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quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Lucas - Capítulo XXII

1 Aproximava-se a festa dos pães ázimos, que se chama a páscoa.   
2 E os principais sacerdotes e os escribas andavam procurando um modo de o matar; pois temiam o povo.   
3 Entrou então Satanás em Judas, que tinha por sobrenome Iscariotes, que era um dos doze;   
4 e foi ele tratar com os principais sacerdotes e com os capitães de como lho entregaria.   
5 Eles se alegraram com isso, e convieram em lhe dar dinheiro.   
6 E ele concordou, e buscava ocasião para lho entregar sem alvoroço.   
7 Ora, chegou o dia dos pães ázimos, em que se devia imolar a páscoa;   
8 e Jesus enviou a Pedro e a João, dizendo: Ide, preparai-nos a páscoa, para que a comamos.   
9 Perguntaram-lhe eles: Onde queres que a preparemos?   
10 Respondeu-lhes: Quando entrardes na cidade, sair-vos-á ao encontro um homem, levando um cântaro de água; segui-o até a casa em que ele entrar.   
11 E direis ao dono da casa: O Mestre manda perguntar-te: Onde está o aposento em que hei de comer a páscoa com os meus discípulos?   
12 Então ele vos mostrará um grande cenáculo mobiliado; aí fazei os preparativos.   
13 Foram, pois, e acharam tudo como lhes dissera e prepararam a páscoa.   
14 E, chegada a hora, pôs-se Jesus à mesa, e com ele os apóstolos.   
15 E disse-lhes: Tenho desejado ardentemente comer convosco esta páscoa, antes da minha paixão;   
16 pois vos digo que não a comerei mais até que ela se cumpra no reino de Deus.   
17 Então havendo recebido um cálice, e tendo dado graças, disse: Tomai-o, e reparti-o entre vós;   
18 porque vos digo que desde agora não mais beberei do fruto da videira, até que venha o reino de Deus.   
19 E tomando pão, e havendo dado graças, partiu-o e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim.   
20 Semelhantemente, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo pacto em meu sangue, que é derramado por vós.   
21 Mas eis que a mão do que me trai está comigo à mesa.   
22 Porque, na verdade, o Filho do homem vai segundo o que está determinado; mas ai daquele homem por quem é traído!   
23 Então eles começaram a perguntar entre si qual deles o que ia fazer isso.   
24 Levantou-se também entre eles contenda, sobre qual deles parecia ser o maior.   
25 Ao que Jesus lhes disse: Os reis dos gentios dominam sobre eles, e os que sobre eles exercem autoridade são chamados benfeitores.   
26 Mas vós não sereis assim; antes o maior entre vós seja como o mais novo; e quem governa como quem serve.   
27 Pois qual é maior, quem está à mesa, ou quem serve? porventura não é quem está à mesa? Eu, porém, estou entre vós como quem serve.   
28 Mas vós sois os que tendes permanecido comigo nas minhas provações;   
29 e assim como meu Pai me conferiu domínio, eu vo-lo confiro a vós;   
30 para que comais e bebais à minha mesa no meu reino, e vos senteis sobre tronos, julgando as doze tribos de Israel.   
31 Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo;   
32 mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, fortalece teus irmãos.   
33 Respondeu-lhe Pedro: Senhor, estou pronto a ir contigo tanto para a prisão como para a morte.   
34 Tornou-lhe Jesus: Digo-te, Pedro, que não cantará hoje o galo antes que três vezes tenhas negado que me conheces.   
35 E perguntou-lhes: Quando vos mandei sem bolsa, alforje, ou alparcas, faltou-vos porventura alguma coisa? Eles responderam: Nada.   
36 Disse-lhes pois: Mas agora, quem tiver bolsa, tome-a, como também o alforje; e quem não tiver espada, venda o seu manto e compre-a.   
