BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

terça-feira, 2 de julho de 2019

BOLETIM DIÁRIO DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA. 03-07-2019.

CLICAR AQUI:
http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JULHO/03-07-2019.htm

Medalhão com  a imagem de Apolônio de Tiana.



Apolônio de Tiana (pt-BR) ou Apolónio de Tiana (pt) (em gregoΑπολλώνιος ο Τυανέας Tiana, 15 d.C. – Éfeso, c. 100 d.C.)[1] foi um filósofo neo-pitagórico e professor de origem grega. Seus ensinamentos influenciaram o pensamento científico por séculos após a sua morte.
Leia mais:

Aqueduto romano de Tiana*. Autor Htkava.


* Em Tiana nasceu o filósofo Apolônio.

Tyana ( grego antigo : Hανα ; Hittite Tuwanuwa ) era uma antiga cidade na região da Anatólia da Capadócia , na moderna Kemerhisar , província de Niğde , na Anatólia Central , na Turquia . Era a capital de um reino neo-hitita de língua Luiana no primeiro milênio aC.
http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/OUTUBRO/23-10-2018_arquivos/image066.jpg
Herma do filósofo grego Pitágoras* . Cópia romana de original grego. Museus Capitolinos, Roma, Itália, em exposição no Coliseu. Foto por Ismael Gobbo aos 23-12-2012.

*  Apolônio de Tiana estudou e adotou a filosofia de Pitágoras. 
A Escola de Atenas. Afresco por Rafael Sanzio.
Busto da famosa imperatriz Júlia Domna*. Museu do Louvre. Paris, França. Foto  Ismael Gobbo.



* Foi a pedido de Júlia Domna que Filóstrato escreveu sobre Apolônio de Tiana.


Julia Domna (160-217 dC) foi uma consorte da Imperatriz romana de 193 a 211. Ela nasceu em Emesa (atual Homs ) na Síria, em uma família árabe de sacerdotes da divindade de Heliogábalo . Ela se casou com Septimius Severus em algum momento durante o final dos anos 180. Uma guerra civil pelo trono romano eclodiu em 193, e pouco depois Severus declarou-se imperador. A guerra terminou em 197 com a derrota do último dos oponentes de Severus.
Como imperatriz, Julia recebeu títulos como "mãe dos acampamentos do exército". Ela era famosa por sua influência política, social e filosófica. Seus dois filhos com Severus sucederam seu pai após sua morte em 211. Eles tinham um relacionamento perturbado e Julia agiu como seu mediador, mas o mais velho, Caracalla , teve seu irmão Geta assassinado mais tarde naquele ano. Julia cometeu suicídio em 217 ao saber do assassinato de Caracalla.
Após a morte de Julia Domna, sua irmã mais velha, Julia Maesa, defendeu com sucesso o poder político. A dinastia de Severan foi restaurada ao poder com a ascensão do neto de Júlia Maesa, Heliogábalo , em 218. Ela continuou a governar até 235, quando o reinado de Severo Alexandre , primo e sucessor de Heliogábalo, terminou, marcando o início da Crise do Império. Terceiro século .
.....................
..............
......

Julia Domna é lembrada por encorajar Philostratus a escrever a Vida de Apolônio de Tiana . [24] Acredita-se que Julia tenha morrido antes que Filóstrato pudesse terminar seu trabalho de oito volumes. [17] Ela também influenciou a moda romana: o penteado que ela usou mais tarde seria usado pela imperatriz romana Cornelia Salonina e pela rainha Palmyran Zenobia . [25] Julia parece ter introduzido o uso de perucas, um costume dos assírios , para Roma. [26]
Leia mais sobre Julia Domna

Busto do imperador romano Septimo Severo, marido da imperatriz Júlia Domna.
Museu do Louvre, Paris, França. Foto Ismael Gobbo.


Lúcio Septímio Severo (pt) ou Lúcio Sétimo Severo (pt-BR) (em latimLucius Septimius Severus PertinaxLéptis Magna11 de abrilde 146 - Eboraco4 de fevereiro de 211) foi imperador romano de 193 a 211. Foi o primeiro cidadão oriundo de província, sem ascendentes romanos, a atingir o trono. Quando morreu foi proclamado Divus pelo senado.

..................
...........
.......

Contraiu matrimônio com Júlia Domna, uma mulher árabe da Síria.[10] Dona era filha de Júlio Basiano, sumo sacerdote do Templo do Sol de Emèse. Fruto deste matrimônio nasceram duas crianças, Geta e Caracala.[11]

Leia mais aqui:

Roma à época do imperador Constantino. Trecho reproduzido de  poster da maquete do Museo della Civiltà Romana. Roma, Itália.  Foto Ismael Gobbo.
Vista atual de Roma mais ou menos  na posição da maquete acima reproduzida do Museo della Civiltà Romana.
À esquerda no alto o Coliseu. Foto Ismael Gobbo.
A conversão de São Paulo. Óleo sobre tela por Luca Giordano.
Imagem/fonte: 
http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/FEVEREIRO/22-02-2019_arquivos/image042.jpg
Ananias restaurando a visão de Paulo. Obra de Pietro da Cortona
http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/FEVEREIRO/22-02-2019_arquivos/image043.jpg
Pregação de São Paulo no Areópago de Atenas. Obra de Rafael (1515)
Imagem/fonte:
São Pedro e São Paulo. Pintura de El Grego exposta no Museu Nacional de Arte da Catalunha.
Barcelona, Espanha. Foto Ismael Gobbo.
O Angelus. Óleo sobre tela de Jean-François Millet. 1857/1859.
Imagem/fonte:
http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MARCO/12-03-2019_arquivos/image012.jpg

Prece do “Pai Nosso”. Aquarela por James Tissot
Imagem/fonte: