BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

quinta-feira, 19 de setembro de 2019

NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA. 20-09-2019

CLICAR AQUI:
http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/SETEMBRO/20-09-2019.htm


Arquivo: Possedées de Morzine.jpg
Possuídos de Morzine.
Quadro que descreve a cerimônia de confirmação de 1864 em Morzine. O bispo de Annecy molestado pelas mulheres da comunidade "possuído por demônios". Encontro 1864
Pintura em ferro de Laurent Baud (1827-1907)



Possuído de Morzine:
possuido de Morzine é o nome dado a um fenômeno coletivo de posse , chamada mal de Morzine , que teve lugar NO XIX th  século da cidade de Morzine em Haute-Savoie .

História
Por cerca de treze anos, de 1857 a 1870, dezenas de mulheres morzinas foram acometidas de convulsões , alucinações e ataques sonambúlicos . Eles disseram que estavam possuídos por demônios.
O Dr. Augustin Constans, inspetor geral dos manicômios e um dos médicos que examinaram os pacientes, descreveu esses fatos como "uma epidemia de histero-demonopatia". A psiquiatria contemporânea poderia chamar essas crises de " histeria de conversão  ".
Este caso teve, numa época em que a psiquiatria era uma especialidade gagueira, uma grande publicidade. As revistas científicas ecoaram os fatos 1 , 2 , 3 , Joseph Arthaud , médico alienista do asilo Vinatier em Bron, especialmente para examinar os Morzinoises. Magnetizadores e espiritualistas também se mudou 4 , 5 "O espírita Allan Kardec 6 foi para Morzine antes de ser reprimido pelos gendarmes.

Eugène Bouchut




Eugène Bouchut ( pronunciação francesa: [øʒɛn buʃy] ; 18 de maio de 1818 - 26 novembro de 1891) foi um francês médico nascido em Paris . Ele fez contribuições significativas em várias áreas médicas, incluindo pediatria , laringologia , neurologia e oftalmologia .
Leia mais:

Asilo de loucos de Sainte-Anne, em Paris.
http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/MAIO/28-05-2018_arquivos/image007.jpg
Pintura alusiva ao episódio bíblico da “tentação”. Óleo sobre tela por Joseph Barrias.
http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/DEZEMBRO/24-12-2018_arquivos/image023.jpg
Deserto da Judéia na região de Massada. Israel. Foto Ismael Gobbo


"Quando um espírito imundo sai de um homem, passa por lugares áridos procurando descanso e não encontra,
e diz: ‘Voltarei para a casa de onde saí’. Chegando, encontra a casa desocupada, varrida e em ordem.
Então vai e traz consigo outros sete espíritos piores do que ele, e entrando passam a viver ali. E o estado final daquele homem torna-se pior do que o primeiro. Assim acontecerá a esta geração perversa".
Mateus 12:43-45
http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/MAIO/28-05-2018_arquivos/image008.jpg
O homem possuído na sinagoga. Aquarela de James Tissot.
Imagem/fonte:



De acordo com os evangelhos, no sabbath, Jesus e seus discípulos foram para Cafarnaum e Jesus começou a pregar. As pessoas ficaram maravilhadas com seus ensinamentos, pois ele os passava com autoridade e não da forma dos doutores da Lei. Neste momento, um homem que estava na sinagoga e que estava possuído por um espírito maligno gritou "Que temos nós contigo, Jesus Nazareno? Vieste a perder-nos. Bem sei quem és, és o Santo de Deus! Jesus repreendeu-o, dizendo: Cala-te e sai desse homem. O espírito imundo, agitando-o violentamente e bradando em alta voz, saiu dele." (conforme o Evangelho de Marcos).
As pessoas ficaram novamente espantadas e perguntaram umas às outras: "Que é isto? uma nova doutrina com autoridade! ele manda aos próprios espíritos imundos, e eles lhe obedecem!". Notícias sobre Jesus então se espalharam por toda a região.
(Wikipedia)
http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/FEVEREIRO/14-02-2017_arquivos/image013.jpg
Cristo curando uma mulher enferma no sábado. Aquarela por James Tissot.



Certo sábado Jesus estava ensinando numa das sinagogas,
e ali estava uma mulher que tinha um espírito que a mantinha doente havia dezoito anos. Ela andava encurvada e de forma alguma podia endireitar-se.
Ao vê-la, Jesus chamou-a à frente e lhe disse: "Mulher, você está livre da sua doença".
Então lhe impôs as mãos; e imediatamente ela se endireitou, e louvava a Deus.
Indignado porque Jesus havia curado no sábado, o dirigente da sinagoga disse ao povo: "Há seis dias em que se deve trabalhar. Venham para ser curados nesses dias, e não no sábado".
O Senhor lhe respondeu: "Hipócritas! Cada um de vocês não desamarra no sábado o seu boi ou jumento do estábulo e o leva dali para dar-lhe água?
Então, esta mulher, uma filha de Abraão a quem Satanás mantinha presa por dezoito longos anos, não deveria no dia de sábado ser libertada daquilo que a prendia? "
Tendo dito isso, todos os seus oponentes ficaram envergonhados, mas o povo se alegrava com todas as maravilhas que ele estava fazendo.
Lucas 13:10-17
Palestrante motivacional e autora Lizzie Velásquez no Texas Book Festival 2017.
Fotógrafo Larry D. Moore

http://www.noticiasespiritas.com.br/2015/AGOSTO/06-08-2015_arquivos/image008.jpg
Coluna situando o  marco da 1ª. milha da Via Ápia. Roma Itália.
Original se encontra no Campidoglio.  Foto Ismael Gobbo.
http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/OUTUBRO/31-10-2017_arquivos/image011.jpg
Via Ápia. Roma, Itália. Foto Ismael Gobbo

Via Ápia (em latim Via Appia, em italiano Via Appia Antica) é uma das principais estradas da antiga Roma. Recebeu este nome em memória do político romano Ápio Cláudio Cego, que iniciou sua construção em 312 a.C. Inicialmente a estrada estendia-se de Roma a Cápua, numa distância de 300 quilômetros
Posteriormente foi ampliada para passar por BeneventoTaranto, até Brindisi (264 a.C.) (no "calcanhar" da península Itálica), chegando a uma extensão de 600 quilômetros. Era chamada, em latim, de Regina Viarum (rainha das estradas).[1][2][3] . (Wikipedia)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/OUTUBRO/31-10-2017_arquivos/image010.jpg
Túmulo circular de Cecília Metela. Via Ápia, Roma.  Foto Ismael Gobbo.  A  Via Ápia era ladeada por
túmulos geralmente  nos arredores das cidades por onde ela passava. Ia de Roma a Brindisi.

Túmulo de Cecília Metela (em italianoMausoleo di Cecilia Metella) é um mausoléu localizado do lado de fora de Roma na marca das três milhas da Via Ápia. Foi construída no século I a.C. para homenagear Cecília Metela Crética, filha de Quinto Cecílio Metelo Crético, cônsul em 69 a.C., e esposa de Marco Licínio Crasso, que era filho do triúnviro e servia com Júlio César[1].
O túmulo é um dos mais conhecidos e bem preservados monumentos ao longo da Via Ápia e um popular destino turístico. Em 2013, o circuito que passava pelas Termas de Caracala, a Vila dos Quintílios e o Túmulo de Cecília Metela foi o vigésimo-segundo mais visitado em toda a Itália, com 245 613 visitantes[2]. (Wikipedia)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/OUTUBRO/26-10-2018_arquivos/image017.jpg
“Domine quo vadis?”. Óleo sobre tela por Annibale Carracci