37 Porquanto vos digo que importa que se cumpra em mim isto que está escrito: E com os malfeitores foi contado. Pois o que me diz respeito tem seu cumprimento.   
38 Disseram eles: Senhor, eis aqui duas espadas. Respondeu-lhes: Basta.   
39 Então saiu e, segundo o seu costume, foi para o Monte das Oliveiras; e os discípulos o seguiam.   
40 Quando chegou àquele lugar, disse-lhes: Orai, para que não entreis em tentação.   
41 E apartou-se deles cerca de um tiro de pedra; e pondo-se de joelhos, orava,   
42 dizendo: Pai, se queres afasta de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua.   
43 Então lhe apareceu um anjo do céu, que o confortava.   
44 E, posto em agonia, orava mais intensamente; e o seu suor tornou-se como grandes gotas de sangue, que caíam sobre o chão.   
45 Depois, levantando-se da oração, veio para os seus discípulos, e achou-os dormindo de tristeza;   
46 e disse-lhes: Por que estais dormindo? Lenvantai-vos, e orai, para que não entreis em tentação.   
47 E estando ele ainda a falar, eis que surgiu uma multidão; e aquele que se chamava Judas, um dos doze, ia adiante dela, e chegou-se a Jesus para o beijar.   
48 Jesus, porém, lhe disse: Judas, com um beijo trais o Filho do homem?   
49 Quando os que estavam com ele viram o que ia suceder, disseram: Senhor, feri-los-emos a espada?   
50 Então um deles feriu o servo do sumo sacerdote, e cortou-lhe a orelha direita.   
51 Mas Jesus disse: Deixei-os; basta. E tocando-lhe a orelha, o curou.   
52 Então disse Jesus aos principais sacerdotes, oficiais do templo e anciãos, que tinham ido contra ele: Saístes, como a um salteador, com espadas e varapaus?   
53 Todos os dias estava eu convosco no templo, e não estendestes as mãos contra mim; mas esta é a vossa hora e o poder das trevas.   
54 Então, prendendo-o, o levaram e o introduziram na casa do sumo sacerdote; e Pedro seguia-o de longe.   
55 E tendo eles acendido fogo no meio do pátio e havendo-se sentado à roda, sentou-se Pedro entre eles.   
56 Uma criada, vendo-o sentado ao lume, fixou os olhos nele e disse: Esse também estava com ele.   
57 Mas Pedro o negou, dizendo: Mulher, não o conheço.   
58 Daí a pouco, outro o viu, e disse: Tu também és um deles. Mas Pedro disse: Homem, não sou.   
59 E, tendo passado quase uma hora, outro afirmava, dizendo: Certamente este também estava com ele, pois é galileu.   
60 Mas Pedro respondeu: Homem, não sei o que dizes. E imediatamente estando ele ainda a falar, cantou o galo.   
61 Virando-se o Senhor, olhou para Pedro; e Pedro lembrou-se da palavra do Senhor, como lhe havia dito: Hoje, antes que o galo cante, três vezes me negarás.   
62 E, havendo saído, chorou amargamente.   
63 Os homens que detinham Jesus zombavam dele, e feriam-no;   
64 e, vendando-lhe os olhos, perguntavam, dizendo: Profetiza, quem foi que te bateu?   
65 E, blasfemando, diziam muitas outras coisas contra ele.   
66 Logo que amanheceu reuniu-se a assembléia dos anciãos do povo, tanto os principais sacerdotes como os escribas, e o conduziam ao sinédrio deles, onde lhe disseram:   
67 Se tu és o Cristo, dize-no-lo. Replicou-lhes ele: Se eu vo-lo disser, não o crereis;   
68 e se eu vos interrogar, de modo algum me respondereis.   
69 Mas desde agora estará assentado o Filho do homem à mão direita do poder de Deus.   
70 Ao que perguntaram todos: Logo, tu és o Filho de Deus? Respondeu-lhes: Vós dizeis que eu sou.   
71 Então disseram: Por que ainda temos necessidade de testemunho? pois nós mesmos o ouvimos da sua própria boca.   



