterizou-se pelo sucesso contra o Império Parta, a repressão da revolta dos britânicos (6061) e uma melhora das relações com Grécia. Em 68 ocorreu um golpe de estado de vários governadores, após o qual, aparentemente, foi forçado a suicidar-se.[3]
O reinado de Nero é associado habitualmente à tirania e à extravagância.[4] É recordado por uma série de execuções sistemáticas, incluindo a da sua própria mãe[5] e o seu meio-irmão Britânico, e sobretudo pela crença generalizada de que, enquanto Roma ardia, ele estaria compondo com a sua lira,[6] além de ser um implacável perseguidor dos cristãos. Estas opiniões são baseadas primariamente nos escritos dos historiadores TácitoSuetônio e Dião Cássio. Poucas das fontes antigas que sobreviveram o descrevem dum modo favorável,[7] embora haja algumas que relatam a sua enorme popularidade entre o povo romano, sobretudo no Oriente.[8]
A fiabilidade das fontes que relatam os tirânicos atos de Nero é atualmente controversa. Separar a realidade da ficção, em relação às fontes antigas, pode ser impossível.[9]
Leia mais:


*  Paros
Paros (em gregoΠάρος, tr. Páros; em vênetoParo) é uma ilha grega do Mar Egeu central, uma das maiores ilhas do arquipélago das Cíclades. Estende-se a oeste da ilha de Naxos, da qual é separada por um canal, próximo da ilha de Antiparos.
Foi famosa durante toda a Antiguidade clássica pelo mármore que exportava.[1]

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Nero infante. Museu do Louvre, Paris, França. Foto Ismael Gobbo.
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Cristãos sendo usados como tochas humanas na perseguição sob Nero. Óleo sobre tela de Henryk Siemiradzki.
Incêndio de Roma. Óleo sobre tela de Hubert Robert.
Busto de Agripina, a Jovem. Século I. Museu Nacional de Varsóvia.

Agripina, a Jovem
Júlia Agripina Menor (em latimJúlia Agripina Minor[2]), também conhecida como Agripina, a Jovem ou Agripinila e, depois de 50, como Júlia Augusta Agripina, foi uma imperatriz-consorte romana e uma das mais poderosas mulheres da Dinastia júlio-claudiana. Ela era bisneta do imperador Augusto, sobrinha-neta e neta adotiva de Tibério, irmã de Calígula, sobrinha e quarta esposa de Cláudio e mãe de Nero.
Ela foi descrita nas fontes modernas e antigas com adjetivos como "implacável", "ambiciosa", "violenta" e "dominadora". Ela era bela, tinha boa reputação e, de acordo com Plínio, o Velho, ela tinha um canino duplo na direita da mandíbula superior, um sinal de boa sorte na época. Muitos dos historiadores antigos acusam Agripina de ter envenenado o imperador Cláudio, mas os relatos divergem entre si[3].
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“Domus Áurea”. A Casa Dourada de  Nero em restauração  no Monte Esquilino. Roma, Itália. Foto Ismael Gobbo
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Pirâmide Caio Céstio (18 – 12 a.C)  e Porta São Paulo,  na Muralha Aureliana, saída para
a Via Ostiense ligação de Roma a Óstia. Foto Ismael Gobbo
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Roma à época do imperador Constantino. Trecho reproduzido de  poster da maquete do Museo della Civiltà Romana. Roma, Itália.  Foto Ismael Gobbo.
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Alegoria que ilustra Francisco Cândido Xavier psicografando mensagem ditada pelo seu espírito-guia Emmanuel.

Thomas Edison e seu primeiro fonógrafo. Cortado da cópia da Biblioteca do Congresso dos EUA. Versão editada. Poeira removida por Arad . Imagem/fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Edison_and_phonograph_edit2.jpg
Guglielmo Marconi. retrato, cabeça e ombros, voltado para a esquerda.

