BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

domingo, 27 de fevereiro de 2011

O momento exato da reencarnação: sinais biomoleculares

Dr. Sérgio Felipe de Oliveira. Foto Benedito Valvassouras

ENTREVISTA COM DR SÉRGIO FELIPE DE OLIVEIRA

PUBLICADA NA FOLHA ESPÍRITA NOVEMBRO/2007

Medinesp 2007 – 150 anos em busca da integração corpo-mente-espírito

Ismael Gobbo igobi@uol.com.br

A Volta ao Mundo Corporal: o Processo Reencarnatório foi o tema do primeiro painel do segundo dia do Medinesp, o congresso internacional da Associação Médico-Espírita, ocorrido de 7 a 9 de junho, em São Paulo (SP). Sérgio Felipe de Oliveira, mestre em Ciências pela USP, que realiza trabalhos para a Associação Médico-Espírita de São Paulo (AME-SP) e é diretor clínico do Pineal Mind, onde faz seus atendimentos e aplica suas pesquisas, abriu o painel, falando do momento exato da reencarnação, seguido depois pela ginecologista e obstetra Cristiane Ribeiro Assis. Sobre o assunto, ele falou à Folha Espírita:

Folha Espírita – Existem preparativos para a reencarnação?
Sérgio Felipe de Oliveira – Os preparativos espirituais para a reencarnação são tratados de forma muito clara nos livros ditados pelo espírito André Luiz através da psicografia de Chico Xavier. A reencarnação, ou seja, o retorno do espírito a um novo corpo, é um fenômeno que não ocorre ao acaso, ao contrário, é cuidadosamente planejado. Podemos dizer que existem “obstetras” no mundo espiritual que preparam o processo reencarnatório. O espírito Emmanuel, também pela psicografia de Chico Xavier na obra Pensamento e Vida, um livro pequeno, mas de grande conteúdo, refere-se a esses preparativos como uma cartilha que se recebe antes de se escorregar para o berço.

FE – Como o espírito sabe se está pronto para reencarnar? Há condições preestabelecidas para isso?
Sérgio Felipe – Consoante nos assevera a Doutrina Espírita, nem todos os espíritos têm plena consciência do processo reencarnatório, motivo pelo qual existem as chamadas reencarnações compulsórias, casos que se assemelham a uma internação psiquiátrica, quando o paciente violento e fora de si necessita ser tratado sob os cuidados de um hospital. São os casos de internação psiquiátrica nas condições de psicose, quando, quase sempre, ocorrem compulsoriamente. Nesta linha de raciocínio, diria que há espíritos que se encontram em determinado nível de sofrimento e comprometimento que somente numa encarnação compulsória poderiam alcançar algum nível de consciência de si e da sua situação. Entendemos que, fora esses casos pontuais, as encarnações são planejadas, e nascemos com alguma missão a ser realizada. Deus é econômico e não colocaria alguém no mundo se não tivesse alguma tarefa a cumprir, consigo próprio, com a família e com a sociedade.

FE – O perispírito, ou corpo espiritual, passa por alguma modificação em seu estado antes de reencarnar?
Sérgio Felipe – Não resta dúvida de que passa, porque a lógica nos diz que o perispírito precisa adaptar-se à crosta terrestre, tendo em vista que há uma relação entre ele e a força gravitacional. Por exemplo, o espírito reencarnante precisa de uma etapa intermediária no que diz respeito à força gravitacional. Não é por acaso que o bebê fica mergulhado no líquido amniótico, que possibilita essa adequação entre a força gravitacional do mundo espiritual e a do mundo físico. Isso também ocorre com o cérebro dentro do líquido céfalo-raquidiano. A explicação para esse mecanismo providencial é que o líquido possibilita diminuir o empuxo gravitacional. Tanto isso é verdade que o desenvolvimento psíquico, que tem seus registros no perispírito, depende igualmente da força gravitacional. Por exemplo, o bebê precisa ser colocado no colo, ser ninado, aprende a engatinhar, pular e escorregar numa autêntica brincadeira com a força da gravidade. Allan Kardec fala sobre isso quando faz referência à necessidade de mudança no perispírito, quando o espírito precisa mudar de um mundo para outro. Há que se adaptar às peculiaridades de cada mundo.

FE – Podemos dizer que os elementos que constituem o perispírito resultam de uma atração, em que cada espírito atrai partículas inerentes ao seu estado evolutivo?
Sérgio Felipe – Acho que é como se fosse uma sintonia, quando você liga o rádio em determinada estação e com ela se conecta para ouvir uma música, um noticiário ou outra coisa que queira. Acredito que o perispírito possa ser construído por algum tipo de espectro do eletromagnetismo, que deve funcionar similarmente ao mecanismo de sintonia, atraindo as partículas do meio onde é formado, segundo o grau evolutivo de cada indivíduo.

FE – No livro Missionários da Luz, o espírito André Luiz descreve que no processo reencarnatório, para a formação do novo corpo, o perispírito se constitui no molde que atrai os elementos materiais fornecidos pela mãe à semelhança de um ímã. Qual a explicação para as anomalias físicas durante a formação do novo corpo?
Sérgio Felipe – Quando nós temos um envolvimento muito grave com o passado e a nossa consciência não se desliga desse passado no momento da reencarnação, a mente, voltada para o passado, não permite a sustentação da força suficiente para a formação perfeita do embrião. Então, os genes ficam sem o suporte que o espírito deve dar. Com isso, o indivíduo vem com seqüelas, seja pela má-formação embrionária ou genética, seja pela interferência do espírito reencarnante – e ele freqüentemente interfere – na genética herdada. Assim, as fortes ligações mentais arrastadas do passado, como remorsos, culpas, ódios, mágoas, dentre outras, impossibilitam ao espírito concentrar-se naquele momento e projetar suas energias para o devir, ou seja, o vir a ser, e, então, não sustenta o desenvolvimento genético com a perfeição que deveria sustentar. No entanto, e ao mesmo tempo, essa ligação com o passado pode ser necessária para sua recuperação.

FE – É possível os encarnados detectarem o momento exato da reencarnação? Quais são os sinais biomoleculares que sinalizam esse momento?
Sérgio Felipe – Sim, perfeitamente. Uma nova vida se inicia no exato momento em que o espermatozóide beija a membrana do oócito que a mulher produz a cada 28 dias. É nesse momento que o espírito assume o comando do novo corpo em formação, tendo o seu perispírito como molde organizador.

FE – Existe algum equipamento, hoje, que pode detectar esses sinais biomoleculares?
Sérgio Felipe – Sim, e podemos destacar o microscópio eletrônico e o microscópio de luz.