Quo vadis? é um frase latina que significa "Para onde vais?" ou "Aonde vais?". O uso moderno da frase refere-se a um relato do evangelho apócrifo conhecido como "Atos de Pedro" (Manuscrito Vercelli XXXV), no qual, ao fugir de uma provável crucificação em RomaSão Pedro encontra Jesus ressuscitado e pergunta: Quo vadis? E Jesus responde: Romam vado iterum crucifigi ("Vou a Roma para ser crucificado de novo"). Prontamente Pedro ganha coragem para continuar seu ministério e acaba por se tornar um mártir[1] após ser crucificado com a cabeça para baixo[2]
Igreja Domine Quo Vadis foi construída no local onde o encontro entre Pedro e Jesus alegadamente ocorreu. A frase também aparece algumas vezes na tradução Vulgata da Bíblia, notavelmente João 16:5, quando Jesus diz aos apóstolos:"E agora vou àquele que me enviou; e nenhum de vós me pergunta: Aonde vais?"
Leia mais:
http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/AGOSTO/16-08-2019_arquivos/image024.jpg
Igreja “Domine Quo Vadis” na Via Appia  Antica. Roma, Itália. Foto Ismael Gobbo


quarta-feira, 18 de setembro de 2019

NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPIRITA. 19-09-2019.

CLICAR AQUI:
http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/SETEMBRO/19-09-2019.htm

Relatório de Augustin Constans sobre a epidemia de Morzine
http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JULHO/15-07-2019_arquivos/image007.jpg
“Les Diables de Morzine” em 1861. Extraído da Gazeta Médica de Lião.



Morzine é uma comuna nos Alpes franceses, situada no departamento de Alta Saboia, na região de Auvérnia-Ródano-Alpes. A população era de 2948 habitantes em 1999, e área é de 44,10 km².
Leia mais:


Psiquiatra francês Philippe Pinel (1745-1826) liberando lunáticos de suas cadeias no asilo Bicêtre em Paris. Pintura a óleo de Charles Louis Mullet. Imagem/fonte:
Um dos edificios do Juqueri. Franco da Rocha.

Hospital Psiquiátrico do Juqueri é uma das mais antigas e maiores colônias psiquiátricas do Brasil, localizada em Franco da Rocha (antigo município de Juqueri), na região metropolitana de São Paulo.
http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/JUNHO/20-06-2014_arquivos/image006.jpg
Busto do Dr. Francisco Franco da Rocha (1864 – 1933), um dos pioneiros do uso de técnicas modernas no tratamento de
 doenças mentais no Brasil.  Idealizador e fundador do Hospital Psiquiátrico do Juqueri em 1898. O busto datado de 1928 está em exposição na Biblioteca Municipal de  Franco da Rocha, SP. Foto Ismael Gobbo
Grupo de pacientes deixando as obras de construção da Colônia dos Alienados de Barbacena (MG). Arquivo Nacional.
Imagem/fonte:
http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/AGOSTO/07-08-2019_arquivos/image014.jpg
Jesus curando o cego e mudo. Aquarela de James Tissot.

De acordo com os evangelhos, Jesus curou um homem possuído por demônios que estava era cego e mudo, recuperando-lhe tanto a voz quanto a visão. As pessoas que presenciaram o ato ficaram maravilhadas e perguntaram "É este, porventura, o filho de Davi?" (uma referência ao Messias esperado pelos judeus).

“God speed”. Boa sorte. Vá com Deus. Óleo sobre tela de Edmund Leighton.
Macabeus. Óleo sobre tela de Wojciech Korneli Stattler


Macabeus II – 7

"1.Havia também sete irmãos que foram um dia presos com sua mãe, e que o rei, por meio de golpes de azorrague e de nervos de boi, quis coagir a comerem a proibida carne de porco.* 2.Um dentre eles tomou a palavra e falou assim em nome de todos: “Que nos pretendes perguntar e saber de nós? Estamos prontos a morrer, antes de violar as leis de nossos pais”. 3.O rei, fora de si, ordenou que aquecessem até a brasa assadeiras e caldeirões."
Leia mais em: 
File:William Blake - The Judgment of Solomon.jpg
O Julgamento de Salomão. Pintura de William Blake.
http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/OUTUBRO/30-10-2017_arquivos/image006.jpg
“Ecce homo”. Pilatos apresenta Jesus à multidão. Óleo sobre tela por  Antonio Ciseri.