Guglielmo Marconi (Bolonha25 de abril de 1874 — Roma20 de julho de 1937) foi um físico e inventor italiano.[2] Em língua portuguesa, é por vezes referido por Guilherme Marconi[3].
Inventor do primeiro sistema prático de telegrafia sem fios (TSF), em 1896. Marconi se baseou em estudos apresentados em 1897 por Nikola Tesla para em 1899 realizar a primeira transmissão através do Canal da Mancha. A teoria de que as ondas electromagnéticas poderiam propagar-se no espaço, formulada por James Clerk Maxwell, e comprovada pelas experiências de Heinrich Hertz, em 1888, foi utilizada por Marconi entre 1894 e 1895. 

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Cristo Redentor. Rio de Janeiro, Brasil. Inaugurado em 12 de outubro de 1931. Foto Ismael Gobbo


Durante a cerimônia de inauguração, a estátua foi iluminada por uma bateria de holofotes que acionada remotamente pelo pioneiro da rádio de ondas curtasGuglielmo Marconi, que estava a 9.200 quilômetros de distância, em Roma, na Itália.[16] A sua missa de inauguração aconteceu no Estádio de Laranjeiras, igualmente ocorrida no dia 12 de outubro de 1931.[20]
Leia mais:

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Rua Sala, em Lyon, França, onde esteve edificada a  casa onde nasceu  Allan Kardec.
Em primeiro plano a placa em homenagem ao codificador do Espiritismo oferecida pelos espiritas franceses.
Foto Ismael Gobbo 
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Placa em homenagem a Allan Kardec em Lyon, França. Foto Ismael Gobbo
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As obras básicas do Espiritismo codificado por Allan Kardec.

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Afresco do Santuário do Campo dos Pastores localizado em Bet Sahur (Casa dos vigias) a cerca de  3 km do centro de Belém. É um Bairro com cerca de 6.000 habitantes árabes, a maioria cristãos, que vivem do artesanato e do pastoreio de ovelhas.
Foto: Ismael Gobbo
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Campo dos pastores. Belém, Palestina. Fotos Ismael Gobbo.
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Cristo falando aos doutores do Templo . Quadro de Giovanni Serodine.
Museu do Louvre, Paris, França.  Foto Ismael Gobbo
As Bodas de Caná. Leandro dal Ponte, dito, Leandro Bassano. Museu do Louvre, Paris, França. Foto Ismael Gobbo.
A mulher adúltera. Lorenzo Lotto. Museu do Louvre, Paris, França. Foto Ismael Gobbo
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Sermão  da Montanha. Óleo sobre tela Carl Heinrich Bloch
Pietá. Giovanni Battista di Jacopo, dito Rosso Fiorentino. Óleo sobre madeira transferido para tela.
Museu do Louvre, Paris, França. Foto Ismael Gobbo.
Ceia em Emaús. Óleo sobre tela de Ticiano. Museu do Louvre, Paris, França. Foto Ismael Gobbo


E eis que no mesmo dia iam dois deles para uma aldeia, que distava de Jerusalém sessenta estádios, cujo nome era Emaús.
E iam falando entre si de tudo aquilo que havia sucedido.
E aconteceu que, indo eles falando entre si, e fazendo perguntas um ao outro, o mesmo Jesus se aproximou, e ia com eles.
Mas os olhos deles estavam como que fechados, para que o não conhecessem.
E ele lhes disse: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre vós, e por que estais tristes?
E, respondendo um, cujo nome era Cléopas, disse-lhe: És tu só peregrino em Jerusalém, e não sabes as coisas que nela têm sucedido nestes dias?
Lucas 24:13-18

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domingo, 29 de setembro de 2019

NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPIRITA. 30-09-2019.