FE – Há pesquisas sobre esse assunto?
Sérgio Felipe – Esse exato instante já foi fotografado pela Ciência. (Foto ao lado)

FE – Quanto à Física, os seus avanços vêm ajudando a entender mais as questões do espírito?
Sérgio Felipe – Necessariamente, porque o espírito pensa e sente no mundo e só pensa e sente pela interação com o mundo. E o mundo que nos envolve é material, e a nossa comunicação de um para com o outro se dá através do som, que é matéria, pelo eletromagnetismo, a visão. Então, a compreensão da Física nos permite entender o meio no qual estamos submersos. É também uma forma de nos localizarmos do ponto de vista existencial e na transcendência. Emmanuel, na introdução do livro Nos Domínios da Mediunidade, de autoria do espírito André Luiz, pela psicografia de Chico Xavier, deixa evidente que os cientistas materialistas também são pesquisadores de Deus, porque, ao estudarem a estrutura íntima da matéria, descobrirão que a matéria, como a concebem, não existe e perderão o objeto de sua própria convicção.

FE – Com base no que expôs, como está enxergando o projeto de lei que tramita no Congresso Nacional buscando descriminalizar o aborto?
Sérgio Felipe – Acho que essa questão da descriminalização do aborto envolve uma percepção muito sutil da representação da vida. Só mesmo uma pessoa envolvida com a causa do bem entende o valor da vida em todas as suas condições. Quando a pessoa tem a sensibilidade de perceber que não pode pisar uma plantinha e estragar o jardim, ela toma cuidado. Assim, temos de entender que o nascituro, ou concepto, também é uma flor no jardim que nós não vamos pisar, porque ela é vida. Então, para dar esse valor essencial, a pessoa precisa estar muito envolvida com a bondade e o amor. Não é só uma questão de lógica, é uma percepção de sentimento. E a humanidade está vivendo uma situação hedonista, muito superficial. É difícil para a maioria das pessoas ter essa percepção, sobretudo nos países onde o aborto é permitido. Nos Estados Unidos, por exemplo, 30% das gestações são abortadas. Mas muitas pessoas, mesmo aquelas que abortaram, já admitem que cometeram algum atentado à vida.

FE – Não seria o caso de perguntar aos defensores do aborto se eles não estão contentes com suas vidas e a de seus entes queridos?
Sérgio Felipe – Temos muita gente trabalhando o assunto junto aos parlamentares. O que eu entendo é que o Brasil precisa de gente. Na Itália já não nascem pessoas suficientes. O Japão já tem a mesma população do Brasil. Veja a sua dimensão territorial. Então, no Brasil, cabe muita gente ainda. E qual seria a força de expressão de nosso país se não fossem as pessoas? Quem é que não sabe disso no mundo? Quando se fala em brasileiro, os estrangeiros já sorriem. Então por que não vamos deixar nascer mais brasileiros, se esta é a nossa riqueza?

ASSINE A FOLHA ESPÍRITA

www.folhaespírita.com.br


Ficheiro:Sperm-egg.jpg

Momento que o espermatozoide começa a penetrar no ovócito II

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Sperm-egg.jpg

Allan Kardec não deve ser lembrado no centro espírita...

Wellington Balbo – Bauru – SP.


O título acima pode ser estranho, no entanto, exprime indizível realidade.

Se alguém é lembrado, presume-se que em algum momento foi esquecido, e bem o sabemos que Allan Kardec não pode ser esquecido quando o assunto é Doutrina Espírita.

Sua presença deve ser constante nas instituições que estampam o nome de Centro Espírita.

Ele, além de ser o codificador, foi também o grande divulgador da Doutrina dos Espíritos.

Entrevistou as inteligências do invisível, escreveu, anotou, publicou obras, pesquisou com rigor e viajou em trabalho de divulgação.

Foram diversos livros dedicados a desvendar ao homem novos horizontes:

O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno, Gênese...

Livros criteriosos, inteligentes, interessantes, didáticos...

A literatura de Kardec é simples e profunda, seus comentários são autênticas lições de sabedoria e percebe-se nele uma alma elevada, sempre preocupada com a finalidade da existência humana.

Em O Livro dos Espíritos, seu comentário tão bem feito em A Lei do Trabalho retrata de forma magistral a finalidade educativa da Doutrina Espírita. Eis parcialmente o que escreveu o notável cidadão francês na ocasião:

(...) Há um elemento que não se costuma considerar, sem o qual a ciência econômica torna-se apenas uma teoria: é a educação. Não a educação intelectual, mas a educação moral; não ainda a educação moral pelos livros, mas a que consiste na arte de formar o caráter, que dá os hábitos: porque educação é o conjunto dos hábitos adquiridos. Quando se pensa na massa de indivíduos lançados a cada dia na torrente da população, sem princípios nem freios e entregues aos próprios instintos, devem causar espanto as conseqüências desastrosas que resultam disso? Quando essa arte for conhecida e praticada, o homem trará hábitos de ordem e de previdência para si e para os seus, de respeito pelo que é respeitável, hábitos que lhe permitirão atravessar menos angustiado os maus dias inevitáveis. A desordem e a imprevidência são duas chagas que uma educação bem conduzida pode curar; aí está o ponto de partida, o elemento real do bem-estar, a garantia da segurança de todos.

Compreende-se, então, a constante preocupação social de Allan Kardec.

O codificador intentava despertar a criatura humana para a necessidade da educação de seus próprios hábitos.

A paz começa na educação dos hábitos.

Pais que cultivam o saudável hábito do diálogo conquistam a amizade dos filhos, criando um ambiente de bem estar e segurança.

Cônjuges que vivenciam o bom hábito da empatia experimentam mais momentos de felicidade do que de decepção no relacionamento conjugal.

Lideranças espíritas que fazem do estudo das obras básicas um hábito transmitem com mais fidelidade os princípios doutrinários.

Fácil de concluir que a evolução de nosso mundo dependerá de nossa disposição em semear hábitos saudáveis, como bem acentua Allan Kardec.

Hábitos saudáveis, vida saudável, existência plena e feliz.

Por isso imperioso não apenas lembrar de Allan Kardec, mas, sim, estudar e pesquisar a obra construída por intermédio de sua abnegada mão, pois assim todos aqueles que chegarem ao centro espírita terão uma melhor compreensão dos temas que o codificador tanto prezou.

