BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA. 22-01-2019.

CLICAR AQUI:
http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JANEIRO/22-01-2019.htm

Uma visão de Paris da Pont Neuf. 1763. Óleo sobre tela de Jean-Baptiste Raguenet.
Imagem/fonte:
O rio Sena e Catedral Notre Dame. Paris, França. Foto Ismael Gobbo.
Um quarto no Hôtel Dieu em Paris por volta de 1500. À direita, as irmãs servem refeições aos doentes. À esquerda, no primeiro plano, duas irmãs cosem as mortalhas dos mortos, diante do leito de moribundos, onde um padre administra os últimos sacramentos.
Antigo Hotel Dieu de Paris. Entre 1865 e 1868.
Imagem/fonte:




Hôtel-Dieu de Paris ( pronunciação francesa: [otɛl Djo də paʁi] ), fundada por São Landry em 651 AD é o mais antigo hospital na cidade de Paris , França , e é o mais central da Assistance Publique - Hôpitaux de Paris Hospitais (AP-HP). O hospital está associado à Faculté de Médecine Paris-Descartes . Ele ainda reside na margem da Île de la Cité , ao lado de Notre-Dame , ligado ao "Rive Gauche" pelo Pont au Double. Embora a instalação tenha sido devastada por incêndios desastrosos em várias ocasiões (a arquitetura atual remonta a 1877), os dois edifícios da instalação foram originalmente construídos nos séculos VII e XVII. Foi construído como um símbolo de caridade e hospitalidade . Foi o único hospital em Paris até o Renascimento .

O Hotel-Dieu em Paris em julho e agosto de 1830. História do que aconteceu.
Tobias e o anjo. Têmpera de ovo em madeira de álamo de Andrea Verrocchio.
Alfred de Musset. Litografia por Gavarni (1804-1866)

Alfred Louis Charles de Musset (Paris11 de Dezembro de 1810 — Paris, 2 de Maio de 1857) foi um poetanovelista e dramaturgofrancês do século XIX, um dos expoentes mais conhecidos do período literário conhecido como o Romantismo. Diz-se que ele foi "o mais clássico dos românticos e o mais romântico dos clássicos". O seu estilo influenciou profundamente a literatura europeia, tendo surgido múltiplos seguidores, entre os quais se conta o poeta português Fausto Guedes Teixeira, o expoente máximo do neo-romantismo na poesia lusófona.

Túmulo de Alfred de Musset no Cemitério Père Lachaise. Paris, França. Foto Ismael Gobbo.


O cemitério Père-Lachaise é referência turística, ao lado de outros grandes cemitérios de Paris, como Montparnasse e Montmartre.  Todavia, nenhum deles tem a fama do Père Lachaise, onde estão sepultadas personalidades famosas, expoentes das ciências, filosofia, religião, política, pintura, escultura, cinema, teatro, literatura, etc.
Os que visitam Paris, a capital mundial do turismo,  têm no famoso cemitério um grande desafio: o de tentar localizar o maior número possível de notáveis que constam no mapa do cemitério, entre elas as de Alfred de Musset, Auguste Comte, Camille Pissarro, Edith Piaf, Claude Bernard, Maria Callas, Oscar Wilde, Théodore Géricault, Frédéric Chopin, Vivant Denon,  Gay Lussac, Samuel Hahnemann, Honoré de  Balzac, Jean-François Champollion, Jim Morrison, Louis Viscont, Vincenzo  Bellini, Luigi Cherubini, Gustave Doré, Molière, La Fontaine, Marcel Proust, Sarah Bernhardt, Simone Signoret, Georges Bizet,  Amedeo Modigliani,  e dezenas e dezenas de outros vultos de destaque. (Ismael Gobbo)
 Gérard de Nerval.

Gérard de Nerval (Paris, 22 de Maio de 1808 - 25 de Janeiro de 1855) foi um escritor do século XIX. É um dos autores mais importantes da literatura francesa.
François Fénelon *. Óleo sobre tela por Joseph Vivien.



François Fénelon, pseudônimo de François de Salignac de La Mothe-Fénelon (6 de agosto de 1651 - 7 de janeiro de 1715), também conhecido como ''o Cisne de Cambrai'', foi um teólogo católicopoeta e escritor francês, cujas ideias liberais sobre política e educação, esbarravam contra o "statu quo" da Igreja e do Estado dessa época. Pertenceu à Academia Francesa de Letras. (Wikipedia)


 O espírito Fénelon participou da obra da Codificação do Espiritismo através de mensagens que constam das obras básicas,
dentre elas “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, assinado por Allan Kardec.
O retorno do filho pródigo. Óleo sobre tela de Guercino
Jesus e a mulher adúltera. Estátua em mármore de Rodolfo Bernardelli (1884).
Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo
Melancolia. óleo , pastel e lápis sobre tela de Edvard Munch. 1891.
Luz e Cor (Teoria de Goethe)- A Manhã após o Dilúvio. Moisés Escrevendo o Livro de Gênesis. Pintura de JMW Turner.


LEIA SOBRE A TEORIA DAS CORES AQUI:

Crisálida (Pupa) de uma Borboleta Corvo Comum (núcleo Euploea. Ilustra a origem grega do termo: χρυσός (chrysós) para Ouro. Tirada em Tirunelveli, Tamil Nadu, Índia.
Imagem/fonte:
Corvo comum ( core core Euploea ), Kumarakom, Kerala, Índia
Carga das canoas. Óleo sobre tela de Oscar Pereira da Silva. Museu Paulista- USP.
Exposto no Museu Republicano em Itú, SP. Foto Ismael Gobbo.
DSC00462
Placa no túmulo de Batuíra no Cemitério da Consolação em São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo