BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

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segunda-feira, 14 de outubro de 2019

NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPIRITA. 15-10-2019.

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Os teatros do Boulevard Du Temple.  Ilustração de 1862.
Boulevard Du Temple , Paris , 3º distrito,  Daguerreótipo. Esta é provavelmente a primeira fotografia de uma pessoa viva. É acima de tudo uma rua movimentada. No entanto, como o tempo de exposição excedeu 10 minutos, o tráfego se mostrou muito rápido para aparecer. Apenas o homem no canto inferior esquerdo parece ter permanecido imóvel enquanto seus sapatos são polidos. Como a maioria dos daguerreótipos, a imagem é revertida lateralmente.
Mélodrama pintado por Honoré Daumier entre 1856 e 1860, representando uma cena parisiense típica, como foi o caso no Boulevard du Temple .
https://gallica.bnf.fr/iiif/ark:/12148/btv1b8432439r/f10/2563.2355874880654,3007.228642728241,248.55712530712572,260.9287469287465/222,232/0/native.jpg
https://gallica.bnf.fr/iiif/ark:/12148/btv1b8432439r/f10/2563.2355874880654,3007.228642728241,248.55712530712572,260.9287469287465/222,232/0/native.jpg

Jean-Eugène Robert-Houdin

Imagem/fonte: https://gallica.bnf.fr/conseils/content/jean-eug%C3%A8ne-robert-houdin


Jean Eugène Robert-Houdin (6 de dezembro de 1805 – 13 de junho de1871) foi um mágico ilusionista francês. Robert-Houdin frequentemente é referido como o “pai do ilusionismo moderno” uma vez que terá sido dos primeiros ilusionistas a trazer a magia para os palcos elegantes dos teatros.[1]
File:Robert‐Houdin poster.png
Um pôster para o show de mágica de Jean Eugène Robert-Houdin.
nterpretação da fantasia de Robertson de L'Optique de F. Marion (1867)


Fantasmagoria ( pronúncia americana ( ajuda · informação ) , também fantasmagoria , fantasmagoria ) era uma forma de teatro de terror que (entre outras técnicas) usava uma ou mais lanternas mágicasSobre este som projetar imagens assustadoras como esqueletos, demônios e fantasmas nas paredes, fumaça ou telas semitransparentes, geralmente usando a projeção traseira para manter a lanterna fora da vista. Projetores móveis ou portáteis foram utilizados, permitindo que a imagem projetada se movesse e mudasse de tamanho na tela, e vários dispositivos de projeção permitiram a troca rápida de imagens diferentes. Em muitos shows, o uso de decoração assustadora, escuridão total, apresentação verbal (auto) sugestiva e efeitos sonoros também foram elementos-chave. Alguns shows adicionaram todos os tipos de estímulos sensoriais, incluindo cheiros e choques elétricos. Mesmo o jejum exigido, a fadiga (shows tardios) e as drogas foram mencionados como métodos para garantir que os espectadores ficassem mais convencidos do que viram. Os shows começaram sob o disfarce de sessões reais na Alemanha, no final do século XVIII, e ganhou popularidade na maior parte da Europa (incluindo a Grã-Bretanha) ao longo do século XIX.
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Hamlet e o fantasma de seu pai. Desenho de Henry Fuseli
Imagem/fonte:


"Hamlet e o fantasma de seu pai" de Henry Fuseli (desenho de 1796). O fantasma está vestindo estilizado armadura no estilo do século 17, incluindo um morion capacete tipo e as coxas . Descrever fantasmas como usar armadura, sugerir um senso de antiguidade, era comum no teatro elisabetano 
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O fantasma do pai de  Hamlet. Óleo sobre tela por Eugène Delacroix.
Imagem/fonte:



A tragédia de Hamlet, príncipe da Dinamarca), geralmente abreviada apenas como Hamlet, é uma tragédia de William Shakespeare, escrita entre 1599 e 1601.[2][3] A peça, situada na Dinamarca, reconta a história de como o Príncipe Hamlet tenta vingar a morte de seu pai, Hamlet, o rei, executado por Cláudio, seu irmão que o envenenou e em seguida tomou o trono casando-se com a rainha. A peça traça um mapa do curso de vida na loucura real e na loucura fingida — do sofrimento opressivo à raiva fervorosa — e explora temas como a traiçãovingançaincestocorrupção e moralidade.
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http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/JUNHO/16-06-2016_arquivos/image057.jpg
Materialização do espírito Ana, aos 14/12/1953, através de ectoplasma liberado pelo médium Peixotinho
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O Livro dos Espíritos, lançado por Allan Karde aos 18 de abril de 1857.
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Busto de Allan Kardec em seu túmulo no Cemitério Pére Lachaise. Paris, França. Foto Ismael Gobbo
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O retorno do filho pródigo. Desenho com caneta e pincel por Rembrandt.
Imagem/fonte:

(Alexandre Sech em Araçatuba, SP, no ano de 1976 com a esposa Maderli, Ney Albech, Célio Costa e esposa; Alexandre Sech recebendo homenagem do Conselho Regional de Medicina do Paraná, com o filho, em 2013)

 

 

(Recebido em email de Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier [contato@grupochicoxavier.com.br]).


A cura de dez leprosos. Aquarela de James Tissot


domingo, 13 de outubro de 2019

NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA. 14-10-2019.

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Imagem meramente ilustrativa. Autor Ismael Gobbo
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O Livro dos Espíritos, lançado por Allan Karde aos 18 de abril de 1857.
http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/MARCO/15-03-2019_arquivos/image011.jpg
O Livro dos Médius, lançado por Allan Kardec em janeiro de 1861.
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Quadro de Allan Kardec de grandes dimensões na Librairie et Editions LeymarieParis, França.
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Émile Deschanel (1819- 1904)



Émile Deschanel
Professor, jornalista, escritor e político. - Heliologista, professor de literatura grega na Ecole Normale Supérieure, depois no College de France. - Deputado do Sena (1876-1881), eleito senador irremediável em 1885. - Pai de Paul Deschanel, Presidente da República Francesa.  https://data.bnf.fr/11899795/emile_deschanel/



ÉMILE DESCHANEL FOI UM CRÍTICO CONTUMAZ E AGRESSIVO DO ESPIRITISMO EM SEUS PRIMEIROS DIAS NA FRANÇA.

Pont Neuf, Estátua de Henrique IV e  Samaritaine. Paris, França. Foto Ismael Gobbo.
http://www.noticiasespiritas.com.br/2019/JUNHO/07-06-2019_arquivos/image015.jpg
Pont Neuf e Samaritaine ao fundo, à esquerda. Paris, França. Foto Ismael Gobbo.

La Samaritaine é uma loja de departamentos localizada em Paris entre a Rue de Rivoli e do Sena , no nível Pont Neuf no st distrito de Paris . 
Leia mais:
Arco do Triunfo. Paris, França. Foto Ismael Gobbo.
Esperança. Óleo sobre tela de George Frederic Watts e oficina
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Nova comissão executiva CEI
No dia 8 de outubro, na Cidade do México, após o 9º Congresso Espírita Mundial, ocorreu uma Assembleia Geral do Conselho Espírita Internacional (CEI), sob a direção de  Stevan  Bertozzo, representante da Irlanda e Edwin Bravo, representante da Guatemala. Estiveram presentes 22 países com direito a voto. Foram apresentados e aprovados os novos estatutos do Conselho Espírita Internacional. As delegações da Bélgica e de França candidataram-se à realização do 10º Congresso Espírita Mundial de 2022, na Europa, tendo sido eleita a proposta francesa com o tema “Reforma Íntima”, apresentada por Richard Buono da L’Union Spirite Française et Francophone. Para a realização do Congresso em 2025, no continente americano, apresentaram candidaturas o Brasil, os EUA e o Uruguai, tendo ganho este último. No final da Assembleia foi eleito o secretariado para o triênio 2019/ 2022. A nova Secretária Geral do CEI é Jussara Korngold dos EUA, sendo o 2º Secretário Vítor Mora Féria de Portugal.

(Informações copiadas de https://www.febnet.org.br/blog/geral/noticias/nova-comissao-executiva-do-cei/)


Mensagem psicográfica ditada pelo espírito Nestor João Masotti através da médium Marta Antunes de Moura.

Leia aqui:
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Foto com dois vultos espíritas inesquecíveis que retornaram à Pátria Espiritual.
Doutora Marlene Nobre e Nestor João Masotti no Encontro dos Amigos
de Chico Xavier e Sua Obra, em Uberaba, MG. 21/4/2008. Foto Ismael Gobbo

Clara Lila Gonzalez de Araújo: Lançamento do livro sobre suicídio na Feira do Livro do  CEAK de Campinas

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quinta-feira, 10 de outubro de 2019

NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPIRITA. 12-10-2019.

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A sonâmbula. Óleo sobre tela por John Everett  Millais.
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Em 1846, Tirell Bickford foi acusado de matar a prostituta Mary Ann durante um episódio de sonambulismo, mas inocentado pelo critério de insanidade temporária.[10]
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Sonambulismo Magnético. Menina sonâmbula com uma  venda nos olhos em estado sonambúlico.
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Tina de Mesmer. Terapia de magnetismo animal de Mesmer
Imagem/fonte:
A pesca milagrosa*. Óleo sobre tela de Henri-Pierre Picou.  1850.




E, entrando num dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da terra; e, assentando-se, ensinava do barco a multidão.
E, quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar.
E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sobre a tua palavra, lançarei a rede.
E, fazendo assim, colheram uma grande quantidade de peixes, e rompia-se-lhes a rede.
E fizeram sinal aos companheiros que estavam no outro barco, para que os fossem ajudar. E foram, e encheram ambos os barcos, de maneira tal que quase iam a pique.
E vendo isto Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, ausenta-te de mim, que sou um homem pecador.
Lucas 5:3-8

(Na visão Espírita Jesus era dotado da faculdade de Dupla Vista. Veja em A Gênese, cap. XIV))
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Entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Pintura por Felix Louis Leullier


De acordo com os evangelhos, antes de entrar em Jerusalém, Jesus estava hospedado em Betânia. O Evangelho de João afirma que ele ficou ali nos seis dias antes da Pessach (a Páscoa judaica). De lá, ele enviou dois discípulos a uma aldeia que "está em frente de vós" para que buscassem um jumento que estaria ali amarrado e que nunca fora montado. Se questionados, deveriam responder que o Senhor precisava do animal, mas que ele seria devolvido[1][2][3].
Jesus então montou no jumento e se dirigiu a Jerusalém, com os três evangelhos sinóticos em acordo de que os discípulos forraram o animal com suas capas para tornar a montaria mais confortável. Em Marcos e João, a entrada ocorre num domingo, com Mateus e Lucas não especificando a data[1]. Em Lucas 19:41, conforme Jesus se aproxima de Jerusalém, ele olha para a cidade e chora por ela (no evento conhecido como em latimFlevit super illam), já prevendo o sofrimento a que passará a cidade[1][3].



(Na visão Espírita Jesus era dotado da faculdade de Dupla Vista. Veja em A Gênese, cap. XIV))

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A ressurreição de Lázaro em óleo sobre tela por Rembrandt.
Imagem/fonte:



O Espiritismo atribui o fenômeno da ressurreição de Lázaro a possível caso de
catalepsia, letargia ou morte aparente.

quarta-feira, 9 de outubro de 2019

NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPIRITA. 10-10-2019.

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Parábola do argueiro e da trave. Óleo em painel por Domenico Fetti.
Imagem/fonte:
Madona em oração. Óleo sobre madeira de tília por Albrecht Durer.
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O Julgamento de Salomão. Pintura de William Blake.
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Cena de Psicostasia ou “pesagem da Alma”. Papiro egípcio retratando o julgamento no além-túmulo.
Museu do Louvre. Paris, França. Foto Ismael Gobbo
Papiros egípcios expostos no Museu do Louvre. Paris, França. Foto Ismael Gobbo.
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“O Pensador”, de Auguste Rodin. Museu Rodin, Paris. Foto Ismael Gobbo
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Cristo e a mulher adúltera. Óleo sobre cobre por Pieter van Lint.
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O filho pródigo. Óleo sobre tela por John Macallan Swan.
Mar Mediterrâneo em Cesaréia, Israel. Fotos Ismael Gobbo.
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Mar da Galiléia. Israel. Foto Ismael Gobbo.




O maior lago de água doce de Israel , o Lago Tiberíades, também é conhecido como o Mar de Tiberíades, o Lago de Genesaré, o Lago Kinneret e o Mar da Galiléia. O lago mede pouco mais de 21 quilômetros de norte a sul e tem apenas 43 metros de profundidade. O lago é alimentado em parte por nascentes subterrâneas relacionadas aosetor da Jordânia do Grande Vale do Rift, mas a maior parte de sua água vem do rio Jordão, que entra do norte. O curso sinuoso do rio pode ser visto drenando a extremidade sul do lago no fundo da imagem. Os padrões de campo angulares verdes e marrons cobrem a maioria das encostas nesta paisagem árida. Telhados brilhantes são a marca registrada de várias aldeias da região. O maior agrupamento de telhados brilhantes e quarteirões da cidade indica a localização de Tiberíades (em homenagem ao imperador romano Tibério), visível à imagem deixada na margem sudoeste do lago.


Jesus centralizou seu apostolado às margens do Mar da Galiléia, sobretudo na cidade de Cafarnaum. Dali partiu para outras regiões em pregações, inclusive em Jerusalém, onde foi crucificado. O Mar da Galiléia é um lago de água doce que recebe as águas do Rio Jordão.

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Sagrada Família. Quadro de Cândido Portinari.
Paróquia Bom Jesus da Cana Verde. Batatais, SP. Foto Ismael Gobbo
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Cristo falando aos doutores do Templo . Quadro de Giovanni Serodine.
Museu do Louvre, Paris, França.  Foto Ismael Gobbo
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O gigantesco e belo quadro “As Bodas de  Cana” de Paolo Veronese. Museu do Louvre, Paris, França.
 Foto Ismael Gobbo
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Cristo no Mar da Galiléia. Óleo sobre tela por Jacopo Tintoretto.
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Cristo na tempestade no Mar da Galileia.. Óleo sobre cobre de Jan Brueghel o velho 
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File:Bloch-SermonOnTheMount.jpg
Sermão  da Montanha. Óleo sobre tela Carl Heinrich Bloch
Arquivo: Brooklyn Museum - Os fariseus Pergunta Jesus (Les pharisiens questionnent Jésus) - James Tissot.jpg
Os fariseus questionando a Jesus. Obra de James Tissot.
Imagem/fonte: 
File:Rembrandt Harmensz. van Rijn 033.jpg
O Bom Samaritano de Rembrandt
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Cristo na cruz. Óleo sobre tela por Eugène Delacroix.
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Quadro “noli me tangere” de Correggio.
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Ao fundo o  Monte Tabor visto da cidade de Nazaré, cidade onde Jesus viveu  sua infância e mocidade.
 Foto Ismael Gobbo
Canteiro de flores. Eixo Monumental. Brasília, DF. Foto Ismael Gobbo
Francisco Leite de Bittencourt Sampaio. 01-02-1834 / 10-10-1895
Túmulo de Bittencourt Sampaio no Cemitério de São Joaõ Batista. Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo
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Rio de Janeiro, Brasil. Em primeiro plano o bairro de Botafogo com o Cemitério  São
João Batista no centro da foto; acima,  Copacabana e, à esquerda,  o Pão de Açucar. Foto a partir do Corcovado.
Ismael Gobbo
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O Corcovado e o Cristo Redentor vistos do Cemitério São João Batista. Bairro de Botafogo. Rio de Janeiro, Brasil.
 Foto Ismael Gobbo.

VEJA AQUI A LETRA E  PARTITURA DO “HINO ACADÊMICO”
LETRA DE BITTENCOURT SAMPAIO
MÚSICA CARLOS GOMES



OUÇA O HINO:
Faculdade de Direito de São Paulo em 1880, foto de Jean Georges Renouleau (1845-1909).
Imagem/fonte:
Estátua de Carlos Gomes na parte externa do Teatro Municipal. Rio de Janeiro, Brasil. Foto Ismael Gobbo.
Prédio histórico da Federação Espírita Brasileira na cidade do Rio de Janeiro
Imagem: Jornal Unificação, USE/SP, setembro/1960, pag. 5