Boletim do Lar Maria de Nazaré Rio de Janeiro

Acesse aqui:

(Informação em email de CRUZADA ESPÍRITA PAULO DE TARSO cruzadaptarso@hotmail.com)

Mês Espírita de Promissão, SP

VI Mês Espírita - Promissão

Entre os dias 10 a 27 de Março de 2011

10/03 - Quinta-feira às 19:30h, Casa do Caminho Dr. Bezerra de Menezes

Palestra musical com: Allan Vilches

14/03 - Segunda-feira às 20:00h, Núcleo Chico Xavier

Palestra com: Alexandre Peres – Marília

Tema: Desafios da Sexualidade - Homossexualismo

19/03 – Sábado às 20:00, CEFEC, exibição do filme:

Nosso Lar

25/03 - Sexta-feira às 20:00h, União Espírita

Palestra com Francisco Ortolan – Fernandópolis

Tema: Reflexões Para o Aprendizado

27/03 – Domingo das 9:00 às 12:00h, Lar da Esperança

Seminário com: Ricardo Nogueira – Birigui

Tema: Sombra Interior

(Informação em email de Regina Bachega e João Marchesi)

Registro. palestra com Roosevelt Andolphato Tiago em Holambra, SP

Texto e fotos recebidos de Otávio Cunha

Estivemos na última quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011, na cidade de Holambra-SP, no Centro Espírita Semente de Luz, acompanhando a palestra de Roosevelt Andolphato Tiago, da cidade de Barra Bonita-SP,. Roosevelt desenvolveu o tema titulo do 5º. Livro de sua autoria “Se não houver vento... reme”. Assunto muito interessante, em que Roosevelt faz menção justamente ao grande ensinamento de Jesus, sobre o “ajuda-te e o céu te ajudará”, onde devemos todos estar fazendo a nossa parte para tenhamos a ajuda nos momentos de dificuldades e compreendendo que são essas dificuldades que nos fazem crescer e nos fortalecem na caminhada em busca da nossa própria evolução. Mais de 50 pessoas de Holambra e região estiveram presentes ao agradável e oportuno evento com direito a bolo e sessão de autógrafos por Roosevelt.





Fotos: Roosevelt em sua fala; público; Leila faz os agradecimentos; visitante de Cosmópolis, Otávio Cunha, Eliana, Roosevelt, Leila e Roberto

C.E. Nhá Chica irá receber Adeilson Salles Itapira, SP

P A L E S T R A

05 DE MARÇO DE 2011

SÁBADO-ÀS 20:00 HORAS

ADEILSON SALLES, da cidade de Guarujá-SP

LOCAL: CASA ESPÍRITA “NHÁ CHICA”

Rua Teresa Lera Paoletti, nº 348-Jd.Bela Vista-Itapira-SP.

TEMA: “A EDUCAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA A EVOLUÇÃO”

Contato: Cunha 19-38635682 / 92760247

(Informação em email de Otavio Cunha)

Agenda de palestras com Plínio B. Penteado Jr. Março/abril 2011

(Informação em email de arvensis@terra.com.br)

Palestra e música com Moacyr Camargo Angélica, MS

A DIRETORIA DO CEAK ANGELICA JUNTAMENTE COM O DEP. DE PROMOÇÕES E EVENTOS CONVIDA A TODOS PARA PRESTIGIAR NO DIA 13 DE MARÇO AS 9hr ( DOMINGO) O SEMINARIO COM MOACYR CAMARGO COM O TEMA MUDANÇAS ----- LIBERTAÇÃO.

" DESDE JA SUA PRESENÇA É FUNDAMENTAL PARA QUE POSSAMOS ALCANÇAR NOSSOS OBJETIVOS" MAIORES INFORMAÇÕES NO CEL. 67 99951946 FALAR COM WESLER

FAVOR NOS CONFIRMAR O NUMERO DE PARTICIPANTES ATE O DIA 11/03/2011 PARA QUE POSSAMOS ORGANIZAR MELHOR O SEMINARIO. (COLOCAR O NOME DE SUA CIDADE E CENTRO)

PRESIDENTE: CLEUSA CONCONI RIZZATTO

VICE PRESIDENTE: OLAVO CONCONI

DEP. PROMOÇÕES E VENTOS: WESLER CABRAL CONCONI E ANDRE ALBUQUERQUE.

Centro Espírita Allan Kardec

Angélica - MS

R: Allan Kardec, lotes3 e 4 Centro

(Informação recebida em email de URE- Nova Andradina urenovandradina@yahoo.com.br)

Roosevelt Andolphato Tiago na Aliança Espírita “Varas da Videira” Araçatuba, SP

O conhecido orador de Barra Bonita estará proferindo palestra da Aliança Espírita Varas da Videira no dia 11 de março de 2011, às 20 horas. O tema a ser desenvolvido por Roosevelt é o titulo do livro de sua autoria:

“Se não houver vento... reme”. Entrada franca.

Registro. Orson Peter Carrara em Poços de Caldas, MG

Texto e fotos recebidos de Otávio Cunha

O conhecido autor e palestrante espírita Orson Peter Carrara esteve na noite de sexta-feira, dia

25 de fevereiro, em Poços de Caldas-MG, proferindo palestra na UNIÃO FRATERNAL RAUL CURY.

Com público superior a 150 pessoas, o expositor abordou o tema Tensão Emocional, também

título de seu recente livro editado pela SOLIDUM.

Com seu estilo leve e didático, o palestrante envolveu o público com muita interação, através

de casos e exemplos ligados ao tema. Presenteou os aniversariantes do mes com livros, dentre eles os

da Codificação Kardequiana, criando um clima de alegria e fraternidade.

A União Fraternal Raul Cury realiza palestras especialmente nas noites de sexta-feira e domingo

e situa-se à rua Paraíba, 295, no centro de Poços de Caldas.

Após os costumeiros abraços e confraternização geral, os amigos se reuniram para troca de

ideias sobre a divulgação espírita.

Estiveram visitando o evento os amigos Cunha e familia, de Itapira-SP, que foram recepcionados

por Sonira Giosa, dirigente da instituição.








Legenda: música de harmonização com Domingos; apresentação do palestrante Orson, por Sonira Giosa; inicio da palestra por Orson; grande público presente; distribuição de livros; autógrafos; Orson, Sonira e visitantes.

Palestra com Ismael Gobbo no Centro Espírita Amor e Caridade Bauru, SP

DIA 6 DE MARÇO, DOMINGO, 9H

Local: CEAC - Rua 7 de Setembro, 8-30, Bauru, SP

Tema: “O despertar de cada um”

Entrada Franca

(Informações em email de Leopoldo Zanardi)

Bauru, SP. Foto Ismael Gobbo

Palestras públicas no 19º. Aniversário do FSS – Fraternity Spiritist Society. Londres, Reino Unido

(Informação em email de Elsa Rossi)

Troca de guarda no Palácio de Buckingham, Londres. Foto: Ismael Gobbo

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Focalizando o Trabalhador Espírita André Luiz Ruiz

André Luiz Ruiz

com seu sobrinho Eduardinho


Entrevista para Ismael Gobbo ao Notícias do Movimento Espírita

ESPIRITISMO NA TELEVISÃO, NO RÁDIO, NO TEATRO, NA INTERNET, NO LIVRO, NA ORATÓRIA, NO TRABALHO SOCIAL - a história, trajetória e o trabalho do médium espírita André Luiz Ruiz é objeto da entrevista que nos concedeu.


Caro amigo e irmão André Luiz Ruiz, pode nos fazer sua apresentação?

Nasci na cidade de Bauru, aos 11 de agosto de 1962, tendo me transferido para a cidade de Birigui, ambas no Estado de São Paulo, onde meus pais e seus três filhos residimos por 15 anos. Meu pai, Miguel Domingos Dias Ruiz era funcionário do Banco do Brasil e minha mãe, Odete de Andrade Ruiz professora primária do SESI. Meus irmãos Fábio Luiz de Andrade Ruiz e Eduardo Luiz de Andrade Ruiz nasceram, respectivamente, em 23 de julho de 1964 e 30 de outubro de 1965. Permanecemos residindo em Birigui até fevereiro de 1977, quando meus pais, buscando um centro com maiores opções de formação acadêmica para seus filhos, se transferiram para Campinas, no mesmo Estado, onde nos encontramos até os dias de hoje.

LEGENDA : (esquerda) André Luiz Ruiz com seus pais Miguel D.D.Ruiz e Odete A. Ruiz em seu primeiro aniversário, agosto/1963 – (centro) André com seus dois irmãos Fábio e Eduardo em Birigui 1970 – (direita) Os três irmãos em foto tirada em Campinas em 1987.

Tive a alegria de conhecer e desposar a médium Solange Godoy, igualmente trabalhadora da Sociedade Beneficente Bezerra de Menezes nas áreas da psicofonia e psicopictografia, (também conhecida como pintura mediúnica).

LEGENDA : (à esquerda) ANDRÉ LUIZ RUIZ com sua esposa SOLANGE GODOY; (à direita) SOLANGE GODOY em pintura mediúnica pública realizada em Atenas – Grécia.

Qual a sua formação acadêmica e profissional?

Cursei a Pontifícia Universidade Católica de Campinas, na qual me bacharelei em 1985 no curso de Direito, profissão que exerci até, aproximadamente, 1999, possuindo também formação técnica em desenho arquitetônico, música clássica (piano), e enfermagem.

De que forma conheceu o Espiritismo e desde quando o freqüenta?

Meus pais eram oriundos de famílias espíritas de maneira que, desde a infância, recebemos seus exemplos e ensinamentos preciosos que nos modelaram o entendimento sobre as coisas da Alma.

A que casa espírita está vinculado presentemente e quais as atividades ali desenvolvidas?

Conforme se pode constatar no site www.andreluizruiz.com.br coopero nas tarefas da Sociedade Beneficente Bezerra de Menezes, na cidade de Campinas, como trabalhador comum nas áreas da palestra e estudo públicos, psicofonia, psicografia, mediunidade curativa, participando da direção da instituição.

Poderia nos descrever sua trajetória pelo movimento espirita?

Enquanto criança, na cidade de Birigui, meus pais não mantinham uma freqüência a uma determinada instituição espírita, pois as atividades diárias e a criação de seus três filhos lhes consumiam muito tempo. Recordo-me, entretanto, de algumas idas ao Centro Espírita Raymundo Mariano Dias naquela cidade, instituição até hoje existente e a uma outra, Centro Espírita Luz e Fraternidade, na cidade de Araçatuba, dirigida por um senhor muito dedicado cujo nome era Rolandinho. No entanto, em nenhuma dessas instituições nos engajamos em atividades, já que nossa freqüência era esporádica. Naquele tempo, eram mais comuns os trabalhos mediúnicos realizados em casas de família, aos quais, com um pouco mais de assiduidade, assistíamos quando convidados. Depois da vinda para Campinas, quando nossas rotinas se estabilizaram, ingressamos na Sociedade Beneficente Bezerra de Menezes, indo meus pais e irmãos antes de mim porquanto, nos idos de 1978 encontrava-me como aluno interno da Escola Preparatória de Cadetes do Exército, na qual permaneci até Junho de 1979. Após solicitar meu desligamento da referida instituição, passei a ter mais tempo para acompanhar meus familiares à casa espírita, que se localizava em uma pequena garagem, na Praça Hideio Nougouchi, 10, no Bairro do Guanabara, em Campinas e era dirigida pela saudosa Sra. Emília Carvalho dos Santos.

Com nosso trabalho constante na pequena instituição, vimo-nos como os únicos jovens que a ela se ligavam, pois os seus membros, em sua quase totalidade, eram os antigos fundadores que já se encontravam em idade avançada. Passamos a prestar nossa modesta cooperação junto aos trabalhadores sob a direção espiritual, como ocorre até os dias de hoje, da nobre entidade que se dá a conhecer como Maria Ribeiro. Em sua última encarnação, este devotado Espírito viveu na cidade de Bauru, onde exerceu a tarefa voluntária de parteira, cuidando de mães solteiras, prostitutas e de todos os que lhe solicitassem o amparo maternal. Era de origem portuguesa e dirigia uma casa espírita, nos idos de 1900, localizada na rua Azarias Leite, naquela cidade. Essa nobre alma, muito ligada ao Espírito de Bezerra de Menezes que a acudia espiritualmente nos partos complicados, uma vez desencarnada desenvolveu largo trabalho assistencial através da médium Da. Cármem Cabello Veloso, à frente da Sociedade Cristã Maria Ribeiro, na rua Bernardino de Campos, Vila Falcão. Através de relacionamentos de amizade com alguns moradores de Campinas que visitavam a médium em Bauru, Dona Maria Ribeiro informou-os que tinha o projeto de criar um centro espírita naquela cidade, tendo obtido apoio dos referidos companheiros que, nos idos de 1961 lançaram as bases da nossa Casa Espírita. Desde então, apesar de comandada por D. Maria, denominou-a SOCIEDADE BENEFICENTE BEZERRA DE MENEZES em homenagem à grande alma do Médico dos Pobres, num gesto de gratidão da antiga parteira por todos os benefícios dele recebidos.

Foi assim que meus pais encontraram a referida instituição já consolidada, na qual fomos acolhidos e nos encontramos até os dias de hoje.

As tarefas, de início simples, foram se ampliando, a começar com a construção e mudança para a nova sede, no anos de 1990/91, passando, depois, para os trabalhos de passe magnético, palestras públicas, estudos doutrinários, evangelização infantil, reuniões mediúnicas, pintura mediúnica, tratamento espiritual, atendimento médico gratuito, psicografia, além das atividades assistenciais, com o atendimento mensal de 130 famílias, com gêneros alimentícios, noções de higiene, tratamento magnético, evangelização, atendimento médico e dentário, fornecimento de material escolar, dentro outros pequenos esforços através dos quais vamos burilando nossos defeitos enquanto tentamos diminuir o sofrimento de nossos semelhantes, com a sementeira da Esperança.

Com o tempo e a ampliação das atividades, tendo me envolvido com a difusão da doutrina no seio de nossa instituição através de palestras públicas, passaram a surgir convites para realizá-las fora de nossa cidade, quando pude conhecer outras instituições e colaborar com a multiplicação da mensagem espírita para outros públicos.

LEGENDA – FACHADA da SOCIEDADE BENEFICENTE BEZERRA DE MENEZES

Quais os livros de sua autoria e os de maior tiragem pela ordem?

Até o presente momento, foram escritos através da sensibilidade mediúnica de que disponho, 12 títulos, sendo 8 romances psicografados pelo Espírito Lúcius,

HÁ FLORES SOBRE AS PEDRAS,

OS ROCHEDOS SÃO DE AREIA,

O AMOR JAMAIS TE ESQUECE,

A FORÇA DA BONDADE,

SOB AS MÃOS DA MISERICÓRDIA,

DESPEDINDO-SE DA TERRA,

ESCULPINDO O PRÓPRIO DESTINO E

HERDEIROS DO NOVO MUNDO.

Pelo Espírito Públio, dois livros de reflexões evangélicas:

JESUS NO TEU CAMINHO

RELEMBRANDO A VERDADE

Por Humberto de Campos e Públio, um livro de reflexões e contos

DA TERRA PARA O CÉU

E o mais recente lançamento, do Espírito Bezerra de Menezes

SAÚDE DO ESPÍRITO.

Não sei dizer, ao certo, a quantidade de livros editados até o presente momento em cada título. Segundo informações recebidas há alguns meses da IDE EDITORA, que se localiza em Araras e é a Instituição Espírita responsável pela edição e venda, E EM BENEFÍCIO DA QUAL FORAM DOADOS TODOS OS DIREITOS AUTORAIS, estão em torno dos 500.000 exemplares.

Atualmente, o espírito Lúcius encontra-se na preparação de seu nono romance.

São todos mediúnicos?

Sim, todas as mencionadas obras são de autoria dos citados Espíritos que, com paciência e carinho, souberam vencer minhas naturais deficiências sem desistirem do trabalho.

Como tem sido a sua participação na difusão da doutrina espírita pelo rádio e pela televisão?

Jamais tive qualquer idéia de que isso estaria nos planos do Mundo Espiritual. Em nossa instituição não nos aventuramos a fazer qualquer coisa ligada à tarefas novas sem que os dirigentes espirituais se manifestem, autorizando ou não a sua realização. Assim, depois de começarem a surgir as obras literárias, passei a comparecer a inúmeras emissoras de rádio, na condição de convidado, para responder a perguntas sobre Espiritismo, o que possibilitou a experiência com o mencionado veículo de comunicação, que acabou resultando em um programa próprio, em março de 2003, em uma Rádio FM de Campinas – RÁDIO ALVORADA FM. Desde então, passamos a divulgar a doutrina por essa emissora até que, no ano seguinte, assumimos a direção da mesma, mantendo-a em funcionamento regular com programação musical de qualidade e palestras espíritas durante 7 anos consecutivos, até março de 2010. Desde essa data, a Rádio Alvorada passou a emitir seu sinal apenas através da internet, tornando-se ALVORADA WEB. Nesta emissora, desde 2003, ao lado do companheiro RAUL MENDONÇA iniciamos a jornada dos programas AO VIVO sobre o Espiritismo – PROGRAMA ALEGRIA DE VIVER - todas as terças feiras, das 20 as 22 horas.

Até os dias de hoje foi a única emissora espírita e, por vários anos, o único programa regular espírita da cidade de Campinas e região.

LEGENDA – (esquerda) Raul Mendonça – (direita) Raul Mendonça e André Ruiz em programa ALEGRIA DE VIVER na Rádio Alvorada FM

Em 13 de setembro de 2005 criamos o site WWW.MENSAJEFRATERNAL.ORG.BR que também pode ser acessado através do endereço WWW.MENSAGEMFRATERNAL.COM.BR através do qual passamos a difundir os programas de rádio, palestras em vídeo, livros espíritas e diversas informações para todos os interessados, de maneira gratuita. Neste site, na sua área em português, a Rádio Alvorada Espírita pode ser ouvida 24 horas por dia, inclusive às terças feiras quando, das 20 às 22 horas continuamos a realizar o PROGRAMA ALEGRIA DE VIVER , AO VIVO – com participação direta dos ouvintes.

Referido site é produzido em três línguas. Além de arquivos espíritas em Português, há também vídeos, áudios e livros em Espanhol e em Grego. Na área em Espanhol, temos a RÁDIO MENSAJE FRATERNAL que transmite programação musical e palestras espíritas em Espanhol, 24 horas por dia.

E tal evento foi tão promissor e bem sucedido que a experiência fez nascer a TV ALVORADA ESPÍRITA, em novembro de 2008, COM TRANSMISSÃO 24 HORAS, ALÉM DE 4 HORÁRIOS DE PROGRAMAS AO VIVO, quando são transmitidas as atividades que ocorrem na Sociedade Beneficente Bezerra de Menezes, ON LINE.

LEGENDA – TV ALVORADA ESPÍRITA Entrevista com Saulo Gomes

A 1º de fevereiro de 2006, convidados pela Fundação Espírita André Luiz localizada na cidade de Guarulhos, tivemos, eu e minha esposa Solange Godoy a honrosa oportunidade de iniciarmos um programa de rádio na consagrada e conhecida RÁDIO BOA NOVA. Trata-se do programa de mesmo nome daquele já realizado na Rádio Alvorada - ALEGRIA DE VIVER - e que vai ao ar todas as quartas feiras pelas ondas da AM 1450, a partir das 14 horas.

Também em abril de 2006 entrou no ar, através da TV JORNAL DE LIMEIRA, o programa espírita ALIMENTO PARA A ALMA, produzido pela nossa Tv(V) Alvorada Espírita e transmitido em canal aberto através da emissora limeirense, captada em mais de 30 cidades da região das quais podemos destacar: Limeira, Iracemápolis, Cordeirópolis, Campinas, Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Sumaré, Mogi Mirim, Mogi Guaçu, Artur Nogueira, Paulínia, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Araras, Rio Claro, Piracicaba, entre outras.

Referido programa de 30 minutos é transmitido todos os sábados, as 11:30, pelo canal 39 UHF e 13 da NET.

No ano 2009, depois de participações em programas de televisão de várias emissoras em diversas localidades do Brasil, recebi o convite para ser entrevistado pelo PROGRAMA TRANSIÇÃO, o mais importante meio de divulgação do Movimento Espírita atual graças à sua abrangência nacional – na transmissão dominical da REDE TV – além de possuir o site WWW.PROGRAMATRANSICAO.TV.BR que disponibiliza todas as entrevistas e programas anteriores.

Desse primeiro contacto surgiram dois despretensiosos programas, de números 54 e 69, falando sobre os Momentos de Transição Evolutiva que a Terra está vivendo neste momento. Depois deles, a convite do prezado irmão Antônio Coelho Filho, que é o dirigente da Fraternidade Francisco de Assis, responsável pelo programa, passei à honrosa e desafiadora condição de cooperador nas entrevistas, ocasião em que muito me enriqueci ao contacto de líderes espíritas e devotados irmãos que têm prestado inestimáveis serviços à Doutrina Cristã Espírita, aos quais sempre admirei e tentei seguir em seus exemplos de luta e abnegação.

Paralelamente a tais eventos, a COMPANHIA TEATRAL OPERÁRIOS DO PALCO, encabeçada e dirigida pelo competente ator, dramaturgo e diretor Marco Nicolatto houve por bem inserir em seu consagrado repertório - que já contava com peças como PAULO E ESTEVÃO, HÁ DOIS MIL ANOS, AS VIDAS DE EMANUEL, ALLAN KARDEC – O CIENTISTA DO INVISÍVEL – algumas histórias que nos foram trazidas pelo Espírito Lúcius, nos romances O AMOR JAMAIS TE ESQUECE, A FORÇA DA BONDADE e a mais recente adaptação – HERDEIROS DO NOVO MUNDO, cujos resultados, nas palavras do próprio diretor superaram em muito as suas expectativas.

Assim, atendendo ao chamamento da divulgação, cooperei, também modestamente e em pequena medida, na elaboração do roteiro das três peças, com sugestões cênicas, além de que, parte do cenário das peças O AMOR JAMAIS TE ESQUECE e a sua continuação, A FORÇA DA BONDADE, foram produzidas pela equipe de pintura mediúnica de nossa instituição em Campinas.

Mais recentemente, no ano de 2010, recebi o convite da TV MUNDO MAIOR para produzir os programas da série O ESPÍRITO DA LETRA que passaram a ser difundidos em sua programação semanal, com apresentações diárias pelo site da TV Mundo Maior e por antena parabólica para todo o Brasil. Tal programa tem a finalidade de analisar a obra do Espírito André Luiz, começando pelo livro NOSSO LAR. Assim, cada programa de 30 minutos aborda um capítulo do livro e, desse modo, já foram produzidos pela TV Alvorada Espírita e divulgados por ela e pela TV MUNDO MAIOR 34 programas, iniciando pelas duas mensagens introdutórias e indo até o capítulo 32. Os referidos programas de estudo se encontram disponíveis para download gratuito no site Mensajefraternal e também no youtube.

Importante que se relembre que nenhuma dessas pequenas tarefas foi assumida sem a consulta prévia e a respectiva autorização do Mundo Espiritual, que é quem dirige todas as nossas ações, de forma que nunca foi, nenhuma delas, pleiteada ou solicitada de minha parte a quem quer que seja e, igualmente, jamais aceita sem que as Forças Sublimes nos houvessem dado o aval indispensável, uma vez que não estou a serviço de mim mesmo nem busco, de forma direta ou indireta, qualquer forma de realce pessoal. Como nos ensinam os sublimes representantes de Jesus, é necessário que morramos para nós mesmos a fim de que o Cristo possa viver através da gente.

E na tribuna espírita tem conseguido atender às solicitações para palestras e Seminários?

Desde o início de nossas tarefas na nova sede, em janeiro de 1991, me vi colocado na tarefa de esclarecer os visitantes através da dissertação de temas espíritas em geral, procurando enfatizar as questões morais contidas no Evangelho. Isso se desenvolveu naturalmente, como já expliquei antes, de sorte que depois de alguns anos, passei a atender a convites de centros espíritas da cidade e, a seguir, de outros municípios e Estados.

Com o amparo dos amigos invisíveis esta tarefa acabou estendendo-se para outros rincões, de forma que já pudemos estar aprendendo e compartilhando ensinamentos espíritas com irmãos da Grécia, para onde já nos deslocamos duas vezes em tarefas doutrinárias de palestras, curas e pintura mediúnica (com a médium Solange Godoy e alguns trabalhadores de nossa instituição), Venezuela (onde foram desenvolvidos trabalhos idênticos por 30 dias, com palestras, cirurgias espirituais e a pintura de 81 telas através das médiuns Paula Quagliarini e Solange Godoy, Honduras e Guatemala, onde estive por duas vezes nos trabalhos de palestra e tratamento espiritual acompanhando nosso querido irmão Alípio González Hernández, presidente da Editora Mensaje Fraternal, sediada em Caracas.

Apenas para conhecimento dos leitores, mesmo que isso não seja importante, em cada semana de trabalho em nossas atividades aqui em Campinas, se reunirmos em um único conjunto todas as atividades de divulgação, (palestras, estudos, programas de rádio, de TV) realizo 9 horas de oratória espírita, sem férias ou feriados prolongados. Considerando-se o ano com 52 semanas, ao longo dos 12 meses tenho que dar conta de 468 horas de trabalho nessa área, o que significa 1,28 palestra de uma hora por dia. E isso somente considerando as palestras e estudos da Sociedade Beneficente Bezerra de Menezes e os programas de televisão e rádio.

Ocorre que, com o aumento das atividades de produção de programas em vídeo e áudio além de manter, como prioridade, a produção literária através da psicografia, observei que seria impossível compatibilizá-las com a crescente solicitação de palestras e seminários fora de Campinas. Assim, ultimamente, venho atendendo aos pedidos de irmãos de outros centros e cidades desde que não (me) impossibilitem as tarefas a que estou vinculado, sejam as das palestras públicas em nossa instituição, da produção dos programas de TV, de rádio e, sobretudo, da obediência ao cronograma de psicografia.

Apesar desse cuidado, para minha alegria entre janeiro/2010 e janeiro/2011 me foi possível agendar 25 atividades externas, atendendo ao convite de algumas Instituições, além de participar em eventos na mídia cooperando na divulgação doutrinária.

LEGENDA – (à esquerda) Palestra e Cirurgia Espiritual na Faculdade de Medicina da UNESP em Botucatu, em outubro 2010 – (à direita) Palestra na Casa da Cultura em Lorena, em Janeiro de 2011 –


LEGENDA – (à esquerda) Programa Manhã Maior da REDE TV, ao lado da Sra. Silvia Puglia, Presidente da FEESP e do Vereador Quito Formiga; (à direita) Palestra e Pintura Mediúnica na sede da FEESP.

Como fazer o agendamento?

Prefiro sempre que as pessoas escrevam ao meu E mail, pois esta é a maneira mais fácil de poderem me encontrar. Infelizmente para mim, nem sempre consigo tempo para responder a todos com a devida presteza, muitas vezes porque estou esperando confirmação de datas pré-agendadas com algumas instituições espíritas para poder aceitar ou não novos convites. No entanto, é através do andreluizruiz@ig.com.br que as pessoas podem endereçar eventuais solicitações.

No entanto, gostaria de informar que, se isso for possível, nossas palestras podem ser assistidas AO VIVO, pois todas elas, incluindo o Estudo de O Livro dos Espíritos, onde o telespectador pode participar através do MSN, são transmitidas pela WWW.TVALVORADAESPÍRITA.COM.BR .