Na Bíblia, a única referência à esposa de Pilatos se encontra em Mateus 27:19, em que ela manda uma mensagem a seu marido pedindo a ele que não condene Jesus Cristo à morte, dizendo:
«Não te envolvas no caso desse justo, porque muito sofri, hoje, em sonhos, por causa dele.» (Mateus 27:19) (Wikipedia)
http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/ABRIL/13-04-2017_arquivos/image063.jpg
Cristo na cruz. Óleo sobre tela por Eugène Delacroix.
http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/ABRIL/13-04-2017_arquivos/image062.jpg
A crucificação vista a partir da Cruz. Aquarela por James Tissot
http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/OUTUBRO/30-10-2017_arquivos/image009.jpg
 A Ceia em Emaús. Óleo em painel por Rembrandt.

O encontro em Emaús  se deu após a crucificação e morte de Jesus.

CONEAN/CONRESPU. Guararapes, SP. 2013. Foto Ismael Gobbo
http://4.bp.blogspot.com/_HGKqCnqQt3Q/S8Oeal64qJI/AAAAAAAAEQU/OLFT8liRKo4/s1600/image032.jpg
CONGRESSO MEDICINA E ESPIRITUALIDADE EM BONN, ALEMANHA, 2008.
À FRENTE A INESQUECÍVEL DRA. MARLENE NOBRE.


terça-feira, 17 de setembro de 2019

NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPIRITA. 18-09-2019.

CLICAR AQUI:
http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/SETEMBRO/18-09-2019.htm

François-Nicolas-Madeleine Morlot (nascido em 28 de dezembro de 1795 em Langres,
† 29 de dezembro de 1862 em Paris) era cardeal da Igreja Católica e Arcebispo de Paris.
Imagem/fonte:


Biografia
Nasceu já no final do chamado Período do Terror da Revolução Francesa e início do Diretório. Sua formação eclesiástica foi realizada no Seminário de Dijon. Sua ordenação presbiteral deu-se a 27 de maio de 1820, aos 24 anos, já sob o reinado de Luís XVIII.
Foi vigário da Catedral de Paris, vigário geral da Arquidiocese de Paris e cônego da catedral.
Foi indicado para ser bispo de Orléans no dia 10 de março de 1839, pelo rei Luís Filipe e confirmado pelo Papa Gregório XVI no dia 8 de julho do mesmo ano. Recebeu a ordenação episcopal no dia 18 de agosto de 1839, em Paris, pelas mãos de Alexis-Basile Menjaud, bispo de Nancy e Toul. Foi promovido à sé metropolitana de Tours em 27 de janeiro de 1843.
No pontificado de Pio IX foi criado Cardeal presbítero no consistório de 7 de março de 1853, recebendo o chapéu vermelho no dia 27 de junho de 1853, com o título dos Santos Nereu e Aquileu.
Sua eminência foi designado Arcebispo de Paris em 1857, sua entrada solene na Catedral de Paris deu-se a 25 de abril de 1857.

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/ABRIL/16-04-2019_arquivos/image016.jpg
Rio Sena, Ponte de Sully e Catedral Notre Dame. Paris, França. Foto Ismael Gobbo

Catedral de Notre-Dame de Paris (em francêsCathédrale Notre-Dame de Paris; em português"Catedral de Nossa Senhora de Paris") é uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico. Iniciada sua construção no ano de 1163, é dedicada à Virgem Maria, mãe de Jesus, e situa-se na Île de la Cité em Paris, rodeada pelas águas do rio Sena.
A catedral surge intimamente ligada à ideia de gótico no seu esplendor, ao efeito claro das necessidades e aspirações da alta sociedade, a uma nova abordagem da catedral como edifício de contacto e ascensão espiritual.
A arquitetura gótica substituiu as paredes grossas das igrejas românicas por colunas altas e arcos capazes de sustentar o peso dos telhados. Como consequência, os edifícios góticos ganharam um aspecto mais leve, e as janelas, mais amplas e altas, foram decoradas com belos vitrais coloridos que filtravam a luz natural, e com isso, criavam um clima de misticismo em seu interior.
A 15 de abril de 2019 a catedral foi atingida por um violento incêndio causando danos ao teto, pináculo e rosáceas. No dia do acidente, as causas do fogo ainda eram desconhecidas, embora se suspeitasse que tivessem a ver com as obras que estavam em curso.[1]