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Vista da Torre e da Igreja de “Saint-Michel” (São Miguel).  Bordéus (Bordeaux), França.
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Porta dos Alemães em Metz, França. Moselle: [desenho] ​​/ Claudius Delorme ft
O Écho d'Alêm-Tumulo[1] (em grafia atual, O Eco d'Além-Túmulo) foi um periódico brasileiro, publicado na segunda metade do século XIX. Destacou-se por ser o primeiro de conteúdo espírita publicado no país.[2]

História
Editado em Salvador, na então Província da Bahia, a sua primeira edição veio a público em julho de 1869, doze anos após o lançamento de "O Livro dos Espíritos", na França. A sua publicação deu início à divulgação, em língua portuguesa, da doutrina espírita no país, uma vez que, até então, os textos disponíveis eram todos em língua francesa.[3]
O periódico era bimestral, com 56 páginas, tendo chegado a ser distribuído em Nova IorqueLondresParisLyonMadridBarcelonaSevilhaBolonha e na Catânia. Tinha como pilares a Liberdade, a Igualdade e a Fraternidade. Não tinha fins lucrativos, e parte das suas vendas era destinada à causa abolicionista.[2]
O seu editor, redator e distribuidor era Luís Olímpio Teles de Menezes, reconhecido pela sua ousadia, uma vez que, à época, a religião oficial do Estado, conforme estabelecido pela Constituição brasileira de 1824, era o catolicismo.[2] Por essa razão, as outras religiões só poderiam ser cultuadas em ambientes domésticos.
Leia mais
O ÉCHO D´ALEM-TUMULO em 1870.
Luiz Olympio Telles de Menezes
Luis Olimpio Teles de Menezes
Imagem: 

Leia sobre Luis Olimpio Teles de Menezes

Reformador da Federação Espírita Brasileira. Capa da 1ª. Edição 02/01/1883

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an Hus

Jan Hus , nascido Jan Husinec ( / h ʊ s / ; [1] Checa: [janeiro ɦus] ouvir )Sobre este som ; . C  1369 - 06 de julho de 1415), [2] às vezes anglicizado como John Hus ou John Huss , e referiu em textos históricos como Iohannes Hus ou Johannes Huss , foi um teólogo e filósofo tcheco que se tornou reformador de igrejas e inspirador do hussitismo , um predecessor essencial do protestantismoe uma figura seminal na Reforma Boêmia . Depois de John Wycliffe , o teórico da reforma eclesiástica, Hus é considerado o segundo reformador de igreja, como ele viveu antes de Lutero , Calvino e Zwingli . Seus ensinamentos tiveram forte influência sobre os estados da Europa Ocidental, mais imediatamente na aprovação de uma denominação religiosa boêmia reformada e, mais de um século depois, em Martin Luther . [3] Hus era um mestre, reitor e reitor [4] na Universidade Charles , em Praga .

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O rio Saône e a colina de Fourviére no século XVIII. Lião, França.
Em Lião nasceu Hippolyte Léon Denizard Rivail – Allan Kardec, aos 3 de outubro de 1804.
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Castelo de Yverdon-les-Bains. Suiça. Local onde funcionou o instituto de Pestalozzi onde Allan Kardec estudou.
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Pestalozzi com órfãos em Stans. Foi o grande mestre do codificador do Espiritismo, Allan Kardec


Na mensagem Lembrando Allan Kardec, do espírito Irmão X (Humberto de Campos), psicografada pelo médium Francisco Cândido Xavier, transcrita no link http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/SETEMBRO/30-09-2019.htm,   aquele afirma que Allan Kardec teria sido a reencarnação de Jan Hus por ação do próprio Cristo Jesus. Vale a pena estudar a vida e a obra de Jan Hus e a de Allan Kardec para fazer-se a comparação de forma técnica, independente da faixa religiosa. No meio espírita e fora dele é perfeitamente possível desenvolver esse trabalho. Matérias para mestrado, doutorado, pós doutorado, etc... Os espíritos deram as informações que são passíveis de serem comprovadas cientificamente. Kardec sempre trabalhou nessa linha.
Veja tambem o artigo abaixo transcrito: Jan Huss: 600 anos de desencarnação, de Enrique Eliseo Baldovino.
(Ismael Gobbo).

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Jesus em óleo sobre tela de Maria Tereza Braga e Allan Kardec (Wikipédia)

Enrique Eliseo Baldovino autografando.