Caso desejem informações sobre os diversos horários de programas ON LINE, ingressem no site da TV ou no WWW.ANDRELUIRUIZ.COM.BR e ali estarão, como já disse no início desta entrevista, todas as referências para que o interessado participe de nossas palestras.

Temos várias notícias de pessoas que, em suas Instituições Espíritas, se conectam com nossa TV Alvorada e, através de aparelhos de projeção multi-mídia, transmitem-na ao vivo para o público presente. Outros copiam nossos programas e palestras disponíveis nos sites onde estão disponíveis e exibem-nas na casa espírita ou presenteiam amigos.

Qual a sua apreciação sobre o movimento espirita na atualidade? Vamos bem, o que merece correção?

Não tenho autoridade para avaliar algo que é tão precioso nos planos do Cristo, no sentido da modificação da Humanidade através do Movimento Espírita. Acredito que não disponho de conhecimentos suficientes para abarcá-lo com afirmações de que esteja indo bem ou não.

Assim, posso responder a esta pergunta dentro de meu ponto de vista pessoal ligado às minhas próprias experiências no aprendizado a que está sujeito um simples aluno da vida.

Observando minhas dificuldades, creio existir muito trabalho por fazer, em uma proporção ainda maior na medida em que vão se abrindo os veículos de comunicação para a propagação das idéias espíritas.

Lastimo, apenas, a inclinação de alguns companheiros espíritas para a polêmica estéril, gastando tempo e boa energia para manter discussões que em nada aprofundam a necessidade de transformação moral das pessoas. E o pior, muitas vezes, é o personalismo dos polemistas, cada um desejando impor suas idéias e pontos de vista, no ringue da vaidade intelectual, conduta que desabona os contendores e que demonstra que, se conhecem muito sobre a Doutrina, ainda aprenderam muito pouco acerca da vivência de seu conteúdo.

Continua cheio de razão o nosso querido irmão André Luiz (espírito), que na mensagem de abertura do livro Nosso Lar, comenta este estado de coisas de maneira magistral, quando afirma:

“Ai! Por toda parte, os cultos em doutrina e os analfabetos do espírito!”

No Movimento Espírita encontramos nobres Instituições, dedicadas à multiplicação das sementes de luz, com dirigentes devotados, trabalhadores empenhados e idealistas, ao lado de Casas Espíritas cujos membros se perdem em disputas internas, em fofocas e melindres ou, ainda, fecham suas portas durante as férias ou feriados prolongados, alheias aos deveres cristãos básicos, invocando direitos de descanso inexistentes ou que, ainda que existentes, deveriam estar sendo exercidos sem que as instituições fossem fechadas aos infelizes, que esperam encontrar a Casa do Pai funcionando, ainda que com o rodízio entre seus trabalhadores.

Creio que os trabalhadores espíritas não devem perder de vista os conselhos contidos na mensagem DISCÍPULO DE PERTO de autoria de Irmão X, através da mediunidade de Chico Xavier, inserida na obra Pontos e Contos.

Dentre as muitas lições contidas em O Livro dos Espíritos, recordo-me sempre daquela estampada na pergunta 895 de O Livro dos Espíritos, que permite um exercício constante de auto-análise, buscando preservar-me de mais quedas em um período tão crítico e decisivo de nossa evolução pessoal e coletiva.

Por considerá-la preciosa e sem a intenção de ensinar a ninguém, permito-me compartilhá-la com os irmãos queridos que leiam estas modestas linhas:

“Pergunta 895 - Além dos defeitos e dos vícios sobre os quais ninguém se enganaria, qual é o sinal mais característico da imperfeição?

Resp – O INTERESSE PESSOAL.

AS QUALIDADES MORAIS, FREQUENTEMENTE, SÃO COMO A DOURAÇÃO COLOCADA SOBRE UM OBJETO DE COBRE E QUE NÃO RESISTE À PEDRA DE TOQUE.

UM HOMEM PODE POSSUIR QUALIDADES REAIS QUE O FAZEM, PARA TODO O MUNDO, UM HOMEM DE BEM. MAS ESSAS QUALIDADES, AINDA QUE SEJAM UM PROGRESSO, NÃO SUPORTAM SEMPRE CERTAS PROVAS E BASTA, ÀS VEZES, TOCAR A CORDA DO INTERESSE PESSOAL, PARA PÔR O FUNDO À DESCOBERTO.

O VERDADEIRO DESINTERESSE É UMA COISA TÃO RARA SOBRE A TERRA, QUE É ADMIRADO COMO UM FENÔMENO QUANDO ELE SE APRESENTA.

O APEGO ÀS COISAS MATERIAIS É UM SINAL NOTÓRIO DE INFERIORIDADE, PORQUE QUANTO MAIS O HOMEM SE PRENDE AOS BENS DESTE MUNDO, MENOS COMPREENDE A SUA DESTINAÇÃO.

PELO DESINTERESSE, AO CONTRÁRIO, ELE PROVA QUE VÊ O FUTURO DE UM PONTO DE VISTA ELEVADO.”


E a expansão da Doutrina Espírita?

Acredito que tudo isso é um grande plano encabeçado por Jesus e por ele anunciado quando de sua estada entre nós, conforme atestam as escrituras sagradas, projeto que vem sendo executado com maestria e serenidade pelo Mundo Superior, visando beneficiar o máximo de criaturas, preparando-as para as horas difíceis da Transição que mais e mais se aproximam.

Para isso, nada melhor do que ampliar o conhecimento das Leis Espirituais através dos lúcidos chamamentos da Doutrina Consoladora, tornando as pessoas menos alienadas e melhor capacitadas para dedicarem-se às modificações indispensáveis.

O Espírito Lúcius costuma dizer que não devemos perder tempo porque já não temos mais tempo para perder e que se Deus Sustenta e Jesus Orienta, é cada um de nós que SE SALVA. Por isso acredito que todos estes veículos são oportunidades de despertamento indispensáveis para a construção de um Novo Homem, antes que as portas da Arca – que já estão se fechando – estejam definitivamente lacradas e já não seja mais possível mudar o rumo das coisas.

Os telespectadores da TV ALVORADA ESPÍRITA nos dão essa certeza, através dos muitos e-mails e comentários que fazem durante nossas transmissões do ESTUDO DO LIVRO DOS ESPÍRITOS, que acontece AO VIVO todas as quartas feiras, a partir das 20 horas.

Há uma busca crescente sobre informações espirituais e somente a Doutrina Espírita reúne as condições ideais para esclarecer as dúvidas encaminhando os interessados para o próprio descobrimento, de maneira límpida, racional, fácil de entender e gratuita.

A Rádio Alvorada, durante os sete anos de existência, jamais se comportou como uma emissora pertencente a uma Instituição, excluindo as demais. Ao contrário, esteve sempre aberta à divulgação gratuita de eventos de todo o movimento espírita de nossa cidade. Repita-se, por importante, DIVULGAÇÃO GRATUITA, como uma emissora a serviço da Causa Espírita.