Ele chorou por isso. Óleo sobre tela de Enrique Simonet


De acordo com o capítulo 19 do Evangelho de Lucas , quando Jesus se aproxima de Jerusalém , ele olha para a cidade e chora sobre ela ( Lucas 19:41 ) (um evento conhecido como Flevit super illam em língua latina ), predizendo o sofrimento que aguarda o povo da cidade. O evento aconteceu no Monte das Oliveiras , no fundo do Segundo Templo.
Leia mais:
Ilustração bíblica da   Fuga do Egito sob liderança de Moisés. Publicada em 1907 por Providence Lithograph Company
Shmura Matzo.
Foto de Shmura Matzo artesanal usada no seder da Páscoa . Foto tirada em 12 de abril de 2006 por Yoninah .

Pessach (do hebraico פסח, que significa passar por cima ou passar por alto[1]) é a "Páscoa judaica", também conhecida como "Festa da Libertação", e celebra a libertação dos hebreus da escravidão no Egito em 14 de Nissan do ano de 1446 a.c. .[2][3]
Fonte:
Judas, á direita, retirando-se da Última Ceia. Pintura por  Carl Bloch
Cenáculo. Jerusalém, Israel. Foto Ismael Gobbo.

Cenáculo (do latim Cenaculum) é o termo usado para o sítio ou local onde ocorreu, de acordo com os cristãos, a Última Ceia e onde atualmente se encontra um grande templo. A palavra é um derivado da palavra latina cena, que significa "jantar".
Leia mais:
A agonia no jardim de Getsêmani. Têmpera no painel de Andrea Mantegna.
Jesus orando no jardim depois da Última Ceia , enquanto os discípulos dormem e Judas lidera a multidão, por Andrea Mantegna
O beijo de Judas. Aquarela de James Tissot.
Imagem/fonte:
A prisão de Cristo. Óleo sobre tela de El Greco. Catedral de Toledo, Espanha.
Pedro decepa a orelha do soldado Malco. Obra de Aleijadinho, Congonhas, MG. Foto Ismael Gobbo
Disse, pois, Jesus a Pedro: Mete a tua espada na bainha; não hei de beber o cálice que o Pai me deu?”. João 18: 11
Galo. Foto Ismael Gobbo.
Tornou-lhe Jesus: Digo-te, Pedro, que não cantará hoje o galo antes que três vezes tenhas negado que me conheces. 
 Lucas 22:34
A negação de Pedro. Óleo sobre tela de Rembrandt.
São Pedro em lágrima. Óleo sobre tela de Bartolomé Esteban Murillo.
Imagem/fonte:
Jesus prestes a ser golpeado diante do sumo sacerdote Anás.Óleo sobre tela por José de Madrazo.
Jesus diante de Caifás. Óleo sobre tela por Matthias Stom.
Remorso de Judas. Óleo sobre tela de Almeida Junior (1880)
 Museu Nacional de Belas Artes. Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo

NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA. 13-12-2018.

CLICAR AQUI:
http://www.noticiasespiritas.com.br/2018/DEZEMBRO/13-12-2018.htm

Émile Deschanel.

Émile Deschanel



Émile Deschanel
Professor, jornalista, escritor e político. - Heliologista, professor de literatura grega na Ecole Normale Supérieure, depois no College de France. - Deputado do Sena (1876-1881), eleito senador irremediável em 1885. - Pai de Paul Deschanel, Presidente da República Francesa.  https://data.bnf.fr/11899795/emile_deschanel/



ÉMILE DESCHANEL FOI UM CRÍTICO CONTUMAZ E AGRESSIVO DO ESPIRITISMO EM SEUS PRIMEIROS DIAS NA FRANÇA. PUBLICOU ARTIGOS E NÃO SE DIGNOU PUBLICAR A CARTA-RESPOSTA DE ALLAN KARDEC CONFORME O MESTRE LIONÊS ESCLARECE NA PUBLICAÇÃO DA REVISTA ESPÍRITA ACIMA.

