BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sábado, 16 de junho de 2018

NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA, 16-06-2018.

CLICAR AQUI:



François de Paris.


François de Pâris (3 de junho de 1690 - 1 de maio de 1727) foi um diácono católico francês e teólogo, um defensor do jansenismo . Ele tornou-se diácono do Oratório de St. Magloire e foi conhecido por sua crítica à bula papal Unigenitus , que condenou a tradução anotada de Pasquier Quesnel da Bíblia. Ele deu seus rendimentos aos pobres e, em sua aposentadoria, ele vivia em um estado de extrema pobreza. Após a sua morte, o seu local de enterro ganhou uma reputação de eventos sobrenaturais e a base dos convulsionários de Saint-Médard,onde ele é enterrado. Em 1731 houve um movimento pelos jansenistas para canonizar François de Pâris como santo em reconhecimento aos milagres que teriam sido realizados ali, e o cardeal arcebispo Louis Antoine de Noailles , que havia investigado vários dos relatos em 1728, havia iniciado o processo de beatificação.  https://en.wikipedia.org/wiki/Fran%C3%A7ois_de_P%C3%A2ris
O túmulo de François de Paris, diácono da igreja de Paris.
Retrato artístico de ajuda em uma reunião convulsionária. Gravura anônima do século XVIII.
Imagem/fonte:
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/e1/The_Fox_and_the_Grapes_-_Project_Gutenberg_etext_19994.jpg
A Raposa e as Uvas.
A raposa e as uvas, ilustrado por Milo Winter, em uma antologia de Esopo (1919).
Lixo em terreno urbano. SP/Brasil. Foto Ismael Gobbo.
Riacho poluído. SP/Brasil. Foto Ismael Gobbo.
Jovens no trabalho voluntário “Hazla por tu playa”  que faz limpeza de praias e rios.  Miraflores, Lima, Peru.
Fotos Ismael Gobbo
Agripa Menênio Lanato (cônsul em 503 a.C.)

Agripa Menênio Lanato (em latimAgrippa Menenius Lanatus493 a.C.), chamado também de Menênio Agripa, foi um cônsuldos primeiros anos da República Romana em 503 a.C., juntamente com Públio Postúmio Tuberto.
.......................
................

Foi vencedor na guerra contra os sabinos e recebeu um triunfo, celebrado em 4 de abril em 503 a.C. Segundo Lívio, ele também liderou as tropas romanas contra a cidade latina de Pomécia[1][2][3].
Segundo Lívio, que escreveu quinhentos anos depois dos fatos, Menênio foi escolhido pelos patrícios durante a secessão da plebe, em 494 a.C., para persuadir os plebeus a terminar com a revolta. Ainda de acordo com Lívio, Menênio inventou uma fábula sobre as partes do corpo humano e como cada uma tinha seu propósito no objetivo maior, que é o funcionamento do corpo. O resto do corpo acreditou que o estômago estava se aproveitando e, assim, resolveu parar de nutri-lo. Logo, outras partes começaram a ficar fatigadas e incapazes de funcionar, pois perceberam que o estômago tinha uma função e o resto do corpo era nada sem ele. Na história, o estômago representa os patrícios e o resto do corpo, a plebe. No fim, continua Lívio, um acordo foi firmado entre patrícios e plebeus que incluía a criação do tribuno da plebe[4].
Não é improvável que São Paulo, um educado cidadão romano, soubesse da história (mas não necessariamente através de Lívio) e tenha sido inspirado por ela quando utilizou a mesma parábola para admoestar os primeiros cristãos de Corinto (I Coríntios 12:13-26). Esta imagem não era desconhecida sequer para Lívio e já aparece em Xenofonte(Memorabilia 2.iii.18) e em Cícero (De Officiis III.v.22).

Magnetismo Animal. Ilustração.
informese_personalidade_peixotinho2_
Peixotinho e Chico Xavier no ano de 1953

quinta-feira, 14 de junho de 2018

NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPIRITA. 15-06-2018.

CLICAR AQUI:
http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/JUNHO/15-06-2018.htm

Beest_Street_in_The_Hague
Rua em Haia. Óleo sobre tela por Sybrand van Beest.
Casamento de Luis XIV e Maria Teresa. Óleo sobre tela por Jacques Laumosnier.