No entanto, dentre todas as instituições de nossa cidade, somente uma delas nos enviava regularmente os releases de notícias sobre palestras semanais ou mensais que ocorreriam para que fossem divulgados.

Infelizmente, creio que os próprios dirigentes espíritas ainda não se deram conta da importância desses diversos meios de divulgação.

Alguns desses líderes, de maneira anacrônica e antiquada, além de não fazerem nada para apoiar os poucos que se entregam a tal esforço, colocam-se à beira do caminho criticando os companheiros que lutam para a transformação do mundo em que vivemos.

Em alguns casos, infelizmente, os poucos espíritas dedicados a tal labor de divulgação não encontram tantos obstáculos entre os católicos, evangélicos ou ateus como os acham entre alguns dirigentes espíritas, os quais não lhes estendem o apoio na forma de patrocínio (mesmo quando podem), não lhes manifestam solidariedade, não se dispõem a divulgar as iniciativas, não enaltecem seus esforços solitários nem deixam de criticá-los quando eventuais equívocos ocorrem, relevando-os em consideração ao esforço daqueles que estão tentando fazer alguma coisa, ainda que errando.

Não estou me referindo à totalidade dos dirigentes, mas ressaltando essa postura infeliz a que muitos se entregam.

E se o faço, não é para exprimir algum tipo de amargura pessoal.

Faço-o como singelo porta-voz de vários irmãos espíritas a que tive a honra de conhecer, trabalhadores da divulgação por essas novas mídias e que, por um estrabismo dos dirigentes arcaicos, num espiritismo embolorado e ilógico, viram frustradas suas iniciativas, torpedeadas pela indiferença daqueles que tudo tinham para fazê-las frutificar de modo construtivo, apenas por serem partidários da idéia de que isso seria auto-promoção, própria dos que estão querendo aparecer.

Muitos dirigentes se esquecem de que a pior fome que existe não é a do estômago e, sim, a da alma. O próprio Jesus nos ensina a esse respeito quando, junto ao poço de Jacó, explica à mulher que lhe apanhava água no poço de Jacó, João, cap 4, v 13 e 14:

“JESUS RESPONDEU, E DISSE-LHE: QUALQUER QUE BEBER DESTA ÁGUA TORNARÁ A TER SEDE; MAS AQUELE QUE BEBER DA ÁGUA QUE EU LHE DER NUNCA TERÁ SEDE, PORQUE A ÁGUA QUE EU LHE DER SE FARÁ NELE UMA FONTE DE ÁGUA QUE SALTE PARA A VIDA ETERNA.”

Então, passam a vida inteira dando comida para os famintos, preocupados em converter a Casa Espírita num grande restaurante, mas nada fazem para dar aos famintos da alma o alimento que mate a fome para sempre.

Acho que quando os dirigentes espíritas estiverem realmente conscientes da ampla tarefa de implementação do Cristianismo no Mundo, não desprezarão os mecanismos que os diversos meios de comunicação permitem e, ainda que não devam deixar a tarefa da cesta básica, da sopa, do enxoval da gestante, do agasalho, identificarão em cada um deles – TV, teatro, cinema, internet, entre outros - preciosas ferramentas de amparo à fome de informação e de esperança que esclarece a Alma para a Eternidade..

Em nossa emissora espírita de rádio, a única que existiu até hoje em Campinas, nunca dependemos de apoio externo. Nunca vendemos ou oferecemos publicidade para os espíritas ou para os não espíritas, tanto quanto nunca criticamos quem não nos ofereceu o apoio que podiam, a começar pelos próprios irmãos de ideal.

Creio que todos os dirigentes espíritas deveriam se socorrer, na questão da divulgação doutrinária na atualidade, no conselho do mesmo Humberto de Campos, no livro Cartas e Crônicas, em seu capítulo 9 – CURIOSA EXPERIÊNCIA.

Quando aprendermos o que ali está estampado, tomaremos iniciativas próprias e mais fecundas para o aproveitamento desse momento favorável, ou então, se não nos acharmos em condições de fazê-lo por nós mesmos, apoiaremos a iniciativa de outros que estão lutando no afã de realizarem materialmente aquilo que corresponde aos esforços do Mundo Espiritual nesse sentido.

Como disse no início da resposta a esta pergunta, tudo isso está dentro dos planos do Cristo, conforme ele mesmo enuncia no Evangelho de São Mateus, cap. 24, vers. 06 a 14

“E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. (...) E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará.

Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.

E ESTE EVANGELHO DO REINO SERÁ PREGADO EM TODO O MUNDO, EM TESTEMUNHO A TODAS AS NAÇÕES, E ENTÃO VIRÁ O FIM.”

Somente através da amplificação da difusão da Mensagem Espírita é que se cooperará com o esforço espiritual de se levar o Evangelho do Reino a todo o Mundo para o chamamento de todas as nações, pessoas e consciências, antes que chegue o “Fim”.

Aí está a nossa responsabilidade!

Algo mais que queira acrescentar?

Gostaria muito de agradecer o carinho e a paciência de todos em relação à descrição feita em cada pergunta, atendendo ao pedido dos organizadores desta reportagem, que me solicitaram que a detalhasse tanto quanto fosse possível. Mesmo as fotografias apresentadas, assim o foram em resposta à solicitação do nosso prezadíssimo irmão Ismael Gobbo, responsável pelo Blog, que tantos serviços úteis tem prestado na divulgação da doutrina e dos vários trabalhadores espíritas, que a servem com mais competência e brilho do que tenho tentado fazê-lo.

De igual maneira, deixo minhas sinceras desculpas a qualquer um que tenha se sentido ofendido por algum comentário que fiz, fruto de minha sinceridade no trato com as coisas da Doutrina, sem desmerecimento a quem quer que seja, dirigente ou trabalhador espírita, ressaltando que busquei corresponder, de maneira autêntica, ao desejo do entrevistador quando suscitou as questões respondidas.

Por fim, se algum leitor entender qualquer referência como crítica direta, que saiba que eu as aplico primeiramente a mim próprio, antes de estendê-las aos irmãos de jornada, apresentando-me aqui na condição de devedor que está identificando seus problemas e não como virtuoso lidador que já não tenha mais do que purificar-se.

Que o Amor do Cristo nos inspire a seguir trabalhando sem medo de nada, sem cansaço e sem abatimento, segundo nos educa a questão 642 de O Livro dos Espíritos : É PRECISO FAZER O BEM NO LIMITE DE NOSSAS FORÇAS PORQUE SEREMOS RESPONSÁVEIS POR TODO O MAL QUE DECORRA DE UM BEM QUE TENHAMOS DEIXADO DE FAZER.


OBS: AS FOTOS Desta entrevista só PODERÃO SER UTILIZADAS EM OUTRAS PUBLICAÇÕES MEDIANTE AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO entrevistadO.