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/ABRIL/16-04-2019_arquivos/image017.jpg
Missa na Catedral Notre Dame. Paris, França. Foto Ismael Gobbo
http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/ABRIL/16-04-2019_arquivos/image018.jpg
http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/ABRIL/16-04-2019_arquivos/image019.jpg
Vitrais na Catedral Notre Dame, Paris. Foto Ismael Gobbo
http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/ABRIL/16-04-2019_arquivos/image020.jpg
Catedral Notre Dame, Paris, França. Foto Ismael Gobbo
Em O Corcunda de Notre Dame, Victor Hugo faz referências à arquitetura da Catedral.
IMG_5807
São Pedro curando os enfermos. Detalhe do quadro de Laurent de La Hyre exposto na Catedral Notre Dame, Paris.
Foto Ismael Gobbo
http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MARCO/20-03-2019_arquivos/image008.jpg
Retrato de  Jean-Baptiste-Ambroise-Marcellin  Jobard (17-05-1792/ 27-10-1861)


Jobard foi um litógrafo belga, fotógrafo e inventor de origem francesa. Fundador do primeiro estabelecimento litográfico belga significativo, primeiro fotógrafo na Bélgica, em 16 de setembro de 1839, diretor do Museu da Indústria de Bruxelas (Museu da Indústria de Bruxelas) de 1841 a 1861, Jobard desempenhou um papel, hoje em dia, subestimado, no artístico , desenvolvimento tecnológico, científico e industrial da Bélgica Durante o período holandês e o reinado de Leopold I . (Wikipedia)

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MAIO/20-05-2019_arquivos/image009.jpg
São Luis IX em óleo sobre tela por El Greco



Luis IX (25 de abril de 1214 - 25 de agosto de 1270), comumente conhecido como São Luís , era rei da França e é um santo católicoanglicano canonizado . Luís foi coroado em Reims aos 12 anos, após a morte de seu pai Luís VIII, o Leão , embora sua mãe, Blanche de Castela , governasse o reino até que ele atingisse a maturidade. Durante a infância de Luís, Blanche lidou com a oposição de vassalos rebeldes e pôs fim à Cruzada Albigense que havia começado 20 anos antes.
Quando adulto, Luís IX enfrentou conflitos recorrentes com alguns dos nobres mais poderosos, como Hugh X de Lusignan e Peter de Dreux . Simultaneamente, Henrique III da Inglaterra tentou restaurar suas posses continentais , mas foi derrotado na batalha de Taillebourg . Seu reinado viu a anexação de várias províncias, nomeadamente a Normandia , Maine e Provence .
Luís IX foi um reformador e desenvolveu a justiça real francesa, na qual o rei era o juiz supremo a quem qualquer um poderia apelar para pedir a emenda de um julgamento. Ele proibiu julgamentos por calvário , tentou impedir as guerras privadas que assolavam o país e introduziu a presunção de inocência em processos criminais. Para impor a aplicação desse novo sistema legal, Luís IX criou reitores e oficiais de justiça .
........................
................
..........

http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MARCO/20-03-2019_arquivos/image010.jpg
Allan Kardec, Codificador do Espiritismo.
Foi muito admirado pelo belga Jean-Baptiste-Ambroise-Marcellin  Jobard (vide acima)
Imagem/fonte: Biblioteca Nacional da França.
http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/AGOSTO/30-08-2017_arquivos/image009.jpg
Quadro de Jesus na parede executado pela artista plástica Maria Tereza Braga. Casa da Caridade, Araçatuba, SP.
Foto Ismael Gobbo
"Grupo Familiar de Espiritismo", foi fundado pelo pioneiro Luís Olímpio Telles de Menezes, em 17 de setembro de 1865, portanto, sendo a primeiríssima sociedade espírita do Brasil.
(Recebido em email de Sérgio Thiesen [notification@facebookmail.com])

http://www.noticiasespiritas.com.br/2017/OUTUBRO/27-10-2017_arquivos/image054.jpg
Amanhecer em paisagem típica do Paraná. Foto Ismael Gobbo
Plantação de trigo. Cambé, PR. Foto Ismael Gobbo.