Nosso amigo querido Enrique Eliseo Baldovino desencarnou aos 13 de fevereiro de 2019 e nos deixou verdadeiras preciosidades com sua competência e bondade. Nosso abraço e reconhecimento Baldovino. Continue nos ajudando como você  sempre fez.   Ismael Gobbo.
Leitura. Óleo sobre tela de Almeida Júnior. Pinacoteca do Estado de São Paulo.
São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo

Campanha do brinquedo Vovó Flozina Luiza.
Voluntários no dia da distribuição brincando com as crianças. Monte Carmelo, MG


sexta-feira, 27 de setembro de 2019

NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPIRITA. 28-09-2019.

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Ilustração: Espírito, Perispírito e Corpo.
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A morte e o avarento. Parte de um tríptico de Hieronymus Bosch.
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Capa do livro: “Quem tem medo da morte?” do saudoso escritor Richard Simonetti

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A luz. Foto Ismael Gobbo
Cemitério. Foto Ismael Gobbo
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Pintura em sarcófago egípcio com cenas de psicostasia “Pesagem da Alma”
* Museu Nacional da Quinta da Boa Vista. Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo
* Foto anterior ao incêndio do museu ocorrido no dia 02 de setembro de 2018 que deve ter
destruído estae outras tantas relíquias que o famoso museu abrigava.


Psicostasia é o nome atribuído a uma cena comum representada no Livro dos Mortos que retrata a cerimónia de pesagem do coração do defunto no tribunal da deusa Maat.
De acordo com as crenças dos habitantes do Antigo Egipto, a morte física não era o fim da existência, existindo a possibilidade de uma vida no Além. Historicamente esta vida no Além esteve de início reservada ao rei, tendo a partir do Império Médio se alargado a toda a população. Contudo, para se poder aceder a esta vida era necessário ter levado uma vida de acordo com a Maet (ou Maat), conceito egípcio que traduz a ideia da ordem universal marcada pela justiça e pela harmonia.
A pesagem do coração acontecia na sala das Duas Maet (também designada como sala Duas Verdades ou sala das Duas Justiças), onde existia uma grande balança colocada num pedestal em cujo topo se encontrava um babuíno. Na sala estavam presentes Osíris, sentado no trono, e quarenta e dois juízes.

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Foto do filme Nosso Lar gentilmente cedida por Wagner de Assis.
Os Fariseus questionam a Jesus. Aquarela de James Tissot.
Imagem/fonte:
Solidão. Óleo sobre tela de Frederic Leighton, 1st Baron Leighton
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Narciso. Óleo sobre tela de Caravaggio.

Narciso ou O Auto admirador (em grego antigoΝάρκισσος)[nota 1], na mitologia grega, era um herói do território de TéspiasBeócia, famoso por sua beleza e orgulho.
Várias versões do seu mito sobreviveram: a de Ovídio, das suas Metamorfoses; a de Pausânias, do seu Guia para a Grécia (9.31.7); e uma encontrada nos Papiros de OxirrincoChenoboskion, também chamada Oxyrhynchus. Era filho do deus-rio Cefiso e da ninfa Liríope. No dia do seu nascimento, o adivinho Tirésias vaticinou que Narciso teria vida longa desde que jamais contemplasse a própria figura. Seu equivalente romano é Valentim; ainda que este seja pouco representado, e comumente confundido com Cupido.
Leia mais:
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A conversação. pintura a óleo de homens que conversam, por Arnold Borisowich Lakhovsky
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Chico Xavier no Grupo Espírita da Prece. Uberaba, MG. Foto Ismael Gobbo
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O otimista e o pessimista. Óleo em madeira por Vladimir Makovscy
Imagem/fonte:
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A Caridade. Óleo sobre painel de madeira por Jean François Millet.
Igreja Matriz de Nossa Senhora de Lourdes. Catedral de Pedra. Canela, RS. Foto Ismael Gobbo
Publicação do jornal Momento Espírita do CEAC Bauru
Outubro/2019