BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

terça-feira, 26 de novembro de 2019

NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA. 27-11-2019.

CLICAR AQUI:
http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/NOVEMBRO/27-11-2019.htm

O ataque do almirante Duperré  durante a tomada de Argel em 1830


Argélia Francesa ( Francês : Alger a 1839, então Algérie depois; [1] não oficialmente française Algérie , [2] [3] árabe : الجزائر المستعمرة , também conhecida como Colonial Argélia , começou em 1830 com a invasão de Argel e durou até 1962 , sob uma variedade de sistemas governamentais.De 1848 até a independência, toda a região mediterrânea da Argélia foi administrada como parte integrante da França.
Um dos territórios ultramarinos mais antigos da França, a Argélia tornou-se um destino para centenas de milhares de imigrantes europeus conhecidos como cólons e, mais tarde, pieds-noirs . No entanto, a população muçulmana indígena permaneceu a maioria da população do território ao longo de sua história. Gradualmente, a insatisfação da população muçulmana com sua falta de status político e econômico alimenta apelos a uma maior autonomia política e, eventualmente, à independência da França. As tensões entre os dois grupos populacionais vieram à tona em 1954, quando começaram os primeiros eventos violentos do que mais tarde foi chamado de Guerra da Argélia , caracterizado pela guerra de guerrilha e métodos ilegais.usado pelos franceses para conter a revolta. A guerra terminou em 1962, quando a Argélia conquistou a independência após os acordos Evian de março de 1962 e o referendo de autodeterminação de julho de 1962 .
Durante seus últimos anos de existência, a Argélia francesa era, como parte da França, um estado membro fundador das Nações Unidas , da OTAN e da Comunidade Econômica Européia (mais tarde, União Européia ).
Leia mais:
Cerco a Constantina em outubro de 1837. Pintura de Horace Vernet.
Imagem/fonte:


Constantine ( árabe : قسنطينة Qusanṭīnah , também escrito Qacentina [3] ou Kasantina , é a capital da província de Constantine no nordeste da Argélia . Durante a época romana era chamado Cirta e foi renomeado "Constantina" em honra do imperador Constantino, o Grande . Foi a capital do departamento francês de Constantino até 1962. Localizada um pouco no interior, Constantine fica a cerca de 80 quilômetros da costa do Mediterrâneo, nas margens do pequeno rio Rhumel (mais de um riacho).
Constantino é considerada a capital do leste da Argélia e o centro comercial de sua região, e tem uma população de cerca de 450.000 habitantes (938.475 [4] com a aglomeração), tornando-a a terceira maior cidade do país depois de Argel e Orã . Existem vários museus e locais históricos localizados na cidade. Constantino é freqüentemente chamada de "Cidade das Pontes" devido às inúmeras pontes pitorescas que conectam as várias colinas, vales e barrancos nos quais a cidade é construída.
Constantino foi nomeada Capital Árabe da Cultura em 2015. [5]
Leia mais:

A captura de Constantina. 13-10-1837. Óleo sobre tela de Horace Vernet.
Cagliostro.

Alessandro, Conde de Cagliostro (Palermo2 de junho de 1743 — San Leo26 de agosto de 1795) era o pseudônimo[1] do viajanteocultistaalquimistacurandeiro e maçom Giuseppe Giovanni Battista Vincenzo Pietro Antonio Matteo Balsamo.
Figura controversa do século XVIII, Cagliostro, como ficou conhecido, dizia ter poderes sobrenaturais. Por conta da fama, circulou entre a nobreza europeia, mas foi preso por ter aplicado golpes. Sua credibilidade foi contestada principalmente depois da sua morte. O historiador Thomas Carlyle (1795-1881) classificou Cagliostro como o "Príncipe dos Charlatões".
Leia mais:

Mesmer e seus discípulos Joseph Philippe François Deleuze et Armand Marie Jacques de Chastenet de Puységur
Imagem/fonte: 

Franz Anton Mesmer, Friedrich Mesmer  porém mais conhecido por 
Franz Mesmer ( /ˈmɛzmər/;[1] alemão: [ˈmɛsmɐ] Iznang, de 1734 — Meersburg5 de março de 1815) foi um médico suábio, linguista, advogadomúsico e fundador da teoria do magnetismo animal chamada Mesmerismo[2]. Devido às suas alegações parapsicológicas e outras consideradas pseudocientíficas [3]foi definido por alguns, um charlatão,[4][5][6][7][8][9] e ao mesmo tempo foi relatado como o percursor do primeiro movimento em larga escala a trazer atenção para o desenvolvimento do mundo acadêmico ocidental para os fenômenos paranormais[10][11] sendo assim muito respeitado por outros [12][13] .
Arquivo: Possedées de Morzine.jpg
Possuídos de Morzine.
Quadro que descreve a cerimônia de confirmação de 1864 em Morzine. O bispo de Annecy molestado pelas mulheres da comunidade "possuído por demônios". Encontro 1864
Pintura em ferro de Laurent Baud (1827-1907)



Possuído de Morzine:
possuido de Morzine é o nome dado a um fenômeno coletivo de posse , chamada mal de Morzine , que teve lugar NO XIX th  século da cidade de Morzine em Haute-Savoie .