Luís XIV (Saint-Germain-en-Laye5 de setembro de 1638 – Versalhes1 de setembro de 1715), apelidado de "o Grande" e "Rei Sol", foi o Rei da França e Navarra de 1643 até à sua morte. Seu reinado de 72 anos é o mais longo de toda história do planeta; Nenhum outro monarca ocupou um trono por tanto tempo. Foi um dos líderes da crescente centralização de poder na era do absolutismo europeu.  https://pt.wikipedia.org/wiki/Lu%C3%ADs_XIV_de_Fran%C3%A7a
Lamennais. Obra de  Jean-Baptiste Paulin Guérin


Hughes Félicité Robert de Lamennais (Saint-Malo19 de junho de 1782 - Paris27 de fevereiro de 1854), foi um filósofo e escritorpolítico francês.[1]
A Rainha Margot  de  Alexandre Dumas.
Retrato de Margarida de Valois


 Margarida de Valois ( francês : Marguerite , 14 de maio de 1553 - 27 de março de 1615), geralmente Margot , era uma princesa francesa da dinastia dos Valois que se tornou rainha consorte de Navarra e mais tarde também da França .
Por seu casamento com Henrique III de Navarra (mais tarde Henrique IV da França), ela foi rainha de Navarra e depois da França na ascensão do trono a seu marido em 1589. Seu casamento foi anulado em 1599 por decisão do papa. Ela era filha do rei Henrique II da França e Catarina de Médicis e irmã dos reis Francisco II , Carlos IX e Henrique III . 

Vista aérea do Palácio de Versalhes.
Imagem/fonte:


Palácio de Versalhes (em francêsChâteau de Versailles) é um castelo real localizado na cidade de Versalhes, uma aldeia rural à época de sua construção, mas actualmente um subúrbio de Paris. Desde 1682, quando Luís XIV se mudou de Paris, até a família real ser forçada a voltar à capital em 1789, a Corte de Versalhes foi o centro do poder do Antigo Regime na França. Wikipedia.
A cadeira no caminho. Foto Ismael Gobbo
Paisagem com a “Parábola do Semeador”. Óleo no painel por Pieter Bruegel.
Joio.
"Mas enquanto os homens dormiam, seu inimigo veio e semeou joio".

Lições de Objetos de Cristo por Ellen Gould Harmon White, página 73 https://archive.org/details/christsobjectles00whitrich

artistas de Nova York contratados pela Pacific Press Publishing Company expressamente para ilustrar este livro (página 8)
Campos de trigo no Estado do Paraná, Brasil. Fotos Ismael Gobbo.

quarta-feira, 13 de junho de 2018

NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPIRITA. 14-06-2018.

CLICAR AQUI:
http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/JUNHO/14-06-2018.htm

M_Comettant___[photographie_tirage_[...]Atelier_Nadar_btv1b53072134g
Oscar Comettant (1819 – 1898)


Compositor e musicógrafo. - Crítica musical no "século" e colaborador do "Ménestrel"
Jornal “Le Siècle” de 27-10-1859. Artigo “Le Monde des Esprits”
Catedral de Havana. Óleo sobre tela por Dominic Serres. 1762.
Sétif (Argélia) durante a colonização. Grande Hotel da França.
Retrato de Urbain Grandier
Rio Piracicaba. Piracicaba, SP. Foto Ismael Gobbo 13-06-2018.
Parábola do credor incompassivo em óleo sobre tela de Domenico
Imagem/fonte:
Jesus e a mulher adúltera. Estátua em mármore de Rodolfo Bernardelli (1884).
Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo

terça-feira, 12 de junho de 2018

NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA. 13-06-2018.

CLICAR AQUI:
http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/JUNHO/13-06-2018.htm

Departamento do Alto Reno.


Este é um fascinante mapa de 1852 do departamento francês do Alto Reno, na França. Esta área montanhosa faz parte da região vinícola da Alsácia e é conhecida por sua produção de Pinot Noir e Pinot Gris. O mapa propriamente dito é cercado por elaboradas gravuras decorativas projetadas para ilustrar tanto a beleza natural quanto a riqueza comercial da terra. Há uma breve história textual das regiões representadas nos lados esquerdo e direito do mapa. Publicado por V. Levasseur na edição de 1852 do seu Atlas Nacional de la France Illustree.