VEJA OS ARTIGOS QUE REPASSAMOS NO LINK:

Jean Racine, autor de Fedra.

Jean Baptiste Racine (La Ferté-MilonAisne22 de dezembro de 1639[1] — Paris21 de abril de 1699) foi um poeta trágicodramaturgomatemático e historiador francês. É considerado, juntamente com Pierre Corneille, como um dos maiores dramaturgos clássicos da França.
Leia mais:

Página de título de 1678 edição de Phedre et Hippolyte por Jean Racine
Paul et  Virginie. Henri Pierre Léon Pharamond Blanchard,  1844, oleo sobre tela.
Imagem/fonte:

Paul et Virginie (ou Paul e Virgínia ) é um romance de Jacques-Henri Bernardin de Saint-Pierre , publicado pela primeira vez em 1788. Personagens do título do romance são amigos desde o nascimento que se apaixonam. A história se passa na ilha das Maurícias sob o domínio francês, então chamada de Île de France . Escrito na véspera da Revolução Francesa , o romance é reconhecido como o melhor trabalho de Bernardin. Ele registra o destino de um filho da natureza corrompido pelo sentimentalismo artificial das classes superiores francesas no final do século XVIII. Bernardin de Saint-Pierre viveu na ilha por um tempo e baseou parte do romance em um naufrágio que ele testemunhou lá. [1]
Paul e Virginia são criados como irmão e irmã por duas viúvas.
Allan Kardec, codificador da Doutrina Espírita. Tornou-se um personagem universal.
A agonia no jardim de Getsêmani. Têmpera no painel de Andrea Mantegna.
Jesus orando no jardim depois da Última Ceia , enquanto os discípulos dormem e Judas lidera a multidão, por Andrea Mantegna
Árvore de Natal e o Coliseu de Roma, Itália. Foto Ismael Gobbo.
Monumento em homenagem aos trabalhadores da construção. Córdoba, Argentina. Foto Ismael Gobbo
Flores. Cambridge, Reino Unido. Foto Laura Michelin Gobbo.

terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Lucas - Capítulo XXI

1 Jesus, levantando os olhos, viu os ricos deitarem as suas ofertas no cofre;   
2 viu também uma pobre viúva lançar ali dois leptos;   
3 e disse: Em verdade vos digo que esta pobre viúva deu mais do que todos;   
4 porque todos aqueles deram daquilo que lhes sobrava; mas esta, da sua pobreza, deu tudo o que tinha para o seu sustento.   
5 E falando-lhe alguns a respeito do templo, como estava ornado de formosas pedras e dádivas, disse ele:   
6 Quanto a isto que vedes, dias virão em que não se deixará aqui pedra sobre pedra, que não seja derribada.   
7 Perguntaram-lhe então: Mestre, quando, pois, sucederão estas coisas? E que sinal haverá, quando elas estiverem para se cumprir?   
8 Respondeu então ele: Acautelai-vos; não sejais enganados; porque virão muitos em meu nome, dizendo: Sou eu; e: O tempo é chegado; não vades após eles.   
9 Quando ouvirdes de guerras e tumultos, não vos assusteis; pois é necessário que primeiro aconteçam essas coisas; mas o fim não será logo.   
10 Então lhes disse: Levantar-se-á nação contra nação, e reino contra reino;   
11 e haverá em vários lugares grandes terremotos, e pestes e fomes; haverá também coisas espantosas, e grandes sinais do céu.   
12 Mas antes de todas essas coisas vos hão de prender e perseguir, entregando-vos às sinagogas e aos cárceres, e conduzindo-vos à presença de reis e governadores, por causa do meu nome.   
13 Isso vos acontecerá para que deis testemunho.   
14 Proponde, pois, em vossos corações não premeditar como haveis de fazer a vossa defesa;   
15 porque eu vos darei boca e sabedoria, a que nenhum dos vossos adversário poderá resistir nem contradizer.   
16 E até pelos pais, e irmãos, e parentes, e amigos sereis entregues; e matarão alguns de vós;   
17 e sereis odiados de todos por causa do meu nome.   
18 Mas não se perderá um único cabelo da vossa cabeça.   
19 Pela vossa perseverança ganhareis as vossas almas.   
20 Mas, quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, sabei então que é chegada a sua desolação.   
21 Então, os que estiverem na Judéia fujam para os montes; os que estiverem dentro da cidade, saiam; e os que estiverem nos campos não entrem nela.   
22 Porque dias de vingança são estes, para que se cumpram todas as coisas que estão escritas.   
23 Ai das que estiverem grávidas, e das que amamentarem naqueles dias! porque haverá grande angústia sobre a terra, e ira contra este povo.   
24 E cairão ao fio da espada, e para todas as nações serão levados cativos; e Jerusalém será pisada pelos gentios, até que os tempos destes se completem.   
25 E haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas; e sobre a terra haverá angústia das nações em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas.   
26 os homens desfalecerão de terror, e pela expectação das coisas que sobrevirão ao mundo; porquanto os poderes do céu serão abalados.   
27 Então verão vir o Filho do homem em uma nuvem, com poder e grande glória.   
28 Ora, quando essas coisas começarem a acontecer, exultai e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção se aproxima.   
29 Propôs-lhes então uma parábola: Olhai para a figueira, e para todas as árvores;   
30 quando começam a brotar, sabeis por vós mesmos, ao vê-las, que já está próximo o verão.   
31 Assim também vós, quando virdes acontecerem estas coisas, sabei que o reino de Deus está próximo.   
32 Em verdade vos digo que não passará esta geração até que tudo isso se cumpra.   
33 Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras jamais passarão.   
34 Olhai por vós mesmos; não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e aquele dia vos sobrevenha de improviso como um laço.   
35 Porque há de vir sobre todos os que habitam na face da terra.   
36 Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que hão de acontecer, e estar em pé na presença do Filho do homem.   
37 Ora, de dia ensinava no templo, e à noite, saindo, pousava no monte chamado das Oliveiras.   
38 E todo o povo ia ter com ele no templo, de manhã cedo, para o ouvir.  



Afresco barroco na Basílica de Ottobeuren. Alemanha,  ilustra a parábola do óbulo da viúva.
Imagem: 
A destruição do Templo de Jerusalém. Óleo sobre tela de Francesco Hayez.
Jesus Cristo no Monte das Oliveiras. Óleo sobre tela de Rodolfo Amoedo.
Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo
Oliveiras muito antigas no Getsêmani. Jerusalém, Israel. Foto Ismael Gobbo.



Getsêmani (português brasileiro) ou Getsémani (português europeu) (em grego: Γεθσημανή, transl. Gethsēmani; em hebraico: גת שמנים, transl. Gat Shmanim, do aramaico גת שמנא, Gat Shmānê, literalmente "prensa de azeite") é um jardim situado no sopé do Monte das Oliveiras, em Jerusalém (atual Israel), onde Jesus e seus discípulos oraram na noite anterior à crucificação de Jesus. De acordo com o Evangelho segundo Lucas, a angústia de Jesus no Getsêmani foi tão profunda que "seu suor tornou-se em grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão."[1]   (Wikipedia)
Escultura de pequena dimensão incrustada em parede da Igreja de Todas as Nações, ou Basílica da Agonia,  no
Jardim de Getsêmani,  que fica no sopé do Monte das Oliveiras. Local onde Jesus costumava orar. Jerusalém, Israel. Foto Ismael Gobbo
Cristo entre os doutores. Óleo sobre tela de Paolo Veronese.
Imagem/fonte:
Quadro intitulado “Mercadores expulsos do Templo” de Giovanni Paolo Pannini. Museu do Louvre, Paris, França.
Foto Ismael Gobbo.