História
Por cerca de treze anos, de 1857 a 1870, dezenas de mulheres morzinas foram acometidas de convulsões , alucinações e ataques sonambúlicos . Eles disseram que estavam possuídos por demônios.
O Dr. Augustin Constans, inspetor geral dos manicômios e um dos médicos que examinaram os pacientes, descreveu esses fatos como "uma epidemia de histero-demonopatia". A psiquiatria contemporânea poderia chamar essas crises de " histeria de conversão  ".
Este caso teve, numa época em que a psiquiatria era uma especialidade gagueira, uma grande publicidade. As revistas científicas ecoaram os fatos 1 , 2 , 3 , Joseph Arthaud , médico alienista do asilo Vinatier em Bron, especialmente para examinar os Morzinoises. Magnetizadores e espiritualistas também se mudou 4 , 5 "O espírita Allan Kardec 6 foi para Morzine antes de ser reprimido pelos gendarmes.
São Francisco de Borja executando um exorcismo. Pintura de Francisco Goya.
O homem possuído na sinagoga. Aquarela de James Tissot.
Imagem/fonte:
Passe magnético espírita após a palestra pública,  no Solar Eunice Weaver. Birigui, SP. Foto Ismael Gobbo.
Lião, França, em 1869. Vista da Cruz Vermelha.
Placa em homenagem a Allan Kardec oferecida pelos espíritas franceses. Lião, França. Próximo ficava a casa
onde Kardec nasceu. Foto Ismael Gobbo
Túmulo do Dr. Bezerra de Menezes. Cemitério do Cajú. Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Foto Ismael Gobbo
Busto de Adoniran Barbosa na Praça Don Orione.
São Paulo, SP. Foto Ismael Gobbo


Adoniran Barbosanome artístico de João Rubinato[1] (Valinhos6 de agosto de 1910 – São Paulo23 de novembro de 1982), foi um compositorcantorhumorista e ator brasileiro.
Rubinato representava em programas de rádio diversas personagens, entre as quais, Adoniran Barbosa, que acabou por se confundir com seu criador dada a sua grande popularidade. Adoniran ficou conhecido nacionalmente como o pai do samba paulista.
Leia mais:

Exposição Trem das Onze –Uma Viagem Pelo Mundo de Adoniran” realizada na Torre Santander, São Paulo, entre 24/07/2018 e 27/01/2019. Reprodução como visitante por Ismael Gobbo aos 22/11/2018.
Certidão de Nascimento original de João Rubinato.
Exposição Trem das Onze –Uma Viagem Pelo Mundo de Adoniran” realizada na Torre Santander, São Paulo, entre 24/07/2018 e 27/01/2019. Reprodução como visitante por Ismael Gobbo aos 22/11/2018.
Foto de Adoniran Barbosa com dedicatória para Matilde de Lutiis, sua segunda esposa. 1945.
Exposição Trem das Onze –Uma Viagem Pelo Mundo de Adoniran” realizada na Torre Santander, São Paulo, entre 24/07/2018 e 27/01/2019. Reprodução como visitante por Ismael Gobbo aos 22/11/2018.
Na vitrola,  Adoniran toca a gravação de Malvina para amigos. 1952.
Exposição Trem das Onze –Uma Viagem Pelo Mundo de Adoniran” realizada na Torre Santander, São Paulo, entre 24/07/2018 e 27/01/2019. Reprodução como visitante por Ismael Gobbo aos 22/11/2018.
Os Demônios da Garoa em suas primeiras formações. Década de 1940.
Exposição Trem das Onze –Uma Viagem Pelo Mundo de Adoniran” realizada na Torre Santander, São Paulo, entre 24/07/2018 e 27/01/2019. Reprodução como visitante por Ismael Gobbo aos 22/11/2018.

OUÇA TREM DAS ONZE
COM ADONIRAN BARBOSA

Foto do Tramway Cantareira. 1949.

Tramway da Cantareira ou Estrada de Ferro Cantareira foi uma ferrovia urbana de trens de carga e passageiros, que operou no município de São Paulo, entre o bairro do Pari e a Cantareira (pouco além do atual bairro do Tremembé), além de um ramal que seguia até o município de Guarulhos. Iniciou suas operações no fim do século XIX e permaneceu ativa até 1965, quando foi suprimida pelo transporte rodoviário. Hoje, parte do trajeto é executado pela linha 1-Azul do Metrô de São Paulo.
Leia mais:

Jardim de rosas na Casa das Rosas. Av. Paulista, 37, São Paulo, Brasil. Foto Ismael Gobbo.