Vinhedos, em, Kaysersberg, Alsácia, França.
Livro Céu e Terra por Jean Raynaud
Jornal “Le Patrie” de 16 de dezembro de 1858. Página 1
Girolamo Savonarola




Girolamo Savonarola (Ferrara21 de setembro de 1452 — Florença23 de maio de 1498), cujo nome é por vezes traduzido como Jerônimo Savonarola ou Hieronymous Savonarola, foi um padre dominicano e pregador na Florença renascentista que ficou conhecido por suas profecias, pela destruição de objectos de arte e artigos de origem secular e seus apelos de reforma da igreja católica.
Savonarola veio de uma antiga e tradicional família de Ferrara. Devotou-se ao estudo da filosofia e medicina e em 1474, durante uma viagem a Faenza, ouviu um sermão proferido por um padre agostiniano, que o fez resolver renunciar ao mundo, incorporando-se à ordem dominicana na Bolonha sem o conhecimento de seus pais.
Savonarola declarava-se um profeta, e escreveu sobre suas visões em seu Compendium revelationum, em que ele associava a corrupção do clero com um dilúvio de pecados e libertinagem e o rei Carlos VIII da França a um "novo Ciro". Quando a França invadiu a Itália e ameaçou intervir na Florença em 1494, essas profecias pareceram se realizar e Savonarola conseguiu suporte público para afastar os Médici do poder e declarar a Florença uma "república popular".
................................
.......................
.................
Estátua de Luís IX, Basilique du Sacré-Cœur de Montmartre. Paris, França.
Imagem/fonte


Louis IX (25 de abril de 1214 - 25 de agosto de 1270), comumente conhecido como São Luís , era rei da França e é um santo católicoanglicano canonizado . Luís foi coroado em Reims aos 12 anos, após a morte de seu pai Luís VIII, o Leão , embora sua mãe, Blanche de Castela , governasse o reino até que ele atingisse a maturidade. Durante a infância de Luís, Blanche lidou com a oposição de vassalos rebeldes e pôs fim à Cruzada Albigense que havia começado 20 anos antes.

..............................
.........................
.............
Santo Antonio com o lírio. Escola de Girolamo Forabosco.
 Basílica de Santo Antonio de Pádua. Pádua, Itália.Foto Ismael Gobbo


Santo António (português europeu) ou Antônio (português brasileiro) de Lisboa, também conhecido como Santo António de Pádua[nt 1]OFM (Lisboa15 de agosto de 1191-1195? — Pádua13 de junho de 1231), de sobrenome incerto mas batizado como Fernando, foi um Doutor da Igreja que viveu na viragem dos séculos XII e XIII[1].
Na Basílica de Santo Antonio de Pádua há um grande setor com exposição de objetos oferecidos como
agradecimentos por   “milagres”, nascimento de filhos, amor conjugal, etc...  Foto Ismael Gobbo
Marco Aurélio Valério Cláudio (em latimMarcus Aurelius Valerius Claudius Augustus)
ou Cláudio II (ca. 213 — Sirmio (Bálcãs), 270), dito Gótico (Gothicus), foi um general e imperador romano.


O primeiro dos dois bustos de bronze gêmeo de Claudius II "o gótico" (268/269 dC). Os retratos de bronze dourado, cinco dos imperadores romanos e um de uma imperatriz, estavam escondidos sob o templo Capitolino em Brescia , juntamente com outros objetos de bronze, para evitar as conseqüências de um possível saque da cidade no século 4 ou 5, e desenterraram apenas em 1826. Eles agora são exibidos no Museu Arqueológico deSanta Giulia, em Brescia , Itália.
São Valentim
Reconstrução facial forense de São Valentim. Cícero Moraes, José Luís Lira, ABRHAGI,
Santa Maria in Cosmedin, Marcos Paulo Salles 




Reconstrução 3D

Em 13 de fevereiro de 2017 foi anunciada e apresentada ao mundo a face de São Valentim, reconstruída pelo designer 3D brasileiro Cícero Moraes a partir de fotos do crânio produzidas em Roma pelo hagiólogo brasileiro José Luís Lira. O rosto de São Valentim foi reconstruído através de técnicas de modelagem e aproximação facial forense em um processo que levou 3 meses de trabalho.[3][4][5]
Dia dos Namorados
Cartão do “Valentine´s Day” datado de 1909.
Morador de rua e seu cão dormindo sob viaduto nas proximidades do
Aeroporto de São Paulo/Congonhas- Deputado Freitas Nobre. Foto Ismael Gobbo